Nesta época do ano, a dermatologista Amália Mayer Coutinho destaca alguns cuidados importantes com a pele e lábios, para que as pessoas não sofram, literalmente, com os agravos do clima seco, na pele

Sinal de alerta em Brasília. Com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar abaixo de 20%, os cuidados com a pele devem ser redobrados nesta época no ano. A condição climática de Brasília – que alterna ar quente, frio e seco – modifica a barreira da superfície da pele, impossibilita a absorção da umidade e provoca seu ressecamento. Amália Mayer Coutinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica, relata que muitas vezes, o morador de Brasília só percebe os efeitos do clima seco na pele, quando os lábios começam a apresentar fissuras. “A pele hidratada está sempre mais protegida. A pele ressecada arde, coça e está mais sujeita a quadros alérgicos e infecciosos”, esclarece.
A dermatologista enfatiza a importância dos cuidados com os lábios no período da seca. Tendo em vista que eles ficam mais expostos, ressecados e com fissuras, há maior predisposição para um quadro infeccioso, que pode ser uma cândida ou até mesmo um herpes labial. “A recomendação é sempre hidratar durante o dia, e à noite potencializar o uso de hidratantes labiais, ao redor dos lábios e em toda sua região”, ensina.
Confira as dicas da dermatologista para minimizar os efeitos negativos na pele:
· Evitar banhos quentes e demorados.
· Evitar o uso de buchas.
· Usar sabonetes glicerinados ou infantis. Os óleos de banho também são indicados.
· Beber bastante água ao longo do dia.
· Hidratar a pele imediatamente após os banhos – nos primeiros 3 minutos.
· Aplicar um hidratante labial, principalmente, ao deitar.
· Evitar o secador de cabelo em excesso e usar protetor térmico sempre.
· As crianças devem seguir os mesmos cuidados dos adultos e também evitar brincar e demorar demais no banho.

Serviço: Dra Amália Mayer Coutinho
Local: Clínica Aluma
Endereço: SGAS 613/614 Sul – Vitrium Centro Médico – sala 186 – Brasília/DF
Telefone: 61 98257-1212 / 61 3242-3000