20ª Mostra do Filme Livre

Abertura no dia 22/11 traz filmes premiados e presenças ilustres dos cineastas Paula Gaitán e Walter Fernandes Jr.

+160 filmes de todo o Brasil, entre curtas, médias e longas

Cabine Livre + Debates + Oficina VideoArte

Centro Cultural Banco do Brasil

22-11 a 23-12 + Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA AO FINAL, COM CLASS INDICATIVA DE CADA SESSAO

SAO 160 FILMES ENTAO AS FICHAS TECNICAS SINOPSES E CLASSIFICAÇÃO POR FILME FORAM ENVIADAS EM ANEXO POR EMAIL POIS SAO MUITAS PAGINAS TODAS ESTAS INFOS ESTÃO NO SITE Mostra Livre

Vai começar em Brasília a grande festa do cinema independente brasileiro. Após quatro anos, a MOSTRA DO FILME LIVRE está de volta à Brasília ao vivo e presencialmente!

Curtas Jornadas

A 20ª MFL na capital promete ser inesquecível em vários sentidos, além de quase cinco semanas de exibições e debates, a Cabine Livre, feita especialmente para a MFL mostrará diariamente VídeoArtes exibidas em looping. A cereja no bolo de 20 anos de evento é uma oficina de VideoArte. Todas as atividades tem entrada franca.  

Para a abertura do evento, na quarta-feira, 22/11, teremos ilustres convidados/as, como a cineasta Paula Gaitán e o cineasta Walter Fernandes Jr., ambos premiados na edição carioca deste ano. Além disso, serão exibidos dois curtas de Brasília: “Aves coloridas”, de Angelo Pignaton, e “Paisagem em chamas”, de Silvino Mendonça; o curta Um inferno sem lazer de Nilson Primitivo (em memória), o curta “Nenhuma fantasia”, de Gregorio Gananian e Negro Leo, e o média “A estratégia da fome”, de Walter Fernandes Jr, ambos premiados na MFL RJ, que aconteceu de setembro de 2023, com apoio da Riofilme.

No dia seguinte à abertura, os cineastas Paula Gaitán e Walter Fernandes Jr participarão de um debate, após a exibição do média-metragem OSTINATO, de Paula Gaitán. O filme é com e sobre o artista Arrigo Barnabé.

Este ano a MFL recebeu mais de 1.300 filmes e, para Brasília, selecionou 160, de todas as durações, formatos e gêneros, como tem feito desde 2002, quando debutou no CCBB RJ. Por ali ficou por 18 anos, acontecendo também nos demais CCBBs, de SP, BH e DF, até 2019, quando perdeu o patrocínio e, logo na sequência, enfrentou a pandemia. Em 2020 realizou uma mostra online, com apoio do Pólo de Cinema de Cataguases, e em 2022, com apoio da Riofilme,  realizou uma edição especial online tendo a pandemia como tema dos filmes, que ainda podem ser vistos em https://mostralivre.com/21/

Confirmando sua presença nacional, todas as regiões do Brasil estão na MFL, e os estados com mais filmes são: RJ, com 54 filmes, SP com 33, MG com 11, e CE com 8. Brasília conta com 5 filmes e outros 7 títulos foram feitos, por brasileiros, no exterior. A programação completa está em Mostra Livre

PELE FINA

Homenagens

A 20ª MFL é dedicada à memória de Maurice Capovilla, Nilson Primitivo, Clóvis Molinari, Ely Marques e Carlos Alberto Prates, que representam o que o evento quer ser a cada ano:  ousado, original, sem igual! Preparamos vídeos homenagens que serão exibidos na abertura. Também o cineasta Ricardo Miranda será lembrado na sessão do filme “Natureza Morta”, que foi realizado por sua companheira, Clarissa Ramalho e fecha a trilogia Inquietante Estranheza. Cada qual a seu modo, todos ajudaram a MFL a ser mais relevante, e serão sempre lembrados com carinho.

As sessões

Os +160 filmes do evento passarão nas seguintes sessões: Panoramas Livres, Autorias, Biografemas, Territórios, Mostrinha Livre, Sonoras, Curta Rio, Maldita, Mundo Livre, Pílulas, Sonoras, Caminhos e as esperadas Cabines Livres, que exibem VideoArtes em looping. Além destas, a MFL fará uma sessão especial de abertura e outra especial de encerramento, com filmes feitos na oficina de VideoArte e a exibição dos destaques da edição DF.

Belos Carnavais

Debates

A MFL fará dois debates com cineastas premiados este ano e com produtores de festivais:

Dia 23-11 às 19h – Estética e Produção

Com Paula Gaitán, Walter Fernandes Jr. e mediação de Ulisses de Freitas

Dia 25-11 às 19h – Estética e Difusão

Com Guilherme Whitaker, da MFL, Janaína André e William Alves, do Festival Taguatinga de Cinema e mediação de Mariana Mara.

Oficina de VideoArte com celular, com Marina Mara

dias 16,17, 21 e 23 de dezembro, no cinema CCBB DF

Forma criativa e democrática de expressão artística por meio do cinema possível, a oficina será realizada em um ambiente colaborativo para que os participantes possam compartilhar saberes e inspirar uns aos outros na realização audiovisual. Os filmes realizados serão exibidos no encerramento da MFL em Brasília, dia 23 de dezembro às 18h.

Premiados no RJ e na MFL online

Na edição carioca, ocorrida em setembro, foram premiados/as: PAULA GAITÁN, pelo conjunto da obra; DUO STRANSGOSCOPE, pelo conjunto da obra; o curta NENHUMA FANTASIA, de Gregorio Gananian e Negro Leo; o curta CINEMA PARA OS MORTOS, de Bruno Moreno e Renato Sircilli; o média CAIXA PRETA, de Saskia e Bernando Oliveira; o média A ESTRATÉGIA DA FOME, de Walter Fernandes Jr; o longa SINFONIA DO FIM DO MUNDO, de Thiago Brito e Isabella Raposo. A MFL2023 RJ  também concedeu MENÇÃO HONROSA para: o longa BRASIL 1977, de Felipe Kusnitzki; pelo conjunto da obra de REBECCA MOURE; o longa AS LINHAS DA MINHA MÃO, de João Dumans e o curta de escola PRESENTE , de Pedro Coelho Xavier

Na edição online, os três filmes premiados, pois mais votados pelo público foram: PRESENTE, com 751 votos; MARGARIDA, com 748 votos e AVES COLORIDAS, com 548 votos

Praia do Silencio stillframe baixa

Aspas

Segundo Guilherme Whitaker, criador da MFL, o cinema possível brasileiro sobreviveu à pandemia e ao pandemônio, com centenas de filmes feitos nestes anos e que raramente foram vistos. “Agora que as mostras, festivais e cineclubes estão voltando a acontecer, é a hora e a vez da difusão mostrar a que veio, literalmente, exibindo o tão gigante e diverso audiovisual que somos! Na MFL o foco é escoar e ecoar tantos filmes incríveis, curtas, médias e longas, feitos por pessoas também ímpares, Brasil adentro, num importante painel do nosso cinema livre. Somos a maior vitrine do cinema independente brasileiro e chegamos aos 20 anos, nada melhor do que comemorar tais feitos na capital do país”, observa.

Sobre o processo intenso de curadoria, Scheilla Franca comenta a importância de compreender e trazer obras que refletem as transformações e olhares que deram contornos mais plurais à cena audiovisual nos últimos vinte anos. “Estar junto é potência, perceber e sentir os filmes dentro deste processo coletivo de curadoria, ao longo dos meses, é já celebrar o porvir, a mostra que está para acontecer, por meio dos filmes que compõem esta edição, não apenas os selecionados, mas todos que se inscreveram, sem perder de vista o que nos traz até aqui, o histórico da Mostra do Filme Livre”.

Encruzilhada

MINIBIO DOS/AS  DEBATEDORES/AS:

PAULA GAITÁN – Paula Gaitán (Paris,1952) é uma cineasta Colombiana-Brasileira, nasceu em França e atualmente reside em São Paulo, Brasil. Dirigiu seu primeiro longa-metragem, Uaka, em 1987. Desde então, dirigiu várias longas-metragens, vídeos, séries televisivas e instalações. Dentre seu trabalho destaca-se, Diário de Sintra (2008), Exilados do Vulcão (2013), Sutis Interferências (2016) É Rocha e Rio, Negro Léo (2020), Luz nos Trópicos (2020) e o seu mais recente filme O Canto das Amapolas (2023).

MARINA MARA – Poeta, mestre em Arte e Tecnologia pela UnB, publicitária, ativista cultural, atriz, roteirista, designer gráfico, consultora de projetos poéticos e literários. Atua pelo Brasil desde 2006 com projetos multimídia que abordam a poesia em diferentes formatos como grafite, quadrinhos, cinema, artes visuais, teatro, intervenções urbanas, internet. Dedicada exclusivamente à poesia, Marina viajou o país ministrando cursos e oficinas poéticas em feiras literárias e coletivos de arte. Em maio de 2010, Marina Mara lançou seu primeiro livro solo, o SarauSanitário.com, que é parte de um projeto homônimo que distribuiu poesia por banheiros públicos e pelo mundo virtual. Em março de 2012, Marina produziu a Parada Poética, reunindo cerca de cinquenta artistas (e amigos) no palco-caminhão do Teatro Mapati para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Em junho de 2012, Marina foi convidada a se apresentar na Cúpula dos Povos na Rio +20 e também realizou intervenções poéticas Rio a fora, distribuindo cerca de 500 poemas em troca de sorrisos.

Em outubro do mesmo ano, Marina realizou a segunda edição do projeto Declame para Drummond, um intercâmbio de poesia autoral em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade que distribuiu poemas por todos os estados do Brasil, em algumas cidades de Portugal, Espanha, Itália, Noruega, Suíça, Timor Leste, para os brasileiros que lá residem, principalmente, totalizando cerca de 50 mil poemas. Em 2013 Marina lançou o curso Profissão Poeta que pretende, de forma prática e descontraída, indicar o caminho das pedras – que haverão no meio do caminho – entre poetas e o público/mercado. Em 2017 Marina lançou o livro BlasFêmea, com contos, crônicas e poemas sobre o universo feminino. Em maio do mesmo ano, a poeta lançou o livro Profissão Poeta – Um guia prático e amoroso sobre viver de poesia. Em primeiro de maio de 2017, Marina Mara idealizou o aplicativo PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil em parceria com o MediaLab da Universidade de Brasília, onde se formou como Mestre em Arte e Tecnologia em 2019. O ano de 2019 também foi dedicado a viajar por 6 estados do Brasil com a Oficina de Empoderamento Poético a convite do SESC Arte da Palavra. Em 2021 a Oficina foi ministrada de forma digital com apoio da Secretaria de Cultura do DF. Mais em .https://www.marinamara.com.br/

JANAINA ANDRÉ – diretora da Baru Lab e iniciou sua carreira artística em 1996 trabalhando na companhia de dança contemporânea Alaya Dança. Fez especialização na técnica Contato e Improvisação na Usina – Espaço do Movimento, onde realizou diversas pesquisas e criações em performance. Ingressou em 1998 na Faculdade de Arte Dulcina de Moraes onde se graduou em Artes Visuais. Fez especialização em Design Digital e mestrado em Design na UNB. Atua como diretora e coordenadora de produção em diversos projetos como o Festival Taguatinga de Cinema edições 10 a 17º , Lobo Fest – Festival de Filmes Curtíssimos 2017 e 2018, Festival Brasília do cinema Brasileiro edições 47, 50, 51, 52 e 55, Mapa Gentil 2012 a 2015, Sarau Ecos d’Oeste, Cineclube Lago Oeste, Festival Internacional de Bebês, projeto Gravuras e Literatura de Cordel, dentre outros.

Trabalha em projetos audiovisuais desde 2001, quando fez assistência em Direção de Arte do longa metragem Celeste e Estrela de Betse de Paula, Brasília. Fez direção de arte do longa A Roda da Vida de William Alves, do curta metragem Folia de Adão e Eva, Rio de Janeiro. Dirigiu os vídeos Mar Morto, Rosa, Dragão de Florence, Filhas das Águas, Rio de Janeiro. Em Brasília trabalhou como diretora de arte e figurinista para diversas produtoras como CineVídeo, Canto Cerrado, Fabrika, Kazuo Okubo, GW, Santa Produtora, AB Produções, OZ produções, Edgar Foto, Fisher. É sócia- diretora da empresa de produção cultural e tecnologia Baru Lab- Criações e Inovações https://www.barulab.com.br/

Praia do Silencio stillframe baixa

WILLIAM ALVES – Profissional do audiovisual desde 1998 , foi Produtor de diversos projetos, diretor de cinema e de televisão; Realizou vários trabalhos, destacando-se em 2000 o filme “100 anos de perdão” que ganhou o prêmio de melhor fotografia no 33º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e em 2003 o Documentário “Teodoro Freire “O Guardião do Rito”;  “Praga do Cinema Brasileiro” que recebeu 13 prêmios dos mais de 20 festivais que participou. Também dirigiu o longa metragem “Roda da Vida” , 2018 que participou da Mostra Especial do 52 Festival Brasília do Cinema Brasileiro. Coordenou a produção do ciclo de conferências intitulado A Sociedade do Espetáculo e o Cinema na Era Digital, no Conjunto Cultural da Caixa, que se realizou de setembro de 2006 a fevereiro de 2007; É idealizador e diretor do Festival Tagua de Cinema que já está em sua 18ª Edição.

desde 1994; É membro, desde 1999, da ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (filiada a ABDNac Associação Brasileira de Documentaristas) onde já participou da diretoria por 2 gestões e membro do Fórum de Cultura do Distrito Federal.

ULISSES DE FREITAS – Assessor de Imprensa em Brasília (DF),  com mais de 20 anos de atuação na Capital Federal, sócio da Panorama,  trabalha frequentemente com instituições como Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Caixa Cultural, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

WALTER FERNANDES JR. – 51, diretor de cinema e TV, Bacharel em Comunicação Social – Publicidade – Universidade Estácio de Sá/ RJ (1996)., Tecnólogo em Cinema – Universidade Estácio de Sá/ RJ (1997). , Teoría y práctica del montaje cinematográfico (Curso de Teoria e Prática de Montagem Cinematográfica) – Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, Cuba (1997).

Oficina de Produção – Rede Globo de Televisão (2001)., Especialização em Docência do Ensino Superior – UNINORTE/AM (2016)., Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia – UFAM (2021).

Docente na Graduação de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário do Norte –

UNINORTE (2017 a 2019). , Docente na Graduação de Produção Audiovisual na Universidade do Estado do Amazonas – UEA (setembro/ novembro – 2017)., Diretor do programa de TV “Cena Musical” (2009), realizado pela TV Brasil., Assistente de direção, continuísta e repórter na Indiana Filmes (RJ) em vídeos institucionais (Othon,Oi Futuro), telefilmes (“O Amor e a Morte”), documentários (“Jamelão”) e programas de TV (“Revista do Cinema Brasileiro”, “O Mundo do Cinema Brasileiro”, “Aprender a Empreender”, “Juntos Somos Fortes”, “Sessão Cineclube”) entre 2001 e 2013. Diretor dos filmes: Média-Metragem: • “A Estratégia da Fome” – 4K – 2022 (direção, roteiro e produção)

Curtas Metragens: • “Graves e Agudos em Construção” – 4K – 2021 (direção, roteiro e produção), • “Dispensa do Amor Mecânico” – cor/ Digital – 2014 (direção e roteiro),  “Náuseas do Sagrado Coração” – cor/ Digital – 2010 (direção, roteiro e produção),  “Desarmado” – cor/ 35mm – 2003 (direção, roteiro e montagem), “Esparadrapo” – cor/ 16mm – 2001 (direção, roteiro e montagem),  “Perto da boca cansada” – cor/ Hi8 – 2000 (direção e roteiro),  “Coleira de abutre” – cor/ 35mm – 1999 (direção, roteiro e montagem),  “Água no leite” – p&b/ cor/ 35mm – 1998 (direção, roteiro e montagem),  Longs Metragens: • “A Balada do Provisório” – cor/ Full HD – 2014 (produção de set),  “Jogo da Velha” – cor/ 35mm – 2004 (assistente de direção e continuísta),  “Copacabana” – p&b/ cor/ 35mm – 2001 (assistente de pesquisa); com +20 prêmios em festivais brasileiros.

GUILHERME WHITAKER – 54, Produtor e diretor de curtas, Produtor e curador de eventos audiovisuais. Idealização, Produção e Curadoria da Mostra do Filme Livre, MFL, desde 2002 (https://www.mostralivre.com/2023-df/), e da ação Cineclubes Livres; Idealização e Produção do site Curta o Curta (ativo desde 2000, em https://curtaocurta.com/); Produção Executiva das mostras “Cinema em Carne Viva – David Cronenberg”; e  “A imagem e o incômodo: o Cinema de Michael Haneke”; e da exposição “A Pintura em Pânico – Fotomontagens de Jorge de Lima” (em .https://www.simonerodrigues.com.br/blank-3); Produção da mostra Cinema de Garagem (http://cinemadegaragem.com/); Produção da exposição “Fotocelular”; Produção da ação “Cine Fantasma”, com projeções em ex cinemas de rua no RJ (http://cargocollective.com/cinefantasma/About-Cine-Fantasma); Produção de mais de 50 curtas e médias (.http://www.wsetfilmes.com/https://guiwhi.wixsite.com/guiwhi). Todos os eventos foram produzidos pela WSET Multimídia, criada em 2000 por GuiWhi. Dirigiu 6 curtas e médias, que podem ser vistos em www.guiwhi.com 

FANTASMA NEON

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.   

 Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.  

 Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.   

Em 2022, o CCBB Brasília obteve a certificação ISO 14001, importante credencial de boas práticas ambientais, demonstrando o compromisso do Banco do Brasil com a ética e a sustentabilidade ambiental.

Informações:

Fone: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site/ https://ccbb.com.br/

Facebook/ @ccbb.brasilia

Instagram/ @ccbbbrasilia

Youtube/ Bancodobrasil

Serviço

20a. Mostra do Filme Livre + Brasília

De 22-11 a 23-12 de 2023

Programação: https://www.mostralivre.com/2023-df/

Produção: WSET Multimídia

Patrocínio e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO MFL2023 BRASÍLIA DIA A DIA

Quarta-feira, 22/11

19h – Abertura Brasília -16 anos

Paisagem em Chamas, de Silvino Mendonça Carneiro, 7 min. DF

Um inferno sem lazer, de Paulo Duarte e Nilson Primitivo , 5 min. RJ

Aves Coloridas, de Angelo Pignaton , 12 min., DF  PREMIADO NA MFL ONLINE

Nenhuma Fantasia (No Fool), de Gregorio Gananian e Negro Leo ,

11 min., SP – PREMIADO NA MFL RJ

A estratégia da fome,de Walter Fernandes Jr. ,38 min.,AM

PREMIADO NA MFL RJ

Quinta-feira – 23/11

19h – OSTINATO + Debate Estética e Produção

Ostinato, de Paula Gaitán, 56 min., SP, 14 anos  PREMIADO NA MFL RJ (conjunto da obra)

Após o filme, debate com Paula Gaitán, Walter Fernandes Jr, mediação de Ulisses de Freitas

Sexta-feira – 24/11

19h – SONORA 1 – 10 anos

A Guerra de Michael, de Daniel Tagliari e Gregorio Gananian , 16 min., SP

Eletronica:Mentes, de Dácio Pinheiro e Denis Giacobelis, 79 min., SP

Sábado – 25/11

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

15h – Caminhos 1 – 16 anos

TREMENDO TROVÃO,de Rubens Fabricio Anzolin ,7 min.,RS

O clube do fim do mundo,de Jarleo Barbosa ,14 min.,GO

Cidade Sempre Nova,de Jefferson Cabral ,24 min.,RN

A Luz Incidiu Sobre Nós Como a Pálida Noite,de Lucca Girardi ,25 min.,SP

linfernocalaboca e escuta,de Daniel Bretas ,20 min.,MG

17h  – Caminhos 2 – 14 anos

Crimes Holandeses, de Maria Clara Almeida ,22 min.,PE

Pai em Versos, de Júlio Folha, 16 min., MG

Aves Coloridas, de Angelo Pignaton, 12 min., DF

Presente, de Pedro Coelho Xavier ,13 min.,MG  PREMIADO NA MFL ONLINE

FURTACOR, de Jair Libanio,20 min., RN

19h Debate Estética e Difusão – Livre

Com Guilherme Whitaker (MFL), Janaina André e William Alves (Festival Taguatinga de Cinema), mediação de Marina Mara

Domingo – 26/11

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

14h – Sonora 2 – Livre

G.M – 8 cantos, de Gregorio Gananian ,11 min.,SP

Sinfonia do fim do mundo, de Thiago Brito e Isabella Raposo, 75 min., RJ // PREMIADO NA MFL RJ

16h – Mundo Livre – 12 anos

Atlas não dorme à noite, de Thiago Pedroso ,15 min.,França

As Dúas en Punto, de Uliane Tatit ,24 min.,Espanha

Nagano, de Letícia Hayashi ,16 min. Japão

ETERNI, de IAGO SARTINI , 14 min., Chile

cinecittá, de Felipe Kusnitzki , 11 min., Itália

Ming, de Camilo Soares, 20 min., China

18h – Especial Paula Gaitán – 14 anos

É Rocha e Rio, Negro Leo, de Paula Gaitán , 157 min.,RJ  PREMIADO NA MFL RJ (conjunto da obra)

Quinta-feira – 30/11

19h – Panorama Livre 1 -14 anos

A Jornada, de Mateus Rosa , 13 min., GO

Pele Fina, de Arthur Lins , 60 min.,PB

Sexta-feira – 1/12

19h – Panorama Livre 2 – 14 anos

Qual é a grandeza?, de Marcus Curvelo ,12 min.,BA

Animal secreto, de Rodrigo Lima, 20 min.,RJ

O Último Rock, de Diego de Jesus, 24 min., ES

Estupro da Mata Atlântica – EMA, de Saullo Farias Vasconcelos ,9 min.,RJ

Nenhuma Fantasia (No Fool),de Gregorio Gananian e Negro Leo ,11 min.,SP // PREMIADO NA MFL RJ

Sábado – 2/12

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

14h – Panorama Livre 3 – 16 anos

Mecanismo,de Izaaaki e Gabriel Lima e Mabi Sousa ,7 min.,CE

A Cidade dos Abismos,de Priscyla Bettim e Renato Coelho ,96 min.,SP

16h – Panorama Livre 4 – 16 anos

Cinema para os Mortos, de Bruno Moreno e Renato Sircilli ,14 min.,PI // PREMIADO NA MFL RJ

Praia do Silêncio,de Francisco Garcia ,71 min.,SP

18h – Panorama Livre 5 – Livre

Mulher vestida de Sol ,de Patrícia Moreira Santos ,9 min.,BA

SHASHIN NO MA,de Tetsuya Maruyama ,6 min.,RJ

Maputo Nakuzandza,de Ariadine Zampaulo ,60 min.,SP

20h

Panorama Livre 6 – 14 anos

Infantaria, de Laís Santos Araújo ,24 min.,AL

O dente do dragão, de Rafael Castanheira Parrode ,27 min.,GO/SP

Cama Vazia,de Fábio Rogério ,6 min.,SP

Pegadas, de Manu Sobral ,13 min.,SP

Primavera em cada vida,de Rafael Saar ,14 min.,RJ

Alexandrina – Um relâmpago,de KEILA SANKOFA ,11 min.,AM

Domingo – 3/12

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

14h – Panorama Livre 7 – 18 anos

DEMBI TAMA, de Alex Brandão , 7 min., SC

Aqui onde tudo acaba,de Cláudia Cárdenas e Juce Filho ,19 min.,SC

Quem de Direito,de Ana Galizia ,21 min., RJ

Visões do Paraíso, de Cristiana Miranda ,23 min.,RJ

Além da Jornada, de Gabriel Silveira ,18 min.,CE

16h – Panorama Livre 8 -12 anos

Paisagem em Chamas, de Silvino Mendonça Carneiro ,7 min., DF

A Praia do Fim do Mundo,de Petrus Cariry ,88 min.,CE

18h – Especial Thiago B. Mendonça – 16 anos

Belos Carnavais, de Thiago B. Mendonça ,16 min., SP

Curtas Jornadas Noite Adentro,de Thiago B. Mendonça ,102 min.,SP

Quinta-feira – 7/12

19h – Especial Filipe Codeço -12 anos

Marcos, de Filipe Codeço , 70 min.,RJ

Sexta-feira – 8/12

19h – Especial Nilson Primitivo – 18 anos

Um inferno sem lazer, de Paulo Duarte e Nilson Primitivo, 5 min., RJ

Constantinopla, de Nilson Primitivo ,3 min.,RJ

Das águas,de Nilson Primitivo , 2 min.,RJ

Beira-rio, de Nilson Primitivo ,2 min.,RJ

Lua Nova, de Nilson Primitivo ,1 min., RJ

Grajaúna, de Nilson Primitivo ,2 min.,RJ

Cabocla Tupinambá, de Nilson Primitivo ,2 min.,RJ

Eram duas ventarolas, de Nilson Primitivo ,2. min.,RJ

Vovó, de Nilson Primitivo ,1 min.,RJ

Yemanjá, de Nilson Primitivo ,2 min.,RJ

Cura, de Nilson Primitivo , 1 min.,RJ

Ritual da alta magia, de Nilson Primitivo ,3 min.,RJ

Sino, de Nilson Primitivo ,2 min.,RJ

Mystique, de Nilson Primitivo ,1 min., RJ

Cambralha , de Paulo Duarte e Nilson Primitivo ,18 min.,RJ

Sábado – 9/12

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

14h – Territórios 1 – 14 anos

Soccer Boys, de Carlos Guilherme Vogel , 14 min., RJ

A8, de Lucio Branco ,25 min.,RJ

Aonde Vão Os Pés,de Débora Zanatta ,14 min.,PR

a memória é um pedaço da saudade, de alexandra martins ,21 min.,DF

Capim guiné,de Gabriel S. de Oliveira ,10 min.,SP

16h – Territórios 2 – 12 anos

Não Existe Pôr do Sol, de Janaína Lacerda ,16 min.,PB

Lugar de Ladson, de Rogério Borges ,21 min.,SP

Rua Do Bosque, de Jiulian Regine e Camila Svenson ,18 min.,SP

Casa: passado, presente, agora,de Beatriz Kestering Tramontin ,11 min.,SC

Céu de Lua, Chão de Estrelas, de Camilo Soares e Orun Santana ,25 min.,PE

18:00 – Pílulas – 18 anos

Te Amo, Se Cuida, de André Vidigal e Liz Dórea ,5 min., SP

ORBITA, de CATAPRETA ,5 min.,MG

Tá Fazendo Sabão, de Ianca Oliveira ,6 min.,BA

Etruska Waters Em O tombamento Da Republiqueta, de Thiago Bezerra Benites, 3 min.,PR

Dinheiro, de Sávio Leite e Arthur B. Senra ,4 min.,MG

À ESPERA DAQUILO QUE NUNCA VEM. ISSO NÃO SOUL EUS; É BECKETT?, de Márcio Vaccari ,2 min.,SP

Um inferno sem lazer, de Paulo Duarte e Nilson Primitivo , 5 min.,RJ

oriki para perder o medo do mar, de izzi vitório , 5 min.,CE

MARGARIDA, de Márcio Vaccari ,3 min.,SP   PREMIADO NA MFL ONLINE

Olubajé – O banquete do Rei,de Leandro Almeida ,3 min.,RJ

1325 quilômetros 227 dias,de Vítor Teixeira ,5 min.,SP

Máquina de Projetar Memórias n. 1 – Luiz Rosemberg Filho,de Mili Bursztyn ,3 min.,RJ

Energia Nuclear,de Miguel Clark ,3 min.,RJ

USHUAIA – the deep bay city, de Heron Rossato ,5 min.,EXT

LILI FOI DAR AULA DE GEOGRAFIA E SUMIU DO MAPA,de Márcio Vaccari ,1 min.,SP

Rachos, de Léo Silva ,4 min. CE

Limpeza da memória, de Mari Bley ,4 min., RJ

19h30 – Maldita – 18 anos

Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck ,20 min., ES

Etruska Waters Em O tombamento Da Republiqueta,de Thiago Bezerra Benites ,3 min.,PR

O Terno do Zé, de Fabiano Soares ,21 min.,RJ

Á Meia-Noite Lacrarei meu Tio,de Jonathan Rodrigues ,19 min.,PR

Il caso Valdemar,de Gianni Hoepli e Ubaldo Magnaghi ,11 min.,SC

Noite de Terror no Planalto,de Jonathan Rodrigues ,17 min.,PR

Domingo – 10/12

13h – Mostrinha Livre – Livre

Memórias da infância, de Alunas e alunos EMEF Manuel Pereira Ramalho, 03 min., ES

O karaokê de Isadora, de Thiago B. Mendonça ,6 min.,SP

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO, de THIAGO MORAIS ,8 min.,AM

Manual do Zueiro Sem Noção ,de Joacélio Batista ,16 min.,MG

O futuro que me alcance, de Nat Grego ,4 min.,SP

Agosto dos Ventos,de Paulo Antunes ,5 min.,MG

14h  – Ricardo Miranda presente! – 16 anos

Natureza Morta, de Clarissa Moebus Ramalho ,114 min.,MG/RJ

18h – Especial Amanda Devulsky  -12 anos

Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky ,206 min.,DF

Quinta-feira – 14/12

19h – Especial Gurcius Gewdner – 14 anos

Quem é Gurcius Gewdner?, de Fabiano Soares ,10 min.,RJ

A Nau dos Loucos, de Gurcius Gewdner ,103 min.,RJ

Sexta-feira – 15/12

19h – Especial Felipe Cataldo -14 anos

Benjamim Zambraia e o Autopanóptico,de Felipe Cataldo ,71 min.,RJ  COM A PRESENÇA DO DIRETOR

Sábado – 16/12

13h30 –  Autorias 1 – 16 anos

ANTFILM, de Tetsuya Maruyama ,3 min.,RJ

Adeus, Calon, de João Borges ,20 min.,MG

Manual do Zueiro Sem Noção , de Joacélio Batista ,16 min.,MG

A estratégia da fome, de Walter Fernandes Jr. , 38 min., AM // PREMIADO NA MFL RJ

15h – Autorias 2 -12 anos

Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo ,15 min.,BA

Paraquedas,de Meujaela Gonzaga ,07 min.,PE

Vale dos Dinossauros,de Ythallo Rodrigues ,20 min.,CE

De Onde Nasce o Sol,de Gabriele Stein ,18 min.,ES

Eu não sei dançar, mas danço,de Fábio Rogério ,14 min.,SP

16h30 – Autorias 3 – 18 anos

Pe ataju jumali / Hot air, de Unides contra a colonização: muitos olhos, um só coração ,25 min., SP

CAIXA PRETA, de Saskia e Bernardo Oliveira ,51 min.,RJ   PREMIADO NA MFL RJ

18h  –  Autorias 4 – 12 anos

Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues ,10 min.,MG

CENA DO CRIME, de Pedro Tavares, 70 min., RJ

19h45 –

Autorias 5 – 14 anos

Apocalypses Repentinos,de Pedrokas ,17 min.,CE

Última Cidade, de Victor Furtado ,70 min.,CE

Domingo – 17/12

14h – Autorias 6 – 14 anos

Mutirão: O Filme, de Lincoln Péricles (LKT) , 10 min.,SP

Alan, de Diego Lisboa, Daniel Lisboa ,92 min., BA

16h – Autorias 7 – 14 anos

¡VIVA LA REVOLUCIÓN!, de Duo Strangloscope, 12 min.,SC  PREMIADO NA MFL RJ (conjunto da obra)

virar mar / meer werden, de Danilo Carvalho e Philipp Hartmann ,85 min.,PI

18h – Autorias 8 – 14 anos

Última vez que ouvi deus chorar,de Marco Antonio ,18 min.,SP

Você nos queima, de Caetano Gotardo ,72 min.,SP

20h – Autorias 9 – 14 anos

Gestos de Proteção,  de Larissa Dardania ,4 min.,MG

e nada mais disse., de Julia Menna Barreto ,19 min.,RJ

Brasil, 1977, de Felipe Kusnitzki ,69 min.,RJ

Quinta-feira – 21/12

19h – Biografemas 1 – 14 anos

Aqui é meu lugar, de Breno Soares ,14 min.,RJ

A Jornada do Valente, de Rodrigo de Janeiro ,15 min.,RJ

Um filme com Celso Marconi, de Paulo de Sá Vieira e Helder Lopes ,22 min.,PE

A Paixão de Rio Apa,de Sarah Pusch Nogueira ,19 min.,SC

NO JUSTICE , NO PEACE, de Duo Strangloscope ,10 min.,SC PREMIADO NA MFL RJ (conjunto da obra)

Sexta-feira -22/12

19h – Biografemas 2 – 14 anos

Crepúsculo das deusas, de Fábio Rogério ,14 min.,SP

O CANGACEIRO DA MOVIOLA, de Luís Rocha Melo ,95 min.,MG/RJ

Sábado – 23/12

14h -Biografemas 3 -14 anos

Areia, de Duo Strangloscope ,7 min. SC  PREMIADO NA MFL RJ (conjunto da obra)

As linhas da minha mão ,de João Dumans, 80 min.,MG

16h – Curta Rio -Livre

Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli ,20 min.,RJ

Infinito Ábaco, de Bruno Lisboa ,65 min.,RJ

18h – Encerramento 20a. MFL Brasília –

Filmes realizados na oficina de VideoArte e convidados

Cabines Livres

de quinta a domingo das 14h às 20h

23/11 e 17/12 – Cabine Livre 1 – Rebecca Moure – Livre

estrangeira, 5 min.,RJ

Fogo contra fogo, 4 min., RJ

PINOQUIO de KAFKA, 10 min., RJ

SEU ZÉ CYBERSTREET, de Flavia Goa e Rebecca Moure , 5 min., RJ

intra09 | duas dobras sobre vermelho, de Rebecca Moure e Flavia Goa , 9 min., RJ

24/11 e 16/12 – Cabine Livre 2 – Luís Augusto – Livre

Rastros de Nanquim, de Luís Augusto , 18 min.,RJ

25/11 e 15/12 – Cabine Livre 3 – Oliê Cárdenas – 14 anos

Transverbo,de Oliê Cárdenas ,23 min.,SC

26/11 e 14/12 – Cabine Livre 4 – Curtas – 14 anos

sanc_pc1317_03_01_a_1 – versão 02, de Henrique Amud e Hakaima Sadamitsu ,7 min.,RJ/AM

BIG BI BAD BABIDI, de Neusa Valéria Brizola ,6 min.,RJ

30/11 e 10-12 – Cabine Livre 5 – Arthur Senra – 12 anos

Virtual Genesis, de Arthur B. Senra ,8 min.,DF

1/12 e 9/12- Cabine Livre 6 – Yudji Oliveira – Livre

Luz  Vermelha,de Yudji Oliveira ,7 min.,SP

2/12 e 8/12- Cabine Livre 7 – Márcio Vaccari – 18 anos

LILI FOI DAR AULA DE GEOGRAFIA E SUMIU DO MAPA,de Márcio Vaccari ,1 min.,SP

À ESPERA DAQUILO QUE NUNCA VEM. ISSO NÃO SOUL EUS; É BECKETT?,

de Márcio Vaccari, .30 min.,SP

BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA MAS TAMBÉM NÃO SAI PALAVRA, de Márcio Vaccari , 1 min.,SP

CANUDOS CONTEMPORÂNEA, de Márcio Vaccari ,7 min.,SP

INVASÃO CORINTIANA AO MARACANÃ,de Márcio Vaccari ,1 min.,SP

MARGARIDA, de Márcio Vaccari ,3 min.,SP

3-12 e 7-12 – Cabine Livre 8 – Paula Huven – Livre

Folhada, de Paula Huven ,7 min.,MG

TRAILERS:

.https://vimeo.com/540853321 – A Cidade dos Abismos

.https://www.youtube.com/watch?v=DIdh01LHcDU – Noite de Terror no Planalto

.https://www.youtube.com/watch?v=AE7yObkSi7E – Fantasma Neon 

.https://www.youtube.com/watch?v=acUiFKJPpEg – Crepúsculo das Deusas

.https://www.youtube.com/watch?v=LrSf7xwuD3k – Cala a Boca e Escuta

.https://www.youtube.com/watch?v=uDegoWFkZ0E – Um Inferno sem Lazer

.https://www.youtube.com/watch?v=TwK_wThkUr8 – É Rocha e Rio, Negro Leo

Deixe um comentário