A Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal, a Petrobras e o Ministério da Cultura apresentam o 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Foto divulgação

Evento ocorre de 12 a 20 de setembro com mostras competitivas, sessões infantis, lançamentos de livros e programação gratuita; exibições serão no Cine Brasília e em seis polos, incluindo Sesc Estação 504 Sul, Sesc Setor Comercial Sul e Samambaia

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece de 12 a 20 de setembro com uma programação descentralizada que levará mostras competitivas, sessões infantis e oficinas para várias Regiões Administrativas do Distrito Federal. Além das tradicionais exibições no Cine Brasília, o festival ocupará o Complexo Cultural de

Planaltina, o Sesc Gama, o Sesc Ceilândia, o Sesc Estação 504 Sul, o Sesc Setor Comercial Sul e, pela primeira vez, Samambaia, com sessões ao ar livre. O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) também sediará atividades do Ambiente Petrobras de Mercado.

Com realização e apresentação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 58º edição do Festival de Brasília é apresentada e patrocinada pela Petrobras, conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, LIC e Lei Rouanet, além de contar com patrocínio master do BRB e YouTube e patrocínios da Claro e Sebrae.

O mais longevo festival de cinema do país exibirá mais de 80 filmes nas mostras Competitiva Nacional, Mostra Brasília (com produções do DF), e das Mostras:

Caleidoscópio, Festival dos Festivais, Coletivas Identidades, História(s) do Cinema Brasileiro, Clássicos Brasileiros. Além da exibição de filmes para o público infantil com o Festivalzinho e a exibição de Sessões Especiais. Veja a programação: https://festcinebrasilia.com.br/programacao-geral/

Programação em Planaltina (Complexo Cultural)

O início da programação em Planaltina será no dia 13 de setembro às 19h com coquetel de abertura e apresentação de DJ. Em seguida terá início a exibição dos filmes da Mostra Competitiva Nacional que segue até o dia 19/09 sempre às 19h45 no Complexo Cultural de Planaltina. De 15 a 19/09, às 9h30, ocorrem as sessões infantis do Festivalzinho, e às 15h, a Mostra Brasília. A região também sedia a oficina Agentes do Cinema: aprenda a filmar ideias com o celular, voltada para estudantes da rede pública, entre 16 e 19 de setembro.

Programação no Gama e em Ceilândia (Sesc)

O Sesc Gama e o Sesc Ceilândia exibem, de 15 a 19/09, o Festivalzinho às 9h30 e a reprise da Mostra Brasília às 19h45. Em Ceilândia, serão oferecidas oficinas gratuitas no Centro Educacional: Cinema e imaginários periféricos, com Adirley Queiróz, e Corpo, Câmera, Ação! – Oficina de atuação para cinema, com Wellington Abreu.

Programação no Sesc Estação 504 Sul

A programação no Sesc Estação 504 Sul terá início no dia 15/09 às 11h com a exibição da Mostra Clássicos do Cinema Brasileiro. De 15 a 20/09, o espaço recebe a Mostra Competitiva Nacional às 14h30. O espaço também recebe de 16 a 20/09 a exibição da Mostra Brasília às 11h. Entre 15 e 19/09, sempre às 11h, às 17h e 19h, serão exibidos filmes das mostras

Clássicos do Cinema Brasileiros, Festival dos Festivais e Coletivas Identidades, além de lançamentos de parceiros como a Globoplay, com o filme “Chico Anysio: Um Homem À Procura de Um Personagem”, de Bruno Mazzeo, e o Canal Brasil, com “Paloma”, de Marcelo Gomes. Programação no Sesc Setor Comercial Sul

No sábado (13/09), às 14h, a Mostra História(s) do Cinema Brasileiro exibe “Relâmpago de crítica murmúrios de metafísica”, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima. Às 17h, a Mostra 60 Anos do Festival de Brasília apresenta curtas de Kleber Mendonça Filho, e às 18h30, a Mostra Clássicos do Cinema Brasileiros exibe “Terceiro Milênio”, de Jorge Bodanzky. No domingo (14/09), às 11h haverá a exibição da Sessão Especial Curtas da Caravana Farkas Viramundo. O espaço. também exibirá a Mostra História(s) do Cinema Brasileiroàs às 14h e às 18h30 e a reprise da Mostra Competitiva Nacional às 16h.

Novidade: Cine Céu em Samambaia

O Festival chega a Samambaia nos dias 17, 18 e 19 de setembro (quarta, quinta e sexta), sempre às 19h, com o Cine Céu, promovendo sessões gratuitas ao ar livre para a comunidade. A atração principal será a exibição do grande clássico brasileiro: O Auto da Compadecida 2.

Cine Brasília

As sessões principais da Mostra Competitiva Nacional (13 a 19/09 às 21h) e da Mostra Brasília (15 a 19/09 às 18h) serão exibidas diariamente no Cine Brasília. O público também poderá desfrutar da Área de Convivência com praça de alimentação e apresentações de DJs todas as noites, a partir das 20h, com nomes como Dj Pezão e Barata do Sistema Criolina, e das festas Confronto Soundsystem, Balansoul, Pororoca, Pequila, Delírio Tropical e Toranja.

Lançamentos de Livros

A programação inclui ainda lançamentos de livros na Área de Convivência do Cine Brasília, com títulos como Casulo ao mar: tempo e solidão nos filmes de Marcelo Ikeda de Marcelo Ikeda e Arthur Gadelha (13/09 às 18h30); Viver o medo, de Jean-Claude Bernardet e Sabrina Anzuategui (14/9 às 18h30), Imagens de uma busca de si, de Márcio Andrade (15/09 às 18h30), Cultura é Poder: Reflexões sobre o papel da cultura no processo emancipatório da sociedade brasileira, de Jandira Feghali (16/09 às 18h30), e Clodo, Climério e Clésio: a Profissão do Sonho, de Dea Barbosa e Severino Francisco (19/09 às 18h30).

Ingressos

Os ingressos para todas as sessões da Mostra Competitiva Nacional (13 a 19/09) estarão à venda a partir do dia 13/09, no site: https://www.ingresso.com e na bilheteria do Cine Brasília a partir das 14h, todos os dias. (R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada.) Todas as outras Mostras do Festival terão entrada gratuita, sem retirada de ingressos. As Sessões estarão sujeitas à lotação.

Conferência do Audiovisual

A 5ª Conferência Audiovisual ocorrerá na Área de Convivência do Cine Brasília de 16 a 20/09, sempre às 10h, com debates abertos ao público sobre temas como a regulação do streaming no Brasil, a utilização da Inteligência Artificial na produção audiovisual, a industrialização do setor e a chegada da TV 3.0. Também haverá debates no dia 18/09 às 14h e às 16h, no dia 19/09 às 14h e no dia 20/09 às 15h.

Veja a programação: https://festcinebrasilia.com.br/programacao-geral/

Debates sobre os filmes

Os debates com realizadores dos filmes da Mostra Competitiva Nacional ocorrerão no dia seguinte às exibições, sempre às 10h, no hotel Ramada Brasília Alvorada. A atividade é aberta ao público.

Os debates dos filmes da Mostra Brasília serão realizados de 15 a 19/09 no auditório do Cine Brasília sempre às 21h15.

Encerramento e Premiação

O Festival se encerra no sábado (20/09) com a exibição do longa brasiliense A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, seguida da cerimônia de premiação. Serão concedidos prêmios do Júri Oficial e Júri Popular para longas e curtas-metragens nas categorias de Melhor Filme, Fotografia, Direção de Arte, Trilha Sonora, Edição de Som e Montagem. Os filmes da Mostra Brasília concorrem ao 27º

Troféu Câmara Legislativa.

Mesa internacional e Masterclass

O Cine Brasília também vai receber outras atividades abertas ao público como o Painel sobre Tendências Globais no Audiovisual (16/09 às 16h), e duas Masterclass: A beleza na direção audiovisual com Yasmin Thayná (14/09 às 16h) e Curadoria em cinema: do pensamento em ação com Amaranta César e Janaína Oliveira (19/09 às 19h).

Ambiente Petrobras de Mercado

A 7ª edição do Ambiente Petrobras de Mercado ocorrerá entre 15 e 17 de setembro no Cine Brasília, Espaço Cultural Renato Russo e Sesc da 504 Sul, com Rodadas de Negócios, Pitchings e debates com o objetivo de fomentar o setor audiovisual. A atividade exige inscrição prévia e é voltada para realizadores, diretores e produtores. (https://festcinebrasilia.com.br/oficinas/)

Oficinas

O Festival oferece uma programação formativa em diversas regiões do DF, com nove oficinas gratuitas para crianças, jovens, profissionais do audiovisual, críticos e estudiosos, realizadas de 13 a 19 de setembro. As oficinas acontecem no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), no Cine Brasília, no IESB Asa Sul, na Universidade de Brasília (UnB) e em escolas da rede pública de Planaltina e Ceilândia. (https://festcinebrasilia.com.br/oficinas/)

Games

O Festival de Brasília abre espaço para debater, criar e conectar o universo dos jogos ao cinema. No dia 16/09, uma mesa redonda discute Propriedade Intelectual e o Uso de IA nos Games e no dia 17/09, acontece o Pitching de Games, reunindo criatividade, tecnologia e audiovisual. Ambas atividades acontecem no Cine Brasília e são abertas ao público.

Serviço

58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Data: 12 a 20 de setembro de 2025

Locais: Cine Brasília, Complexo Cultural de Planaltina, Sesc Gama, Sesc Ceilândia,

Sesc Estação 504 Sul, Sesc Setor Comercial Sul, Espaço Cultural Renato Russo,

Samambaia (Cine Céu)

Programação completa: https://festcinebrasilia.com.br

Redes Sociais: https://www.instagram.com/festbrasilia?igsh=MWRxMGM2cDJxaHlrag==

Deixe um comentário