O Elas em Ação acontece nos dias 11 e 12 de agosto, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, e propõe uma agenda estratégica sobre mulheres em espaços de decisão
Enquanto o Brasil avança nas discussões sobre diversidade, os dados do mercado ainda revelam um cenário de alerta. Apenas 17,4% das empresas brasileiras possuem mulheres em cargos de alta liderança, segundo levantamento do Insper, e a desigualdade salarial na alta gestão permanece em 21,3%, conforme dados do Governo Federal. É nesse contexto que Brasília recebe, nos dias 11 e 12 de agosto de 2026, no Teatro Cláudio Santoro – Sala Martins Pena, o Elas em Ação – Mulheres que Transformam o Futuro.
De caráter nacional, independente e apartidário, o evento reunirá cerca de 400 participantes por dia, entre lideranças femininas dos setores público, empresarial, institucional e produtivo. A proposta é ir além do debate sobre representatividade simbólica e construir uma agenda voltada à articulação estratégica, poder, governança, inovação, autonomia econômica e presença feminina em espaços reais de decisão.
“Não estamos falando apenas de inspiração, mas de uma plataforma nacional de diálogo sobre como as mulheres podem e devem ocupar espaços de decisão que ditam o futuro do país. O Elas em Ação nasce para conectar agendas de alto nível com trajetórias reais, aproximando mercado, política institucional e propósito”, afirma Adriane Aragão, idealizadora e curadora do evento.
A programação foi estruturada para responder aos desafios contemporâneos da liderança feminina no Brasil. Ao longo dos dois dias, o encontro vai abordar temas como governança, tomada de decisão, inteligência artificial, inovação, saúde integral, sustentabilidade de carreira, autonomia financeira, proteção patrimonial, agro, ESG, comunicação estratégica, reputação, empreendedorismo, mercado internacional e desenvolvimento produtivo.
O primeiro dia terá como eixo Governança, Poder e Legado Público, reunindo debates sobre liderança institucional, articulação multissetorial, tecnologia, ESG, reputação e presença feminina em setores estratégicos. Já o segundo dia, dedicado ao tema Autonomia, Carreira, Mercado e Propósito, tratará de trajetórias de transformação, independência financeira, reinvenção profissional, monetização da influência, expansão de negócios e internacionalização.
Entre os nomes já anunciados estão Rachel Maia, referência em liderança, diversidade e gestão empresarial; Tânia Regina Zanella, presidente executiva do Sistema OCB; Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin; Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal; Ana Paula Barros Habka, ex-comandante geral da PMDF; Renata Vasconcellos, executiva sênior em transformação digital; Flávia Brunelli, fundadora da Del Veneto; e Giselle Oliveira, secretária de Estado do Desenvolvimento Social do DF . O evento também reúne representantes da gestão pública, do setor produtivo, do mercado corporativo, do empreendedorismo, do agro, da tecnologia, da saúde, da educação e da inovação.
Um dos destaques do encontro será o lançamento do ELAS VendorPass™, plataforma inteligente de certificação e conexão entre empresas lideradas por mulheres e grandes compradores. A iniciativa reforça a proposta do evento de gerar desdobramentos práticos, ampliando oportunidades de negócios, visibilidade e acesso a redes qualificadas.
Mais do que um evento de conteúdo, o Elas em Ação se posiciona como um ecossistema de articulação. A proposta é transformar networking em estratégia, aproximando mulheres que já atuam em contextos de decisão e aquelas que buscam ampliar sua influência, presença institucional e impacto no mercado.
Serviço
Evento: Elas em Ação – Mulheres que Transformam o Futuro Data: 11 e 12 de agosto de 2026 Local: Teatro Cláudio Santoro Cidade: Brasília/DF Formato: encontro nacional de liderança feminina, governança, inovação, mercado e articulação institucional Público: lideranças femininas, executivas, gestoras públicas, empreendedoras, empresárias e formadoras de opinião Informações e inscrições: elasemacao.com Contato: contato@elasemacao.com
Além de participar da principal feira do setor no Centro-Oeste, vinícola abrirá as portas para visitas guiadas durante os três dias do evento
A Vinícola Brasília estará entre os destaques da Expovitis Brasil 2026 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. Considerado um dos principais encontros do setor vitivinícola brasileiro, o evento reunirá produtores, especialistas, empresários e apreciadores do vinho para uma programação voltada à degustação, negócios, conhecimento e experiências ligadas ao enoturismo.
Durante os três dias da feira, o público poderá conhecer, degustar e adquirir alguns dos principais rótulos produzidos pela Vinícola Brasília, resultado da técnica da dupla poda, que possibilita a produção de vinhos de inverno no Cerrado brasileiro. Entre os destaques estão os rótulos: o Cobogó Sauvignon Blanc (Medalha Rosso na Itália Wine Hunter 2025), o Alvorada Malbec (Medalha de ouro no Vinalies na França 2026) e o Monumental Syrah (Medalha gran ouro no Vinalies na França 2026). Os vinhos estarão disponíveis para degustação e venda no estande da marca, permitindo aos visitantes descobrir os sabores que têm colocado o Distrito Federal em evidência no cenário vitivinícola nacional.
Além da participação na Expovitis, a Vinícola Brasília abrirá suas portas para visitas guiadas na sexta-feira, sábado e domingo. A proposta é oferecer uma experiência completa aos visitantes que desejam conhecer de perto os vinhedos, a estrutura de produção e os processos que dão origem aos vinhos elaborados na região. As visitas acontecem na sexta-feira, às 13h; no sábados, às 10h e 15h; e no domingo, às 10h e 14h, com duração aproximada de 1h30. Durante o percurso, os participantes conhecem a história da vinícola, o processo de produção dos vinhos de inverno e as particularidades do terroir do Cerrado.
A participação na feira reforça o papel da Vinícola Brasília na consolidação do Distrito Federal como um importante polo produtor de vinhos finos. Nos últimos anos, os rótulos produzidos no Cerrado têm conquistado reconhecimento nacional e internacional, impulsionando também o crescimento do enoturismo e atraindo visitantes interessados em vivenciar a cultura do vinho fora dos tradicionais roteiros do Sul do país.
“A Expovitis é mais uma oportunidade importante para mostrarmos ao público a evolução da vitivinicultura no Cerrado e a qualidade dos vinhos produzidos no Distrito Federal. Levaremos alguns dos nossos principais rótulos para degustação e também estaremos recebendo visitantes na vinícola durante os três dias do evento. Queremos que as pessoas conheçam não apenas os vinhos, mas toda a história, a dedicação e a inovação que existem por trás da produção no Cerrado brasileiro”, destaca Isabela Bonatto, sócia da Vinícola Brasília.
A Expovitis Brasil chega à sua terceira edição reunindo vinícolas de diversas regiões do país. Além das degustações, a programação inclui palestras, masterclasses, rodadas de negócios, atrações culturais e experiências gastronômicas, fortalecendo o intercâmbio entre produtores, especialistas e consumidores.
Campanha busca fortalecer relacionamento com consumidores e valorizar a conexão entre indústria, esporte e identidade brasileira
Em clima de Copa do Mundo e de valorização da indústria nacional, a Pinheiro Ferragens lançou uma ação especial voltada para os clientes da empresa. Durante o período da campanha, consumidores que realizarem compras na loja receberão uma camiseta personalizada da marca para acompanhar os jogos e entrar no espírito da torcida brasileira.
A iniciativa busca aproximar ainda mais a relação da empresa com os clientes, utilizando um dos maiores eventos esportivos do mundo como símbolo de união, identidade e conexão. A proposta também reforça a presença da indústria e dos produtos brasileiros no cotidiano das pessoas, associando o setor produtivo a momentos de convivência e celebração.
Para Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens e presidente do Lide Mulher Brasília, ações como essa ajudam a fortalecer vínculos que vão além da relação comercial. “A Copa do Mundo mobiliza pessoas, famílias e empresas. Queríamos criar uma ação que aproximasse nossos clientes e valorizasse esse sentimento coletivo, reforçando também o orgulho pela indústria e pelos produtos brasileiros”, afirma.
A ação conta ainda com o apoio de importantes parceiros da cadeia da construção civil e da indústria. As marcas Solventex, Stam, Durafer, Total Telas, Pyrozzar, Insul, Carborundum e Tolemat uniram-se à Pinheiro Ferragens na distribuição das camisetas temáticas da Copa do Mundo, fortalecendo a iniciativa como um conjunto de valorização da indústria nacional, do relacionamento com os clientes e do espírito de união que o esporte desperta entre os brasileiros. A parceria demonstra como diferentes empresas do setor podem atuar de forma integrada para estreitar laços com o mercado e celebrar um momento de grande mobilização nacional.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Assista os vídeos institucionais da Pinheiro Ferragens:
Evento reúne cerca de 60 expositores no Pátio Brasil Shopping e espera receber 12 mil visitantes
Brasília recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a segunda edição da Feira da Gestante, considerada uma das maiores do setor materno-infantil do país. Realizado no Pátio Brasil Shopping, o evento reunirá cerca de 60 expositores em uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, com expectativa de atrair 12 mil visitantes ao longo dos cinco dias. Além de produtos a partir de R$ 1,99, os participantes poderão concorrer ao sorteio de um vale-compras de R$ 1 mil e de um carrinho de bebê do modelo Travel System Cosco Kids, Toffy, 0 a 15kg. As mães que fazem aniversário entre os dias 24 e 28 de junho, também poderão receber um voucher de R$ 100 para utilização em uma loja participante da feira.
Segundo Eliane Paim, diretora de marketing da Feira da Gestante, a expectativa para esta segunda edição do evento em Brasília em 2026 é movimentar R$ 2,6 milhões em vendas durante a feira, impulsionada pelo interesse cada vez maior das famílias por produtos que aliam qualidade, personalização e praticidade. “Brasília tem se mostrado um mercado extremamente receptivo ao segmento materno-infantil. Observamos uma procura crescente por produtos personalizados, especialmente itens de puericultura e saídas de maternidade, que devem liderar as vendas nesta edição. Nossa expectativa é proporcionar uma excelente experiência de compra para as famílias e gerar resultados expressivos para os expositores”, afirma.
Voltada para gestantes e famílias com bebês de zero a dois anos, a feira tem como propósito reunir, em um único ambiente, diferentes marcas, fornecedores e tendências do setor materno-infantil, permitindo que os visitantes comparem preços, conheçam novidades e realizem compras com maior conveniência.
Com mais de três décadas de atuação, a Feira da Gestante, que oferece ampla variedade de produtos e serviços, incluindo itens de enxoval, moda gestante, acessórios para amamentação, decoração, móveis infantis, carrinhos, artigos personalizados e soluções voltadas ao cuidado com o bebê, está presente em diversas cidades brasileiras e se destaca como uma vitrine de tendências e oportunidades de negócios para o segmento materno-infantil, promovendo a conexão entre consumidores, marcas e empreendedores do setor.
ServiçoFeira da Gestante – Brasília Data: 24 a 28 de junho Local: Pátio Brasil Shopping – SCS Quadra 7, Bloco A, Asa Sul, Brasília (DF) Horários: quarta-feira a sexta-feira, das 12h às 21h; sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 13h às 19h Entrada gratuita Instagram: @feiradagestante.brasilia
Sobre a Feira da Gestante
A Feira da Gestante, reconhecida como uma das maiores do setor materno-infantil do Brasil, reúne expositores de diversas regiões do país, oferecendo ampla variedade de produtos para gestantes, bebês e crianças nos primeiros anos de vida. Fundado em 1994, o evento está presente em diversas cidades brasileiras e se consolidou como importante vitrine para marcas, fabricantes e empreendedores do segmento.
Maratona gratuita quer transformar ideias em projetos e selecionar iniciativas para acompanhamento especializado até outubro
O futuro do Guará não será decidido apenas em reuniões ou escritórios. No próximo sábado (27), moradores, estudantes, empreendedores, especialistas e pessoas que acreditam no poder da transformação coletiva terão a oportunidade de construir soluções reais para desafios da cidade durante a Maratona de Inovação – Vamos Hackear o Guará Juntos.
Mais do que um evento, a iniciativa propõe uma mudança de lógica: colocar quem vive o território no centro das decisões e estimular que ideias saiam do papel e ganhem potencial de implementação. A ação integra o programa HackaCity Guará e nasce com uma proposta clara: mostrar que inovação não é exclusividade de quem trabalha com tecnologia — ela começa quando alguém decide olhar um problema de forma diferente.
Durante a maratona, os participantes serão organizados em grupos para identificar desafios urbanos, desenvolver propostas e apresentar soluções que possam gerar impacto positivo para o cotidiano da população. Os projetos com maior potencial seguirão em uma jornada de desenvolvimento com 50 vagas gratuitas para incubação especializada até outubro, ampliando as chances de transformar ideias em iniciativas concretas.
Temas como:
mobilidade urbana
ocupação inteligente dos espaços públicos
sustentabilidade
empreendedorismo local
inclusão social
cultura e inovação cidadã estarão no centro das discussões. O movimento reforça uma tendência crescente de cidades que apostam em participação ativa da comunidade para acelerar melhorias urbanas e fortalecer conexões locais. O Guará já vem ampliando iniciativas de ocupação e valorização dos espaços públicos e da vida comunitária. SERVIÇO Maratona de Inovação – Vamos Hackear o Guará Juntos Sábado – 27 de junho Inscrições: https://hackacity.com.br/ Participação gratuita Aberto para moradores, estudantes, empreendedores e profissionais de todas as áreas PAUTA DISPONÍVEL PARA ENTREVISTAS
Organizadores do projeto
Participantes da maratona
Especialistas em inovação e cidades inteligentes
Casos de ideias que podem virar projetos reais no Guará Sugestão de chamada curta para WhatsApp da imprensa: Guará reúne moradores para criar soluções reais para a cidade em maratona de inovação. Evento gratuito selecionará ideias para incubação especializada até outubro. Pauta disponível.
Sommelier da Bodegas Grupo Wine explica por que o rosé vai muito além do verão e indica exemplares para diferentes momentos de consumo
Celebrado toda quarta sexta-feira de junho, o Dia Internacional do Rosé é um convite para brindar um dos estilos mais charmosos, elegantes e versáteis do mundo do vinho. Neste ano, a data acontece no dia 26 de junho, e chega para reforçar a relevância de uma categoria que já ultrapassou a ideia de vinho sazonal e conquistou espaço definitivo nas taças ao longo do ano.
“A celebração tem origem na Provence, no sul da França, região que se tornou referência mundial na produção de rosés delicados, frescos e sofisticados. Foi ali que o estilo ganhou identidade própria e passou a ser associado à elegância, leveza e ao prazer descomplicado que hoje definem o rosé em diferentes partes do mundo”, diz Diego Peres Ávila, da Bodegas Grupo Wine, importadora reconhecida pelo pioneirismo na distribuição digital para o mercado B2B.
Mais do que uma tendência ligada ao calor, o rosé se consolida como um vinho atemporal. Ele transita com facilidade entre ocasiões informais e momentos gastronômicos, acompanhando desde uma taça à beira da piscina até brunches, almoços leves ou jantares bem harmonizados, inclusive nos meses mais frios.
Segundo Diego, essa versatilidade corresponde às uvas utilizadas para a elaboração do vinho, bem como seu nível de maturação e terroir. Além disso, também tem relavância o métodos de elaboração. “Os rosés podem ser produzidos por prensagem direta, maceração curta e sangria. Cada técnica resulta em estilos distintos, que vão dos mais leves e refrescantes aos mais estruturados e gastronômicos”, explica.
Pensando nessa diversidade, o especialista selecionou quatro rótulos do portfólio da importadora que traduzem diferentes expressões do rosé e mostram como a categoria pode acompanhar múltiplos momentos de consumo.
O Chac Chac Malbec Rosé representa o lado mais leve, jovem e refrescante. Elaborado pela Viña Las Perdices, em Mendoza, traz a Malbec em uma expressão frutada, delicada e vibrante, com vinificação em tanques de aço inox para preservar o frescor e pureza aromática. É um rótulo versátil, que não exige grandes formalidades, mas acompanha muito bem entradas e pratos leves, como bolinhos de arroz, iscas de peixe empanado e tábuas de queijos em momentos descontraídos.
Já o Insaciable D.O.Ca. Rioja Garnacha Rosémostra como os rosés também podem ter personalidade e estrutura. Elaborado pela tradicional Bodegas D. Mateos. em uma das denominações de origem mais reconhecidas da Espanha, a D.O.Ca. Rioja, é um rótulo que passa por fermentação em barricas de carvalho e amadurecimento de quatro meses com bâtonnage semanal. Moderno, gastronômico e cheio de presença, harmoniza muito bem com pratos mais intensos, como lombo assado com tomate e ervas, paella e risoto de tomate seco com rúcula.
Outro rótulo que evidencia a estrutura que um rosé pode alcançar é o Schola Sarmenti Masserei I.G.T. Salento Negroamaro Rosé. Produzido na Puglia, no sul da Itália, a partir da uva Negroamaro, uma das variedades mais antigas e emblemáticas da região, apresenta corpo médio, boa textura e excelente integração entre fruta, frescor e volume em boca. É uma ótima opção para acompanhar pratos como nhoque de batata com manteiga e sálvia ou tender assado com cravo e mel.
E para mostrar a versatilidade absoluta da categoria, o Champagne Montaudon Grande Rosé traz o rosé em sua expressão mais celebrativa. Em Champagne, diferentemente da maioria das regiões produtoras de vinhos tranquilos, é permitido elaborar rosés por assemblage, com a adição de uma proporção de vinho tinto ao vinho-base branco. Este exemplar da vinícola Montaudon é um blend que inclui Pinot Noir e Meunier, sendo uma parte dessas uvas fermentadas como vinho tinto, além de Chardonnay e vinhos de reserva. O resultado é um champagne frutado, elegante e de acidez agradável, perfeito para brindar diferentes momentos, especialmente quando bem acompanhado.
Sobre a Bodegas Grupo Wine
A Bodegas Grupo Wine é uma importadora e distribuidora de vinhos que combina tradição e inovação para oferecer rótulos exclusivos ao mercado brasileiro. Uma empresa do Grupo Wine, destaca-se pelo pioneirismo na distribuição digital para o mercado B2B e pelo rigor na seleção de vinhos. Com um modelo de autosserviço online, a Bodegas Grupo Wine otimiza a experiência de compra para bares, adegas, restaurantes e varejistas. Seu portfólio prioriza vinícolas da América do Sul, com destaque para a Argentina e Chile, mas também inclui rótulos da Itália, Portugal, França, Espanha, Uruguai e EUA. Mais informações em www.bodegasgrupowine.com.br
Santé 13 e Santé Lago preparam programação especial para a Copa, com telões, TV, chopp artesanal e petiscos para compartilhar em uma atmosfera perfeita para reunir amigos e viver cada partida
A Copa chegou ao Grupo Santé. Em clima de torcida, encontros e boa gastronomia, o Santé 13 (413 norte) e o Santé Lago (Orla da Ponte JK) prepararam uma programação especial para transmitir os jogos do Brasil na Copa deste ano, transformando cada partida em uma experiência completa para quem quer assistir aos jogos com conforto, sabor e atmosfera descontraída.
No Santé 13, os jogos serão exibidos em televisão instalada no jardim da casa, criando um ambiente agradável e acolhedor para reunir amigos e famílias. Já no Santé Lago, a experiência ganha um cenário ainda mais especial: as partidas serão transmitidas no Rooftop, em painéis de LED e, ainda, contará com DJ (couvert artístico – R$15, por pessoa) nos intervalos dos jogos. A proposta é unir futebol, gastronomia e entretenimento em um só lugar.
As transmissões confirmadas acontecem nas seguintes datas:
19 de junho (sexta-feira) — Brasil x Haiti — 21h30
24 de junho (quarta-feira) — Escócia x Brasil — 19h
As próximas datas serão divulgadas de acordo com o avanço do Brasil na competição.
Happy Hour para esquentar
E para acompanhar cada lance e fazer aquele esquenta, nada melhor do que aproveitar o happy hour das duas casas, que contam com um cardápio especial, drinques clássicos e autorais, cervejas selecionadas, chopp artesanal e entradinhas ideais para compartilhar entre uma comemoração e outra.
Entre os destaques está o chopp Hop Lager – Máfia Beer (R$9,99), um lager moderno, leve e extremamente refrescante, com personalidade aromática marcante. No paladar, apresenta equilíbrio, amargor suave, final seco e refrescante, perfeito para acompanhar o clima da Copa.
O cardápio também aposta em opções pensadas para dividir à mesa, como os Sticks Crocantes de Pescada, empanados na panko com barbecue de goiabada da casa (R$53), a clássica Isca de Filé ao gorgonzola gratinada com torradas, Croquetas de Costelarecheadas com queijo (R$54) e Bolinhos de Bacalhau saborizado com manteiga de garrafa e queijo cremoso (R$39).
No Santé 13, o happy hour acontece de terça a sábado, das 16h às 20h. Já no Santé Lago, de terça a quinta, das 16h às 21h, e sexta a domingo, das 16h às 20h.
A programação promete um clima descontraído e acolhedor já conhecido das casas, unindo gastronomia, música, vista privilegiada e transmissão dos jogos em ambientes perfeitos para torcer, brindar e viver a experiência da Copa de forma ainda mais especial.
Santé 13
CLN 413 Bloco A Loja 40 Reservas: (61) 3037-2132 Terça e quarta-feira: das 12h às 23h
Quinta-feira: das 12h à 0h
Sexta-feira e sábado: das 12h à 1h
Domingo: das 12h às 17h
Happy Hour: terça a sábado, das 16h às 20h
No Instagram: @sante13
Santé Lago
Setor de clubes Esportivos Sul, Trecho 2 – Orla da Ponte JK Reservas: (61) 2099-2460
Terça, quarta e domingo: das 12h às 23h
Quinta: 12h à 0h
Sexta e sábado: R$12h à 1h
Happy Hour: terça a quinta, das 16h às 21h, e de sexta a domingo, das 16h às 20h No Instagram: @santelago
Relatório em padrões globais e comparáveis traz 1.200 pontos de dados que compõem 200 indicadores sociais, ambientais e de governança da companhia no último ano
A Natura (NATU3) anuncia a publicação de seu Relatório Integrado 2025. O documento detalha o desempenho financeiro e os impactos da empresa na economia, no meio ambiente e nas pessoas em um ano marcado pelo encerramento do ciclo de simplificação corporativa e pelos avanços rumo a se tornar um negócio 100% regenerativo até 2050.
Entre os marcos do ano, está que, em 2025, a companhia concluiu a integração com a Avon na América Latina (Onda 2) e estabeleceu uma estrutura operacional mais ágil e eficiente. Pelo nono ano consecutivo, a Natura encerrou o exercício na liderança do setor de beleza e cuidados pessoais na América Latina*. A receita líquida registrada no ano foi de R$ 22,2 bilhões, e o EBITDA recorrente de R$ 3,1 bilhões, com margem de 14,1%. O lucro líquido atingiu R$ 974 milhões (excluindo efeitos não recorrentes de desinvestimentos) e a alavancagem ficou em 1,31x, mantendo uma estrutura de capital sólida.
Compromisso ESG e Metas Atingidas
O relatório destaca também o lançamento da Visão 2025-2050: Caminhos para a Regeneração, quando a Natura assumiu metas ainda mais ambiciosas para gerar impacto positivo simultaneamente nos capitais financeiro, natural, social e humano. E se comprometeu a ser uma empresa 100% regenerativa até 2050.
Além disso, em 2025, a Natura alcançou antecipadamente metas do seu Compromisso 2030:
Bioingredientes da Amazônia: Atingiu 52 bioativos no portfólio, superando antecipadamente a meta de 49 ativos estabelecida para 2027 pelo seu sustainability-linked bond.
Circularidade: Alcançou 30,1% de conteúdo plástico reciclado nas embalagens da marca Natura, superando com um ano de antecedência a meta de 25% prevista para 2026.
Cadeias Críticas de Fornecimento: Cumpriu o prazo de 2025 atingindo 100% de certificação/rastreabilidade para direitos humanos para mica, papel e óleo de palma em compras diretas.
Inclusão na Amazônia: Expandiu a parceria para 46 comunidades agroextrativistas, superando a meta de 45 comunidades estabelecida para 2030.
A companhia consolidou ainda avanços atingidos anteriormente, e registrou evoluções em sua agenda ESG:
Marcos já atingidos: Mantém desde 2023 o compromisso de 50% de mulheres na liderança sênior, 100% de salário equitativo por gênero e raça, além de salário digno (living wage) ou acima para todas as pessoas colaboradores.
Impacto Positivo: Gerou R$ 86,8 bilhões em impacto socioambiental positivo em 2025, o equivalente a R$ 4 em valor social para cada R$ 1 de receita.
Descarbonização: Redução de 17% nas emissões absolutas de carbono (escopos 1, 2 e 3) frente ao ano anterior.
Gestão de Insumos: Atingiu 94,7% de ingredientes renováveis e 97,6% de fórmulas biodegradáveis para produtos enxaguáveis.
Aumento do Investimento em comunidades Amazônicas: Demonstrando um compromisso sólido e crescente com o desenvolvimento social, o volume de investimento direto nas comunidades atingiu R$ 62,39 milhões em 2025, o que representa uma evolução expressiva de 29% em comparação ao ano anterior.
Inovação e Perfumaria
Na frente de inovação, a empresa concluiu a integração das áreas de P&D de Natura e Avon, criando um motor único que reduziu otime-to-market entre 20% e 40% através de plataformas tecnológicas integradas.
A companhia também reafirmou sua liderança em fragrâncias na América Latina, figurando entre os cinco maiores players globais da categoria que representa a fatia de maior valor no segmento de Beleza e Cuidados Pessoais. Este protagonismo foi reforçado pela expansão do time de perfumistas exclusivos in-house, com a chegada de Olivier Paget e Juliana Bombarda, que se unem a Veronica Kato.
Adoção dos padrões globais de reporte
O Relatório Integrado 2025 segue as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e da IFRS Foundation, além de passar por um processo de asseguração externa. A Natura adota simultaneamente os principais frameworks globais de reporte de sustentabilidade, como GRI, SASB, TCFD, TNFD e CDP. Para a companhia, a adesão a esses padrões — que oferecem parâmetros internacionais auditáveis e comparáveis — vai além de obrigações regulatórias, refletindo seu compromisso histórico com a ética, a transparência e a governança.
Neste ano de 2026, a Natura também se prepara para a adoção dos padrões IFRS S1 e IFRS S2, emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) embora não haja mais a obrigatoriedade para companhias abertas por parte da CVM. A companhia aplica essas diretrizes de forma antecipada e seu relatório nestes padrões será publicado no segundo semestre do ano, com foco inicial no IFRS S2 (Clima), o que a coloca entre as primeiras empresas do país a dar esse passo.
“A Natura foi a primeira empresa da América Latina e uma das pioneiras globalmente a adotar as normas GRI, em 2001. O objetivo do uso desse padrão nunca foi apenas o de informar, mas sim de promover um engajamento genuíno com a sociedade e com os diversos públicos em prol da sustentabilidade. Hoje adotamos simultaneamente os principais padrões internacionais de reporte, que oferecem parâmetros auditáveis e comparáveis para que o mercado e a sociedade passam acompanhar com transparência os indicadores do nosso compromisso em sermos um negócios 100% regenerativo até 2050”, afirma Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura.
Como complemento, a companhia também lança o seu Caderno de Indicadores ESG que junto com o Relatório Integrado estão disponíveis em português, e as versões em inglês e espanhol serão disponibilizadas em breve. Os documentos podem ser acessados no site de Relações com Investidores da Natura: https://ri.natura.com.br/sustentabilidade/relatorios-anuais/
*Fonte: Euromonitor International. Marca Natura: umbrella brand Natura. Grupo Natura: Global Latest Owner. Beauty and Personal Care 2026ed; retail value sales (RSP), 2025 data.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 12 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Evento celebra gastronomia artesanal e afetiva em clima de festa junina
O espírito de São João vai tomar conta do Casapark com uma edição especial da Feira Panela Candanga. Reconhecida por incentivar pequenos produtores e destacar a culinária artesanal e afetiva do Distrito Federal, a feira retorna inspirada nas tradições juninas, reunindo sabores típicos, receitas autorais e muita cultura popular.
De 25 a 28/6 (quinta a domingo), o público poderá embarcar em uma verdadeira jornada gastronômica pelos sabores do Brasil. Do milho presente nas receitas nordestinas às delícias típicas da região Sul, além de influências internacionais reinterpretadas com criatividade, carinho e identidade local, a feira oferece experiências para todos os paladares. Cada produto é preparado por empreendedores do DF que trabalham com dedicação, ingredientes selecionados e histórias que enriquecem cada receita.
Além das opções gastronômicas, a programação contará com decoração temática, música regional e atrações para toda a família. Entre as atividades estão um espaço para troca de figurinhas do álbum da Copa.
O evento promove atividades voltadas para adultos e crianças. Na quinta-feira (25), a Cruls Cervejaria promove uma aula-show dedicada às principais escolas cervejeiras do mundo, conduzindo o público por uma jornada de conhecimento e degustação que percorre as tradições alemã, belga, inglesa e americana.
No sábado (27), crianças de 3 a 8 anos poderão participar da oficina gastronômica “Fui Eu Que Fiz no Arraial”, realizada na Praça Central em duas turmas, às 14h e às 15h. Com vagas limitadas a 15 participantes por horário, a atividade convida os pequenos a decorar mini bolos inspirados no universo das festas juninas. As inscrições custam R$ 15 e devem ser realizadas pelo Sympla.
Encerrando a programação, no domingo (28), das 14h às 15h, o Palhágico Chou Chou apresenta o espetáculo “Mágica na Feira”, reunindo humor, ilusionismo e interação em uma atração pensada para toda a família. A participação é gratuita, sujeita à capacidade do espaço.
A edição junina da Panela Candanga reforça seu compromisso com a valorização da economia criativa, do fazer manual e da produção local, aproximando quem produz com paixão de quem valoriza o consumo consciente. A realização do evento segue contando com o importante apoio do Sebrae DF, parceiro fundamental no fortalecimento dos pequenos negócios e na promoção da gastronomia regional.
Sabores e Saberes:
Entre os destaques desta edição estão os produtos artesanais como azeites aromatizados, geleias, pestos, pastas, chutneys, cafés especiais, brigadeiros, doce de leite, licores, pimentas e molhos artesanais. Os visitantes também encontrarão queijos de diversas regiões do país, salames artesanais, chimias, ambrosias, mel, ovos caipiras, farofas, pamonhas e outros produtos típicos. E também diversos produtos com foco na inclusão de pessoas veganas, celíacas, diabéticas e intolerantes.
A feira contará ainda com uma ampla variedade de panificados e confeitaria artesanal, incluindo pães de fermentação natural, massas artesanais, focaccias, croissants, pain au chocolat, cucas alemãs, bolachas gaúchas, pães de mel, brownies, cookies, cheesecakes, tortas, quindins, macarons, bombons artísticos, chocolates finos, brigadeiros gourmet, trufas, alfajores, medialunas argentinas e diversas sobremesas em pote.
Os apreciadores de café poderão degustar diferentes cafés especiais, servidos em métodos variados, além de conhecer utensílios e acessórios para o preparo da bebida.
Para consumo in loco, o público encontrará empanadas argentinas, raclette, sanduíches artesanais, pães de queijo recheados, tortas salgadas, kits de fondue e outras opções com a temática junina.
As bebidas também terão espaço de destaque, com chopes artesanais, cervejas de diversos estilos, gins, drinks especiais, xaropes para coquetelaria, cachaças e bebidas premium, quentão de vinho e outras novidades.
Participam do Evento os Expositores:
Amanda Marchi Confeitaria, Apuã Gin, Ararauna Craft Distillery, Bão Que Só Empório Mineiro, Bem Dita Torta, Casa Menon Pães e Massas Artesanais, Chimichurri Costumes Argentinas, Cruls Cervejaria, Dona Osmá Cozinha Artesanal, Empório Mathia, Empório Tetê Franco, Esterliê Doces Finos, Gaúcha Prendada, Grãos do Cerrado Cafés Especiais, Großbräu Cervejaria, Império Gaúcho, Jana’s Doces, Le Pain Du Jur, Lumo Conservas e Temperos, O Quindim Artesanal, Pão de Mel Cheio de Graça, Pão de Queijo Bão Demais, SerAmor Gourmet, Swiss Gourmet, Tudo Zero Confeitaria Inclusiva
Serviço:
Feira Panela Candanga Especial Junina
Feira de produtores locais e nacionais, plataforma colaborativa de celebração, impulsionamento à cultura gastronômica local
Assistir aos jogos da Copa com boa comida, praticidade e sem precisar sair de casa é a proposta dos novos kits temáticos lançados pelo Ernesto Cafés Especiais. A cafeteria preparou duas opções especiais para quem quer reunir amigos e familiares em frente à televisão e transformar cada partida em uma experiência gastronômica completa.
Com embalagens personalizadas para viagem, os kits reúnem alguns dos produtos mais apreciados da cozinha do Ernesto, combinando pães artesanais, frios selecionados, acompanhamentos exclusivos e bebidas. A proposta é oferecer uma solução pronta para compartilhar, sem abrir mão da qualidade e do sabor que já são marcas da casa.
O Kit Canarinho, ideal para duas pessoas, custa R$ 109,00 e inclui:
Batata Juju (100g);
2 bebidas (refrigerante, água tônica, água com gás, água sem gás, suco ou cerveja);
Porção de Pães do Dia (5 fatias + complementos);
Tomate Confitado (100g);
Copa Lombo (100g);
Queijo Mussarela (100g);
Relish de Cebola (50g);
Maionese da Casa (60g / 2 ramequins).
Já o Kit Campeão, pensado para grupos de até cinco pessoas, está disponível por R$ 217,00 e reúne:
Batata Juju (100g);
5 bebidas (refrigerante, água tônica, água com gás, água sem gás, suco ou cerveja);
Porção de Pães do Dia (5 fatias + complementos);
Tomate Confitado (200g);
Copa Lombo (100g);
Queijo Mussarela (200g);
Relish de Cebola (100g);
Maionese da Casa (60g / 2 ramequins);
Porção de Pão de Queijo (10 unidades);
Dupla de Brioches da Fazenda.
A iniciativa busca levar para dentro de casa a experiência acolhedora do Ernesto Cafés Especiais, oferecendo uma alternativa prática para quem deseja aproveitar os jogos com uma mesa bem servida. Os kits estarão disponíveis por tempo limitado durante o período da competição.
Serviço
Kit Canarinho (2 pessoas) Valor: R$ 109
Kit Campeão (5 pessoas) Valor: R$ 217
Encomendas: 61 99453-1302 Retirada: na loja da Asa Norte ou recebimento em endereço
Preço de frete: (consultar o Ernesto sobre outros locais) Asa Norte R$ 25,00 Asa Sul R$ 30,00 Águas Claras R$ 45,00 Cruzeiro R$ 35,00 Octogonal R$ 35,00 Sudoeste R$ 35,00 Noroeste R$ 30,00 Guará R$ 40,00 Lago Norte R$ 35,00 Park Sul R$ 20,00
Arte, moda circular, design, música, gastronomia e criatividade marcaram o primeiro dia da feira, que reúne cerca de 30 marcas participantes dentro da programação da Brasília Design Week
O Memorial dos Povos Indígenas ganhou novos sons, novas cores e novos encontros neste sábado (20). Integrando a programação da Brasília Design Week 2026, a Varanda BDW abriu suas portas reunindo moda circular, design autoral, arte, gastronomia, música e empreendedorismo criativo em uma celebração que transformou o espaço em um dos pontos mais vibrantes da cidade.
Ao longo do dia, visitantes circularam entre araras, peças exclusivas, acessórios, trabalhos artesanais, criações independentes e histórias de empreendedores que fazem da criatividade uma ferramenta de geração de renda, identidade e sustentabilidade. A atmosfera foi embalada pelo set da DJ Sarah Magalhães, conhecida como Sarah Canela, que trouxe personalidade e leveza à experiência. Designer de joias e participante do Circuito de Ateliês da BDW26, Sarah representa a diversidade criativa que marca esta edição do evento, transitando entre música, design e produção autoral.
Com cerca de 30 marcas participantes, a Varanda BDW reúne brechós, artistas, designers, artesãos e criadores independentes em uma programação que dialoga diretamente com o tema da Brasília Design Week deste ano, Design que Conecta Territórios. Mais do que uma feira, a iniciativa promove o encontro entre diferentes formas de criar, produzir e consumir, aproximando o público de peças únicas e de processos criativos que dificilmente são encontrados nos circuitos convencionais do varejo.
Para a idealizadora da Brasília Design Week, Caetana Franarin, a receptividade do público confirma a força da economia criativa e da produção independente brasileira. “A Varanda tem uma energia muito especial porque aproxima as pessoas dos criadores. Quem visita encontra produtos, mas encontra também histórias, processos, referências culturais e muito talento. É um espaço que valoriza a criatividade em sua forma mais humana e acessível. Ver o Memorial ocupado por tanta diversidade criativa é algo que reforça exatamente o propósito da BDW”, comemora Franarin.
Entre os visitantes, a servidora pública Pâmela, de 23 anos, saiu da feira com novas aquisições e uma impressão bastante positiva da experiência. “Eu estou adorando. Não imaginava que teriam tantas peças diferentes. Todo mundo trouxe uma curadoria muito fina e muito fora do padrão. Já levei um blazer rosa de uma cor que você não encontra em qualquer loja de departamento e várias bijuterias feitas em aço. Tem uma variedade incrível e coisas realmente diferentes.”
A expositora Cristiane Meireles, do brechó Impression by Cris Meireles, destacou a oportunidade de reunir diferentes expressões criativas em um mesmo ambiente. “A experiência está sendo incrível porque conseguimos reunir arte, cultura, design, moda e moda circular. É o casamento perfeito. Eu trouxe uma curadoria com bastante artesanato, trabalhos manuais, bordados e crochês justamente para dialogar com esse espaço. É uma oportunidade única para o público prestigiar todas essas manifestações ao mesmo tempo, em uma única visita”, faz questão de ressaltar.
Quem não conseguiu visitar a feira neste sábado terá uma nova oportunidade neste domingo (21), último dia da Varanda BDW 2026. A programação continua das 10h às 18h no Memorial dos Povos Indígenas, com entrada gratuita, reunindo moda circular, design, arte, gastronomia e música em um ambiente que celebra a criatividade brasileira em suas múltiplas formas.
A programação reforça que a experiência da Brasília Design Week continua além da semana principal do evento. A exposição Design que Conecta Territórios permanece aberta ao público até 12 de julho no Memorial dos Povos Indígenas, reunindo obras, instalações e criações de designers brasileiros e latino-americanos que ajudam a consolidar Brasília como um importante centro de produção e difusão do design contemporâneo.
Acompanhando clamor dos brasileiros, ação nacional prevêcupons e bônus de até R$ 99 para consumidores e parceiros de mobilidade, 99Entrega e 99Food com variações do nome“Endrik”
No Brasil não se fala em outra coisa: o nome do jogador Endrickestá na boca do povo. Segundo o Google Trends, na últimasemana, a busca por “Por que o Endrick não está jogando?” cresceu mais de 3.500%. Atenta às conversas de seusconsumidores e parceiros, a 99 e 99Food transformaram o clamor em uma ação promocional que une futebol, entretenimento e conveniência.
Para entrar no clamor e clima da torcida, a 99, que reúnesoluções de mobilidade, entregas, delivery e serviçosfinanceiros, realiza nesta sexta-feira (19), durante o dia todo, a campanha nacional “O Brasil está pedindo, a 99 vaientregar”. A mecânica é simples: os consumidores que fizerempedidos nas categorias de mobilidade, 99Entrega e 99Food e forem atendidos por parceiros chamados Endrik, Hendrick, Endrique ou Hendrique receberão R$99 em cupons. Osparceiros com nomes homônimos, de acordo com o regulamentodisponibilizado na plataforma, também receberão R$ 99* na99Pay, conta digital da plataforma, basta completar 3 corridasnesta sexta-feira com entrega de itens, comida ou corrida.
A campanha será divulgada nos canais digitais da 99, incluindovídeos nas redes sociais, banners e notificações dentro do aplicativo para usuários e parceiros. A amplificação contaráainda com conteúdos produzidos por criadores e influenciadores, como Banca Digital e Fred Bruno.
“Nossa ideia é trazer um tom leve e bem humorado. A iniciativanos aproxima ainda mais dos assuntos que movimentam o dia a dia das pessoas, conectando tudo o que oferecemos: mobilidade, entregas, conta digital e delivery de comida”, destaca Ana Verroni, CMO da 99.
*Os valores serão creditados até quarta-feira (24/06) com todas as comunicações sendo realizadas dentro do aplicativo da 99.
Sobre a 99Food
A 99Food, plataforma de delivery da 99, segue avançando em seu planonacional de expansão, sustentado por um investimento de R$2 bilhões atéjunho de 2026. Em março deste ano, o serviço já alcançava mais de 70 cidades e mantém ritmo acelerado de crescimento, com a meta de atingir100 localidades nos próximos dois meses.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia focada em conveniência e soluções parao dia a dia dos brasileiros. Parte da DiDi Global Inc., líder mundial emmobilidade, conecta pessoas em todo o Brasil com serviços de transporte, pagamentos e delivery — tudo em um único aplicativo.
São estabeles como no para a parascrições a edição do projeto “Da Minha Paravô o Seu Neto”, que ser realizado entre dias 22 de junho e 10 de julho no Sebo & Café Amado Jorge, no Cruzeiro Velho. Uma iniciativa oferecida, três oficinas – bordadogratuita, frate e –s paravolta paravolta e pessoas jovens jovens idosas da comunidade, encontros encontros intergeracionais, de saber trocaes e dos vínculos comunitários.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Produção Federal, Guia Acesso Inclusitivaiva e apoio do Sebo & Café Amado Jorge projeto o proposito a fazer valorização manual como ferramenta de de,, e criativas memórias afetivas. Ao todo, ofertadas 45 sére vagas, distribuições como três de três de ficinas, comss compostas por participantes diferentes de gerações. Como aulasão no Sebo & Café Amado Jorge, no SRES Quadra 02, Conjunto X, Casa 56, localização para o Cruzeiro Velho. Como em feitas são gratuitas e limitadas e ser pelo site https://forms.gle/mynjXZPye5KTgsK6 .
Em um data de análise panorâmica pelacares acepcional digital e pelo distanciamento entre gerações, “Da Minha Avó para o Seu Neto” cria de aprendizagem, escuta e espaços de experiências. Os idosos habitantes Anúncio de socialização, Fentore da autoestima e combate ao isolamento, oss temas a chance de se com histórias de acompanhamento, e referências culturais presentes em sua comunidade.
Bordando Memórias
A primeira oficina fére “Bordando Memórias”, ministrada por Keyla Pires, do Ouibordo, nos dias 22, 23, 24, 25 e 30 de 190.
Os participações fotográficas a transformar especiais têxteis em obras autorais convidados. Utilizando como base imagens impressas em tecido, cada pessoa de técnicas bordado livre para explorarção parassância superior, lembrança, núcleos e sentimentos pessoais. Como são aulas de forma de forma de prática, com demonstrações passo a passo, passo individualizado acompanhamento e incentivo à criativa. O processo de aprendizagem de respeita o respeita de cada um, transformando a técnica em ferramenta de pessoal. O resultado peças de prestígio único que unem, fotografia e arte contemporânea.
Modelando Histórias
De 1º a 4 de julho, será a vez da oficina “Modelando Histórias – Introdução à Cerâmica Fria”, conduzida pela artista plástica Kaká Moreira.
Apresentação de São fundamentos da frade, técnica de demodelo que salte o de uso para o ponto e permitir a criação de esculturas, objetos de decoração e autorais peças. Uma experimentação de uma metodologia, uma criatividade e o personalizado, aos oferecendo uma presentes experiência e acessível e-no-esqueda. A é indicativas para iniciantes e para todos que demãos que damor experimentar novas formas de criação artística. Kaká Moreira oss conduz os participantes da uma viagem em de de de de de descobertas assimigação, a confiança a.
Núcleos que Atravessam Gerações
Encerrando a programação, a oficina “Cores que Atravessam Gerações” será realizada entre os dias 7 e 10 de julho. As aulas serão ministradas por Jaqueline Marafon e Fernando Rabuja e propõem uma vivência artística que integra criatividade, memória e expressão por meio da pintura. A programação contempla dois encontros dedicados à aquarela e dois à pintura acrílica em tela.
Ao final do projeto, os trabalhosprodutos como oficinas sericinas durante em uma apresentação mostra,collectondo os, encontros de encontros e estratégias.
“Da Minha Avó para o Se Neto” foi idealizado pela produtora e comunicóloga Ana Gabriela Gonçalves e contemplará, ainda, o público que necessita de acessibilidade com a interpretação em Libras e a audiodescrição.
Além do seu valor cultural, o projeto cuidado da saúde emocional dos idosos, combatendo o isolamento, fortalecendo a autoestima e criação e reais com novas gerações. Para os jovens, é um reencontro com histórias, e raízess identidades comunitários. https://youtube.com/shorts/WIDrMWf-Wik? is=Ddl9IN9vYs4lWYNG .
Serviço:
Evento: Da Minhavá para o Seu Neto – I Edição (Oficinas de Artes Manuais)
Quando: 22 de junho a 10 de julho
Onde: Sebo & Café Amado Jorge – – SRES Quadra 02, Conjunto X, Casa 56 – Cruzeiro Velho
Feira acontece entre os dias 25 e 27 de junho e reunirá negócios, degustações, palestras, música, inovação, gastronomia e experiências ligadas ao vinho brasileiro
Brasília será palco, entre os dias 25 e 27 de junho, de um dos maiores encontros da vitivinicultura nacional. A Expovitis Brasil 2026, considerada a principal feira dedicada exclusivamente ao vinho brasileiro, reunirá mais de 100 vinícolas e cerca de 200 expositores no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, consolidando-se como um dos principais ambientes de negócios, conhecimento e promoção da cultura do vinho no país.
A expectativa da organização é receber aproximadamente 9 mil visitantes ao longo dos três dias de evento. A Feira reunirá produtores, enólogos, sommeliers, pesquisadores, empresários, compradores e apreciadores do vinho em uma programação que combina negócios, conhecimento, gastronomia, cultura e inovação. Além das vinícolas, o público encontrará expositores de equipamentos, maquinários, insumos, tecnologia, enoturismo e produtores de alimentos artesanais, como queijos, charcutaria, chocolates, mel, geleias, conservas e cafés especiais.
A programação contará com palestras e painéis sobre mercado, competitividade, terroirs brasileiros, enoturismo e inovação, reunindo especialistas e lideranças do setor vitivinícola nacional. Entre os nomes confirmados estão Júlio Cesar Kunz, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-BR); Fernanda Spinelli, delegada científica brasileira na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV); Arthur Farias, especialista em enoturismo; Caroline Dani, presidente da ABS-BR; Marcelo Vargas, da VIBRA Brasil; Rodrigo Sucena, da Ercorara Cordeiro; Christian Burgos, CEO e publisher da Revista Adega; e Francesco Miolo, gestor de projetos da Vinícola Miolo.
Também estão previstas masterclasses, degustações temáticas de vinhos tropicais, vinhos de inverno e vinhos tradicionais brasileiros, além de debates voltados ao futuro da vitivinicultura e ao fortalecimento do enoturismo como ferramenta de desenvolvimento econômico regional. As degustações serão conduzida por especialistas do setor, com coordenação da sommelière Mara Flora, apresentação do professor sommelier Júlio Kunz e harmonizações orientadas pelos sommeliers Caroline Dani, Deisi da Costa e Marcelo Vargas, além de menu assinado pela chef Angélica Oliveira.
As degustações terão como temas os Vinhos Tropicais (25/06), Vinhos de Inverno (26/06) e os Vinhos de Viticultura Tradicional (27/06), proporcionando uma imersão nos diferentes terroirs brasileiros e na relação entre vinho, gastronomia e emoções.
“A Expovitis Brasil chega à edição de 2026 consolidada como a principal feira dedicada exclusivamente ao vinho brasileiro. Conseguimos reunir produtores, especialistas, compradores, pesquisadores, investidores e consumidores em um ambiente que valoriza a qualidade dos nossos vinhos e fortalece toda a cadeia produtiva”, afirma Ronaldo Triacca, presidente da Expovitis Brasil.
Negócios, inovação e experiências para o público
Um dos destaques da edição será a realização da primeira Rodada de Negócios Expovitis Brasil, desenvolvida em parceria com o Sebrae. A iniciativa tem como objetivo aproximar produtores e compradores de diferentes regiões do país, ampliando a presença dos vinhos brasileiros em novos mercados e fortalecendo a cadeia produtiva nacional. Os encontros serão realizados por meio de reuniões pré-agendadas entre vinícolas e representantes de supermercados, restaurantes, bares, hotéis, adegas e lojas especializadas.
Outra novidade desta edição é a Vila Startup Expovitis, espaço dedicado à apresentação de tecnologias, produtos e serviços inovadores com potencial de aplicação na cadeia produtiva da vitivinicultura brasileira. O ambiente reunirá startups de diversas regiões do país com soluções voltadas à produção vitícola, automação, irrigação de precisão, rastreabilidade, logística, gestão rural, biotecnologia, sustentabilidade e bioinsumos. Além da exposição dos projetos, a programação inclui um concurso de inovação dividido nas categorias Ideação, Incubação e Aceleração.
“A Expovitis deixa de ser apenas um evento de mercado e passa a funcionar como um ambiente real de validação tecnológica, conectando empreendedores, produtores, investidores e especialistas em um setor que está em plena ascensão no Distrito Federal e no entorno. O Concurso Expovitis de Inovação é uma oportunidade concreta para que startups demonstrem suas soluções, recebam feedback qualificado e estabeleçam conexões capazes de transformar seus negócios”, afirma Renata Vianna, especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
As startups interessadas em participar podem consultar o edital disponível no site oficial da Expovitis Brasil, onde estão detalhados os critérios de seleção, categorias, prazos e demais regras para inscrição.
Outro destaque da programação será o lançamento do livro “O Ofício do Sabor”, obra que reúne 57 histórias de produtores brasileiros premiados nos concursos de qualidade promovidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A publicação retrata trajetórias de destaque em diferentes cadeias produtivas, como vinho, queijo, chocolate, azeite, cachaça, cerveja, mel e charcutaria. O lançamento contará com sessão de autógrafos e a participação de representantes da CNA, do Sebrae e do setor vitivinícola.
A feira também receberá etapas dos concursos de qualidade da CNA, reunindo os produtos finalistas já selecionados pelo júri técnico. No dia 26 será realizado o Concurso do Doce de Leite e, no dia 27, o Concurso de Azeites, com participação do público na votação que ajudará a eleger os destaques de cada categoria.
A programação cultural contará ainda com apresentações musicais do Grupo Zingari, Country Side, Duo Smart Jazz, Banda The Reds e Banda Magoo, além de experiências gastronômicas distribuídas ao longo dos três dias de evento.
Os ingressos já estão à venda no site oficial da feira: expovitis.com.br. O ingresso inclui acesso a palestras, masterclasses, shows e uma taça oficial de degustação. As degustações harmonizadas possuem ingressos próprios e não estão incluídas no ingresso de acesso à feira. O evento contará ainda com estacionamento, área gastronômica, transfer oficial da Brasília Receptivo e credenciamento aberto para profissionais da imprensa, também pelo site.
Presidente do Lide Mulher Brasília e CEO do Grupo Pinheiro de Brito para reconhecimentos de recepção de recepção que os interesses dos hotéis do ecossistema de do Distrito Federal
A empresária Janine Brito, presidente doLide Mulher Brasília e CEO do Grupo Pinheiro de Brito e da Pinheiro Ferragens, será uma das homenageadas no Jantar de Gala da Inovação, promovido pelo Capital LAB e integrante da programação oficial do CITIG (Congresso Internacional de Inovação) 2026. O evento acontece no dia 17 de junho, em Brasília, e reunirá empresários, investidores, pesquisadores, autoridades e lideranças que contribuem para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal. A honraria reconhece personalidades e instituições que se destacam por sua atuação transformadora em diferentes áreas, incluindo liderança, empreendedorismo e inovação.
À frente de empresas que referência são segmentos nos de aço, construção, e gestão empresarial, Janine Brito tem tem se destaque por acompanhamento prol do e presença dos professores femininos das mulheres em posições estratégicas de liderança.
“Receber esse reconhecimento é uma grande honra, especialmente em um evento que valoriza a inovação como ferramenta de transformação econômica e social. Acredito que inovar também significa abrir caminhos, gerar oportunidades e incentivar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança. Compartilho essa conquista com toda a equipe que constrói diariamente essa trajetória de crescimento, propósito e impacto positivo”, afirma Janine Brito.
O Jantar de Gala da Inovação integra a programação do CITIG 2026 e tem como objetivo reconhecer lideranças, instituições e trajetórias que impulsionam a inovação no Distrito Federal, promovendo conexões entre o setor produtivo, a academia, o governo e a sociedade.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Assista os vídeos institucionais da Pinheiro Ferragens:
Brasília, receber no dia 2 de mais/2004 uma eleição de julho do TEDxBrasília Salão, encontros de série de que antecede o TEDxBrasília e conversas sobre temas sobre temas por meio de meio de espera, arte e conexões humanas. Com o tema “Criatividade como Moeda”, o evento é realizado às 19h, no Softown, reunendo palestrantes, artistas e em uma dedicada para troca de ideias e experiências.
A parte de proposta de uma reflexão simples: as asurrefeitas de baixo custo, o ponto de referência de algumas riquezas, o estado de estado de conservação das suas escúdulas. A não é dramaturga uma. Em um mundo marcado pela abundância de e pelo avanço da tecnologia, a capacidade humana de imaginário novas possibilidades, criadores de hotéis e soluções contínuas de um dos recursos valiosos mais da sociedade.
“Vive um moment em que praticamente sempera tem tem pessoa acesso às ferramentas e pessoas. O que realmente faz diferença é a capacidade de disponibilização de cores, imaginário novos caminhos e ideias de partilha. O TEDxBrasília Salon nasces para circulação para caudalista essa riqueza em¿, afirma o organizador do evento, o jornalista Rafael Souza.
Durante o encontro, o assistir autlectâneas a TED Talks, a gravação ao vivo de novas TEDx Talks em Brasília, participação de momentos de e interacionalismo networking e uma apresentação musical do exclusivo cantor, compositor e multi-instrumentista Diogo Leon Xavier.
Palestrantes
Entre os edição desta está Giana Hahn, comunicadora, mestra em Ciências do Comportamento e especialista em Neurociência. Sua pesquisa e exploram como pessoas, se relacionam e tomando conceitos, transformando decisões em científicos sobre atendimento emendêsferas, cosmonas e desafios de cosmos os atuação da vida contemporânea.
Também participa o publicitário Dan Rocha, especialista em branding e marketing para micro e pequenas empresas. Autor do livro A Morte da Vaca Roxa – Como a busca pelo extraordinário nos tornou comuns, Dan propõe uma reflexão crítica sobre criatividade, diferenciação e os paradoxos do mercado contemporâneo.
Uma programação conta ainda com um musical de Diogo Leon Xavier, artista mais mais de décadas de duas de atuação na cena do Distrito Federal. Cantor, compositor, multi-instrumento e produtor cultural, Diogo construiu uma marcada pela história da identidade da valorização brasiliense, trânsito entre influências como rock, blues, folk, MPB, jazz e psicodelia.
O que é o TEDx?
O TEDx é um programa internacional de eventos licenciados independentes pelo TED, sem organização de maternidades de base nos Estados Unidos e Unidos e reconhecida por difundir como Ideias Vale a pena a aprendizagem de memória — ideias que ser ser chamadas de volta.
Ao longa das últimas décadas, como TED Talks se transformaram em uma mais importante plataforma de plataforma desconhecimento de destaque, inovação, ciência, cultura e empreendedorismo. Com mais espectadores de musol de em mundo o mundo, o TED conecta comunidades a uma rede internacional dedicada à de ideias de vida.
Sobre o TED e o TEDx – O TED é uma uma fins-fins de trabalho de negócios dedicados a espalhasse ideias que ser merecemdas. O TEDx é o programa de eventos independentes, alojamentos localmente sob do TED, que a sham com missia e foco curajeiro. O TEDxBrasília é orientação de forma independente, como programa oficial do.
O TEDxBrasília é um evento independente realizado licença sop oficial do TED, com curadoria do Rafael Jornalista Souza. Todas como palestras publicadas posteriormente não canal TEDx no YouTube.
Grupo celebra novas certificações LixoZero, apresenta indicadores ambientais e anuncia metas para expandir o programa a todas as unidades da rede
Transformar resíduos em oportunidade, reduzir desperdícios e gerar impacto social positivo. Esses foram os principais temas apresentados durante o lançamento do Junho Verde 2026, promovido pelo grupo BIG BOX e ULTRABOX em Brasília. O evento reuniu colaboradores, parceiros e representantes de instituições para apresentar os resultados das ações de sustentabilidade desenvolvidas pela rede e anunciar novas metas para os próximos anos.
A programação marcou também a entrega de novas certificações Lixo Zero para unidades da rede, ampliando um projeto iniciado em 2020 e que transformou a gestão de resíduos em uma das principais bandeiras da empresa. Atualmente, oito lojas já possuem a certificação, incluindo a unidade Castanheiras, reconhecida como o primeiro supermercado da América Latina a alcançar o selo.
Durante a abertura do evento, a diretora executiva do grupo, Bruna Habka, destacou que o reconhecimento alcançado pela rede é resultado do envolvimento coletivo dos colaboradores. “Para você ter uma certificação Lixo Zero, é preciso de pessoas comprometidas, engajadas e que entendam o propósito por trás. Conseguimos fazer isso porque o nosso time tem força, tem garra, tem brilho nos olhos e entende a importância de um projeto como esse”, afirmou.
Bruna também chamou a atenção para a necessidade de repensar a forma como a sociedade lida com os resíduos. “Quando a gente joga algo fora, para onde vai esse fora? Não existe fora. Tudo o que descartamos continua existindo em algum lugar. Por isso iniciativas como o Junho Verde são tão importantes”, disse.
Segundo a diretora, sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito dentro da empresa para se tornar parte da cultura organizacional. “Muitas empresas falam sobre sustentabilidade. Nós escolhemos praticar a sustentabilidade. Não apenas falamos, nós fazemos”, declarou.
Responsável pela área de sustentabilidade do grupo, Pedro Helou relembrou o início do projeto e explicou como surgiu a decisão de criar um setor voltado exclusivamente para a gestão de resíduos. Segundo ele, o ponto de partida foi a constatação de que cerca de 500 toneladas de resíduos eram enviadas mensalmente para aterros sanitários.
“Eu visualizei uma área muito poderosa dentro da empresa. Quando descobri que restos de frutas, legumes e verduras poderiam se transformar em adubo e voltar para a cadeia produtiva, percebi que precisávamos fazer algo diferente. Foi aí que começou essa jornada”, contou.
Os resultados apresentados durante o evento mostram a dimensão da mudança. Apenas em 2025, mais de 5,5 mil toneladas de resíduos foram geradas pelas operações do grupo. Desse total, apenas 19% tiveram como destino final o aterro sanitário. O restante foi reciclado, reaproveitado, transformado em compostagem ou destinado a projetos sociais.
Para Cleusa, integrante da equipe de sustentabilidade e uma das responsáveis pela implantação das ações nas unidades, os números refletem o trabalho diário realizado por colaboradores de diferentes setores. “Esse evento só é possível graças ao trabalho de todos vocês. Conseguimos alcançar esses resultados porque existe um esforço coletivo dentro das lojas para separar corretamente os resíduos e garantir que eles tenham a destinação adequada”, destacou.
Além da gestão ambiental, o programa de sustentabilidade também tem impacto direto no combate à insegurança alimentar. Dados apresentados durante o Junho Verde mostram que mais de 280 toneladas de alimentos foram destinadas a projetos sociais ao longo do último ano, gerando aproximadamente 670 mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa beneficia instituições que atuam com crianças, famílias e pessoas em situação de risco social. Os alimentos que não podem mais ser comercializados, mas ainda estão próprios para consumo, são direcionados para organizações parceiras, reduzindo desperdícios e ampliando o alcance das ações sociais da rede.
Outro destaque apresentado foi a parceria com a plataforma Food To Save, que comercializa alimentos próximos do vencimento ou com pequenas imperfeições estéticas por preços reduzidos. Em poucos meses de operação, o projeto já evitou o descarte de milhares de produtos e ampliou o acesso da população a alimentos com preços mais acessíveis.
Pedro ressaltou que sustentabilidade e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. “A sustentabilidade precisa ser boa para o meio ambiente, para as pessoas e também para a empresa. Quando conseguimos unir esses três fatores, criamos um modelo que gera valor para todos”, afirmou.
A utilização de energia renovável também integra a estratégia ambiental do grupo. Atualmente, todas as unidades operam com energia proveniente de fontes renováveis. Segundo os dados divulgados durante o evento, a medida evitou a emissão de aproximadamente 1,6 mil toneladas de gás carbônico apenas em 2025.
Além disso, a empresa mantém programas de coleta de roupas, pilhas, eletrônicos e materiais recicláveis em diversas lojas do Distrito Federal. As ações contam com a participação direta dos clientes, que podem contribuir para a destinação correta dos resíduos e para projetos de reaproveitamento e reciclagem.
O trabalho desenvolvido pelo grupo ultrapassou as fronteiras do Distrito Federal e ganhou reconhecimento internacional. No ano passado, representantes da empresa participaram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), apresentando a experiência da rede para gestores públicos, especialistas e representantes de organizações de diversos países.
“Foi a primeira vez que um supermercado participou desse espaço para apresentar um projeto dessa natureza. Estivemos lá representando todos os colaboradores que fazem parte dessa transformação”, relatou Pedro.
O evento também serviu para anunciar as metas futuras. A principal delas é expandir o programa Lixo Zero para todas as unidades da rede até 2030. Atualmente, oito lojas possuem a certificação, mas a expectativa é que as demais também sejam adequadas aos critérios de reaproveitamento e destinação correta dos resíduos.
Ao encerrar a programação, Bruna destacou que o objetivo vai além de alcançar indicadores ambientais. “O futuro não será construído pelas empresas que vendem mais. Será construído pelas empresas que deixam o melhor legado. E nós acreditamos que estamos ajudando a construir esse futuro por meio de atitudes que fazem diferença para as pessoas, para a comunidade e para o planeta”, concluiu.
COM TELÕES, MENU ESPECIAL E OPÇÕES DE HOSPITALIDADE CORPORATIVA, RESTAURANTE CONVIDA CLIENTES E EMPRESAS A VIVEREM A EMOÇÃO DA COPA EM UM AMBIENTE SOFISTICADO
Assistir aos jogos da Copa do Mundo pode ir muito além da torcida diante da televisão. Durante a Copa do Mundo FIFA 2026, o Piselli convida clientes, grupos de amigos e empresas a acompanhar os jogos da Seleção Brasileira em uma experiência que une futebol, gastronomia italiana e hospitalidade de excelência.
Com reservas já abertas para os jogos da primeira fase, todas as unidades do grupo comandado pelo restauranteurJuscelino Pereira prepararam uma programação especial para transformar cada partida em uma ocasião de celebração e relacionamento. A proposta é oferecer uma alternativa elegante aos tradicionais bares esportivos, combinando conforto, serviço refinado e uma gastronomia reconhecida por sua qualidade. “Queremos proporcionar uma vivência que vá além do jogo. Nossa proposta é reunir famílias, amigos e grupos corporativos em um ambiente acolhedor, onde a emoção da Copa se encontra com a boa gastronomia e o prazer de compartilhar momentos especiais”, afirma Juscelino Pereira.
Ao longo das partidas, os convidados terão acesso a telões de alta definição estrategicamente posicionados, além de um menu criado especialmente para a ocasião, com acesso realizado mediante reserva antecipada. A recepção começa com uma generosa mesa de frios e charcutaria composta por queijos nacionais e importados, salumeria italiana, pães artesanais e azeites selecionados. E, em seguida, o serviço volante oferece especialidades da casa, como arancini e polenta cremosa, garantindo uma experiência gastronômica dinâmica do início ao fim do jogo.
Para atender diferentes perfis de público, o Piselli disponibiliza duas modalidades de pacote. O Premium inclui toda a experiência gastronômica, além de open bar com drinks clássicos e autorais, destilados selecionados, cervejas, vinhos, espumantes, bebidas não alcoólicas e cafeteria. Já o Experience contempla o menu especial acompanhado por uma seleção de bebidas sem álcool, incluindo sucos, soft drinks premium e café.
Com vagas limitadas, as reservas para os três jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos já estão abertas e podem ser feitas em todas unidades, via WhatsApp. A programação começa 30 minutos antes do apito inicial e se estende até 30 minutos após o término da partida, permitindo que os convidados aproveitem a experiência com conforto e tranquilidade.
Experiência Copa do Mundo 2026 – Piselli
Jogos da fase de grupos da Seleção Brasileira
13 de junho – Brasil x Marrocos
19 de junho – Brasil x Haiti
24 de junho – Escócia x Brasil
Pacote Premium: R$ 600 por pessoa
Pacote Experience: R$ 400 por pessoa
Reservas antecipadas mediante disponibilidade
Informações e reservas
Piselli Jardins: (11) 3081-6043
Piselli Sud: (11) 96064-2637 / (11) 3081-6043
Piselli Brasília: (61) 99913-7191
Piselli Campinas: (19) 99549-9220
Sobre o Piselli
Referência na culinária italiana, o Piselli se destaca por unir tradição e criatividade em um menu que valoriza ingredientes frescos, sazonais e técnicas refinadas, sempre com forte inspiração nas diferentes regiões da Itália. O restaurante apresenta massas artesanais, risotos e receitas autorais que equilibram autenticidade e inovação, sempre com execução cuidadosa e apresentação elegante. Com ambiente acolhedor e elegante, se consolidou como um dos destinos mais prestigiados da capital. Com operações em pontos estratégicos na cidade de São Paulo — Piselli Jardins, Piselli Sud Iguatemi, Piselli Boa Vista e Campinas, além de uma unidade em Brasília — a marca se consolida como referência para quem busca uma experiência autêntica e sofisticada em gastronomia italiana. A unidade Piselli Jardins integra o Guia Michelin, mantendo sua presença na seleção de restaurantes recomendados em São Paulo. Desde a estreia do guia no Brasil, em 2015, a casa figura de forma consistente entre as indicações dos inspetores, consolidando sua trajetória como referência da culinária italiana no bairro dos Jardins.
Unidades:
Brasília – Shopping Iguatemi
Campinas- Shopping Iguatemi
São Paulo – Jardins, SUD Shopping Iguatemi, Boa Vista
Espaço inédito reúne moda, rock e cultura motociclista em experiência imersiva que antecipa a atmosfera do maior festival de motos e rock da América Latina
O Iguatemi Brasília está sendo palco de uma experiência inédita para os fãs de motociclismo, rock e lifestyle. Até 1º de agosto, o shopping recebe a loja conceito oficial do Capital Moto Week (CMW), maior festival de motos e rock da América Latina, que chega ao empreendimento com uma ambientação exclusiva e o lançamento da coleção oficial 2026, desenvolvida em parceria com a Magic Brazil.
Instalada no 1º Piso, a operação transforma o Iguatemi Brasília em uma extensão do universo Moto Week semanas antes da abertura dos portões da Cidade da Moto, que acontece entre 23 de julho e 1º de agosto, no Parque Granja do Torto. O espaço reúne moda, música e cultura biker em uma atmosfera inspirada no conceito “industrial chique”, identidade visual da edição 2026 do festival, proporcionando ao público uma imersão no estilo de vida que faz do Capital Moto Week um dos maiores eventos do calendário nacional.
Além de concentrar toda a nova coleção oficial, a loja apresenta conteúdos audiovisuais, galeria de imagens, elementos cenográficos, painéis digitais e referências visuais ligadas ao rock, às estradas e à cultura custom. A proposta é transportar os visitantes para o universo do festival e antecipar a experiência que será vivida durante os dez dias de evento.
“Receber a loja conceito do Capital Moto Week amplia nossa conexão com entusiastas do universo motor e lifestyle, e transforma o shopping em um ponto de encontro para quem busca vivências exclusivas e marcantes”, destaca Bianca Marinho, gerente de Marketing do Iguatemi Brasília.
A coleção 2026 combina referências urbanas, visual vintage, ferragens, texturas marcantes e acabamentos premium em uma leitura contemporânea da cultura motociclista. A expressão “Brazilian Motorcycle Culture” aparece em diferentes peças para valorizar a identidade dos motoclubes brasileiros e sua conexão com a estrada, o senso de comunidade e as ações sociais.
O resultado se traduz em hoodies oversized, corta-ventos, bonés trucker, peças destroyed, acessórios utilitários e modelagens sem gênero que dialogam com o streetwear. A linha reúne dezenas de itens oficiais do Capital Moto Week, incluindo camisetas, camisas de sarja, croppeds, casacos, mochilas, pochetes, bolsas térmicas, bandanas, adesivos, chaveiros, pins e patches exclusivos.
A iniciativa reforça o Iguatemi Brasília como destino de experiências e entretenimento, oferecendo ao público uma oportunidade única de vivenciar a atmosfera do maior festival de motos e rock da América Latina dentro do shopping.
Em celebração aos 23 anos das regiões do Sudoeste, Octogonal e SIG, o Terraço Shopping, em parceria com a Administração Regional do Sudoeste/Octogonal, realizou a revitalização do Skate Park da Octogonal, localizado ao lado do empreendimento e reconhecido como um dos principais pontos de encontro, lazer e prática esportiva da comunidade. A iniciativa reforça o compromisso do shopping com o desenvolvimento local, a qualificação dos espaços urbanos e a promoção da qualidade de vida na região.
O projeto foi concebido para tornar o ambiente mais acolhedor, funcional e convidativo para moradores, atletas e visitantes. Entre as melhorias realizadas, destaca-se a instalação de conjuntos de mesas e bancos, ampliando as opções de permanência e criando áreas destinadas ao descanso, à interação social e ao convívio entre os frequentadores.
A ação também incorporou um importante elemento cultural por meio da intervenção artística do grafiteiro brasiliense Toys, reconhecido por seu trabalho vibrante e pela valorização da arte urbana. Como parte do projeto, os bancos do parque receberam grafites exclusivos assinados pelo artista, agregando identidade visual, cor e criatividade ao espaço.
Mais do que uma melhoria estrutural, a iniciativa representa um investimento no fortalecimento dos laços comunitários e na ocupação positiva das áreas públicas. Ao contribuir para a renovação de um local tão representativo para a região, que ao longo dos anos revelou atletas de destaque nacional e até olímpicos da modalidade, o Terraço Shopping reafirma seu papel como agente de transformação social, incentivando a prática esportiva, a cultura, a convivência e o lazer ao ar livre.
A revitalização integra as ações do programa Terraço em Movimento, iniciativa voltada ao bem-estar e à qualidade de vida da comunidade. Por meio de projetos que estimulam o esporte, a integração social e a ocupação qualificada dos espaços urbanos, o empreendimento fortalece sua conexão com os moradores do Sudoeste e da Octogonal, contribuindo para uma cidade cada vez mais ativa, acolhedora e conectada às pessoas.
Solenidade reúne lideranças empresariais e autoridades políticas no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, para marcar início do maior encontro de conhecimento do setor de alimentação fora do lar do país_
Na noite desta terça-feira (16), durante a abertura do 38º Congresso Nacional Abrasel, em Brasília, o presidente-executivo da entidade, Paulo Solmucci, fez duras críticas à forma como tramitou na Câmara dos Deputados a proposta de fim da escala de trabalho 6×1 e redução da jornada de trabalho. “Eu enxergo que o que aconteceu na Câmara é uma ameaça à democracia. Conversei com dezenas de deputados, alguns presentes aqui, que se viram impedidos de exercer o seu voto com pressão desproporcional e descabida no ano de eleição”, afirmou.
Solmucci ainda classificou a aprovação da matéria como um erro grave do Congresso. “Nós deixamos passar na Câmara uma coisa que nós não deveríamos ter deixado, uma vez que é algo com potencial de ser uma catástrofe socioeconômica jamais vista no nosso país”, disse, ao defender que o tema deveria ter sido debatido com mais tempo e isenção política.
Em seguida, ele agradeceu a atuação do Senado diante da pressão para a aprovação do fim da escala 6×1 e defendeu que a Casa seja o espaço para um debate mais aprofundado sobre o tema — discussão que ganha novo capítulo com a tramitação da PEC do Trabalho Flexível (PEC 12/2026), de autoria do senador Rogério Marinho, onde permite-se que o trabalhador escolha entre o regime tradicional da CLT e uma jornada flexível, com remuneração proporcional às horas trabalhadas e preservação de direitos como férias, 13º salário e FGTS, calculados de forma proporcional à carga horária.
O evento, promovido pela Abrasel, tem como tema “Escuta humana. Voz coletiva. Impacto real.”, e reúne lideranças empresariais e autoridades políticas no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 para discutir os principais desafios e oportunidades do setor de alimentação fora do lar no país.
A solenidade contou com a presença da governadora do Distrito Federal, Celina Leão; do deputado federal Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara; do senador Izalci Lucas, representante da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços no Senado; de Carlos Augusto Simões Gonçalves Júnior, secretário de Proteção ao Trabalhador do Ministério do Trabalho, representando o ministro Luiz Marinho; de Leonardo Severini, presidente da Unecs; de Rose Rainha, superintendente do Sebrae no Distrito Federal; e de Renê Silva, jornalista e CEO do Voz das Comunidades. Também compuseram a mesa a presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira, e o líder do Conselho Nacional da Abrasel, Thiago Falcão.
*Desafio de produttividade*
Além da crítica à tramitação da escala 6×1, o presidente-executivo da Abrasel abordou o desafio do ganho de produtividade como uma das principais barreiras para o desenvolvimento do país. “Nós, enquanto nação, ainda não compreendemos a importância do ganho de produtividade. Se não tivermos uma obsessão nacional por essa questão, não vamos cumprir o papel de enriquecer o país de forma inclusiva”, afirmou.
Ao final de seu pronunciamento, ele celebrou a trajetória da entidade e convocou o setor a continuar na defesa de um Brasil “mais simples, mais justo e seguro” para empreender. “Que os próximos 40 anos da Abrasel sejam construídos juntos com vocês, nesse Brasil que nós sonhamos”, concluiu.
Em seguida, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a necessidade de o poder público manter um diálogo constante com as entidades representativas dos setores produtivos. “É muito importante, quando estamos no papel do Poder Executivo, fomentar o diálogo e trazer as instituições para discutir aquilo que vamos buscar resolver junto a elas”, afirmou.
A governadora reforçou que as transformações no setor comercial do Distrito Federal devem ser construídas em conjunto com os empreendedores, e não impostas pelo governo. “Nós queremos segurança jurídica, queremos ouvir a Abrasel, queremos ouvir o setor”, disse, ao citar projetos de revitalização em curso na capital.
O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Leonardo Severini, que também preside a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), destacou a importância da produtividade para o desenvolvimento do país. “Para a gente retomar a posição de sexta economia do mundo, que o Brasil já alcançou no passado recente, a gente precisaria, no mínimo, dobrar a nossa produtividade e o nosso PIB”, afirmou, defendendo investimentos em capacitação e em serviços como caminho para esse avanço.
Severini também manifestou apoio à posição da Abrasel contrária ao fim da escala de trabalho 6×1. “Eu tenho visto a sua brava defesa em função da jornada e da escala de trabalho. A gente sabe o tamanho desse problema que a gente pode enfrentar no futuro, caso ela seja aprovada”, disse, em referência à fala de Paulo Solmucci. Para ele, a aprovação da medida representaria um grande problema para a atividade econômica do país. “A gente vai ter um regresso à nossa atividade econômica e vai ter que retomar de outra forma”, completou.
*A força dos bares e restaurantes na economia brasileira*
O deputado federal Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) na Câmara dos Deputados, também discursou na cerimônia e destacou o papel dos estabelecimentos do setor na vida dos brasileiros. “O bar e o restaurante acabam sendo um pouco o prolongamento da casa da gente. É ali que a gente faz a alimentação fora de casa, ali que a gente faz os momentos de reunir, de festa.
Mas a gente sabe que, acima de tudo, ali é trabalho, geração de emprego, geração de renda”, afirmou.
O deputado reforçou o compromisso da Frente Parlamentar com o setor. “É uma festa, mas é um ambiente sério, é um ambiente que produz emprego, que gera renda, que gera muito desenvolvimento e que está presente na vida de todos os brasileiros”, disse, ao saudar a diretoria da Abrasel pelos 40 anos da entidade e reafirmar o apoio da FCS ao setor.
O senador Izalci Lucas, membro da FCS no Senado, criticou a tramitação da proposta de fim da escala 6×1 e defendeu que o tema seja debatido com mais profundidade antes de qualquer votação. “Nós não podemos aprovar, por ser ano eleitoral, uma proposta que é eleitoreira. Poderia ter sido discutida há tempos, e agora querem discutir justamente neste momento”, afirmou.
Ele informou, ainda, que o Senado deve promover uma comissão geral e audiências públicas para ouvir representantes de diferentes atividades antes de avançar com o tema. “Vamos discutir na CCJ, vamos fazer a audiência pública, vamos fazer comissão geral, porque a gente precisa realmente conhecer os impactos disso”, disse, defendendo que cada setor tem particularidades que não podem ser ignoradas em uma regra única.
*Abrasel e Ambev firmam parceria para apoiar bares e restaurantes*
A cerimônia de abertura marcou também a assinatura de um convênio entre a Abrasel e a Ambev para apoiar empreendedores do setor que enfrentam dificuldades financeiras e querem transformar o aumento de demanda gerado pela Copa do Mundo em recuperação econômica.
A iniciativa amplia o alcance do Ambev Bora — programa da companhia voltado à geração de renda e inclusão produtiva no Brasil — conectando bares e restaurantes a condições diferenciadas para renegociação de dívidas e linhas de crédito, além de programas de capacitação em gestão financeira, planejamento e estratégias para aumentar vendas durante o torneio. A parceria tem potencial para alcançar até 250 mil bares e restaurantes conectados ao ecossistema da Ambev em todo o país.
O acordo foi assinado por Paulo Solmucci e pelo diretor de relações institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia.
*Programação segue nesta quarta-feira (17)*
No dia 17 de junho, o Congresso Abrasel contará com 12 painéis distribuídos em quatro blocos, com atividades das 9h às 18h20. Entre os convidados confirmados estão Renê Silva, jornalista e CEO do Voz das Comunidades; Danilo Mansano, vice-presidente de parcerias estratégicas da Keeta; Roberta Rios, gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google; e Babi Frazão, chef do restaurante Afeto e campeã da quinta temporada do MasterChef Profissionais Brasil.
A programação aborda temas como os efeitos da economia sobre preços e consumo, as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, o trabalho intermitente, a NR-1, saúde mental no ambiente de trabalho e empreendedorismo feminino. O evento conta ainda com painéis especiais sobre tendências da NRA Show e com a trilha “Visão de Futuro”, dedicada a delivery, presença digital, cardápio e ofertas.
Para acompanhar a programação online e de forma gratuita, basta acessar congressoabrasel.com.br.
Cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, beleza e informática ainda possuem vagas para turmas com início a partir de 22 de junho
O Projeto Empreenda Mulher continua oferecendo oportunidades de qualificação profissional gratuita para mulheres de Santa Maria e região. As inscrições permanecem abertas para novas turmas que serão realizadas a partir do dia 22 de junho, contemplando cursos nas áreas de gastronomia, beleza e informática.
A iniciativa, que teve início em maio, tem como objetivo promover autonomia financeira, capacitação profissional e fortalecimento do empreendedorismo feminino, oferecendo formação prática para mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho, ampliar conhecimentos ou iniciar o próprio negócio.
As capacitações são realizadas no Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (HDUN) e foram planejadas para atender mulheres que desejam aprender uma nova atividade profissional, aperfeiçoar conhecimentos ou iniciar o próprio negócio.
Entre os cursos que ainda possuem vagas estão Panificação e Biscoitos, Pizzaiola e Salgados, Confeiteira e Doces e Marmitaria, todos com turmas previstas para as próximas semanas.
Além da qualificação técnica, o Empreenda Mulher busca fortalecer a autoestima, incentivar o protagonismo feminino e ampliar as oportunidades de inserção das participantes no mercado de trabalho, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do projeto. As vagas são limitadas.
Cronograma das próximas turmas com vagas disponíveis
Entre os dias 22 e 27 de junho, será realizado o curso de Panificação e Biscoitos, das 13h às 17h.
De 29 de junho a 4 de julho, acontece o curso de Pizzaiola e Salgados, também das 13h às 17h.
Na semana de 6 a 11 de julho, será oferecido o curso de Confeiteira e Doces, no período da tarde.
Encerrando o cronograma atual com vagas abertas, o curso de Marmitaria será realizado entre os dias 13 e 18 de julho, das 13h às 17h.
Serviço
Projeto: Empreenda Mulher Local: Instituto HDUN – Santa Maria/DF Realização: Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (HDUN) Fomento: Ministério das Mulheres Apoio: Administração Regional de Santa Maria Informações: (61) 99336-5003 Site: empreendamulher.com.br
As conversas que vão ajudar a desenhar os próximos passos dos bares e restaurantes brasileiros começam nesta terça-feira (16), em Brasília. A cidade recebe a abertura oficial do 38º Congresso Abrasel, encontro que reúne empresários, lideranças, especialistas e representantes do setor de alimentação fora do lar para discutir tendências, desafios e oportunidades para os negócios.
A cerimônia de abertura, destinada a convidados, acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e marca o início de uma programação que transformará a capital federal em ponto de encontro para quem acompanha de perto as mudanças que impactam o mercado de alimentação.
Com o tema “Escuta humana. Voz coletiva. Impacto real”, a edição deste ano propõe um debate construído a partir das experiências dos empreendedores, valorizando o diálogo e a busca por soluções capazes de gerar resultados concretos para o setor.
A programação para o público será realizada nesta quarta-feira (17) e reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais em painéis dedicados aos temas mais relevantes para os negócios de alimentação fora do lar. Entre os destaques estão discussões sobre os aprendizados da NRA Show, maior evento mundial do segmento; trabalho intermitente e segurança jurídica; comunicação e empreendedorismo; adequação à NR-1; comportamento do consumidor; além de tendências e perspectivas para o mercado.
Sobre o Congresso
Reconhecido como o maior evento de informação e conhecimento para bares e restaurantes do país, o Congresso Abrasel também se consolidou como um espaço estratégico para a troca de experiências, geração de conexões e fortalecimento do ambiente de negócios. Os ingressos para participação presencial já estão esgotados, demonstrando a forte mobilização do setor em torno do evento. Quem não conseguiu garantir uma vaga ainda pode acompanhar toda a programação por meio da transmissão online gratuita. Todas as palestras também serão gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento
Serviço:
Evento: 38º Congresso Nacional Abrasel Realização: Abrasel Patrocínio Ouro: 99 food, Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola, Diageo, Getnet, Heineken, Keeta, PMI, Picpay, Pluxee, Stone e Ticket Patrocínio Prata: VR Apoio: ABBT, Barilla e Unecs Parceiro de mídia: B&R e Correio Braziliense
Painel de Renato Meirelles é destaque no 38º Congresso Abrasel e propõe leitura prática das transformações no consumo
As mudanças no comportamento do consumidor brasileiro vêm redesenhando a forma como bares e restaurantes estruturam suas estratégias. Mais informado, conectado e criterioso, o público passa a adotar novos parâmetros de escolha, o que exige respostas rápidas e bem fundamentadas por parte dos negócios.
Esse cenário estará no centro do 38º Congresso Abrasel, realizado no dia 17 de junho, em Brasília. A programação reúne especialistas para discutir tendências e caminhos para o setor, com destaque para o painel conduzido por Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que trará uma análise aplicada sobre o consumo no país.
A evolução no acesso à informação tem impacto direto nas decisões de consumo. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, feita em parceria com a Publicis, aponta que 86% dos brasileiros se consideram mais informados do que há dez anos, enquanto 81% afirmam estar mais atentos à qualidade de produtos e serviços.
Esse comportamento se reflete na escolha de bares e restaurantes. Um levantamento da Abrasel e do Sebrae mostra que fatores ligados à experiência lideram os critérios de decisão: limpeza e higiene são apontadas por 32% dos entrevistados, seguidas pela qualidade do atendimento, com 17%. O preço aparece em quinto lugar, citado por apenas 7%, indicando uma lógica de consumo menos centrada no custo.
Novos hábitos e impactos no consumo
Além das mudanças estruturais, novos comportamentos começam a impactar o setor de forma mais recente. O uso de medicamentos para emagrecimento, por exemplo, já é percebido como fator de alteração no padrão de consumo.
“Esse é um movimento que começa a aparecer com mais força. Mais da metade dos estabelecimentos já relatam redução no consumo em determinados itens e mudanças no perfil de pedidos. É um sinal claro de que o comportamento do consumidor segue em constante transformação e precisa ser acompanhado de perto”, afirma José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.
No Congresso, a proposta do painel de Renato Meirelles é justamente transformar esse conjunto de informações em ideias aplicáveis. Com experiência em estudos sobre consumo, cultura e opinião pública, o especialista apresenta uma abordagem que conecta dados à prática do dia a dia dos negócios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site congressoabrasel.com.br. O evento será realizado em 17 de junho de 2026, com programação presencial em Brasília e transmissão online para todo o país.
Serviço:
Evento: 38º Congresso Nacional Abrasel
Data: 17 de junho de 2026
Realização: Abrasel
Parceiro de mídia: B&R
Apoio: Barilla e Unecs
Patrocínio Ouro: Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola, Getnet, Picpay, Pluxee, Stone e Ticket
Marca brasiliense transforma histórias de amor em experiências criativas, personalizadas e cheias de memória afetiva
Presentes que contam histórias, despertam memórias e transformam pequenos detalhes em demonstrações de afeto. Essa é a proposta da Remembear para o Dia dos Namorados 2026. Conhecida por criar experiências personalizadas e afetivas, a marca brasiliense lança uma coleção especial inspirada nas diferentes formas de celebrar o amor, reunindo criatividade, humor, romantismo e muita personalização.
Entre os destaques da temporada está a coleção Amor em Campo, criada especialmente no clima da Copa do Mundo. Inspirada no universo do futebol, a linha mistura romantismo e brasilidade em produtos que remetem às tradicionais figurinhas, às camisas da seleção e aos símbolos que fazem parte da paixão nacional. Baldes de pipoca personalizados, jogos americanos, copos, caixas para doces e kits temáticos fazem parte da proposta, pensada para casais que vivem juntos a emoção de torcer, comemorar e compartilhar momentos.
“A ideia foi unir duas paixões que movimentam as pessoas: o amor e o futebol. Queríamos criar uma coleção divertida, afetiva e com a cara dos encontros que acontecem durante a Copa”, explica Fabiani Christine, diretora criativa da Remembear.
Além da coleção inspirada no futebol, a marca apresenta outras quatro linhas exclusivas para a data. A Sorte no Amoraposta em uma estética inspirada em cassinos e jogos de cartas para transformar o amor em uma grande aposta da vida. Já a Love Pharmacy brinca com o universo das farmácias vintage para criar presentes cheios de humor e afeto, reunindo “cápsulas do amor”, tubos de doces, velas e embalagens personalizadas.
A coleção com fotos reforça a proposta afetiva da marca ao transformar lembranças em presentes únicos, enquanto a Yes, Chef! foi criada para os casais apaixonados por gastronomia e experiências à mesa, com kits personalizados que incluem massas artesanais, vinhos, molhos, utensílios e embalagens especiais em formato de avental.
A Remembear também realiza mais uma edição da tradicional Semana do Amor, período dedicado à criação de presentes totalmente personalizados para o Dia dos Namorados. Durante a campanha, os clientes poderão customizar caixas, cartões, kits e diversos outros produtos desenvolvidos sob medida para contar a história de cada relacionamento.
Como ação especial, compras acima de R$ 300 recebem gratuitamente o exclusivo Calendário do Amor, criado para eternizar as datas e memórias mais importantes da trajetória de cada casal.
“Acreditamos que o amor é construído nos detalhes e nas lembranças. Nosso objetivo é criar presentes que tenham significado e que continuem fazendo parte da história das pessoas mesmo depois da data”, destaca Luiza Gurgulino, diretora da marca.
Mais do que presentes, a Remembear aposta em experiências afetivas capazes de transformar o Dia dos Namorados em uma celebração cheia de identidade, memória e emoção.
Serviço: Remembear Local: QI 13 comércio local – Lago Sul Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h