Evento gratuito inaugura, em abril, o Projeto POUPEX Cultural
Uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) marcará o lançamento do Projeto POUPEX Cultural em 11 de abril, às 20h, no Teatro POUPEX, em Brasília (DF).
O novo projeto da Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX visa oferecer à sociedade acesso à cultura, por meio de apresentações de instrumentistas eruditos e populares do Brasil e do mundo, reforçando o compromisso da Instituição com a valorização artística.
O POUPEX Cultural é uma das ações da Agenda ESG da Instituição, que abrange boas práticas ambientais, sociais e de governança.
O concerto da OSTNCS
No evento de 11 de abril, apreciadores do Bolero de Ravel poderão assistir à obra apresentada pela OSTNCS, sob a regência do maestro titular, Claudio Cohen.
Também integram o repertório o Concerto para Piano nº 2, orquestra composta por Sergei Rachmaninoff, com a participação da solista Lígia Moreno; e a Abertura 1812, de Piotr Ilitch Tchaikovski, com regência de Claudio Cohen.
O palco do evento é o Teatro POUPEX, considerado uma das salas mais belas e mais bem equipadas de Brasília. Inaugurado em 2010, ele faz parte da Sede da POUPEX, um edifício monumental localizado no Setor Militar Urbano (SMU).
Maestro Cláudio Cohen
Cidadão honorário de Brasília, Cohen atua como maestro ou artista convidado de diversos festivais de música e de orquestras nacionais. No DF, é membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Além do Brasil, o músico tem uma intensa agenda internacional atuando com orquestras nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bulgária, Catar, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Israel, Itália, México, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Sérvia.
Entre diversos reconhecimentos no exterior, Cláudio Cohen recebeu, em 2022, a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria.
Sobre a solista Lígia Moreno
A pianista Lígia Moreno estreou com a OSTNCS aos 10 anos de idade e, desde então, apresentou-se por diversas vezes com o grupo, além de outras orquestras nacionais, como a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica de Porto Alegre, a Sinfônica da Bahia e a Experimental de Repertório de São Paulo.
Professora de piano, Lígia é Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e detém mais de 20 premiações em certames nacionais e internacionais. Participou de séries de recitais na Dinamarca, Espanha, França, Grécia e Holanda.
Em 2023, foi convidada para abrir a temporada de concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, atuando como solista no Concerto nº 3 de Rachmaninoff, por ocasião dos 150 anos de nascimento desse compositor. Ainda no ano passado, apresentou esse mesmo concerto com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, em São Paulo, e a Sinfônica de Brasília.
SERVIÇO
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS)
11 de abril (quinta-feira)
20h (abertura do teatro às 19h)
Teatro POUPEX (Avenida Duque de Caxias, s/nº, Setor Militar Urbano, ao lado do Oratório do Soldado)
Entrada gratuita (mediante retirada de ingressos pelo site Sympla)
Informações: (61) 3314-7520