
Brasília se prepara para receber, no dia 23 de agosto, a segunda edição do Festival Cordas da Vida, um evento gratuito dedicado à valorização da viola caipira,instrumento símbolo da cultura popular brasileira. Com uma programação que mescla tradição e inovação, o evento reunirá dez atrações de diferentes gerações e estilos, celebrando a riqueza sonora e histórica desse instrumento.
O festival será realizado em Vicente Pires, com entrada gratuita, e trará ao palco grandes nomes da viola, como Zé Mulato e Cassiano, Júlia & Gaby Viola, Arthur Noronha, Galvan & Galvãozinho, entre outros. Os shows vão do sertanejo raiz às composições contemporâneas, passando por folias de reis, catira e performances instrumentais de alta técnica.
“O objetivo do Festival Cordas da Vida é promover artistas que fazem da viola caipira sua principal forma de expressão. A viola não é apenas um símbolo do campo, ela é um instrumento vivo, que evolui, se moderniza e conquista novos espaços — inclusive urbanos e contemporâneos”, destaca Mariano, produtor do evento e violeiro da dupla Macedo & Mariano.
Mariano ressalta ainda que o termo “caipira” carrega a força das raízes brasileiras e influencia diversos gêneros, como MPB, rock e a música instrumental moderna. “A viola traz a história do Brasil em suas cordas, mas também aponta caminhos para o futuro.”
Acessibilidade e transmissão
O festival contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo o acesso de pessoas com deficiência auditiva. Além disso, todos os shows serão transmitidos ao vivo pelo canal Cordas da Vida no YouTube.
O II Festival Cordas da Vida é uma realização da produtora Cordas da Vida com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Sobre os Artistas
Arthur Noronha
Natural de Goiânia (GO), é cantor, compositor e instrumentista. Desde 2012, vem se destacando pela técnica apurada e por apresentar novas roupagens à viola caipira, com um estilo visual e musical inovador. Conhecido como “O Mago da Viola”, é uma das principais referências da nova geração de violeiros no Brasil.
Dayane Reis
Natural de Urucuia (MG) e radicada em Brasília, é violeira, cantora e compositora. Destaca-se por representar a força feminina na viola caipira, com composições autorais que valorizam as raízes e histórias do sertão. É autora do álbum “Ela Só Toca Modão” e participou da curadoria do projeto Viola em Canto de Mulher.
Galvan & Galvãozinho
Com mais de 40 anos de carreira, são reconhecidos como “os Reis da Catira”. A dupla representa a síntese da música tradicional goiana, mesclando folias, pagodes e toadas com forte influência indígena, africana e europeia. Mantêm viva a tradição herdada de gerações anteriores, como Vieira e Vieirinha.
Irmãos Vieira – Folia de Reis e Catira
Com mais de 100 anos de tradição familiar, a Folia de Reis Irmãos Vieira, de Bonfinópolis (MG), é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira. Agraciados com o prêmio Voa Viola, levam aos palcos a devoção e a musicalidade da folia de reis com autenticidade e força histórica.
Júlia & Gaby Viola
Primas e jovens promessas da música sertaneja raiz, GabyViola, de 17 anos, iniciou sua trajetória aos 9 anos com o pai; e Júlia Soares, de 16, traz a influência da família e da cidade natal, Buritis (MG). Juntas, encantam com vozes afinadas, carisma e um repertório dedicado ao modãocaipira.
Marcos Violeiro & Baltazar
Naturais de Uberlândia (MG), ambos com prolongada experiência artística individualmente, decidiram se juntar em 2014. E apesar de recente, a dupla já percorreu os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e agora desembarcam no Distrito Federal apresentando um repertório envolvente.
Os Caras do Modão
Formada por Ênio Lima e Gustavo Neto, a dupla interpreta clássicos do sertanejo raiz com arranjos vigorosos de viola. O repertório homenageia nomes como Tião Carreiro& Pardinho e Tonico & Tinoco, além de composições próprias que preservam a estética do modão de viola.
Pâmela Viola & Karoline
Revelações da música caipira do Mato Grosso, sãonaturais de Poxoréu. Com visual marcante e repertório fiel à tradição sertaneja, unem juventude e autenticidade. Pamela assume a primeira voz e Karoline a segunda, numa dupla que resgata clássicos e propõe novas leituras da viola.
Zé Mulato & Cassiano
Iniciaram a carreira em 1978 e somam mais de dez álbuns lançados, com destaque para os prêmios SHARP, SHELLe Prêmio da Música Brasileira. Em 2018, apresentaram-se ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, em comemoração aos 40 anos da dupla, que é referência na música caipira de alta qualidade, com letras poéticas sobre o cotidiano e o Brasil profundo.
Serviço
II Festival Cordas da Vida
Data: 23 de agosto (sábado)
Local: Vicente Pires – Rua 4, esquina com a rua 8, descendo o Posto Ipiranga da rua 5
Horário: A partir das 16h
Entrada franca com transmissão ao vivo no Canal Cordas da Vida no YouTube