Nesta terça, 22, o documentário ganha uma sessão especial de pré-estreia no Liberty Mall, a partir das 19h30, com a presença de John Shipton, pai de Assange

Uma das figuras fundamentais do nosso tempo é tema do documentário Ithaka – A Luta de Assange. Dirigido pelo inglês Ben Lawrence e produzido pelo irmão de Julian Assange, a obra chega aos cinemas brasileiros em 24 de agosto. Mas no Liberty Mall, o longa ganha uma sessão especial de pré-estreia, nesta terça, 22 de agosto, seguida de um debate que traz o tema “A imprensa livre e a liberdade de Julian Assange”. O evento conta com a presença de John Shipton, pai de Assange.
Ithaka – A Luta de Assange tem ao centro o ativista australiano Julian Assange, o preso político mais famoso da atualidade, cuja condenação nos EUA coloca em xeque a liberdade de imprensa no mundo todo. O documentário acompanha a luta de seu pai, John Shipton, na tentativa de salvar seu filho.
Nascido na Austrália, Assange fundou o Wikileaks, em 2006, que, em 2010, divulgou, entre outros, documentos secretos do Exército Americano sobre a Guerra do Afeganistão. Desde então, o ativista, que foi preso em 2019, quando morava no Equador, depois de pedir asilo político no país, está na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, enquanto, até hoje, os EUA seguem em busca da extradição.
A ideia do filme partiu do meio-irmão de Julian, o produtor Gabriel Shipton, que procurou Lawrence com a proposta do filme. Foi o próprio Gabriel, que divide os créditos de produção com Adrian Devant, irmão da esposa da Assange, Stella Devant, que convenceu a família a se abrir diante das câmeras, e contar sua história e de Assange.

O documentário tem recebido excelente acolhida por onde passa. Peter Bradshaw, do The Guardian, diz que o longa “é de partir o coração”, e a crítica australiana Margaret Pomeranz classifica o filme como “uma obra valiosa e importante, e completamente fascinante”.
O documentário de 106 minutos conta a batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho.