CINEMA NAS ESCOLAS

DE 28 DE FEVEREIRO A 16 DE MARÇO

Circuito de Cinema Brasileiro faz pré-lançamento do filme “O Pastor e o Guerrilheiro” para estudantes do DF

Serão realizadas 18 sessões gratuitas do longa-metragem inédito, seguidas de debate com a equipe do filme, em instituições públicas de ensino do DF

Projeto será realizado desta terça (28 de fevereiro) a 16 de março e antecipa a estreia comercial do filme nas salas de cinema de todo o Brasil

Foto Divulgação

Estudantes de instituições públicas de ensino do Distrito Federal vão assistir em primeira mão ao novo filme do diretor José Eduardo Belmonte, “O Pastor e o Guerrilheiro”, antes da estreia nos cinemas, programada para o dia 30 de março, véspera do aniversário do Golpe de 64. O “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” leva 18 sessões de pré-estreia nacional do longa-metragem para estudantes de nove escolas e do Instituto Federal de Brasília (IFB). O projeto será realizado de 28 de fevereiro a 16 de março.

A atividade é uma contribuição para ampliar as atividades culturais dentro das escolas, favorecendo a diversidade curricular e se estendendo às famílias dos alunos, que estão convidadas a participar. Será uma oportunidade para comunidade estudantil prestigiar e discutir uma obra ainda inédita no circuito comercial com seus realizadores e especialistas do setor. Afinal, após cada sessão serão realizados debates com representantes da equipe do filme.

As sessões de “O Pastor e o Guerrilheiro” no Cinema nas Escolas também serão uma oportunidade de levar aos alunos a experiência do cinema com um filme inédito nas salas comerciais, com direito até a pipoca. Todas as projeções serão realizadas com equipamentos profissionais, padrão digital de cinema (DCP).

Para o produtor e co-roteirista de “O Pastor e o Guerrilheiro”, Nilson Rodrigues, a iniciativa ressalta a importância de se entrelaçar com muita consistência educação e cultura no Brasil, para a formação do pensamento crítico. “A escola deve ser o espaço onde o aluno se encontra com sua cultura e sobre ela reflete, não apenas para formar mão de obra alienada para o mercado de trabalho. O cinema é uma das possibilidades. Levar um filme inédito pra dentro das escolas e convidar a comunidade a participar é também um ato cultural de congregação comunitária, de celebração da nossa criatividade”, atesta Nilson.

O projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e apoio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

SOBRE O FILME

“O Pastor e o Guerrilheiro” (2022) é um longa-metragem de ficção ambientado nas décadas de 1960, 1970 e nos últimos dias de 1999, na virada do milênio. Seguindo dois eixos narrativos temporais simultaneamente, o filme acompanha o jovem comunista João ao deixar a universidade em 1968 para se juntar a uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico, preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília.

Produzido por Nilson Rodrigues e dirigido por José Eduardo Belmonte, o filme foi rodado no Estado do Tocantins, às margens do Rio Araguaia, e em Brasília. O elenco conta com a nova geração do cinema nacional: Johnny Massaro, Julia Dalavia, César Mello, Ana Hartmann, Túlio Starling e William Costa, além de nomes como Cássia Kis, Antônio Grassi, Sérgio Mamberti, Buda Lira e Ricardo Gelli.

O filme tem produção executiva de Caetano Curi, direção de fotografia de Bárbara Alvarez, direção de arte de Ana Paula Cardoso, direção de produção de Larissa Rolin, música de Sascha Kratzer e figurino de Diana Brandão. Assinam o roteiro José Rezende Jr., Nilson Rodrigues e José Eduardo Belmonte. O roteiro final é de Josefina Trotta.

Selecionado para o Festival de Gramado, o filme percorreu também o Nova York Latino Film Festival, o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo e o Festival de Trieste, na Itália. Em Brasília, foi vencedor do prêmio Melhor Filme, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, edição de 2022.

PROGRAMAÇÃO

28/02 (terça)

CED INCRA 8/Brazlândia

Sessões: 13h10 e 15h30

Debate com o ator Miquéias Paz após a sessão das 15h30

02/03 (quinta)

CEM Setor Oeste/Asa Sul (na Upis)

Sessões: 9h e 15h

Debate com o ator Buda Lira após a sessão das 15h

03/03 (sexta)

CEM 02/Ceilândia

Sessões: 7h30 e 19h

Debate com o ator Buda Lira após a sessão das 19h

07/03 (terça)

CEM TN/Taguatinga (sessão no Teatro Sesc Paulo Autran)

Sessão única: 7h30

Debate com a atriz Ana Hartmann e o ator Miquéias Paz após a sessão

08/03 (quarta)

CED 01/Guará

Sessão única: 20h

Debate com a atriz Ana Hartmann após a sessão

09/03 (quinta)

CEM 04/Ceilândia

Sessões: 8h e 14h

Debate com a atriz Gabriela Correa após a sessão das 14h

10/03 (quinta)

CEM 01/Gama

Sessões: 8h e 13h45

Debate com a atriz Gabriela Correa após a sessão das 13h45

13/03 (segunda)

CEMAB/Taguatinga

Sessões: 9h e 14h

Debate com o músico Genésio Tocantins após a sessão das 14h

15/03 (quarta)

CEAN/Asa Norte (sessão na ADUnB)

Sessão única: 9h15

Debate com o ator Cesar Mello e o músico Genésio Tocantins após a sessão

16/03 (quinta)

IFB/Recanto das Emas

Sessões: 14h, 16h e 19h

Debate com o diretor José Eduardo Belmonte após a sessão das 19h

SERVIÇO

Cinemas nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro

De 28 de fevereiro a 16 de março

Deixe um comentário