Última semana para visitar a exposição “ANDANÇAS”

Divulgação

Mostra das artistas Adriane Kariú e Rômulo Barros fica aberta ao público até 27 de julho no Memorial dos Povos Indígenas

Depois da 2º edição Interação Corpo/Som passar por distintos pontos culturais do Distrito Federal em um ônibus-galeria, chegou a hora da mostra “Andanças”, de Adriane Kariú e Rômulo Barros, ocupar o Memorial dos Povos Indígenas. A exposição, que faz parte do projeto Interação Corpo/Som, ficará aberta gratuitamente ao público entre os dias 10 de junho e 27 de julho.

Com curadoria da premiada artista Raquel Nava, “Andanças” reflete que as fronteiras são movediças, que as histórias são múltiplas e que as definições não são sedimentadas.

Adriane Kariú reivindica seu sobrenome indígena e a história de seu povo – apagada por processos de colonização. Apesar de ser considerado extinto pela FUNAI, hoje o povo Kariú Kariri, originário do Vale do Cariri no estado do Ceará, busca o reconhecimento, em um levante étnico.  

Nesta mostra, Adriane intervém em imagens para denunciar a diáspora forçada dos povos originários a outras regiões do Brasil. A artista se apropria de fotos e outros registros para revelar a identidade indígena de trabalhadores explorados na construção de cidades e no chamado “desenvolvimento” da nação. 

Rômulo Barros – artista não-indígena e não binárie – ao observar os comportamentos, rastros e caminhos de outras espécies não-humanas, forja sua poética em manufaturas artísticas. Rômulo investiga os fluxos de vida e morte, que transformam a matéria de modo integrado com os ciclos da natureza. 

Interação Corpo/Som

A 2º edição Interação Corpo/Som, projeto contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura em 2025, levou exposições de seis artistas a três diferentes pontos do Distrito Federal: Plano Piloto, Núcleo Bandeirantes e Samambaia. Com o objetivo de incentivar a cultura em espaços descentralizados da cidade, as exposições foram feitas dentro de um ônibus-galeria (Mr. Truque), totalmente transformado para abrigar as mostras. Nesta nova etapa do projeto, o Memorial dos Povos Indígenas será o palco para as exposições.

SERVIÇO

Exposição “Andanças”
De 10 de junho a 27 de julho

Memorial dos Povos Indígenas
(Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK, Brasília – DF, 70070-300)

Terça a Domingo de 9h às 17h

Deixe um comentário