
Mais de 20 mil pessoas já participaram da experiência gratuita, que encerra sua temporada no Planetário de Brasília nesta quinta-feira, 22 de maio
O projeto Viagem na Via Láctea está em seus momentos finais no Planetário de Brasília. Após meses de programação gratuita, mais de 20 mil visitantes já viveram a experiência imersiva que combina ciência, arte e tecnologia para explorar os mistérios do universo. Tanto a exposição fotográfica interativa quanto o simulador imersivo — que utiliza realidade virtual e efeitos sensoriais para levar o público a uma jornada lúdica e educativa pelas estrelas — estarão disponíveis até o dia 22 de maio.
A exposição, acessível 24 horas por dia na área externa do Planetário, reúne 28 imagens reais do sistema solar captadas pela NASA, exibidas em totens sustentáveis alimentados por energia solar. A mostra convida o público a refletir sobre o cosmos, os avanços da ciência espacial e a possibilidade de vida fora da Terra.
“A proposta do projeto é aproximar as pessoas da Astronomia, despertando encantamento e curiosidade de forma acessível e sustentável. Ficamos muito felizes com a adesão do público ao longo desses meses. Essa é a última oportunidade para quem ainda não vivenciou essa jornada pelo espaço”, destaca Melissa Viana, curadora da iniciativa.
Realizado pelo Instituto Organizacional Federal (IOF), em parceria com o Instituto Pra Vida e com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), o projeto foi planejado para atender a todos os públicos, com recursos de acessibilidade como narração e legendas para pessoas com deficiência visual e auditiva, além de estrutura adaptada para cadeirantes.
Serviço:
Viagem na Via Láctea
Data: até 22 de maio de 2025
Simulador: 13h às 19h
Exposição: 24h por dia
Local: Planetário de Brasília – área externa
Classificação: livre
Entrada gratuita