Design autoral, arte e gastronomia produzidos no Distrito Federal

Nos dias 23, 24 e 25 junho, a Praça Central do Casapark recebe a primeira edição do Mercado TRANS.PA.REN.TE + ITINERANTE EM CASA de 2023. O evento que reúne designers autorais e artistas visuais contará, ainda, com expositores de produtos gastronômicos feitos artesanalmente. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a feira e a exposição abrem na sexta e no sábado, das 12h às 21h, e no domingo, das 12h às 20h. O Casapark fica noSGCV Sul Lote 22, Park Sul. Telefone: (61) 3403-5300.

Com curadoria de Gracilene Bessa, o mercado TRANS.PA.REN.TE e a mostra ITINERANTE EM CASA têm como objetivo mostrar uma produção diversa nos vários segmentos da economia criativa do Distrito Federal, tanto para os produtores locais que já tem um espaço no mercado como para aqueles que estão em início de carreira. Participam do mercado TRANS.PA.REN.TE as marcas By Verinha Canfran, Rackó Studio de Joias, Ana Costa Design de Joias, Dedim, Mariza Martins, Alecrim, Jane Inova, Ateliê Lilac, Zuleika de Souza, Orestes Vaz, Helyezer Ilustrador, Candango na Foto, À Mesa Décor, Piñon Torroneria, Glacê Petit Four, Go Fit Delícias, Doce Tentação, Sítio Mangabeira, L’umine, Villen, Ariê, Tuzi e Estúdio de Jardinagem,

Nesta edição, a mostra ITINERANTE EM CASAapresenta o trabalho de quatro artistas visuais de origens diversas que moram e produzem em Brasília. Alexandre Mares Guia, Chico Monteiro, Gab Dias e Taís Aragão. Por meio do desenho, da fotografia, da arte digital, da pintura e da gravura, os artistas abordam temas variados, como memórias e as relações entre espaço e tempo, a estética periférica, a religião e a tradição.

Sobre as artistas
Alexandre Mares Guia é um artista de 23 anos, nascido em Belo Horizonte residindo sua vida toda em Brasília. Ele utiliza o desenho, a fotografia, a pintura e a arte digital como meios e caminhos para vivenciar novas experiências, as quais vão adquirindo sentido à medida que são produzidas. Cada desenho realizado proporciona um caminho para a distorção de novas memórias e a criação de realidades que se conectam na passagem do espaço-tempo

Autodidata, Chico Monteiro é um artista mineiro radicado em Brasília. Seu trabalho transita entre o figurativo e o abstrato e tem como matéria prima cenas e personagens das artes, da mitologia, da religião ou figuras famosas em geral. Seja na pintura ou em suas gravuras, frequentemente se inspira na fotografia e na escultura ou em retratos para compor suas obras.

Taís Aragão é artista e pesquisadora periférica nascida em Manaus-AM e criada pela mãe, becos e vielas em Brasília-DF/ doutoranda e mestra em artes visuais (UnB)/ bacharela em teoria crítica e história da arte (UnB)/ bacharelanda em Artes Visuais (UnB). desenvolve trabalhos e projetos sociais relacionados a arte de rua, mulheres, negritude e estética da periferia.
Gab Dias é artista visual de Palmas, Tocantins e atualmente mora em Brasília. Graduou-se em Artes Visuais na Universidade de Brasília. Suas obras mostram o cotidiano: palavras ditas e não ditas, brasilidades, as peculiaridades da vida enquanto pessoa trans não-binária e negra. Já participou das exposições “Fragmentos Ordinários” (UnB), “Transmission UK” (Reino Unido), “IlustraDELAS” (Metrô Pátio São Bento, SP), e do VI Salão Palmense de Novos Artistas (Palmas, TO), participou do livro/exposição MUTHA (Museu Transgênero de História e Arte) e desenvolveu o projeto “Cultura Afro-brasileira nas Escolas” como educadora em escolas públicas do DF.

Serviço:
Mercado TRANS.PA.REN.TE + ITINERANTE EM CASA
Feira de arte, artesanato, gastronomia, moda, design, joalheria, jardinagem e inovação
Exposição de artes visuais | Alexandre Mares Guia, Chico Monteiro, Gab Dias e Taís Aragão
Curadoria | Gracilene Bessa
Quando| 23 a 25 de junho
Horário | Sexta e sábado, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Onde | Praça Central
Casapark
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Endereço | SGCV Lote 22, Brasília – DF
Contatos | +55 (61) 3403-5300
@casapark