

Com a noite final dedicada à degustação de vinhos italianos acompanhados de queijos premiadíssimos e produtos de charcutaria brasileiros, a edição de 2022 do ‘Vini d’Italia – Salão do Vinho italiano no Brasil’ chegou ao fim no dia 19 de outubro.












Mais de 200 rótulos de 15 regiões italianas, dez dos quais estavam sendo apresentados pela primeira vez no mercado brasileiro, foram oferecidos a um público seleto de operadores do setor vinícola.

























Os dois dias de apresentações, debates e degustações realizados na Sala Nervi da Embaixada da Itália envolveram um total de cerca de 400 profissionais e especialistas do mundo do vinho, que contribuíram para fortalecer os laços comerciais entre os dois países e o compromisso de uma maior promoção da cultura do vinho em um mercado, o brasileiro, que o analista especialista Felipe Galtaroça descreveu como “jovem e em contínua expansão”.










Diego Bertolini, fundador da plataforma EducaVinhos, mostrou a “ligação muito estreita” entre a imigração italiana para o Brasil e o desenvolvimento da produção de vinho no país na segunda metade do século XIX. Um setor que nos últimos anos também tem visto o surgimento de “realidades interessantes com grande potencial” em outras áreas do país além daquelas historicamente consolidadas no sul do Brasil.









