ESPETÁCULO TANTO MAR por HELENA SARMENTO

No dia 10 de novembro, às 19h, no Auditório Agostinho da Silva, na Embaixada de Portugal / Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a cantora Helena Sarmento apresentará o espetáculo Tanto Mar.

O espetáculo Tanto Mar propõe uma experiência poética onde as palavras seculares de uma língua são também expressão de desejo: uma língua que quer e pode atravessar os mares, ir e vir. A narrativa constrói-se na lírica atemporal camoniana e reflete sobre o amor, a saudade e a melancolia, sentimentos que se refletem na lonjura da travessia.

Explorando as tradições musicais e poéticas que unem Portugal e o Brasil, o espetáculo aprofunda as conexões culturais entre os dois países. A digressão de Tanto Mar pela América do Sul inclui atuações na Argentina, Uruguai e Brasil, contando com o apoio do IberMúsicas, do Camões I.P e dos Hotéis Vila Galé.

A apresentação em Brasília conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, integrando a programação cultural. 

Ficha técnica:
Helena Sarmento: Voz e conceção artística
Daniel Andrade: Argumento
Vinícius de Lucena: Bandolim
Samuel Alves: Violão

HELENA SARMENTO natural de Lamego e radicada no Porto desde 2004, é cantora e intérprete. O seu percurso criativo de pesquisa musical começou em 2003, conquistando, ao longo dos anos, espaço na cena nacional e internacional. Por forte influência familiar, o fado sempre fez parte da sua vida, pois era protagonista das tertúlias culturais organizadas pelo seu pai, o escritor Joaquim Sarmento. Outras referências, como a música popular portuguesa e a música brasileira, marcam também a sua trajetória. A sua personalidade e percurso artístico refletem essa diversidade de influências. Da sua discografia fazem parte 5 álbuns: Fado Azul (2011), Fado Dos Dias Assim (2013), Lonjura (2018, disco Antena 1) “Liberdade, liberdade!” (2022) e Tanto Mar (2024). Os seus dois primeiros discos foram editados internacionalmente pela editora francesa Sunset France. Ao longo da sua carreira, fez diversos concertos em Espanha, França, Alemanha, Polónia, Brasil e Argentina. Na última tour pelo Brasil, em Dezembro de 2023, iniciou as gravações de Tanto Mar, uma produção entre o Porto e o Rio de Janeiro que contou com a participação de 13 músicos e foi lançada a 23 de Julho de 2024, com o apoio da GDA e da Niepoort. Ainda em 2024, criou e apresentou um ciclo de 9 concertos comentados intitulado “Liberdade, liberdade! Espelho do que somos e do que queremos ser”, uma iniciativa apoiada pela DGARTES, para comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. No último trimestre de 2025, apresentará, com o apoio da IberMúsicas, a tour de Tanto Mar em 11 salas da América do Sul, passando pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

ENTRADA LIVRE

Deixe um comentário