
Inscrições vão até 07 de agosto de 2025 para curtas, médias, longas-metragens, animações e telefilmes produzidos a partir de 2023 dirigidos por mulheres negras
Luz, câmera, protagonismo! A VII edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio já começou e convida mulheres negras cineastas, do Brasil e do mundo, a ocuparem as telas com suas narrativas potentes. Com inscrições abertas até o dia 07 de agosto de 2025, o festival retorna ao Distrito Federal entre os dias 3 e 8 de novembro, em formato híbrido, com exibições presenciais e online.
Mais do que um evento audiovisual, a Mostra Adelia Sampaio é um manifesto em movimento. Criada para celebrar e impulsionar a produção cinematográfica negra feminina, a iniciativa valoriza obras dirigidas por mulheres negras, cis ou trans, reconhecendo suas histórias, estéticas, resistências e conquistas.
“A Mostra vai além de um festival. Somos uma afirmação política e estética da potência criativa das mulheres negras no audiovisual. É um espaço onde o cinema negro é celebrado em sua diversidade, pluralidade e beleza”, destaca Edileuza Penha de Souza, idealizadora da mostra e referência no debate sobre cinema negro no Brasil.
Inscrições e requisitos
Para produções brasileiras, o formulário de participação está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE_9gcp_uLHZc8Wly08ozrFb7T5NvP0EKkzGW37IcUEUDF3w/viewform
Já filmes internacionais devem ser submetidos pela plataforma Festhome, acessível em: https://linktr.ee/mostraadeliasampaio?lt_utm_source=lt_share_link#385496185
Poderão ser inscritos curtas, médias e longas-metragens, além de telefilmes e animações, finalizados a partir de janeiro de 2023. Todas as obras devem estar em formato digital (.MOV ou .MP4, codec h264). Filmes com áudio em línguas estrangeiras precisam estar obrigatoriamente legendados em português.
As produções inscritas na VII edição da Mostra, poderão concorrer em diversas categorias que reconhecem a excelência artística e técnica das obras dirigidas por mulheres negras. As premiações incluem: Melhor Longa-Metragem, Melhor Média-Metragem ou Telefilme, Melhor Curta-Metragem, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme pelo Júri Popular. Também serão avaliados aspectos técnicos e criativos, com troféus para Melhor Direção, Direção de Arte, Fotografia, Trilha Sonora, Montagem, Atriz e Roteiro.
Além das categorias oficiais, a curadoria poderá conceder menções honrosas e troféus especiais a profissionais, obras ou instituições que contribuam para a valorização do cinema negro.
Seleção, exibição e premiação
A seleção será realizada por uma curadoria indicada pela organização do evento. O resultado será divulgado até 1º de outubro de 2025 nas redes sociais. Os filmes selecionados serão exibidos tanto online quanto presencialmente, e integrarão o acervo da Mostra Adélia Sampaio, podendo ser levados a mostras itinerantes em escolas e instituições de ensino, sempre sem fins lucrativos.
A cerimônia de premiação ocorrerá no encerramento do evento. As vencedoras que não estiverem presentes receberão os troféus pelos Correios.
Sobre a Mostra
Criada em homenagem à cineasta Adelia Sampaio, considerada a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, a mostra se consolidou como um dos principais espaços de reconhecimento e celebração da produção audiovisual negra no país. Em sua sétima edição, o evento reafirma seu compromisso com a representatividade, a equidade racial e de gênero nas telas.
SERVIÇO: VII Mostra Competitiva de CinemaNegro Adelia Sampaio
Data: 3 a 8 de novembro de 2025.
Formato: Híbrido (online e presencial – Distrito Federal).
Inscrições: até 07 de agosto de 2025.
Formulário Nacional: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE_9gcp_uLHZc8Wly08ozrFb7T5NvP0EKkzGW37IcUEUDF3w/viewform
Inscrição: https://linktr.ee/mostraadeliasampaio?lt_utm_source=lt_share_link#385496185
Espanhol: https://linktr.ee/mostraadeliasampaio?lt_utm_source=lt_share_link#385494914
Informações: cineastaseprodutorasnegras@gmail.com