
Projeto encerra programação com pocket show com os pianistas Raíssa Miranda e Victor Hug, na sexta-feira (26), mas mantém piano disponível para interação dos usuários até o fim do mês
O projeto Piano no Metrô entra em sua última semana de atividades na Estação Guará do Metrô-DF, consolidando uma experiência de ocupação cultural que transformou o espaço de circulação diária em ponto de encontro com a música ao longo de todo o mês de junho. Embora a programação artística chegue ao fim com um pocket show na sexta-feira (26), o piano permanecerá disponível para o público até terça-feira (30), permitindo que usuários continuem interagindo livremente com o instrumento.
Na sexta-feira (26), às 17h30, o espaço recebe a pianista Raíssa Miranda para um pocket show, como convidada do também pianista e idealizador do projeto Victor Hugo, que também se apresenta dentro da programação de encerramento do projeto. A apresentação propõe um percurso musical que conecta tradição e contemporaneidade, com repertório que inclui obras de compositores como Mozart, Chopin, Villa-Lobos e
Ernesto Nazareth, além de referências da música para cinema e do minimalismo contemporâneo.
Ao longo de todo o mês, a Estação Guará se transformou em um ambiente de convivência cultural, onde passageiros puderam não apenas assistir às apresentações, mas também sentar ao piano e experimentar o instrumento, seja por quem já possui familiaridade musical ou por curiosidade e vontade de descobrir seus sons pela primeira vez. A proposta reforça o caráter democrático do projeto, ao aproximar o piano de um
público diverso em meio à rotina urbana.
Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e do programa Cultura n Metrô, o Piano no Metrô busca ampliar o acesso à música e incentivar a formação cultural por meio da vivência prática com o instrumento. Idealizado e com curadoria artística do pianista, compositor e arranjador Victor Hugo Queiroz Porto, o projeto nasce da ideia de retirar o piano do espaço formal e inseri-lo no cotidiano das pessoas. “A ideia do Piano no Metrô nasce do desejo de tirar o piano do espaço formal e aproximá-lo da vida cotidiana, onde ele possa ser descoberto de forma espontânea por qualquer pessoa”, afirma o idealizador.
Além dos pocket shows, o projeto contou com um estande equipado com piano e o minicurso gratuito Inicialização ao Piano, composto por sete videoaulas disponibilizadas em formato físico e digital, incentivando o primeiro contato com o instrumento dentro da própria estação. Inspirado em iniciativas internacionais de ocupação cultural de espaços públicos, o projeto adapta a experiência dos pianos urbanos à realidade do Distrito Federal, aproveitando o fluxo intenso de passageiros para promover acesso à arte e à educação musical.
Com o encerramento da programação artística na sexta-feira (26), o Piano no Metrô segue ativo até terça-feira (30), mantendo o piano aberto ao público como último convite à experimentação e à descoberta musical dentro da estação.
Serviço
Piano no Metrô – Estação Guará (última semana de funcionamento
Estação Guará – Metrô-DF
Piano disponível para o público: até 30 de junho de 2026 (terça-feira)
Pocket show de encerramento com Raíssa Miranda
26 de junho de 2026 (sexta-feira) 17h30