VOA Festival agita o fim de semana no Parque da Cidade com 20 atrações musicais de todo o país 

Segunda edição do festival programa shows de BaianaSystem, Mariana Aydar e Mestrinho, Francisco El Hombre, BNegão, Josyara e mais 15 artistas nacionais, locais e DJs, no Estacionamento 12 do Parque

Além do evento, projeto também promove quatro oficinas gratuitas na área cultural, entre os dias 5 e 13 de dezembro, no IFB Brasília

DJ Liane de Olinda foto divulgação

O VOA Festival desembarca no Parque da Cidade nos dias 6 e 7 de dezembro para a sua segunda edição, trazendo uma programação que reúne 20 apresentações de diferentes estilos musicais. Um dos destaques é a BaianaSystem, que encerra o evento com a última performance do show “Nossa cultura em primeiro lugar”. Mariana Aydar e Mestrinho apresentam o premiado álbum de forró “Mariana e Mestrinho”, enquanto BNegão apresenta seu mais recente trabalho, “Metamorfoses Riddims e Afins”.

A programação inclui ainda talentos como Guilherme Cobelo e Gaivota Naves, Flávio Delli com Ane Êoketu, Ivyson, Los Sebozos Postizos, Josyara, e Moreno Veloso ao lado de Mãeana. Ainda outros grupos locais integram a programação, como o Samba Urgente e o Samba da Tia Zélia, e os DJs Criolina, Laine de Olinda, Perde a Linha e La Ursa.

O VOA é fruto de uma parceria entre a Formiga Produções, a Arquidesign e o Instituto IBRANOVA, com produção realizada pelo Grupo Mandala Produções. O festival conta com recursos do Ministério da Cultura e da LIC DF, patrocínio master da VIVO, Amgea e Ultrabox, e apoio do Sindicato dos Bancários, do Coletivo Honk e da Toska DSGN.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 60 pelo Sympla. Mais informações em https://www.voafestival.com.br/

OFICINAS DO VOA

Além dos dois dias de música, o VOA promove ainda uma série de oficinas formativas gratuitas, com o objetivo de estimular novos talentos e ampliar os conhecimentos de estudantes, profissionais e interessados na área cultural. Acontecendo entre os dias 5 e 13 de dezembro, no Instituto Federal Campus Brasília, as quatro atividades abrangem temas diversos ministrados por facilitadores com vasta experiência. Cada oficina conta com 15 vagas para pessoas acima de 16 anos.

Nos dias 5 e 12 de dezembro, será realizada a oficina “Roadie e Técnico de Palco”, ministrada por Marcel Papa, que oferecerá um panorama para quem deseja ingressar nos bastidores da produção musical e de eventos culturais. Já nos dias 9 e 11, das 8h às 10h, acontece a oficina “Planejamento Estratégico – O Sonho, a Matéria e a Entrega”, conduzida por Danielle Freitas, gestora e produtora cultural com ampla experiência em projetos de impacto. A atividade abordará sete passos do ciclo de planejamento cultural, capacitando os participantes a desenvolverem projetos sustentáveis, relevantes e de grande impacto social. 

Ainda nos dias 9 e 11, das 10h às 11h50, será realizada a oficina “Escrita Criativa para Projetos”, facilitada por Luciana Pacheco, arte-educadora e idealizadora da produtora sociocultural Epifania. Pensando em storytelling e escrita criativa, a oficina propõe uma abordagem de elementos técnicos e criativos na construção de projetos culturais. 

Finalizando os ciclos formativos, nos dias 10 e 13 de dezembro, também das 10h às 11h50, ocorre a oficina “Mobilidade Racista, Antirracista e Negra”, orientada por Paíque Duques Santarém, antropólogo e urbanista especializado em relações raciais e mobilidade urbana. A atividade discute a relação entre o racismo e a mobilidade no Brasil, analisando desigualdades históricas e contemporâneas, e introduz o conceito de Mobilidade Negra.

Todas as atividades são gratuitas, com capacidade máxima de 15 pessoas, e as inscrições estão abertas para estudantes do Ensino Médio, Tecnológico, Universitário e para demais interessados a partir dos 16 anos, através de formulário online.

Marcelo Papa foto divulgação

SERVIÇO – Segunda edição do VOA Festival
Quando:
 Dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 19h
Onde: Estacionamento Ana Lídia, anexo ao Estacionamento 12, Parque da Cidade
Ingressos: A partir de R$60 no link: https://www.sympla.com.br/evento/voa-festival/2693989

Atrações: 
Dia 6/12
DJs Pista Criolina (DF), DJ Laine de Olinda (DF), Flávio Delli (DF) convida Ane Êoketu (DF), Ivyson (PE), Samba Urgente (DF), Mariana (SP) e Mestrinho (SE), Francisco El Hombre (SP), Los Sebozos Postizos (PE)

Dia 7/12
DJs Pista Perde a Linha (DF), DJ La Ursa (DF), Cobelo (DF) convida Gaivota (DF), Samba da Tia Zélia (DF), Josyara (BA), Moreno Veloso (BA) convida Mãeana (RJ), BNgeão (RJ), BaianaSystem (BA)

SERVIÇO – Oficinas do VOA Festival
Quando:
 5 a 13 de dezembro
Onde: Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília
Público: Estudantes do Ensino Médio, Tecnológico, Universitários e demais interessados 
Idade mínima: 16 anos
Vagas: 60 vagas (15 vagas por oficina)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqWv_o513Fm9cDsf8HPcJd_H2dDOn9IZKFhmw_s1K-OzDtyw/viewform

GRATUITAS

OFICINA 1: Roadie e Técnico de Palco

Data: 05 e 12/12, das 10h às 11h50
Ementa: Ementa da Oficina:

Introdução às atividades práticas de roadie e técnico de palco, incluindo montagem, desmontagem e operação de equipamentos de som e luz . Técnicas de organização de palco e suporte técnico durante shows e eventos.

A oficina será teórica e prática, com demonstração de equipamentos, simulação de montagem e desmontagem de palco, além de exercícios práticos com mesas de som e iluminação

Facilitador: Marcel Papa

Minibio:Roadie e Produtor da banda Natiruts, Produtor Técnico do Bloco das Divinas Tetas, Empresário e Produtor da banda Orquestra Quadrafônica, Marcel Papa atua profissionalmente no mercado musical de Brasília há mais de 14 anos. Na área técnica, trabalha como produtor executivo, produtor técnico, técnico de guitarra, técnico de bateria e diretor de palco de diversas bandas de Brasília, Brasil e bandas internacionais quando estão em turnê no Brasil.Vagas:15
Público: Estudantes de Ensino Médio, Tecnológico, Universitários e demais interessados
Idade: Acima de 16 anos
Local: IFB Campus Brasília

OFICINA 2: Planejamento Estratégico – O Sonho, a Matéria e a Entrega

Data: 09 e 11/12, das 08h às 10h
Ementa: Abordará a concepção de projetos culturais, desde a ideia inicial até a entrega final. Os participantes serão introduzidos a sete passos essenciais: ideação, criação, elaboração, captação, execução, avaliação e monitoramento, com foco na sustentabilidade e impacto social.
Facilitadora: Danielle Freitas
Minibio: Mãe, gestora e produtora cultural com mais de 20 anos de ativismo em culturas populares. Fundadora do Fórum de Culturas Populares do DF e idealizadora de projetos socioculturais de alto impacto.
Vagas: 15

OFICINA 3: Escrita Criativa para Projetos

Data: 09 e 11/12, das 10h às 11h50
Ementa: A formação irá explorar o uso de storytelling e escrita criativa na elaboração de projetos, conciliando exigências técnicas de editais com elementos criativos, em um processo interativo e horizontal.
Facilitadora: Luciana Pacheco
Minibio: Arte-educadora e arteterapeuta, fundadora da produtora sociocultural Epifania. Desde 2016, trabalha com projetos voltados à literatura, escrita criativa e enfrentamento ao racismo.
Vagas: 15

OFICINA 4: Mobilidade Racista, Antirracista e Negra

Data: 10 e 13/12, das 10h às 11h50
Ementa: Serão analisadas as relações entre mobilidade urbana e racismo no Brasil, desde o período escravista até o presente. Aborda desigualdades raciais, movimentos sociais e o conceito de Mobilidade Negra, conectando concepções africanas e diaspóricas.
Facilitador: Paíque Duques Santarém
Minibio: Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Antropologia. Pesquisador especializado em mobilidade urbana e relações raciais, com ampla experiência em produção cultural e educação.
Vagas: 15

Deixe um comentário