Produtores da série “Favela.doc” participam de rodada de negócios no Taiwan Creative Content Fest 2025

Foto divulgação

Amanda Bittar e Guilherme Tavares representam o Brasil no evento que acontece em Taipei e reúne os principais players do audiovisual mundial entre os dias 4 e 7 de novembro

Os brasilienses Amanda Bittar e Guilherme Tavares, produtores executivos da série documental Favela.doc, representam o Brasil e Distrito Federal no Taiwan Creative Content Fest (TCCF) 2025, um dos maiores eventos do mercado audiovisual asiático, que acontece de 4 a 7 de novembro, em Taipei, Taiwan. A participação é apoiada pelo Programa Conexão Cultura DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Os profissionais acompanharão a programação, participando das rodadas de negócios do festival, que conecta criadores de conteúdo a players internacionais representantes de plataformas de streaming, canais de TV, além de distribuidoras.

Atualmente em fase de pós-produção, o Favela.doc é uma coprodução entre a Um Nome– Agência Criativa e a Odun Filmes, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Gravada ao longo de 2024 no DF, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, a série faz uma radiografia da música de favela brasileira, percorrendo o país por meio de estilos como funk, trap, grime/drill, tecnobrega, bregafunk, R&B e o pagode baiano, tendo como fio condutor o protagonismo das comunidades periféricas na inovação sonora e na construção da identidade nacional.

A presença no TCCF marca um momento estratégico para o projeto, que busca parcerias internacionais e janelas de exibição capazes de garantir circulação global à série. Em 2024 o evento contou com mais de 1.700 profissionais da indústria de 35 países resultando na facilitação de 3.200 reuniões. O festival é reconhecido por impulsionar negociações, coproduções e oportunidades de difusão entre o mercado asiático e o resto do mundo.

Para os produtores, o TCCF representa também a chance de apresentar a cultura das favelas brasileiras sem filtros ou estereótipos, dialogando com um público internacional disposto a enxergar o país a partir de novas perspectivas – compreendendo as periferias do país para além dos quadros da violência largamente reproduzidos.

Com direção de Viviane Ferreira, que também esteve à frente de “Ó Paí, Ó 2”, Favela.doc reúne uma equipe majoritariamente negra e periférica, com nomes como Melina Bomfim na codireção, Flávio Rebouças na direção de fotografia e Ada Souza na montagem. Entre os personagens retratados estão as cariocas Deize Tigrona e N.I.N.A, o grupo soteropolitano TrapFunk&Alívio, o paulista DJ Mu540, Rayssa Dias do Recife, Maderito de Belém, Filhos de Dona Maria e Margaridas do DF, representando a pluralidade musical e territorial das favelas brasileiras.

Em setembro, o Favela.doc teve seu primeiro episódio exibido, em formato de teste de audiência, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil, dentro da programação gratuita do Festival Paredão Ocupa Museu.

SERVIÇO – Favela.doc no Taiwan Creative Content Fest 2025
Data: 4 a 7 de novembro de 2025
Local: Taipei Nangang Exhibition Center – Taipei, Taiwan
Participação: Amanda Bittar e Guilherme Tavares (produtores executivos)
Atividade: Rodadas de negócios e pitching sessions da série Favela.doc
Mais informações: @faveladoc | @favelasounds

Deixe um comentário