
Sob o tema “Memória, Design e Futuro”, a 3ª edição do evento celebra a potência criativa do design como programação diversificada
BDW25 | Design que conecta. Design que transforma.
A Brasília Design Week 2025 (BDW25) convida para um mergulho criativo no design brasiliense e brasileiro como potência de transformação, estimulando o olhar sobre o passado, memória e futuro. Entre os dias 18 e 24 de junho, mais de 40 ações gratuitas ocuparão o Museu Nacional da República e diversos pontos da cidade com exposições, feiras, oficinas, rodas de conversa, desfiles, circuitos urbanos e muito mais.
“A Brasília Design Week é composta por várias ações. Ela pretende movimentar a cidade como um todo, com várias ações acontecendo em vários pontos da cidade. E existe a possibilidade dos designs, dos arquitetos, dos criativos participarem de cada uma dessas ações”, destaca Caetana Franarin, idealizadora da Brasília Design Week. “No ano passado, mais de 20 mil pessoas visitaram participaram da exposição, dos circuitos e de todas as ações”, acrescenta.
Com raízes profundas na identidade cultural brasileira e olhos voltados para o futuro, o evento celebra a diversidade criativa do país, do artesanato ancestral à inovação em mobiliário, da arte indígena à tecnologia, da memória coletiva ao gesto contemporâneo. A BDW25 reforça o design como linguagem viva da brasilidade: inventiva, afetiva, sustentável e transformadora.
Este ano, o tema central da BDW é “Memória, Design e Futuro”. A exposição que conceitua a mostra de 2025, “Horizonte em Risco”, propõe uma reflexão urgente: que futuros queremos desenhar? Com curadoria de Nina Coimbra, apresenta objetos e mobiliário de design autoral de todo o território nacional que traduzem a nossa identidade e como ela dialoga com temas que permeiam e constroem nossos horizontes. Como o design risca novas paisagens, realidade e futuro. Estarão em exposição mesas, poltronas, esculturas, tapeçarias e cadeiras de designers locais e nacionais.
O elenco local é composto por André Neves (Cadeira Reni e Mesa lateral Polaris); Ateliê Sumaúma – Larissa do Vale (Mesa lateral Torre); Azo Collab/Cia do Lacre (Poltrona Brasiliense); Camilla Monturil e Raquel Chaves (Poltrona Uirá); Cia do Lacre; Cinema Urbano – Liz Sandoval com coautoria de Raquel Chaves (Banco Paisagens Radicais); Daisy Barros (Tapeçaria Casca); Daniel Negreiros (Mesa Tivoli); Daniela Caparelli (Mesa Arco e Vaso Arco); Danilo Vale (Balanço T e Espelho Pelle); Desirée Feldmann (Relógio à prova do tempo); Diego Bressani (Chapa 402, Chapa 208, Chapa 437, Chapa 174 e Chapa 118); Dimitri Lociks (Banco Blom Grande, Aparador Blom e Mesa de Centro Elo); Eduardo Daniel de Souza (Banco Estrela, Caixa Escriba, Estojo Mimo e Paganini); Fabiana Ungareti (Suporte de Piso M26, Suporte de Piso p21, Vaso de Barro Reto G com Espada de São Jorge e Vaso de Barro Reto M com Espada de São Jorge); Felipe Laraia (Copo Csa, Copo de espresso Casa, Cumbuca M Casa, Cumbuca P Casa, Prato Oval Casa, Xícara Chá Casa e Xícara de expresso Casa); Felipe Zorzeto (Mesa de cabeceira Ella e Poltrona Zé); Fluides Cerâmicas (Memória); Guava Estúdio (Luminária LDK01 e Tray Carregadora – TDK01); Ismael Ricardo (Mesa lateral Passa Forma); Israel Hora; Jader Rodrigues (Banco Jota); Lucas Caramés (Poltrona Cìes e Mesa de Centro Mirante); Marcelo Bilac; Marja de Sá (Loop.BR); Murilo Segatti (Cadeira Nau); Mutum (Luminária Piloto); Natteca (Banco Mosaico e Bandeja Continente Preta); Nina Coimbra; Patricia Bagniewski (Espelho Pipa); Rafaela Gravia e Débora Costa (Poltrona Catê e Mesa Tônica); Raquel Chaves (Mesa Quinta e Cadeira Bubu); Rick Hudson; Rogério Reis (Jaspe Terral); Samuel Lamas (Mesa de centro Julie e Cadeira Frida Outdoor 2025); Thaís Fread; e Tiago Lucas e Cabaré Místico (Luminária BDW).
Já o elenco nacional conta com Ale Salles (Mesas Ibejis); Ana Neute (Guarda-chuva); Assimply/Iro Studio (Mesa Plano); Bruno Camarotti (Escultura Juazeiro); Daniel Bernardinelli (Majé); Dimitrih Correia; Enzo Bailoni (Poltrona Colmeia); Erico Gondim (Nautilus e Ostra – Coleção Bichos); Estúdio Galho (Darco); Estúdio Guá (Banco Guêra); Fabiana Queiroga (Escada Acúleos); Gabriel Freitas (Bar Frisson e Luminária Postal); Giovanna Arruda (Luminária Zito e Poltrona Oricuri); Gustavo Bittencourt (Mesa de Centro Calo); Guto Requena (Coleção Era Uma Vez); Jay Boggo (Banco Tatámirim — Fogo Grande e Escultura Tatáguasu — Fogo Grande, Fogo Sagrado); Luciano Costa Estúdio (Vaso Icarus I e Vaso Icarus II); Marcelo Rosenbaum (Mundaú); Marcus Camargo (Terra Flor); Maria Helena Emediato (Guardado em Mim); Matheus Solka (Banco Ginete); Nadezda Mendes da Rocha (Paulistano Xingu 06/08); Nicholas Oher (Cadeira Perola); Obj Estudio (Poltrona Memo); Pedro Galaso (Mesa de centro e Mesas de Apoio Seixos); Pedro Leal (Pebolim Arantes); Philipe Fonseca (Poltrona Trono); Rodrigo Ambrósio (Imperial); Rodrigo Ambrósio/Domingos Tótora (Banco Estação); Victor Leite (Mesa de Centro Açores); Viola Arc (Light the Void); Wagner Trindade (Grilhões e Banco Nina); Welison Santos (Poltrona 308); e Yankatu (Cadeira Cocar).
Exposições Convidadas
“Sherwin-Williams apresenta: Viva Janete!”. A exposição é um tributo à arquiteta e designer que revolucionou o olhar sobre o popular, o artesanal e o moderno no Brasil. A exposição mergulha em seu pensamento criativo, conectando sua obra à valorização das raízes culturais brasileiras.
A pernambucana será homenageada por meio da paleta Cores de Janete, uma coleção desenvolvida em parceria com Lúcia Santos, Mario Santos e Roberta Borsoi, filhos da artista, e com direção criativa do designer Rodrigo Ambrósio. Ao todo, são 12 tonalidades, sendo seis desenvolvidas exclusivamente para o tributo e outras seis a partir do catálogo da Sherwin-Williams.
“Há aqui uma mistura de tons quentes, terrosos e vibrantes que, além de remeterem ao artesanato e à cultura brasileira, traduzem a alegria e o aconchego dos lares do nosso país”, revela Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams.
O resgate também é feito por meio dos traços marcantes no design de mobílias e objetos de Janete Costa, com a exposição de peças autorais, como Banco Rio, Chaise Lucia e Poltrona Cláudia.
“Design + Indústria” é um dos destaques da edição deste ano. A mostra de mobiliário brasileiro, foi recém apresentada na DW Milão pela Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). Direto do circuito internacional para Brasília, a mostra exibe criações que traduzem sofisticação, inovação e identidade — peças que levam a assinatura do design nacional ao mundo.
“Mais do que uma exposição de mobiliário, a mostra Design + Indústria materializa os resultados de uma estratégia de longo prazo voltada ao estímulo da inovação, da sustentabilidade e da agregação de valor na indústria nacional”, explica a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Nesse contexto, a mostra reúne criações autorais desenvolvidas por designers e fabricantes de móveis de diferentes partes do Brasil, conectados a partir do programa homônimo – Design + Indústria –, que atua a partir de uma lógica colaborativa que alia excelência produtiva, criatividade, responsabilidade socioambiental, além de diversidade e identidade nacional como diferenciais estratégicos. A iniciativa é parte do Projeto Brazilian Furniture, fomentando a competitividade e a internacionalização de marcas do setor.
“Horizonte em Risco: Artesanato & Joalheria” tem curadoria de Cris Malheiros e Pati Herzog e peças produzidas por artesãos do Distrito Federal e do Vale do Jequitinhonha. Em colaboração com a loja Paiol, a exposição celebra o fazer manual como herança cultural e força inventiva. São objetos que revelam a alma do Brasil: afeto, memória, gesto e reinvenção.
O elenco é formado por criadores que exploram as texturas do tempo e os contornos do amanhã, compondo uma criação manual como um ato de resistência e renovação. São eles: Raquel Gebrim (Brinco Folhas), Mariza Martins (Brinco Tentáculos), Jader Rodrigues (Cadeira Be), Fernanda Veras (Colar Cobra Coral), Joana VP (Colar Flor), Nazareth Pinheiro (Colar Pantoscorpo), Thais Fread (Colar Reina), Israel Hora (Colar Sobro de Barro), Luiza Nunes (Coleção Jaca), Daisy Barros (Meu Chão Meu Cerrado), Tunico Lages (Escrivaninha Piano), Anísia (Garrafa Rústica), Pati Herzog e Iraci Ribeiro (Luminária Brasil), Bruna Zanatta (Painel Aprodundamento), Maria Aparecida (Vaso Bico), Fluides Cerâmica (Vaso Dual) e Tereza (Varo Furo).
“Horizonte em Risco: Exposição de Arte”, com curadoria de Flavia Rangel, é uma mostra que tece poéticas visuais entre passado e presente, com obras que vão do século XX a artistas contemporâneos. A exposição propõe um olhar sensível sobre o tempo e suas camadas, costurando o design à arte com irreverência, crítica e imaginação.
Dividida em três seções, a exposição se inicia pela Distopia que traz a influência de dois conceitos: a importância da negatividade presente na filosofia de Byung-Chul Han e os ensinamentos de Mário de Andrade de que o passado é lição para refletir. A segunda seção, que recebe o nome de Fantasia, se aproxima mais da psicanálise, entendendo a fantasia e a ludicidade como meios de proteção dos sujeitos que, de alguma forma, se esquivam de algumas lembranças e acabam por fazer uso de mecanismos criativos para inventar memórias e criar narrativas possíveis de serem acessadas. Por fim, a seção de Futuros é um convite à reflexão sobre a construção de narrativas futuras. Quem contará a nossa história?
Entre os artistas convidados estão Daniele Rodrigues (Sem Título), Eduardo Moraes (Até Quando), Érico José (A Descrição das Doenças da Alma, Cena Traiçoeira, O Olhar Estrangeiro e Sonhos do Filho do Açougueiro), Rayza Mina (Noite Escura) e Valéria Pena (Gritinhos).
Programação extensa
Além das exposições convidadas, a BDW25 conta com a participação de instituições de ensino superior através de trabalhos expostos no Museu Nacional da República e rodas de conversa envolvendo representantes da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e Universidade Católica de Brasília (UCB).
Com uma programação ainda mais diversificada neste ano, serão realizadas diversas oficinas técnicas, troca de experiências com a Collab do Ateliê Texturas para aprendizado de criação de biomateriais, além de palestras e talks com profissionais renomados da arquitetura e do design como Bruno Faucz, Esther Schattan, Ana Neute e Sérgio Matos. E rodas de conversa com representantes da Adegraf, Adepro, Abradi e coletivos locais.
Uma Feira de Design, acontece nos dias 21 e 22 de junho, com a participação de dezenas de expositores para a área externa do Museu Nacional, com música, experiências interativas e produtos autorais.
O circuito de lojas, galerias, embaixadas e ateliês leva o público a uma experiência imersiva com o design nos espaços urbanos, ativando a cidade como polo de criatividade, diversidade e inovação.
A Trama Afetiva assume a CollabBDW25, apresentando criações únicas no desfile de lançamento e exposição, promovendo a importância da sustentabilidade e o upcycling no contexto da moda e do design. O desfile marca a abertura da Brasília Design Week.
A coleção é assinada pela estilista Thais Losso ao lado do comunicólogo Jackson Araujo e reflete o compromisso do projeto com a circularidade, a valorização de saberes manuais e a construção de redes de trabalho solidárias. Cada peça foi confeccionada a partir de materiais recolhidos nas ruas — especialmente náilons de guarda-chuvas quebrados — e ressignificados por costureiras e artesãs da rede. Outro destaque do desfile são as criações em crochê feitas durante a oficina A Liga do Lixo.
O evento recebe ainda a primeira edição do Projeto Pulsar. A iniciativa une arte e tecnologia para criar uma experiência inédita com o uso da Realidade Aumentada (AR). As obras são de autoria de quatro artistas visuais de referência no cenário brasiliense contemporâneo: Daniel Toys, Ralfe Braga, Toninho Euzébio e Daniel Jacaré.
Cada artista apresenta duas obras que, reunidas, compõem uma narrativa visual expandida, com movimento, tridimensionalidade e interação sensorial. Toda a experiência acontece no navegador do celular. O visitante acessa a arte via QR Code, posiciona a câmera diante da obra física e presencia a fusão entre o real e o digital — uma intervenção viva, poética e tecnológica. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para a exposição por Alex Leal, especialista em tecnologia e artista digital.
O Projeto Pulsar é uma realização conjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e da Brasília Design Week. A curadoria é assinada por Marcela Sousa, jornalista com mais de 20 anos de atuação na área de comunicação.
Sobre a BDW25
A Brasília Design Week 2025 é uma realização do Desponta Brasil e do Instituto Brasil de Economia Criativa. Neste ano o evento ganhou ainda mais potência com novas e relevantes parcerias.
A Sherwin Williams, tinta oficial da BDW25, entende e acredita na importância da economia criativa e do design como movimento cultural. A edição, com a correalização da Abimóvel, em parceria com a Apex Brasil, reúne o Grupo Metropolitano, que se uniu à BDW25 para um exclusivo e especial circuito de lojas, além de agregar palestras à programação.
Também destacam-se como parceiros a Adepro, a Adegraf, a Abradi, o Sindveste, o Galpão Design, a Acervo Mobília, a Revista Traços, o Museu Niemeyer, Sebrae no DF, Sesc e Fecomércio-DF, por meio da Câmara de Economia Criativa. Apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sececdf) através do Museu Nacional da República, da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria da Mulher (Secmulherdf) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectidf). Marco Zero é o bar e restaurante oficial. HPlus, o hotel oficial.
Todos juntos para promover o design como expressão viva de Brasília e do Brasil: plural, potente e em constante movimento.
BDW25 | Design que conecta. Design que transforma.
SERVIÇO
Brasília Design Week (BDW25) – 3ª edição
Data: 18 a 24 de junho, no Museu Nacional da República e em diversos pontos do DF.
Abertura: 17 de junho, exclusiva para convidados.
Exposições: 18 de junho a 20 de julho, das 9h às 18h30.
Mais informações: @bsbdesignweek
LISTA COMPLETA DE LOJAS QUE ESTARÃO NO MAPA DO CIRCUITO
Acervo Mobília
Casa Domum
Trinka
Hill House
Jader Almeida
Estudio Bola
Sama Mobiliário
Altas colchoes
Dane-se
Archademy
Loja Paiol
Tecnótica
Franccino
Área Pedras
Breeze Esquadrias
Breton
Casa Blanca
Cassio Veiga Casa
Dessine
Divino Galeria
Expoarte
Finitura Acabamentos
Objeto Casa
Insize – Imersão & Design
Kitchens
All Kitchens
Lazul Stones
Leila Bessa
Luanna Almeida
Mood Interiores
Portobello Shop
Primavera casa
Todeschini
Urban Arts
Vallori Acabamentos
Vise Portas
Embaixada de Portugal
Embaixada Colombia
Embaixada Argentina
Embaixada México
Embaixada República Tcheca
Embaixada Irã