“Transbordar o mundo” reúne mais de 60 obras e ambiente imersivo, convidando o público a revisitar a trajetória de uma das principais artistas da arte brasileira
Pela primeira vez em Brasília, o Centro Cultural TCU apresenta a exposição“Transbordar o mundo: os olhares deTarsila do Amaral”, mostra inédita que convida o público a revisitar a trajetória deuma das figuras centrais do modernismo brasileiro. A exposição será aberta para visitação em 11 de fevereiro e permanecerá em cartaz até 10 de maio de 2026, com entrada gratuita.
A mostra reúne mais de 60 obras e apresenta um panorama amplo e crítico da produção artística e intelectual de Tarsila doAmaral. Entre os destaques está Operários, uma das obras mais emblemáticas da artista e da história da arte brasileira, referência incontornável da chamada fase social, em que Tarsila aborda de forma direta o mundo do trabalho e o processo de industrialização no país.
Além das obras originais, a exposição conta com uma sala imersiva concebida como um núcleo de experimentação sensorial e diálogo contemporâneo com a obra de Tarsila. Com projeções de pinturas icônicas comoAbaporu, A Cuca e Antropofagia, o ambiente — inspirado nos chamados “jardins tarsilianos”, paisagens exuberantes e imaginárias recorrentes em seu universo visual — amplia as formas de fruição dopúblico.
Detalhes da exposição
Organizada em quatro núcleos curatoriais, a mostra acompanha os deslocamentos doolhar de Tarsila ao longo de sua trajetória: dos primeiros anos da produção como pintora até chegar à fase social, marcada por uma abordagem mais direta das desigualdades e transformações estruturais do país.
Além disso, outros dois núcleos abordam afase de descoberta do espaço ao seu redor, conciliando a velocidade das metrópoles ao tempo dilatado da vida nointerior, e do mundo da imaginação, com cores e formas fantásticas.
O público também poderá conferir obras como São Paulo, Estrada de ferro Central do Brasil, Autorretrato I, Palmeiras, Floresta e o retrato de Mário de Andrade, entre outras.
Curadoria da exposição e da sala imersiva
Com curadoria de Karina Santiago, Rachel Vallego e Renata Rocco, a exposiçãoapresenta Tarsila como um “corpo-em-obra”, cuja produção artística e intelectual se constrói em permanente elaboração, atravessando as principais inquietações estéticas, sociais e políticas do século XX.
Licenciado pela Tarsila do AmaralLicenciamento e Empreendimentos S.A. e desenvolvido pela empresa Live Idea, o espaço imersivo tem curadoria de Paola Montenegro, sobrinha-bisneta de Tarsila doAmaral e diretora da Tarsila S.A., em parceria com Juliana Miraldi. A atuação das profissionais articula novas linguagens artísticas, pesquisa, tecnologia e mediação contemporânea da obra da artista.
Parcerias institucionais
O conjunto apresentado resulta de uma ampla articulação institucional do Tribunal deContas da União (TCU) com importantes acervos públicos e privados, entre eles oAcervo Artístico-Cultural dos Palácios doEstado de São Paulo; a Associação Paulista de Medicina; o Museu de Valores do Banco Central (Bacen); a Casa Guilherme de Almeida; a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA); o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP); o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP); oMuseu de Arte Brasileira (MAB-FAAP); aPinacoteca de São Paulo; a Galeria Almeida e Dale, além de coleções particulares como aColeção Ivani e Jorge Yunes; a Coleção Orandi Momesso; a Coleção Paulo Vieira; aColeção Rose e Alfredo Setúbal; e aColeção Salvador Lembo.
A exposição conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) — onde tem patrocínio BNDES, tem Governo do Brasil — e doBanco de Brasília (BRB), e apoio doSindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis).
Arte-educação
Além da mostra, o Centro CulturalTCU oferecerá programação educativa complementar, com visitas mediadas e ações voltadas a estudantes, professores e público em geral. Também serão realizadas oficinas de arte-educação aos finais de semana, em diálogo com a temática da exposição.
Serviço
Transbordar o mundo: os olhares de Tarsilado Amaral
Data: 11 de fevereiro a 10 de maio de 2026
Entrada gratuita
Local:Centro Cultural TCU – Brasília/DF
Setor de Clubes Sul, Trecho 3