A TERNURA DO CONCRETO exposição individual de Emmanuel Lenain

A Galeria Karla Osorio apresenta A TERNURA DO CONCRETO primeira exposição em Brasilia do francês Emmanuel Lenain nas galerias IV e V

Serão 30 (trinta) fotografias, a maioria inéditas e fruto da pesquisa realizada no Brasil e na Índia com olhar apurado sobre a arquitetura brutalista pelo diplomata e fotógrafo francês, atualmente radicado no Brasil.

Sobre a exposição – depoimento do artista

A TERNURA DO CONCRETO

«Não sou daqueles que têm medo do brutalismo. Muito pelo contrário: o concreto, quando manuseado pelos maiores arquitetos, sempre me pareceu delicado. Ela permite curvas sensuais e vertiginosas, a alternância de vazio e plenitude, um mergulho na solidão e no devaneio. O concreto permite organizar uma tensão permanente, quase musical: o retângulo se opõe à curva, as arestas vivas aos perfis suavizados, o estático ao fluido, o repouso ao movimento. Aqui e ali, edifícios com verticalidade e horizontalidade rigorosas contrastam com a liberdade de uma rampa curva. E como muitas vezes acontece, dos opostos surge uma certa harmonia. Portanto, não é uma obra documental. A abordagem é totalmente subjetiva. Uma fotografia arquitetônica não é necessariamente um levantamento topográfico: pode ser a expressão de uma emoção. Os edifícios como um todo me interessam menos do que os detalhes arquitetônicos que, retirados de seu contexto, adquirem uma dimensão poética »

Sobre o artista

Diplomata de carreira, Emmanuel Lenain nunca deixou de se dedicar a uma exigente prática fotográfica, documentando as mudanças do mundo, em particular as da paisagem das megalópoles, através de composições a preto e branco tão rigorosas quanto poéticas.

Nos últimos anos, sua criação evoluiu para imagens mais abstratas e abertas, que não contam toda a história imediatamente, deixam espaço para reflexão e imaginação e podem até causar alguma ansiedade no espectador. Seu trabalho foi exibido na França e na Índia.

Entrou para as coleções de grandes instituições como a Maison Européenne de la Photographie (MEP) em Paris e deu origem a dois livros (“As Grandes Obras”; “Da França à Índia” em colaboração com o grande fotógrafo indiano Raghu Rai). Participou de inúmeras exposições em diversos paises. Veja aqui links para algumas delas:

https://prussianblue.fr/la-chine-en-mouvement-demmanuel-lenain/

https://www.mep-fr.org/event/photographe-2e-metier/

https://www.platform-mag.com/art/nature-strikes-back-photographs-by-emmanuel-lenain.html

Sobre a galeria

Criada em 2017, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo.

Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília, amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa, possui escritório em São Paulo.

Foto Emmanuelle Lenain

Serviço:

Abertura, terça-feira, dia 29 de abril, Coquetel 17-21h Pavilhão II (galerias 4 e 5)

Em cartaz até 10 de julho de 2025

Visitação: segunda a sexta, 9h- 18h30, sábados 9h-14h30

A entrada é gratuita, mediante agendamento prévio por telefone, email, DM no Instagram ou WhatsApp.

Contato: artista Emmanuell Lenain

Email: emmanuel.lenain@hotmail.com Whatsapp +5561994117970

Deixe um comentário