
João Angelini, Romulo Barros e Silvie Eidam são os artistas premiados na 4ª edição do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea. O anúncio foi feito pela organizadora do Prêmio, Virgínia Manfrinato, no último dia 15 de julho na CAIXA Cultural Brasília. Cada artista recebeu um prêmio aquisição no valor de R$ 5mil. Na ocasião, foi lançado o Catálogo da mostra com as obras dos 15 artistas selecionados e texto do curador e membro da banca de seleção do Transborda André Severo.
Sobre a escolha do júri formado por cinco curadores de diferentes regiões do País, Virgínia Manfrinato ressalta que ao longo do processo de seleção, desde os portfólios até as obras montadas, “percebe-se claramente uma produção artística de pelo menos 343 pessoas com um trabalho consistente de ateliê, mostrando profissionalismo, dedicação, um forte compromisso com a arte e temas da arte contemporânea. Estão comprometidos com o fazer artístico e isso é louvável, é digno de premiação a todos”.
Conheça as/os artistas premiadas/os:
João Angelini é morador de Planaltina/DF (periferia de Brasília), artista plástico, curador e gestor cultural. Através de múltiplos gestos e formatos, sua produção discute sobre nosso sistema, formação, as ocupações territoriais, modos de controle e opressão. Uso do vocabulário imagético e paisagens de onde mora, num trânsito entre a Planaltina colonial e a Brasília moderna. Desde 2005, expõe e é premiado por sua produção individual. A 59ª Bienal de Veneza (2022), 2º Prêmio Décio Noviello Artes Visuais (2021), Arte como Respiro – Itaú Cultural 2020, Novas Efervescências – E.C. Porto Seguros (SP) 2019, nos Rumos do Itaú Cultural (2014, 2009 e 2006), Bolsa Funarte de Produção (2011) e Anima Mundi (2009) pontuam parte da trajetória de sua obra.

Romulo Barros nasceu e cresceu no interior de Minas Gerais, um meio social onde os padrões de comportamento culminam na repetição das histórias locais, processo em que todos acabam dentro da mesma trouxa. Observa essas experiências e as insere em sua produção. Questionando sempre a própria identidade, procura externar a sua própria perspectiva, de um ser que busca, em si e em sua memória e ancestralidade, uma relação de afeto, vínculo, fluxo e refluxo. Atualmente tem uma produção artística que perambula pelos campos da pintura, instalação e escultura.

Silvie Eidam nasceu em Frankfurt/Main na Alemanha e vive atualmente no Brasil. O seu avô era o pintor Wilhelm Eidam quem encorajou a sua produção artística desde a sua infância. Ela foi aluna das artistas locais Andrea Simon e Beatrix Pohle-Stiehl, e continuou a sua formação estudando artes plásticas na Universidade de Brasília e no Goldsmiths College em Londres. Ela recebeu por 5 anos consecutivos a bolsa do fundo suiço GEK e apoio financeiro por um colecionador para terminar a série Masculinidades. Ela participa em exposições coletivas no Brasil e Alemanha desde 2005. No seu trabalho ela tem focado em materializar o imaterial e inconsciente. Atualmente, está interessada na temática da morte e da possibilidade de fazer contato com outras dimensões.

Sobre a mostra
Selecionados por um júri formado por Agnaldo Farias (SP), André Severo (RS), Marília Panitz (DF), Marisa Mokarzel (PA) e Gleyce Heitor (PE), a Mostra dos Artistas Selecionados ao Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea reúne obras em diversas linguagens e suportes como pintura, desenho, fotografia, objeto escultórico, vídeos e instalação. Participam da mostra Clarice Gonçalves, Fernanda Azou, Iris Helena, João Angelini, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Manduca, Marcos Antony, Rafael Marques, Rodrigo D’Alcântara, Romulo Barros, Severina Gonçalves, Silvie Eidam, Thalita Perfeito e Vanesa Liberato.
A Mostra de Artistas Selecionados para a 4ª edição do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea segue em exibição na CAIXA Cultural Brasília até o dia 30 de julho, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
A Realização do Transborda tem o apoio da CAIXA e o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.