ESCULTÓRIAS | Poesias da Matéria | de Leandro Gabriel

Foto divulgação

De agosto a novembro de 2025, o Jardim das Esculturas da CAIXA Cultural Brasíliarecebe a mostra Escultórias | Poesias da Matéria, individual inédita do artista Leandro Gabriel na capital federal. Com curadoria de Léia Lemos, a mostra reúne 16 esculturas produzidas com ferro reaproveitado que revelam a  trajetória do artista entre o desenho, a palavra e a tridimensionalidade. A exposição abre ao público no dia 26 de agosto às 17h, e fica em cartaz até o dia 30 de novembro. A visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca e livre para todos os públicos. A CAIXACultural Brasília fica no SBS Quadra 4, Lotes 3 / 4.

“As esculturas germinam do esboço rabiscado entre o vivido e o fabulado. A exposição é extensão desse fazer poético: ao ar livre, em diálogo com o chão e os olhos da cidade”, afirma a curadora Léia Lemos. As obras ocupam o espaço ao ar livre como corpos porosos, absorvendo o entorno e dialogando com o público de forma sensível. Mais do que representar formas naturais, como árvores e barcos, Leandro nos convida a refletir sobre como crescemos, nos movimentamos e deixamos marcas no mundo.

Leandro Gabriel iniciou sua carreira nas artes plásticas pela pintura e pela letra urbana. Mas foi na escultura que encontrou a linguagem capaz de traduzir seu gesto poético: uma escuta da matéria. As obras expostas — criadas entre 2010 e 2013 — pertencem às séries Pé de quê? e Embarcações, que tratam, respectivamente, das relações com a terra, o tempo e a memória, e do desejo de travessia, deslocamento e reinvenção. “São corpos pesados, porém nascentes, respirando o tempo em cada dobra e solda. Não são meras representações da natureza. Suas ramagens não obedecem a um plano rígido, mas à escuta atenta da matéria”, completa a curadora. 

Sobre o artista

Leandro Gabriel é graduado em Educação Artística pela Escola de Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais (1990 e 1994) e possui pós-graduação em Arte Educação pelo Centro de Pesquisa de Minas Gerais (1996). Ele é o idealizador e gestor do Viaduto das Artes no Barreiro, Belo Horizonte, um projeto de democratização da arte que revitalizou um viaduto abandonado, criando uma galeria de arte, biblioteca e ateliê de esculturas. O espaço é de acesso gratuito e atende à comunidade local por meio de visitas, oficinas e palestras. Desde 2016, Leandro é diretor da Cará Produções, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais, curatoriais e de design. Ele trabalha de forma integrada e multidisciplinar na concepção, pesquisa, elaboração, produção, gestão, coordenação e consultoria de projetos culturais e publicações, especialmente nas artes visuais. Além disso, elabora projetos para leis de incentivo e editais, atuando em parceria com artistas, curadores, museólogos, pesquisadores, historiadores da arte, arquitetos, instituições culturais, designers, gestores culturais e patrocinadores públicos e privados.

Sobre a curadora 

Léia Lemos é curadora, artista visual e produtora cultural. À frente da Magnólia | Produtos e Artefatos Culturais, atua na concepção, desenvolvimento e realização de iniciativas que promovem a cultura, com foco em música, artes visuais e experiências imersivas. Graduada em Artes Plásticas e Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), acumula cerca de 10 anos de experiência na produção de eventos, exposições de arte, programas educativos e gestão financeira de projetos culturais. Ao longo de sua trajetória, participou da produção e assistência de importantes exposições e eventos em espaços renomados como CCBB Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, Museu Nacional da República, CaixaCultural e Centro Cultural TCU. Seu trabalho une sensibilidade artística, inovação e estratégia, conectando marcas, artistas e públicos por meio de ações autênticas e impactantes.

45 anos de CAIXA Cultural 

Em agosto, a CAIXA Cultural está completando 45 anos de existência. A primeira unidade fundada foi a CAIXA Cultural Brasília, e as demais unidades encontram-se em Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A exposição “Escultórias – Poesias da Matéria” faz parte da programação especial que foi planejada para esse marco tão importante. Um mês inteiro de celebração com eventos que passam por vários segmentos: shows e festival musical, novas exposições, mostra teatral e muito mais.

Mais informações sobre toda a programação serão disponibilizadas no site da CAIXACultural (http://caixacultural.gov.br/) e @caixaculturalbrasilia no Instagram.

Serviço:

Escultórias | Poesias da Matéria 

De Leandro Gabriel

Curadoria | Léia Lemos

Abertura | 26/08 | 17h

Onde | Jardim das Esculturas

              CAIXA Cultural Brasília

              SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF

Visitação | Até 30/11

                    De terça a domingo, das 9h às 21h

Classificação Indicativa | Livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Informações | (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

                https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/default.aspx

Entrada | Franca

Produção | Magnólia | Produtos e Artefatos Culturais

Patrocínio | CAIXA e Governo Federal

 

Deixe um comentário