
Candangos na construção dos primeiros prédios de Brasília — Foto: Arquivo Público do DF
Iniciativa do Arquivo Público do DF traz imagens inéditas da construção da capital e relatos de trabalhadores. Exibição será na Casa de Chá e terá distribuição de pipoca.
Você conhece a história de Brasília?
Construída aproximadamente em 3 anos, a cidade foi inaugurada em 1960.
Em celebração dessa história um documentário do Arquivo Público do Distrito Federal será exibido gratuitamente – com direito a distribuição de pipoca – no próximo sábado (28), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes
Com direção de Whalter Neto, o documentário “Brasília, 65 anos”– Do Sonho ao Concreto: Heróis Anônimos” foi feito a partir e um processo de recuperação e digitalização de películas cinematográficas guardadas pelo arquivo.
As imagens são inéditas, com relatos dos trabalhadores que participaram da construção de Brasília.
A exibição deste sábado (28) também celebra um ano da inauguração da nova Casa de Chá.
Como garantir ingressos
- Data: sábado (28/6)
- Horário: 1ª sessão às 16h30; 2ª sessão às 18h
- Ingressos: retirada gratuita no site do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/aniversario-de-1-ano-da-casa-de-cha/3001037?share_id=whatsapp&referrer=www.agenciabrasilia.df.gov.br&referrer=sympla.queue-it.net
- Até 27/06
- Onde: Casa de Chá Senac-DF, Praça dos Três Poderes
A construção de Brasília começou em 1956, impulsionada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que queria transferir a capital do país para o interior.
O projeto urbanístico foi escolhido por meio do Concurso Plano Piloto, vencido por Lúcio Costa, enquanto Oscar Niemeyer ficou responsável pelos principais edifícios. A cidade foi erguida em tempo recorde: em menos de quatro anos, com inauguração em 21 de abril de 1960.
Milhares de trabalhadores, conhecidos como “candangos”, vieram de várias partes do Brasil para participar da obra.
As condições eram precárias, com jornadas exaustivas e poucos equipamentos de segurança. Acidentes eram frequentes, e há relatos de que alguns alguns operários mortos teriam sido concretados nas estruturas, embora não haja provas oficiais.
Mesmo com os desafios, Brasília se tornou um marco da arquitetura e do urbanismo moderno no país.
Por Letícia Sena, g1 DF — Brasília