Duo de acordeon e bandolim é a atração de quarta feira (5) no CTJ Hall

Neste espetáculo, com entrada gratuita, Junior Ferreira e Victor Angeleas interpretam as canções do álbum Sem Fronteiras na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul

Foto Divulgação

A combinação inovadora do acordeon e do bandolim vai dar o tom da próxima edição do projeto Sextas Musicais, que será apresentada excepcionalmente na quarta-feira, dia 5 de abril – em decorrência do feriado da Sexta-Feira da Paixão. Com arranjos originais, improvisos e interpretação apurada, o duo Junior Ferreira e Victor Angeleas interpreta as canções de seu álbum Sem Fronteiras, às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. A entrada é gratuita.

O espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

Tradição e modernidade caminham juntas na sonoridade do duo, que traz influências de mestres como Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Pixinguinha e Astor Piazzolla, dentre outros. A mescla do acordeom de Ferreira e do bandolim de Angeleas proporciona uma sonoridade inusitada e reflete a originalidade da cultura brasileira. 

A ideia é contribuir para a popularização de uma proposta de música instrumental que apresente a melhor amálgama entre o erudito e o popular, o local, o regional e o nacional, com porções de música mundial.

Ferreira e Angeleas se conheceram na Universidade de Brasília (UnB), onde começaram a tocar juntos, construindo arranjos e composições a partir de sua afinidade musical. O duo não economiza talento e originalidade. Sobre o álbum Sem Fronteiras, disse um dos maiores representantes da música instrumental brasileira, Hamilton de Holanda: “Que beleza de disco: é bem tocado e com o repertório cheio de pérolas. Gosto muito do estilo que nasceu da união dos timbres dos instrumentos com a personalidade de cada músico, tem a sua originalidade, e a brasilidade cheia de cores. Belas participações, e além disso Victor e Juninho estão compondo ‘pacas’. Vida longa ao duo! ” 

Sobre Junior Ferreira e Victor Angeleas

O acordeonista Junior Ferreira começou a tocar aos 10 anos de idade. Baiano de nascimento, foi atraído para Brasília, cidade que considera o celeiro da música instrumental brasileira. Desde então, vem atuando no cenário musical da cidade, tanto se apresentando em diferentes casas noturnas quanto acompanhando grandes nomes da música brasiliense e nacional. 

Com seu acordeon, já passou por países da África, Europa e América do Sul. Seu trabalho é hoje respeitado por colegas e parceiros musicais brasilienses e de outras regiões do país. Visto com apreço no meio musical, é considerado um grande representante de seu instrumento, por contribuir para a valorização da música brasileira.

Victor Angeleas, bandolinista de dez cordas, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Fez teclado, piano, guitarra e formou-se em violão popular. Elegeu o bandolim como seu instrumento principal. Foi finalista do Prêmio Nabor Pires Camargo. Recebeu, em 2005, o prêmio Jovem Talento da Música de Brasília 2004/2005.

Sobre o bandolinista e o grupo de que participava, aos 15 anos, Reco do Bandolim,  presidente do Clube do Choro de Brasília, declarou: “E o Pé na Tábua, esse grupo que vem se destacando, despontando, com o rapaz do bandolim, eles vêm apresentando de uma maneira nova, desembaraçada. Eles têm uma petulância para tocar, rapaz, tocam choros difíceis com uma naturalidade, como se não estivessem fazendo nada. Choros assim que a gente, eu tiro por mim que toco bandolim, eu penei para tirar determinados choros que os garotos tocam, assim, como se estivessem tomando sorvete, sabe, rapaz, jogando bola. É emocionante e bonito também”.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos

Ao longo de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Idealizado desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, o centro binacional iniciou suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul. Desde então, se mantém fiel ao seu Estatuto e ao compromisso com a sociedade na promoção, produção e apresentação de eventos culturais de alta qualidade gratuitamente para a comunidade de Brasília.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o país.

Serviço

Evento: Sextas Musicais com público presencial e transmissão ao vivo

Duo Junior Ferreira e Victor Angeleas

Data: 5 de abril, 20h

Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-Sul 706/906

Entrada gratuita

Deixe um comentário