No dia 29 de setembro, quinta-feira, acontece o lançamento do terceiro videoclipe do projeto Sinestesia | Entre Imagem e Som. “Espelho”, da dupla Gaivota Naves – artista sonora – e Lua Cavalcante – da artista visual Lua Cavalcante – tem uma versão em Libras com interpretação de Tatiana Elizabeth.

O vídeo estará disponível no canal d’A Pilastra no Youtube @a.pilastra. O projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A Pilastra fica na SMBS 01 lote 01 loja 01 – Guará II, Brasília-DF. No Instagram, @a.pilastra.
Espelho
As artistas propõem um mergulho nas suas existências, marcadas pela fissura, pela cicatriz, falas falhas, histórias, ancestralidades e deficiências. Um espelho e um fio vermelho são os elementos marcantes da instalação, um ambiente onírico, alvo, onde as duas artistas interagem e emaranhando-se nessa grande guia vermelha.
Gaivota Naves, Artista Sonora: Gaivota Naves iniciou sua trajetória em Artes Cênicas em 2001, na faculdade de Artes Cênicas Dulcina de Moraes. Como atriz e performer, atuou em diversos grupos sob direção de Hugo Rodas, Maura Baiocchi, Willian Lopes, Rodrigo Fischer, entre outros. Em 2012, assumiu sua carreira como cantora e compositora da banda Rios Voadores e, em 2015, integrou o coletivo musical Joe Silhueta. Com a Joe se apresentou em inúmeros e incríveis festivais pelo Brasil, como Sim SaoPaulo (São Paulo), Serasgum (Belém-PA), Bananada (Goiânia-GO), Psicodália (Santa Catarina), Morrostock (Rio Grande do Sul), Festival Coma (Brasília-DF), Porão do Rock (Brasília-DF) Árvore Seca (Palmas- TO) Festival DOSOL (Natal-RN).
Gaivota tem grande destaque pelo hibridismo de sua voz potente somada a atuação performática, e tem como inspiração a atuação feminina na Música Popular Brasileira. Em 2020, inicia uma nova fase em sua carreira, seu trabalho solo, onde apresenta músicas de sua própria autoria saindo um pouco do rocknroll e entrando na nova Mpb com elementos do pop, do jazz, e do eletrônico de mais sintética, que se consolida no EP NEOCONCRETO inédito.
Lua Cavalcante, Artista Visual: é tecnóloga em Fotografia formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília; Arte educadora à frente do Grupo de Trabalho Acessibilidade – DF para o Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia, atuando no Centro Cultural Banco do Brasil. Participou da Sétima Mostra São Paulo de Fotografia.
Integrou a equipe de Orientadores de Público do Instituto Moreira Salles em São Paulo. Sua linguagem artística é a produção de experimentações poéticas em autorretrato, desenvolvendo investigações fotográficas sobre as particularidades e deslocamentos de seu corpo, denominado deficiente.
Tatiana Elizabeth, Interpretação em Libras: convive com a Comunidade Surda desde os 06 anos de idade e iniciou aos 18 anos como professora, alfabetizando crianças surdas e no projeto de Educação para Jovens e adultos – EJA Surdos em Recife – PE. Intérprete de LIBRAS do DFJUG – Brasília Java User Group, reconhecido pela Sun como o segundo maior grupo de usuários Java do Mundo. O JAVA’S – Java social é um programa do DFJUG, onde eram oferecidos cursos gratuitos de Informática para pessoas com deficiência.
Também foi intérprete de inglês para dentistas, médicos e enfermeiros americanos no projeto de auxílio às comunidades carentes do DF/Entorno e em outras cidades (Aurora do Tocantins, Arraias e Taguatinga – TO. Foi vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes, Guia-intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do DF (2014/18), graduanda em Pedagogia, formada no Magistério, intérprete e mediadora cultural, Gerente da Central de LIBRAS (2011/13), Intérprete de LIBRAS do ex governador Agnelo Queiroz (2013/15), assessora do conselho de Direitos Humanos do Distrito Federal (2011), coordenadora executiva do Fórum Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do DF e Entorno – FAPED (2010/13).

Sobre o projeto
“Sinestesia | Entre Imagem e Som é sobre encontros improváveis. O cruzamento de sensações diferentes numa só impressão, um cheiro que evoca uma cor, uma imagem que evoca um som. Pensamos na integração estratégica e provocativa entre artes visuais e música que contemplem o público surdo. Conscientes dos diferentes públicos que cada frente já possui naturalmente, vemos o encontro dos três como uma ação agregadora e extremamente potente para a sensibilização de novos públicos, levando artes visuais ao público musical e música produzida e criada no Distrito Federal ao público cativo das artes visuais e à comunidade surda. Pessoas que de outra maneira não teriam contato com essas formas de manifestação artística de maneira acessível aqui o farão por meio de Sinestesia”, afirma a diretora criativa Gisele Lima.
Próximos lançamentos
Ao longo das próximas semanas, o projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem realiza os lançamentos dos videoclipes “Vem de você”, de Kel e Elvira Cachorra (06/10); “Tecno cadência”, de Liberdade Oculta e Fernanda Azou (13/10); “Manifesta pr’além mar”, de Pietra Sousa e Thalita Caetano (20/10); “Presente dos orixás”, Prethaís e Rayza Rodrigues (27/10); “Santa bandida”, Rosa Luz e Aya (03/10); “Viciada ni tu”, Tonhão Nunes e Taira Nebul (10/11); e “Que pena”, Vika Vieira e Paula Catu (18/11). Os vídeos já lançados, ficam disponíveis para visualização no canal d’A Pilastra no Youtube.
Serviço:
Espelho
Lançamento do videoclipe de Gaivota Naves e Lua Cavalcante
Em Libras por Tatiana Elizabeth
Quando | 29/09
Onde | @a.pilastra no Youtube
Direção artística | Gisele Lima
Site | https://apilastra.com.br/exposicao/47
Instagram | @a.pilastra