
A capital modernista recebe especialistas para debater habitação, mobilidade e mudanças climáticas, Imagem: Ascom | CAU/BR
Brasília receberá a Conferência Internacional CAU 2025, que será realizada de 4 a 6 de setembro, reunindo arquitetos e urbanistas de cerca de 20 países. O evento, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com a AIA International e a AIA América Latina, contará com 120 palestrantes nacionais e internacionais e espera receber mais de 3 mil participantes.
A programação incluirá debates sobre habitação, mobilidade, mudanças climáticas, diversidade, licenciamento profissional, acessibilidade e gestão de escritórios, organizados em três eixos temáticos: Caminhos da Memória, Lugares do Cotidiano e Trajetórias da Inovação. O Palco Brasília, com capacidade para mil pessoas, abrigará as principais atividades; o Palco Alvorada terá 300 lugares para debates paralelos. Haverá ainda quatro salas temáticas, duas salas de cursos, a Sala Itapoã (Sinaenco), a Arena DF e uma feira de serviços e negócios.
Entre os palestrantes internacionais estão Kongjian Yu (China), Karl Fender (Austrália) e Richard Doll (Alemanha/EUA). Entre os brasileiros, Raul Juste Lores, Isabela Melnechuky e Lara Kaiser. Escritórios como Studio MK27, Königsberger Vannucchi, Natureza Urbana (São Paulo), Perkins&Will (Estados Unidos), 2Portzamparc (França), além de Gustavo Penna Arquitetos Associados (Belo Horizonte), Bloco Arquitetos (Brasília) e Jaime Lerner Arquitetos Associados (Curitiba) também participam, contribuindo para o intercâmbio de experiências locais e globais.
O evento integra o calendário de atividades do CAU/BR voltadas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (, que será realizada em novembro, em Belém (PA). “Nosso objetivo é mostrar como a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para uma agenda de desenvolvimento que responda aos desafios ambientais e sociais do nosso tempo”, afirma a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.
A conferência conta com o apoio das entidades do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR): Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Brasília como símbolo
Ao sediar a conferência, Brasília volta a ser espaço de reflexão sobre o planejamento urbano. A cidade completa 65 anos em 2025 e carrega em sua concepção – assinada por Lúcio Costa e marcada pelas obras de Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx – uma proposta de cidade projetada para o futuro. É esse mesmo espírito que a Conferência Internacional CAU 2025 pretende atualizar, discutindo os rumos das cidades em uma era de transformações.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Conferência Internacional CAU 2025. A participação é aberta a arquitetos, urbanistas, estudantes e demais interessados em debater o papel da arquitetura na construção de cidades mais inclusivas, resilientes e inovadoras.
As inscrições podem ser feitas no site oficial da Conferência Internacional CAU 2025.
Serviço
Conferência Internacional CAU 2025
Data: 4 a 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – Brasília (DF)
Realização: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)
Mais informações e inscrições: