Os cursos estão disponíveis para interessados nas áreas de fotografia, audiovisual, redes sociais e operador de áudio
Foto divulgação
O Projeto Comunicador do Futuro desembarca em Ceilândia no próximo dia 15, oferecendo uma oportunidade única para os moradores locais se capacitarem em áreas como fotografia, audiovisual, redes sociais e operador de áudio. A iniciativa visa preencher lacunas de capacitação em setores de fácil acesso ao mercado de trabalho cultural e tradicional.
Com 480 vagas disponíveis, distribuídas entre os cursos de fotografia, gerenciamento de redes, operador de áudio e produção audiovisual, o projeto está com inscrições abertas para jovens a partir de 16 anos. Os interessados podem se inscrever no site oficial do projeto: https://www.comunicadordofuturo.com.br/
Além de Ceilândia, as oficinas serão realizadas em uma carreta itinerante que percorrerá mais três regiões administrativas: Estrutural, Riacho Fundo II e São Sebastião, atendendo à demanda dessas comunidades.
A proposta do Projeto Comunicador do Futuro é impulsionar políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades a essas comunidades, identificando ações que despertem o interesse de artistas e produtores culturais, promovendo a profissionalização desses atores.
O idealizador do projeto e presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (Abraço), Divino Cândido, destaca a importância da iniciativa: “O projeto surgiu por uma necessidade do mercado de trabalho. Estamos trazendo uma dinâmica de formação para os jovens, dando oportunidade para eles ampliarem suas chances nesses campos que estão avançando cada vez mais e precisando de pessoas qualificadas para trabalharem.”
Público-alvo
O público-alvo principal são jovens em idade escolar e adultos dessas comunidades, proporcionando condições para superar a falta de acesso a equipamentos públicos culturais e qualificação. As cidades foram escolhidas considerando o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a vulnerabilidade social, especialmente entre os jovens.
A correalizadora do projeto e diretora presidente do Instituto Rede Solidária, Dilma Imai, enfatiza: “Como nós trabalhamos com os jovens nas periferias, identificamos as cidades onde havia uma necessidade grande para levar esse projeto. Ele veio para agregar conhecimento, tirar os jovens da ociosidade e até mesmo ajudar a inseri-los no mercado de trabalho.”
Foto divulgação
Local e horário
Os cursos serão ministrados em uma carreta itinerante, na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional de Ceilândia. Serão quatro turmas por turno, distribuídas da seguinte forma:
Nesta terça-feira, 19, é comemorado os 23 anos da Lei da Aprendizagem. A legislação é a única política pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil. De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, entre os meses de janeiro a outubro deste ano foi registrado aumento de 7% no volume acumulado de contratações de aprendizes.
O número positivo, no entanto, poderia ser maior caso as empresas cumprissem a cota mínima de 5% e máximo de 15% da força de trabalho de referência. Atualmente o Brasil conta com 560 mil aprendizes em todo o território nacional, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, entretanto, o País tem capacidade para a contratação de 1 milhão de aprendizes.
As empresas que têm investido no programa, de olho na formação de futuras lideranças, foram avaliadas de maneira positiva na pesquisa do Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz, que ouviu mais de 48 mil aprendizes em todo o território nacional.
Segundo o levantamento, 70% dos aprendizes avaliaram de maneira positiva como são acolhidos nas companhias e 72% deles afirmaram que se sentem satisfeitos em relação à oportunidade. De acordo com 75% dos jovens e adolescentes ouvidos, eles seriam muito felizes se efetivados.
CIEE 59 anos – Transformando vidas, construindo futuros
Desde sua fundação, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
Contexto histórico, social e religioso explica a evolução da simbologia do período festivo, afirma especialista do CEUB
Independente dos costumes ou crenças, o Natal simboliza um momento fraterno e festivo, marcado pelas luzes, adornos, presentes e reuniões familiares. Mas você já se perguntou de onde surgiu a tradição de comemorar o dia 25 de dezembro? Scarlett Dantas, professora de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica a origem da tradição cultural natalina, seus significados e símbolos de uma das festas mais populares do mundo. Conheça as diferentes datas em que se celebra o Natal pelo mundo, além das diversas histórias por trás da figura do Papai Noel.
A historiadora esclarece que a celebração do Natal, com esse nome, teve início no século IV, quando a Igreja de Roma escolheu o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Cristo. No hemisfério norte, o dia 25 de dezembro se tornou uma data simbólica, uma vez que é o dia do solstício de inverno e indicava o renascimento de Mitra (associada ao sol), como chamavam os romanos “Natalis Solis Invicti”. Naquela época, foi criado o primeiro canto natalino, ‘Veni Redemptor Gentium’. “No início da Idade Média, o Natal não era considerado uma festa associada a diversão, mas sim a um momento de orações. No século XIII, temos notícia de que Francisco de Assis teria montado uma peça de teatro representando o nascimento de Cristo, com pessoas reais em trajes antigos”.
De acordo com a docente do CEUB, em 1223, as pessoas foram substituídas por estátuas e esculturas, com figurinos elaborados, montados na estrutura do presépio e com os personagens bíblicos assistindo ao nascimento de Jesus. No final da Idade Média, por volta do século XV, o Natal já era comemorado com danças, comidas, brincadeiras e jogos que duravam um ciclo de festividades, que, em geral, iam de 24 de dezembro até 6 de janeiro.
Em virtude da diferença entre os calendários vitoriano e gregoriano e da importância dada à “Epifania”, a especialista revela que no oriente os cristãos comemoram o Natal nos dias 6 e 7 de janeiro. Em outros lugares, onde o cristianismo não se desenvolveu de forma notável, como nos países de tradição islâmica, judaica e budista, não há grandes comemorações pelo nascimento de Cristo.
As 1.000 faces do Papai Noel
Segundo Scarlett Dantas, o Papai Noel é uma mistura de tradições. Uma delas é a de São Nicolau, um cristão grego, que viveu no Império Romano entre 270 e 343 e se tornou bispo de Mira. Em virtude dos relatos de milagres associados a ele, São Nicolau foi canonizado e é reverenciado como santo na Igreja Católica e Ortodoxa. “Muitos de seus milagres estão vinculados à prática da caridade, às doações e à ressuscitação de crianças. Em decorrência disso, 6 de dezembro foi consagrado à troca de presentes e às crianças. ‘São Nicolau’, ‘Saint Nicolas’ e ‘Sinterklaas’ significam o mesmo nome em diferentes origens”, destaca.
A historiadora também cita o “Father Christmas”, tradição britânica que remonta ao século XV. Essa figura é associada a um velhinho bem-humorado e gorducho, que usava roupas com peles vermelhas ou verdes e que gostava de bebida, comida e música. Em virtude dos conflitos religiosos do século XVII, os puritanos teriam tentado eliminar todas as tradições e heranças culturais consideradas católicas. “O Natal foi proibido pelo parlamento britânico em 1644, sendo restaurado 16 anos depois. Como o Father Christmas não tinha vinculação direta com um santo, sua figura se popularizou, entre puritanos e católicos. No Brasil, o nome ‘Papai Noel’ está vinculado ao ‘Papai Natal’, como é chamado em Portugal.
Já no ocidente, a figura do Papai Noel foi disseminada nos Estados Unidos, declara Scarlett. Devido à presença de imigrantes, essas heranças folclóricas e de diferentes tradições se misturaram e transformaram na primeira metade do século XIX, a figura de Santa Klaus. A professora menciona o poema “A visit from Saint Nicholas”, mais conhecido como “The Night Before Christmas”, do estadunidense Clement Clarke Moore, que apareceu pela primeira vez em 1823 e se tornou popular na época. “Ele foi o responsável por conceber a figura do Papai Noel, inclusive a ideia de que ele se transporta em um trenó puxado por renas voadoras”, explica.
Tradições de presentear
Nas festividades da Saturnália havia o oferecimento de presentes entre os convivas e, segundo o Evangelho de Mateus, os Três Reis Magos trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. Contudo, a associação do Natal com a troca de presentes foi relativamente tardia, remontando à literatura do final do século XIX. Acredita-se que, de forma acidental, o protestantismo teve um papel importante na vinculação da troca de presentes no dia 25: “As festividades de dias de santos católicos foram por eles desencorajadas e, por isso, a oferta de presentes para crianças católicas realizada no dia 6 de janeiro teria migrado para 25 de dezembro”.
Decoração Natalina
Dantas afirma que povos germânicos anteriores ao cristianismo já cultuavam árvores em sua mitologia. No que se refere à tradição natalina e cristã, as árvores se difundiram com a Reforma Protestante, sobretudo nas regiões da atual Alemanha. A primeira referência é da região da Alsácia e data de 1521, sendo sua popularidade das árvores vinculada aos invernos rigorosos da região. Porém, a disseminação do costume foi gradual: “A primeira árvore de Natal no Vaticano, por exemplo, só foi montada em 1982 pelo fato de o papa João Paulo II ser polonês. Desde o século XIX, tornou-se comum adornar o topo da árvore ou com uma estrela – representando Belém – ou um anjo – representando o anjo Gabriel”.
Uso das guirlandas
Scarlett relata que a guirlanda é uma adaptação de práticas antigas de adornar residências com ramos ou galhos de plantas perenes que mantinham sua cor e vitalidade mesmo durante o inverno. Esse costume simbolizava a exaltação da exuberância da natureza e a fertilidade. Segundo a especialista, estes elementos representam o nascimento de Cristo e geralmente contam com as figuras de Jesus, Maria, José, os três reis magos, o anjo Gabriel, um burro (representa a humildade) e uma vaca (representa a paciência ou os sacrifícios de animais descritos no Antigo Testamento). Os sinos entram na celebração como instrumentos musicais e luzes decoram portas, janelas e as próprias árvores.
Nascimento de Jesus
Sobre a narrativa do nascimento de Jesus e a mistura com as tradições e símbolos pagãos na celebração do Natal, Scarlett explica que as festividades de dezembro têm raízes antigas, relacionadas à observação astronômica e à influência dos fenômenos naturais nas estações e colheitas. O dia 25 de dezembro era significativo para os romanos como o solstício de inverno, marcando o renascimento de Mitra, associado ao sol, celebrado como “Natalis Solis Invicti”. As festas, como a “Saturnália”, honravam Saturno e incluíam tradições como inversão de papéis sociais, decoração com ramos, velas, comida e bebida.
De acordo com a docente do CEUB, as tradições natalinas têm origens antigas ligadas a interpretações astronômicas pagãs. O solstício de inverno e fenômenos celestes influenciaram a visão do renascimento do sol, especialmente perto do dia 25 de dezembro. Já elementos cristãos, como os Três Reis Magos, São Nicolau e a Virgem Maria, foram integrados à data após a definição do nascimento de Cristo pela Igreja Católica. “A Igreja do Ocidente, a partir do século IV, escolheu intencionalmente o dia 25 de dezembro como o nascimento de Cristo, visando facilitar a aceitação do cristianismo pelos pagãos. Assim, o Natal passou a ser associado a essa data, adotando tradições pagãs adaptadas e integrando-as à narrativa do nascimento de Jesus”.
As aulas foram ministradas durante 40 dias e contou com conteúdos em áreas de e-gamer, animação digital e jogos digitais
Divulgação – Freepik
O projeto Cultura Digital, que visa capacitar jovens a partir de 15 anos nas áreas de e-gamer, animação digital e jogos digitais, se encerra nesta sexta-feira, 8 de dezembro. Com mais de 150 alunos formados, o projeto, realizado pela Associação Amigos do Futuro, ofereceu cursos gratuitos na região administrativa de Planaltina, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.
“Fazer um curso na área que você gosta e com professores e materiais de qualidade nos faz querer ainda mais aprender. Esse curso nos capacita muito para o mercado de trabalho porque nele aprendemos sobre assuntos importantes para quem deseja seguir nessa área. Com o conhecimento adquirido pretendo me destacar na hora de buscar um emprego”, destaca o aluno Endryo Matos dos Santos, de 18 anos.
Divulgação Freepik
Com 120 horas de duração, distribuídas em seis semanas, o Cultura Digital proporcionou oportunidades de aprendizado em ambientes equipados com tecnologia de ponta. A capacitação foi realizada de forma gratuita e contou com equipamentos, materiais didáticos e professores experientes nas áreas.
“Estou fazendo o curso de animação digital e é um ótimo curso onde pude aprender sobre a plataforma utilizada no mercado de animação e o design que irei trabalhar no futuro. Eu acho muito importante esse tipo de curso, ainda mais de forma gratuita para a população porque desperta a vontade de aprender das pessoas”, afirma o estudante César Henrique Ferreira dos Anjos, de 18 anos.
Baseado em dados de um estudo recente do Google, que aponta um déficit previsto de 530 mil profissionais de tecnologia no Brasil até 2025, o Cultura Digital visa suprir essa demanda, oferecendo uma formação alinhada com as necessidades do mercado. A pesquisa destaca que, embora 53 mil profissionais estejam programados para se formar até 2025, a demanda por talentos será de 800 mil no mesmo período.
“Eu tive a oportunidade de fazer dois cursos no projeto Cultura Digital e pude aprender bastante tanto na parte teórica quanto na parte prática. Esse curso me deixa muito ansioso porque dessa forma eu vejo que consigo entrar no mercado de trabalho”, conclui o aluno Éric Menês do Amaral, de 19 anos.
“Celebramos não apenas a inauguração da Clínica-Escola de Medicina Veterinária, mas também um marco na nossa jornada pela saúde integral. É essencial para nós, do CEUB, não apenas existir na sociedade, mas nos integrarmos a ela”. Com essa visão, o coordenador de Medicina Veterinária do CEUB, Carlos Alberto da Cruz Júnior, apresentou novo centro de atendimento à comunidade, nesta quarta-feira (29). O evento teve a presença do corpo diretivo da instituição, autoridades e a comunidade de medicina veterinária do Distrito Federal.
Além da missão de capacitar novos profissionais, o CEUB amplia a prestação de serviços ao público externo, desta vez atendendo cães, gatos, animais exóticos e silvestres, e promovendo pesquisas científicas multidisciplinares. Na visão do reitor do CEUB, Dr. Rafael Lopes, a qualidade dos equipamentos e a excelência dos profissionais que atuarão na Clínica refletem o comprometimento da instituição com o ofício de capacitar. “Estamos garantindo aos nossos alunos a melhor formação para cuidar dos animais, que desempenham papéis tão especiais em nossas vidas e lares”, comemora.
Responsável técnico pela Clínica-Escola, Bruno Alvarenga explica que o espaço multidisciplinar que permitirá a integração de diversos setores da instituição, expandindo-se para atividades de extensão e assistência à comunidade. “Esta colaboração entre diferentes áreas nos possibilitará oferecer um atendimento de qualidade e amplitude, incorporando cada vez mais tecnologia em nossos serviços. Estamos orgulhosos em ver nossos alunos já integrados e prontos para, em breve, ingressarem no mercado”, completa Bruno.
Para a Pró-reitora Acadêmica, Lúcia Maria Lopes, ao celebrar 55 anos, o CEUB busca sempre oferecer mais serviços e valor para a comunidade, que sempre confiou a formação de tantos profissionais de excelência. “O CEUB, em sua maturidade, investe continuamente na qualidade, buscando formar profissionais que irão contribuir significativamente para o mercado de trabalho”, finaliza a cerimônia.
Foto Lucas Vaz
Sobre a Clínica-Escola CEUB Localizada no Campus Asa Norte, a Clínica-Escola de Medicina Veterinária do CEUB atenderá cães, gatos e animais silvestres e exóticos do público interno e externo à instituição, enquanto oferece experiências práticas de atendimento para os estudantes do curso. Os atendimentos à comunidade poderão ser agendados por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Clínica oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. Com consultórios especializados, em felinos e doenças infectocontagiosas, oferece laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência e áreas de internação, estruturadas para atender a uma variedade de necessidades médicas. O espaço também dispõe de dois centros cirúrgicos, com seis estações cirúrgicas.
Foto Lucas Vaz
Serviço: Clínica Escola de Medicina Veterinária do CEUB Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h Agendamentos: (61) 3966-1400
Com infraestrutura de ponta e centro de pesquisa multidisciplinar, o espaço visa atender a comunidade e capacitar os estudantes para diagnósticos e condutas clínicas
O Centro Universitário de Brasília (CEUB) inaugura nesta quarta-feira (29), a Clínica-Escola de Medicina Veterinária para atendimento à comunidade. Localizado no Campus Asa Norte, o espaço atenderá cães, gatos e animais silvestres e exóticos do público interno e externo à instituição, enquanto oferece experiências práticas de atendimento para os estudantes do curso. Os atendimentos à comunidade poderão ser agendados por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com uma equipe de profissionais qualificados, que envolve o corpo docente e técnicos em saúde animal, a Clínica-Escola do CEUB oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. A clínica também irá contribuir com o desenvolvimento de pesquisas na área de medicina veterinária, permitindo que estudantes e professores conduzam estudos e novos projetos.
O responsável pela Clínica-Escola e professor de Medicina Veterinária do CEUB, Bruno Alvarenga, destaca o compromisso da instituição em proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas sob a supervisão de veterinários experientes, além da oferta de serviços veterinários de qualidade ao público. “A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do CEUB representa mais do que um espaço de aprendizado, é uma arena de descobertas, inovação e colaboração multidisciplinar, moldando os profissionais do futuro em um ambiente que simula e desafia a realidade clínica”, celebra Bruno Alvarenga.
Infraestrutura de ponta
Com cinco consultórios especializados, incluindo um exclusivo para felinos e outro para doenças infectocontagiosas, a clínica oferece laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência e áreas de internação, estruturadas para atender a uma variedade de necessidades médicas. O espaço dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo um deles destinado para aulas práticas e futuros mutirões de castração, com seis estações cirúrgicas. “Câmeras que permitem o registro das atividades cirúrgicas, bem como a inclusão dos alunos em cirurgias mais elaboradas”, destaca o professor Bruno Alvarenga.
A Clínica Escola permite a realização de simulações de emergência de atendimento clínico com manequins para inserir o aluno em um ambiente muito próximo do real. “Por meio da prática na Clínica, o aluno irá desenvolver habilidades psicomotoras, sobretudo para situações de emergência, que ele enfrentará ao longo da vida profissional. O treinamento vai englobar o diagnóstico, o tratamento, a elaboração de requisições e a familiarização com as condutas clínicas da chegada do paciente ao seu tratamento e a remissão de diversas doenças”, completa.
O coordenador do curso, Carlos Alberto da Cruz Jr., explica que a Clínica se posiciona como um centro de pesquisa de diversas áreas. “Aprimorando a infraestrutura do centro de pesquisa multidisciplinar, o ambiente de aprendizado se fortalece, permitindo uma maior integração da comunidade com as atividades de capacitação dos estudantes, especificamente para diagnóstico, clínica e cirurgia de animais de companhia”, afirma.
Foto divulgação
Serviço:
Abertura da Clínica Escola de Medicina Veterinária
Data: 29/11/2023
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Projeto “Tardezinha do Samba vai à Escola” leva a cultura africana e afro-brasileira a três centros educacionais da Ceilândia
Lackman
O projeto foi idealizado pelo cantor e ativista cultural Marcelo Café. Nascido em Niterói (RJ), Café chegou à Brasília em 1980 com sete anos de idade e sempre morou na Ceilândia. Em 2018 realizou o “Festival Tardezinha do Samba”, na Casa do Cantador, com encontros musicais no ritmo de samba, choro e charme.
Keka Bagno
Mas em 2022 ele sentiu necessidade de ampliar o evento musical para dentro das escolas da Ceilândia. ”Vi que o projeto era uma forma de ampliar o alcance da cultura afro-brasileira para dentro das salas de aulas promovendo o debate com os jovens e ajudando na formação de uma geração menos preconceituosa com as questões de raça e gênero, entre outros”, afirma Marcelo, que já está na segunda edição do “Tardezinha do Samba vai à Escola”, com realização de oficinas de percussão, dança , moda , hip hop e produção cultural, além de palestras e rodas de conversa com os estudantes sobre mitologia africana, racismo e democracia.
Naiara Lira
O projeto que conta com o fomento da SECEC- Secretaria de Cultura e Economia Cultural do DF, será realizado no CEF (Centro de Ensino Fundamental) 4, CEF 11, e CEF 26, todos localizados na Ceilândia. Entre as atividades, que acontecerão até o dia 8 de dezembro se destacam as oficinas de dança charme com o professor Petrônio Paixão, dança afro com Lady B, produção musical e composição com Jojo Baby e Felipe Phyre, Hip Hop com Valéria Assunção Moda com o jornalista Fernando Lackman e de produção de eventos com Nayara e Manu Lira.
Foto divulgação
Na programação também serão realizadas palestras sobre Mitologia Africana, Racismo e Democracia, com as professoras Flávia dos Santos, Margareth Brito e Keka Bagno, respectivamente. Nas oficinas de Hip Hop e moda, os estudantes apresentarão uma coreografia e um desfile mostrando tudo o que aprenderam sobre ambos os assuntos, ao final das oficinas. “É o samba como pano de fundo para tratar de questões que sempre deveriam constar dos currículos escolares e serem debatidas entre os estudantes”, finaliza Marcelo Café.
O encontro acontece na manhã de sábado (25/11) com duas palestras: sobre os benefícios do bilinguismo na primeira infância; e sobre a importância de trabalhar as habilidades socioemocionais dentro das escolas. São gratuitas e abertas às famílias de Brasília
A escola Eleva Brasília promove uma manhã de palestras para famílias que queiram conhecer mais a fundo alguns temas que norteiam os pais e responsáveis na hora de escolher a escola dos filhos. O encontro acontece no sábado (25/11), das 9h às 12h, aberto à toda comunidade interessada nos assuntos que serão debatidos. As inscrições são gratuitas e disponíveis https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBkNaLidAPeUXnBkyEL4kDe2InHJqiZ-GBGy6FPtpAoekWFA/closedform
Depois de ouvir muitos pais e educadores, e conectados com as principais questões da atualidade, a Eleva escolheu dois temas para fechar o cronograma deste encontro. “Por que as habilidades socioemocionais são cruciais para a escola do século XXI”, o primeiro deles, às 9h, terá a escritora e neuropsicóloga Ana Paula Chaves como palestrante. Ela vai explicar sobre o novo perfil de alunos do século XXI e como a escola pode agregar valor no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
A segunda palestra, “Por que ser bilíngue é a melhor escolha para estudantes do século XXI ?”, às 11h,com Luciana Brentano, pesquisadora e doutoranda em psicolinguística. A especialista vai explorar os benefícios cognitivos e linguísticos do bilinguismo, sendo esta habilidade crucial para enfrentar os desafios do século XXI. O encontro terá, ainda, um painel às 10h com os diferenciais da escola Eleva.
O diretor da Eleva Brasília, Lucas Garcia, explica que o 1º Congresso da Família foi pensado comouma estratégia importante de orientação a pais e responsáveis que queiram ouvir de renomadosespecialistas assuntos que são relevantes na vida escolar dos filhos. “Nosso objetivo é expandir a consciência, ampliar a reflexão e promover a sensibilização das pessoas em temas tão importantes e muitas vezes pouco explorados em uma visita rápida à escola”, explicou o diretor.
Conheça as palestrantes:
Luciana Brentano é doutoranda em Psicolinguística e Mestre em Letras. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine, num dos maiores laboratórios de Bilinguismo e Cognição dos EUA, coordenado pela Dra. Judith Kroll. É especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da UFRGS e do BMB lab, laboratório de pesquisas em bilinguismo e cognição, da Universidade da Califórnia. Entre suas atividades profissionais desempenha as funções de coordenadora e professora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e da Pós-graduação em Neurocognição e Aprendizagem, ambas na Faculdade IENH (RS). Ministra palestras, curso e aulas sobre as temáticas educação bilíngue, bilinguismo e cognição, alfabetização em duas línguas e neurociências em universidades e escolas pelo Brasil. Além disso, presta assessoria pedagógica em implantação de currículos bilíngues em diversas escolas brasileiras.
Ana Paula Chaves é psicóloga clínica com abordagem em TCC, além de neuropsicóloga, psicóloga jurídica/perita forense. Com mestrado em Educação; ela é coordenadora pedagógica e professora do curso de pós-graduação de NeuroAprendizagem da UnyLeya e de Neuropsicologia aplicada à Educação da Unieuro. Atua, ainda, como consultora em Educação Inclusiva e consultora em psicologia escolar da escola Eleva Brasília.
Serviço:
1º Congresso de Famílias
Data: sábado, 25 de novembro de 2023
Horário: das 9h às 12h
Local: Escola Eleva Brasília | 614 Sul (ao lado do Parque Ecológico da Asa Sul)
Aberto ao público, dia 25/11, em frente ao Conjunto Nacional
A Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, realiza no próximo sábado, 25/11, o Orange Day, tributo às vítimas de feminicídio no Distrito Federal. O encontro propõe um debate sobre o tema da violência de gênero e realiza uma homenagem à todas as mulheres violadas.
O Jornalista Valter Lima participará do encontro como orador do compromisso com a não violência. Num gesto simbólico, representando as 32 vítimas de feminicídio no DF no ano de 2023, serão soltados 32 balões brancos no céu da Capital Federal. Representantes da sociedade civil e de instituições comprometidas com a não violência soltarão mais 300 balões de cor laranja simbolizando as mulheres e mobilizando a sociedade para a luta contra a violência de gênero.
Foto divulgação
Patrícia Zapponi, presidente da Rede Laço Branco Brasil, adverte para a necessidade de uma data específica que dá visibilidade ao tema: “a data é extremamente importante por promover a conscientização do enfrentamento à violência de gênero: dizer não à violência seja contra idosas, meninas, mulheres trans, a todo tipo de violência contra mulheres apenas por serem mulheres.”
O Orange Day foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, e desde então homens e mulheres têm se unido na tentativa de conscientizar a população sobre os riscos, a prevenção e as atitudes a serem tomadas para mitigar as diversas formas de opressão contra mulheres.
Foto divulgação
O evento conta com a parceria e presença de representantes do Shopping Conjunto Nacional, da Secretaria de Segurança Pública do DF, da Secretaria de Educação do DF, da Rede Bigbox e Ultrabox de Supermercados, da Defensoria Pública do DF, da Polícia Civil do DF, da OABDF, da Associação de Advogados Criminalistas entre outras instituições.
Foto divulgação
Serviço:
Orange Day Data: 25 de novembro de 2023 Horário: A partir das 14h Local: Praça Lúcio Costa – Shopping Conjunto Nacional
Com o objetivo de proporcionar ao público novas maneiras de vivenciar a arte, o Programa Educativo do CCBB Brasília expande seus horizontes culturais e abre mais espaço para a literatura. Recentemente, o Centro Cultural enriqueceu a programação do Programa Educativo com a abertura da sala de leitura infantil e o Sarau.
Um espaço aconchegante para as crianças e adolescentes mergulharem no mundo mágico dos livros e compartilhar esse momento com a família. A sala de leitura conta com mais de 200 títulos infanto-juvenis cuidadosamente selecionados para estimular o desenvolvimento dos pequenos leitores. O projeto propõe fortalecer o vínculo da criançada com a literatura e despertar o amor pelos livros, e assim, estimular a imaginação e o amadurecimento emocional, da linguagem e da cognição.
O Programa Educativo CCBB Brasília traz ainda prosa, poesia, música e outras formas de expressão artística nas noites de sarau. A atração já teve duas edições e ocorre mensalmente, com a participação de convidados especiais da cidade.
“Ler abre portas para um mundo de conhecimento e expande a nossa compreensão do mundo. Essa iniciativa celebra a riqueza da cultura literária e reforça nosso propósito de oferecer experiências diversificadas e enriquecedoras”, conta a coordenadora geral do Programa Educativo,
De lá pra cá, já vivenciamos diversas crises econômicas, conquistamos muitas coisas e perdemos também.
Concomitantemente, fizemos amigos, muitos amigos e parceiros, formamos profissionais e acompanhamos de perto todas as transformações do mercado e do mundo.
Tudo isso acabou moldando o nosso olhar, tornando-nos mais experientes e tolerantes para dar conta de tantos desafios.
Comemoramos com você que nos acompanha, esta virada de ciclo, com muitos sorrisos, leveza e vontade de viver, contribuindo, por meio da Comunicação, para inspirar mais pessoas na direção de um planeta mais consciente e solidário!
Que venham mais “patinhos na lagoa”! Proativa – Uma agência visionária para um mundo em mutação.
Acontece no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 7h, no Centro de Treinamento Cross Park Fit a 3ª edição do CrossPark Games, competição de Crossfit que promete movimentar o Box localizado no Jardim da Luz na cidade de Goiânia.
A expectativa do campeonato é receber aproximadamente cem atletas. A entrada para prestigiar o evento é gratuita.
Sobre o CrossPark Fit
Há três anos, dois entusiastas do fitness e amantes do desafio se uniram para criar o CrossPark Fit. Desde o início, o objetivo era claro: inspirar, transformar e unir pessoas através da prática da atividade física (Cross). E agora, com grande entusiasmo e determinação, o Box está prestes a alcançar um marco significativo: seu terceiro games anual.
Foto divulgação
Para mais sobre o campeonato ou sobre o CrossPark Fit, basta acessar o link do Instagram do box: @crossparkfit
O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove no dia 21 de novembro de 2023, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro “Política de Defesa da Concorrência – Dos Fundamentos Teóricos á Implementação”, de autoria de Vinícius Marques de Carvalho e prefácio do Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva do STJ.
O livro explora a evolução da política de defesa da concorrência, desde seus primórdios até a cristalização, nos últimos quarenta anos, da hegemonia da Escola de Chicago, que acabou por transformar a política antitruste em um “jogo de contas de vidro”, marcado por uma agenda tecnocrática, em prejuízo do combate aos monopólios e ao abuso do poder econômico, que é indissociável do movimento que levou à criação do antitruste.
Com muita propriedade, o autor indica as mudanças conjunturais e estruturais que estão reacendendo o debate acerca da necessidade de reavaliação do paradigma da Escola de Chicago e de reaproximação do antitruste às suas raízes na economia política. Os fatores conjunturais incluem o abrandamento da globalização e o ressurgimento de preocupações geopolíticas e econômicas, enquanto, entre os fatores estruturais, podem ser elencados o crescimento da economia digital, o debate sobre transição energética e o aumento da desigualdade de renda.
Ao longo do bem estruturado texto, Vinícius demonstra como esses fatores se entrelaçam para estimular o reflorescimento de uma política mais combativa de defesa da concorrência, exigindo uma revisão de seus objetivos e métodos, a exemplo do que já se viu nos Estados Unidos, especialmente no governo do presidente Biden.
Para tanto, lança um olhar retrospectivo com o objetivo de compreender o desenvolvimento da política de defesa da concorrência como política pública, examinando como ela se desenvolveu e se difundiu, especialmente no Brasil. A obra busca entender como e por que a política de defesa da concorrência se tornou uma ferramenta de modelagem da relação entre o Estado e o mercado.
É que o paradigma criado pela Escola de Chicago não se resume a um esforço analítico, mas pode ser caracterizado como um movimento com amplas implicações na aplicação e execução das políticas de defesa da concorrência ao redor do mundo. Difundiu-se a noção de que seria melhor ou mais justificável errar por omissão do que por excesso: erros no enforcement da defesa da concorrência seriam danosos ao mercado, especialmente se impedissem práticas com potencial pró-competitivo.
Esse movimento, ademais, teria contornos políticos relacionados com uma agenda de promoção e inserção de grandes empresas norte-americanas no cenário internacional, de modo a livrá-las das exigências e constrições da política antitruste mais agressiva da década de 1960.
De modo original, com lastro em sua sólida formação acadêmica e também em sua vasta experiência profissional no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, Vinícius destaca como a política de defesa da concorrência no Brasil, a partir da década de 1990, desenvolveu-se segundo uma coalizão insólita: a burocracia estatal brasileira, a reunião de autoridades antitruste ao redor do mundo, representada fundamentalmente pela International Competition Network (ICN) e pela OCDE e o grupo de profissionais dedicados à área congregados no IBRAC.
A difusão de melhores práticas e de um modelo padronizado e supostamente neutro de análise concorrencial permitiu um transplante institucional bem-sucedido, ao menos a julgar pelas avaliações externas positivas que destacaram a atuação do CADE como autoridade antitruste dotada de autonomia e competência técnica, a despeito das “armadilhas de capacidade relacionadas o mimetismo isomórfico e à sobrecarga prematura”, como bem destacado por Vinícius. Tais armadilhas foram contornadas pela maneira incremental de implementação da política de defesa da concorrência. ”
AUTOR Vinícius Marques de Carvalho
PREFÁCIO Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ
O lançamento dos livros será realizado no Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar. O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8521; 8169 ou 8460.
Exposição Inédita Celebrará a Criatividade e a Colaboração entre as Cidades Brasileiras Criativas do Design da UNESCO. Brasília, Curitiba e Fortalezaunem forças em um evento único para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável através do design.
No dia 8 de novembro de 2023, às 19h, o Museu de Arte de Brasília abrirá suas portas para uma exposição COD POSTER -BRASIL, com o tema “Design Imagina Cidade”. Uma mostra de cartazes que representa uma celebração extraordinária da criatividade e da colaboração entre as cidades brasileiras criativas do design reconhecidas pela UNESCO: Brasília, Curitiba e Fortaleza.
Este evento inovador tem como objetivo promover a cooperação entre essas cidades visionárias que identificaram a criatividade e a inovação como fatores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável. A exposição proporcionará um espaço interativo para registrar convergências de objetivos e, ao mesmo tempo, facilitar o intercâmbio de experiências, conhecimentos e boas práticas nas áreas relacionadas à cadeia produtiva do design.
Além de seu impacto cultural e social, a exposição desempenhará um papel fundamental no turismo do Distrito Federal. Atrairá visitantes locais, nacionais e internacionais interessados na riqueza do design e da criatividade, oferecendo a oportunidade de explorar o cenário cultural e artístico vibrante de Brasília. A cidade, conhecida por sua arquitetura icônica e planejamento urbano inovador, agora adiciona um capítulo empolgante à sua história como cidade criativa do design.
Os visitantes da exposição terão a chance de mergulhar na diversidade cultural, no potencial criativo e na inovação que permeiam as cidades criativas do design. Este evento contribuirá para a promoção do turismo cultural e criativo no Distrito Federal, ampliando o leque de atrações que a cidade oferece aos seus visitantes.
Marcos Moreira, presidente da Associação dos Designers Gráficos do DF (Adegraf) e do Conselho do Design da ACDF, destaca a importância do evento para o turismo local: “Esta exposição não apenas celebra a criatividade e a colaboração entre Brasília, Curitiba e Fortaleza, mas também fortalece a posição do Distrito Federal como um destino turístico cultural e criativo.
Convidamos todos a participar deste evento excepcional e a descobrir o potencial transformador do design. É apenas o início de grandes ações que estão por vir!”
A Exposição das Cidades Criativas do Design, com o apoio da Secretaria de Turismo do GDF, não apenas proporcionará uma experiência cultural enriquecedora, mas também contribuirá para o crescimento econômico e o prestígio do Distrito Federal como um destino turístico diversificado e atrativo.
Você está convidado a fazer parte deste momento significativo no cenário cultural, de design e turismo do Distrito Federal. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 8 de novembro e permanecerá em exibição até o dia 7 de dezembro de 2023.
Para mais informações, entre em contato com:
Marcos Moreira Presidente da Adegraf (61) 98248-1999
Sobre a UNESCO Cidades Criativas do Design:
A UNESCO Cidades Criativas do Design é uma rede global de cidades que reconhecem a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Essas cidades trabalham em colaboração para promover a inovação, a cultura e a economia criativa. Brasília, Fortaleza e Curitiba fazem parte dessa rede exclusiva, destacando seu compromisso com a promoção do design como um elemento-chave para o desenvolvimento urbano sustentável.
Prepare-se para mergulhar em um evento revolucionário: a Expo Impacto 2023!
Este encontro extraordinário é um verdadeiro marco, unindo os pilares fundamentais do empreendedorismo, inovação e impacto social.
Palestrantes de renome, diálogos inspiradores e descobertas inovadoras aguardam por você nesse ambiente dinâmico e inspirador.
Crédito: Tony Winston/ Agência Brasília
Na Expo Impacto, você encontrará um ambiente abrangente e imersivo. Desenvolvido para lideranças e entusiastas do setor, o evento oferece uma plataforma de aprendizado inigualável.
Palestrantes reconhecidos mundialmente compartilharão suas ideias sobre a interseção entre empreendedorismo e impacto social, proporcionando uma visão única do futuro. Diálogos estimulantes e conteúdo inspirador são apenas alguns dos elementos que fazem da Expo Impacto uma experiência incomparável.
Crédito: Agência Brasília
Participe desse evento exclusivo e esteja na vanguarda das mudanças transformadoras.
A Expo Impacto não é apenas um evento, é um ponto de encontro para mentes inovadoras, pioneiras e visionárias.
Garanta seu ingresso agora e prepare-se para se inspirar, aprender e colaborar em uma experiência enriquecedora que impulsiona a criação de um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador.
Iniciativa faz parte da primeira edição do Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz, realizado pelo CIEE e Ministério do Trabalho e Emprego
Neste domingo, 12, chegam ao fim as avaliações da primeira edição do Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz. A iniciativa inédita é uma realização do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de empregabilidade jovem da América Latina, com o Ministério do Trabalho e Emprego e a consultoria global Great Place to Work, e, permitirá, que aprendizes de todo Brasil avaliem as empresas empregadoras de maneira gratuita e anônima no portal https://melhoresempresas.social/
A premiação dará protagonismo aos jovens e adolescentes que são contratados por meio da socioaprendizagem, uma vez que terão a chance de avaliar a empresa em cinco categorias: Acolhimento, Integração, Desenvolvimento Interno, Diversidade e Inclusão e Satisfação Pessoal.
As respostas serão validadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela consultoria externa Toledo Associados. A previsão é que mais de 100 mil jovens sejam ouvidos entre os meses de outubro e novembro. As 30 companhias vencedoras serão conhecidas em dezembro, mês em que a Lei da Aprendizagem completa 23 anos, e receberão o prêmio diretamente do Governo Federal.
Além do reconhecimento, as companhias ganharão um selo do Great Place to Work que atesta o comprometimento com o desenvolvimento de profissionais por meio da aprendizagem. O selo terá validade de um ano.
Ação marca ciclo de contribuição do curso para a área de saúde do DF, com programação que aborda avanços na medicina atual
Mesa de Abertura do Congresso Médico do CEUB Lucas Vaz
Com a presença de estudantes, profissionais de saúde e a comunidade médica do Distrito Federal, o Centro Universitário de Brasília (CEUB) comemorou, nesta quarta-feira (18), o 10º aniversário de seu Curso de Medicina com solenidade que abriu o I Congresso Acadêmico Médico do CEUB: Inovação em Saúde. O evento, que segue até 21 de outubro, celebra, no Dia do Médico, a contribuição de uma década de excelência acadêmica em medicina. A cerimônia foi acompanhada por convidados e autoridades médicas da região.
Cumprimentando a todos pela iniciativa, o representante da reitoria, Mário Lúcio, destacou que a medicina exige empatia, vocação, comprometimento e atualização. “Estamos felizes por realizar um congresso que celebra as mais recentes inovações. É mais uma oportunidade de aprimoramento da comunidade acadêmica e dos estudantes, apaixonados e incansáveis”, celebrou destacando o compromisso do CEUB com a excelência.
O coordenador do curso de Medicina do CEUB, Neulânio Oliveira, provocou a reflexão sobre a importância da comunicação e da empatia na medicina. Ele detalhou as três grandes metas do cuidado com o paciente: identificar e perceber a perspectiva do paciente, entender o contexto social e definir os objetivos de forma compartilhada. “Quando atingimos essas metas, realizamos um cuidado verdadeiramente centrado no paciente e o caminho é investigar pela anamnese”, explicou.
Membros da Coordenação de Medicina do CEUB Lucas Vaz
Renata Uchoa, professora que atua na Simulação Realística, apresentou o projeto do CEUB que foi premiado no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Intitulado ‘Diferentes Cenários de Atendimento à saúde com a técnica de Simulação Realística’. A iniciativa envolve a realização de aulas que simulam situações de emergência com a participação de atores. “Embora pensemos em laboratórios ou ambulatórios padronizados, a flexibilidade das encenações nos permite explorar as diferentes situações que os médicos enfrentam no cotidiano. O Labocien se esforça para que os alunos saiam preparados para lidar com essa diversidade”, classificou Renata.
Também estiveram presentes na solenidade a pró-reitora Acadêmica, Lúcia Maria Lopes, o diretor Acadêmico, Carlos Alberto da Cruz, além da diretora da FACES, Dalva Guimarães dos Reis. Ao longo de quatro dias, o I Congresso Acadêmico Médico do CEUB vai explorar avanços de ponta na área médica, por meio de palestras, workshops, minicursos, apresentação de trabalhos, premiações e oportunidades de networking. Interessados podem conferir a programação e garantir as inscrições neste link.
Alunos e professores de Medicina do CEUB Lucas Vaz
Serviço:
I Congresso Acadêmico Médico do CEUB (ICMC): Inovação em Saúde
Data: 18 a 21 de outubro de 2023
Local: campus Asa Norte do CEUB (SEPN 707/907, Brasília/DF)
Lívia de Ekuã, escritora de 11 anos foi a autora de uma das três histórias infantis que buscam conscientizar pais e filhos
Foto divulgação
Em comemoração ao Dia das Crianças, a partir de 12 de outubro serão lançados novos episódios do Podcast “Contos da Capivara”, idealizado pela editora Poétika e pelo Verdes Marias – um movimento de três irmãs que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável. A série traz temas que envolvem a sustentabilidade e a preservação do oceano, mas de uma forma lúdica e pensada para crianças, que aprendem enquanto se divertem.
Neste lançamento, serão três novos episódios, que abordam questões como o racismo ambiental, sob a ótica de uma autora mirim, Lívia de Ekuã. A preservação dos mares e do oceano volta a ser tema nesta temporada, como um assunto que precisa de conscientização. O episódio foi apoiado pela ONG Sea Shepherd Brasil, que participou da primeira edição. O autor e vencedor do Jabuti João Luiz Guimarães também participou da série, com uma história bastante engenhosa e divertida, que aborda assuntos sobre sustentabilidade e até de produtos naturais e orgânicos.
“Com o podcast buscamos não só levar educação ambiental de qualidade para crianças e suas famílias, mas também criar uma rede potente e diversa de autores nacionais que foram provocados por nós a escreverem sobre temáticas sustentáveis. Para cada história temos a chancela de uma pessoa especialista no tema revisando o conteúdo”, explica Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias.
Todos os episódios contam com a Capivara Clara, que interage durante a história e aproveita o espaço para dar dicas de “microrrevoluções”, que são pequenas ações, mas se feitas com frequência, podem diminuir os impactos e danos prejudiciais causados ao meio ambiente. Algumas dessas dicas são, por exemplo: compostar, separar e descartar o lixo de forma correta, utilizar escovas de bambu e usar marcas ecologicamente corretas.
Cada um dos episódios conta com um/uma autora nacional diferente, que é provocado/a pelo podcast a escrever sobre temas de sustentabilidade.
Na temporada anterior, foram oito episódios, que também abordaram assuntos de sustentabilidade, meio ambiente, preservação e conscientização sobre os biomas. As histórias foram escritas por autores brasileiros, como Claudia Vasconcellos, Marcelo Maluf, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta Oca, Thara Alves e Kiusam de Oliveira, entre outros.
Foto divulgação
Os episódios
Um dos episódios foi escrito pela escritora Lívia de Ekuã, de 11 anos, que possui três livros publicados. Intitulado “As três casinhas”, Lívia conta que se inspirou na também escritora Carolina Maria de Jesus para dar vida à história. “Me inspirei na Carolina, mas para ficar mais infantil, eu quis recordar um pouco os três porquinhos. A história surgiu porque eu tenho umas amiguinhas da favela Torresmo (SP) e eu acompanhei todo o sofrimento dos moradores e o cheiro da favela depois da enchente, que deve ser o mesmo que a Carolina fala no livro dela, o Quarto de Despejo”.
Um dos temas abordados pela jovem escritora durante o podcast é o racismo ambiental, com a retratação de diferentes tipos de moradia, desigualdades e consequências do descarte incorreto. “A sensação de escrever essa história é de muita felicidade e é como eu sempre digo: eu vou marcar essa minha geração, mas também quero que as pessoas conheçam mais a realidade da favela e tenham mais cuidado com a natureza. Um spoiler que eu posso dar é que tem a realidade da favela e também tem aventura”, destaca Lívia.
Outro episódio, chamado de Ovoreka, foi pensado pelo escritor e jornalista João Luiz Guimarães, autor de obras infantojuvenis e vencedor dos prêmios Jabuti de Melhor Livro Infantil e de Livro do ano com a obra “Sagatrissuinorana”.
“Minha inspiração para criar este texto específico é um mistério para mim mesmo. E eu até acho bom que seja assim, pois esta é a posição que desejo sempre exercitar enquanto escritor. Acho que desconhecer-se neste lugar de criação permite ao autor abrir-se para outras possibilidades de existência e para a verdadeira empatia. É importante sair de si e abrir-se para a maravilha que é o outro — mesmo que um outro imaginário como um ovo com problemas de calvície”, explica.
A história escrita por João conta sobre um cientista que desenvolve uma máquina de “achar pelo em ovo” e descobre uma solução bastante divertida para o problema. Para o escritor, o episódio é uma forma de atingir positivamente o futuro. “Pensar que um texto como Ovoreka pode vir a impactar positivamente o público infantil é muito gratificante, pois significa impactar o futuro, plantar sementes de árvores frondosas sob cuja sombra refrescante não sentarei — mas que ajudará a compor as florestas dos que virão. Acredito muito nesse pacto ético intergeracional, esse longo fio de humanidade que herdamos de nossos ancestrais e que deixamos de legado aos que ainda não nasceram. E que tem tanto direito ao mundo quanto nós tivemos”.
Lixo no oceano ainda é uma preocupação
O terceiro episódio, nomeado de “Matilda”, aborda a conscientização sobre a preservação de mares e do oceano, um assunto de extrema importância, pois as previsões são preocupantes. De acordo com dados destacados no Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 teremos mais plástico do que peixes no oceano, se nada for feito para frear a poluição plástica. Como o problema precisa de visibilidade, a ONG Sea Shepherd Brasil, focada na conservação marinha, e que participou da primeira temporada de “Contos da Capivara”, foi convidada a retornar ao projeto para participar da história e aumentar o impacto positivo sobre o tema.
Giselle Reis, coordenadora de educação da Sea Shepherd Brasil, afirma que a participação é uma forma de unir pessoas ao propósito da ONG. “Um podcast infantil que trate de questões tão cruciais de mudanças de hábitos é extremamente necessário no momento que estamos vivendo. E com certeza não poderíamos deixar de participar para representar o oceano, tão negligenciado e esquecido na maioria das pautas ambientais. Inspirar pessoas, sejam adultos ou crianças, a se juntarem a nós na defesa do oceano é o que nos move”.
A coordenadora destaca que apesar do oceano ainda ser desconhecido por muitos, a organização espera que o episódio possa influenciar positivamente. “É extremamente urgente olhar para o oceano e nos movermos para salvá-lo. Espécies estão desaparecendo antes mesmo de serem descobertas. E, ainda assim, continuamos pescando em escalas de centenas de toneladas por ano e devastando quilômetros de solo marinho, além da poluição marinha e várias outras ameaças. Está mais do que na hora de agirmos, antes que seja tarde demais. E para isso, precisamos que mais pessoas conheçam o oceano, para muitos considerado um outro universo, uma realidade distante e desconhecida. Então, esperamos que o nosso podcast encante e fascine os ouvintes, provocando microrrevoluções, pelo oceano”.
Os novos episódios do “Contos da Capivara” serão disponibilizados a partir de 12 de outubro e em diversos tocadores, entre eles o Spotify. Ouça também as histórias anteriores. Para mais informações, acesse https://verdesmarias.eco.br/
Foto divulgação
Sobre o Verdes Marias
O Verdes Marias é um movimento de três irmãs chamadas Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”, que tem se proposto a testar iniciativas, projetos, produtos, alimentos e experiências mais sustentáveis e compartilhar suas descobertas. O projeto começou porque Mariana começou a propor desafios para que suas irmãs aos poucos adotassem práticas mais sustentáveis em suas vidas. Amigos e familiares gostaram da ideia e também se interessavam em saber por onde começar quando querem “mudar o mundo”, e com isso surgiu o projeto. As três têm mais de 350k seguidores no Tiktok, 89 mil no instagram, além de site e um podcast chamado Microrrevoluções onde conversam com diversos especialistas.
Conheça quatro contos infantis de Oscar Wilde para começar a ler com as crianças
Incentivar a leitura na infância pode trazer inúmeros benefícios para as crianças. Além disso, segundo um relatório feito pelo IPL (Instituto Pró-Livro), o público infantil entre 5 e 10 anos é o que mais consome livros no Brasil, lendo diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.
Dentro disso, introduzir a leitura de clássicos no dia a dia da criança pode trazer benefícios como o aumento do conhecimento em vocabulário e senso crítico. No entanto, é preciso saber como colocar essas obras no dia a dia do público infantil de forma que seja prazeroso e compreensível para eles.
“A literatura também é porta de entrada para o aprendizado e amadurecimento dos pequenos, assim como forma de passar tempo de qualidade com os pais ou responsáveis”, comenta Fábio Pedro-Cyrino, diretor editorial da Editora Landmark – especializada em livros clássicos e bilíngues.
Nesse cenário, Oscar Wilde (1854-1900) foi um autor inglês que publicou com foco no público infantil nos seus dois livros de contos: “A Casa das Romãs” e “O Príncipe Feliz e Outros Contos”. O autor aborda principalmente um dos seus temas preferidos: os seres humanos, suas duplicidades e a ideia de que nem tudo é o que parece ser.
Essas duas obras de Wilde foram lançadas pela Landmark em capa dura e edições bilíngues, trazendo aos leitores os contos e as ilustrações originais publicados em 1891, com análises e parábolas morais para todas as idades. Quando o escritor publicou seus contos, alguns críticos julgaram que “A Casa das Romãs” era muito complexo para as crianças, mas Wilde discordava. Veja quatro dos contos clássicos que podem ser interessantes para ler com as crianças.
O Pescador e a sua Alma
Neste conto, um jovem pescador encontra uma sereia e deseja casar-se com ela, mas não pode, pois para viver debaixo d’água não pode ter alma. Explorando o universo fantástico, Wilde versa sobre o amor e as suas relações antagônicas com a propriedade, o conhecimento e até mesmo as sensações. É um dos contos mais instigantes do autor e que trabalha com um simbolismo que envolve o leitor do começo ao fim.
O Príncipe Feliz
A obra trata da estátua do Príncipe Feliz, a qual é deslumbrante, laminada a ouro, com olhos de safira, rubis na espada, erguida pela cidade, no ponto mais alto. Quando vivo, ele era alheio ao mundo exterior e à miséria que este continha. E, agora, contempla a pobreza do povo. Um Andorinho chega como um hóspede ocasional e, comovido pelas lágrimas do Príncipe, cede aos seus pedidos: distribuir aos mais necessitados tudo o que ainda tinha de valor.
O Gigante Egoísta
No conto, quando um Gigante se recusa a liberar o acesso ao seu jardim às crianças, um terrível inverno se abate sobre o local: a geada se recusa a ir embora e a primavera se nega a escalar as paredes do jardim. No entanto, o Gigante acaba por ser transformado pelo sentimento de um menino especial. Wilde apresenta lições morais e de cortesia, com um surpreendente final..
O Foguete Extraordinário
A história mostra a discussão entre fogos de artifício durante a comemoração do casamento dos jovens príncipes. O debate entre as personagens serve de pano de fundo para evidenciar os efeitos do individualismo e da competitividade. Dessa forma, o conto, de modo sutil, demonstra aos leitores, de maneira didática, a necessidade de convivência e coletividade.
Foto divulgação
Sobre a Landmark
A Editora Landmark vem desde sua criação desenvolvendo sua linha editorial com o intuito de trazer ao público-leitor brasileiro o acesso à boa literatura, seja ela nacional ou estrangeira. Deste modo, desenvolvemos linhas editoriais com textos e imagens que se complementam através de projetos elaborados especialmente para oferecer ao leitor cultura, entretenimento e momentos de lazer.
Estas linhas desenvolvidas apresentam-se em ficção brasileira, ficção estrangeira, crítica literária, ensaios sobre História e Filosofia, análise e apresentação de textos originais sobre os principais formadores da Sociedade Brasileira. Apresenta também novas versões, sempre em edições bilíngues, para grandes textos e obras da Literatura Universal, ampliando com isso a oportunidade do público brasileiro no acesso aos textos originais de grandes autores, muitas vezes esquecidos ou deixados em segundo plano, mas essenciais na formação do espírito crítico. Saiba mais em: https://editoralandmark.com.br/v2.0/
Mesmo sem cobrança de ingressos, será necessário emitir bilhetes no site ou na bilheteria física.
Em todos os dias de visitação a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento do museu
O Sesi Lab preparou um presente para todas as crianças, inclusive para as que cultivam o lado infantil há mais tempo! De 12 a 15 de outubro, uma programação especial oferecerá espetáculos, jogos e oficinas no museu 100% interativo. O feriado prolongado marcará o início da temporada de entrada gratuita até o dia 22 de outubro, devido à participação do museu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A programação de Dia das Crianças ocorrerá das 10h às 19h na quinta-feira (12) de feriado, no sábado (14) e no domingo (15). Já na sexta-feira (13) o funcionamento será das 9h às 18h. Para participar é necessário emitir ingressos no site do museu ou na bilheteria física. Mas, claro, tudo sem cobrança.
O ingresso dá acesso a todas as galerias interativas e à exposição temporária “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado. Após um intervalo de mais de 20 anos desde a primeira montagem no Brasil, a mostra fica em cartaz até 28 de janeiro de 2024. Na seleção, 150 fotografias com uma visão ampla e impactante do mundo do trabalho em diferentes partes do mundo.
O café SESI Lab e a loja conceito também funcionarão nos mesmos dias e horários de atividades do museu. Vale lembrar que em todos os dias a entrada no SESI Lab é permitida até uma hora antes do fechamento.
Aqui tem diversão? Tem, sim, senhor!
Todos os detalhes da programação de Dia das Crianças, como classificação indicativa e capacidade de público em cada atividade, estão disponíveis no Instagram do SESI Lab. Mas confira, abaixo, um spoiler e já marca na agenda!
Na quinta (12) e na sexta-feira (13), às 11h, o espetáculo teatral Canções de Makuru, do Coletivo Bebe Lume, apresentará dez pérolas da cultura tradicional brasileira que compõem a série “Makuru Canções de Berço”, dedicada à primeira infância. Nos dois dias, a partir das 14h, também serão promovidas atividades circenses com o grupo Delírio Circense, as oficinas Ora Bolhas! com a produção de bolhas de sabão gigantes e a Ecossistemas da Imagem, com Samanta Ortega, além do jogo Caça ao conhecimento.
Já no sábado (14) e no domingo (15), com programação cultural iniciada às 11h, a peça de teatro Abençoado e Bendizido, do grupo Mamulengo Fuzuê, fará um passeio pelo imaginário popular brasileiro numa história de amor e luta por justiça. Nessas duas datas, a partir das 13h30, serão oferecidas ainda as oficinas Observando o eclipse solar e a Lanterna Mágica, além das atividades circenses e da oficina Ecossistemas da Imagem. Pelo projeto Luz no Fim do Túnel, será exibido, às 15h de sábado e de domingo, o filme Brichos 3 – Megavírus.
SESI Lab na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Pela primeira vez, o SESI Lab participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2023, a edição especial marcará os 20 anos de programação realizada anualmente, em todo país, com atividades para o desenvolvimento da cultura científica e para a inclusão social no Brasil. O tem desta edição é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” com ações de 14 a 22 de outubro.
A estreia do SESI Lab será marcada por ativações interativas e sessões de cinema no museu, além de estande institucional instalado no evento realizado em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O SESI Lab também estará de portas abertas gratuitamente até o último dia do evento, domingo (22). A medida tem o intuito de democratizar ainda mais o acesso e atrair o público da SNCT para conhecer o formato inédito do museu interativo localizado ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia
Onde fica: Setor Cultural Sul – Brasília, DF
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Iniciativa atuará no Recanto da Emas e Sol Nascente, além de promover acesso a serviços oferecidos pela Unidade Móvel do Trabalhador para a comunidade em geral
Em alusão ao Dia Nacional de Segurança e Saúde Nas Escolas (10 de outubro), acontece o Projeto Superintendência Regional do Trabalho do DF nas Escolas, uma campanha de conscientização sobre trabalho infantil em escolas públicas do Recanto da Emas e Sol Nascente. Crianças e adolescentes entre 04 e 17 anos e professores poderão assistir a palestras, participar de atividades e receber orientações. Além de acesso a serviços oferecidos pela Unidade Móvel do Trabalhador para a comunidade em geral.
A iniciativa também irá orientar professores sobre como devem proceder em casos de denúncia, e principalmente, como oferecer escuta para a criança. Além disso, destacar o quão fundamental é a atuação da escola com outros órgãos da rede de proteção – na área de assistência social, por exemplo. Assim como levar ao conhecimento da comunidade, professores e alunos o sistema IPE – Trabalho Infantil Ipe trabalho infantil
A interatividade acontecerá com palestras, atividades lúdicas, reflexivas e educativas relacionadas aos temas Combate ao Trabalho Infantil e Dia Nacional de Segurança e Saúde Nas Escolas (10 de outubro). Os participantes também receberão panfletos do Sistema IPE – Trabalho Infantil.
Outro importante ponto de atuação da campanha é o atendimento a comunidade por meio da Unidade Móvel do Trabalhador – VAN Itinerante, que ficará estacionada dentro da escola e realizará atendimento sem agendamento das atividades de Seguro Desemprego, Recursos, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais – (RAIS) e Abono Salarial. A meta da iniciativa é conscientizar e informar 3.300 mil crianças e adolescentes com projeção de 4.000 mil pessoas do público em geral.
Denuncie
Para realizar denúncias de situações de trabalho infantil, a ligações pode ser anônima no Disque 100, ou pode acessar o Ipe trabalho infantil da Auditoria-Fiscal do Trabalho que recebe de forma mais detalhada denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil em todo território brasileiro. A plataforma realiza valoração, triagem e classificação destas denúncias de maneira automatizada. Além de permitir a gestão, planejamento e apuração das denúncias.
Projeto Superintendência Regional do trabalho DO DF NAS ESCOLAS
Programação Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas Data: 10 de outubro Horário: das 10h às 17h Atendimento à Comunidade: Unidade Móvel do Trabalhador – VAN Itinerante, estacionada dentro da escola – Serviços Prestados: Seguro Desemprego, Recursos, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais – (RAIS) e Abono Salarial.
Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas Data: 11 de outubro Horário: das 10h às 17h Atendimento à Comunidade: Unidade Móvel do Trabalhador – VAN Itinerante, estacionada dentro da escola – Serviços Prestados: Seguro Desemprego, Recursos, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais – (RAIS) e Abono Salarial.
Escola Classe 66 do Sol Nascente Data: 23 de outubro Horário: das 10h às 17h Atendimento à Comunidade: Unidade Móvel do Trabalhador – VAN Itinerante, estacionada dentro da escola – Serviços Prestados: Seguro Desemprego, Recursos, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais – (RAIS) e Abono Salarial.
Escola Classe JK do Sol Nascente Data: 24 de outubro Horário: das 10h às 17h Atendimento à Comunidade: Unidade Móvel do Trabalhador – VAN Itinerante, estacionada dentro da escola – Serviços Prestados: Seguro Desemprego, Recursos, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais – (RAIS) e Abono Salarial.
Encerramento da campanha Data: 31 de outubro Horário: a partir das 14h Local: Venâncio Shopping
Com o objetivo de incentivar a cooperação na sociedade, evento chega a Brasília com programação repleta de palestrantes conhecidos nacionalmente e até de fora do país. Ainda dá tempo de se inscrever
Ainda dá tempo de se inscrever para a quinta edição do Festival Internacional da Cooperação – FICOO 2023, que acontece pela primeira vez em Brasília, entre os dias 12 e 14/10, no Colégio Marista.
Ao todo, são esperados cerca de 400 participantes no evento itinerante, já realizado em Atibaia (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), online no ano passado, e agora na capital federal.
Tema em pauta no mundo todo, a cooperação entre as pessoas, equipes, organizações e nações se tornou um movimento que ganha força cada dia mais, em qualquer área da vida, inclusive nas grandes e pequenas empresas. Por este motivo, o evento contará com painéis colaborativos e oficinas de cooperação que irão auxiliar no desenvolvimento de comunidades mais integradas e participativas.
De acordo com a New Way Consultoria e Treinamento, o ‘Trabalho Colaborativo’ está entre as cinco tendências do mundo corporativo para os próximos anos. Atualmente, as empresas buscam uma comunicação mais empática entre as pessoas, para que todas possam compartilhar conhecimentos e experiências por meios menos formais e mais cooperativos, melhorando, a produtividade e os relacionamentos.
May East, que fará a conferência de abertura do FICOO 2023, reconhecida internacionalmente dentre as 100 principais lideranças em sustentabilidade e considerada, em 2019, Mulher da Década em Sustentabilidade, falará sobre as 1001 formas de regenerar as alianças afetivas entre a humanidade e todos os sistemas vivos, destacando a colaboração como um elemento fundamental para o desenvolvimento de ecovilas, ecobairros, escolas solidárias, redes de transição e metarredes.
Além de May, o evento contará também com a presença de Daniel Wahl (Alemanha/Espanha), Fábio Eon (Unesco), Helena Marujo (Portugal), Edgard Gouveia Jr (Brasil), Ita Gabert (Alemanha), Iara e Eduardo (Caçadores de Bons Exemplos) e mais de 30 profissionais que irão palestrar, dar oficinas, dialogar com o público, com o objetivo de motivar e instrumentalizar a prática da cooperação nas empresas, escolas, governos, comunidades, ONGs e em todas as áreas da vida em sociedade.
Para Fábio Brotto, um dos organizadores do FICOO, “é muito raro um evento reunir tantas autoridades no assunto Cooperação e Regeneração. Por isso, esta é uma incrível oportunidade para mergulhar no assunto e conectar com gente que está co-criando soluções colaborativas para beneficiar todo o mundo, sem exceção”.
O evento será uma experiência social que contribuirá para o aprendizado de todas as pessoas inscritas, além de promover momentos divertidos e interativos, como as rodas de conversas que ocorrerão ao longo da programação e os Laboratórios de Com-Vivências. “Serão momentos de grande valia para as pessoas que querem fazer networking e se conectar com o empresariado,estudantes, familiares, pessoas da área de educação ou simplesmente pessoas que compartilham a vontade de construir uma sociedade mais colaborativa”, complementa Fábio.
Durante estes três dias, palestrantes tratarão de assuntos como Design Regenerativo, Cultura de Paz e Saúde Integral, Educação Antirracista, Boas Práticas de Inovação Social, Organizações Colaborativas, Pedagogia da Cooperação e outras metodologias colaborativas, gestão da diversidade e o futuro da humanidade. As inscrições estão abertas no site ficoojunto.org. “Qualquer pessoa que tiver interesse em cooperar para um mundo mais inclusivo, solidário, cooperativo, pacífico, sustentável e regenerativo, pode fazer a inscrição”, conclui Fábio.
Foto divulgação
SERVIÇO:
Festival Internacional da Cooperação – FICOO Data: 12 a 14 de outubro de 2023 Local: Colégio Marista – Unidade Ensino Médio (conhecido como Maristão). SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C – Brasília, DF, 70200-750 Valores: R$ 430,00 a R$ 835,00, de acordo com os diferentes lotes e públicos
Sobre o Projeto Cooperação – O Projeto Cooperação nasce em 1992, na cidade de Santos (SP), com a missão de oferecer soluções colaborativas para o desenvolvimento individual e coletivo por meio de consultorias, palestras, oficinas, cursos, publicação de artigos e livros, além de duas pós-graduações pioneiras (Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação) e eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional da Cooperação (FICOO). Milhares de pessoas e centenas de organizações fazem parte dessa comunidade, comprometidas em servir ao bem comum por meio de Jogos Cooperativos, Metodologias Colaborativas e da Pedagogia da Cooperação https://projetocooperacao.com.br/
Sala de realidade virtual para eventos e jogos imersivos é fruto da parceria do Brasil 21 com a empresa Zwft
Imagine ser transportado para praias paradisíacas, aventuras espaciais ou cenários históricos. A nova sala de imersão virtual do Brasil 21 funciona como um portal para infinitas possibilidades.
Em uma colaboração estratégica com a empresa Zwft Inovação, o Brasil 21 está abraçando a realidade virtual como um veículo para explorar novos horizontes, solidificando-se como o primeiro centro de eventos a proporcionar essa experiência única.
“A ideia é moldar o futuro da realidade virtual e abrir portas para novas dimensões de entretenimento, educação e transformação. Venha explorar, descobrir e transformar-se nesta jornada pelo desconhecido. O futuro é agora, e nós estamos liderando o caminho”, convida Fabiano Cunha Campos, presidente do Brasil 21.
Equipada com dispositivos de última geração, como óculos e esteiras de realidade virtual, a sala oferece uma experiência multisensorial. Os usuários poderão não apenas testemunhar, mas também interagir com ambientes virtuais de forma completamente imersiva. As esteiras adicionam um nível extra de realismo, permitindo que os participantes literalmente caminhem por cenários virtuais. A Inovação destaca-se como líder na redefinição da experiência de eventos, já que os participantes terão a oportunidade de mergulhar em experiências únicas, transcendendo limitações físicas e explorando novas dimensões.
Sobre a Zwft
A Zwft Inovação é o fruto da visão compartilhada de Luiz Fernando Magalhães, Adriano Zanella, Fernando Toscanos e Henry Wall. Com habilidades diversas, essa equipe traz paixão, conhecimento e expertise para moldar o futuro da realidade virtual. Essa visão abrangente também se estende ao treinamento e capacitação, onde se redefine os paradigmas. “De cirurgias em tempo real a treinamentos policiais, nosso mundo virtual oferece um campo de aprendizado envolvente e prático” explica Luiz Fernando Magalhães. Segundo ele, as empresas poderão capacitar suas equipes de maneira imersiva e eficaz, abrindo portas para o progresso”. Mais informações: site zwft.com.br Instagram : zwftinovacao
Contato: Luiz Fernando – 61 998335802 Fernando Toscano 61 998243220
O evento é focado na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem. A edição deste ano ocorrerá de forma on-line e traz inúmeros recursos de interação com o público, além de vagas de estágio e aprendizagem, palestras, oficinas e até mesmo simulação de entrevista com especialistas de RH.
Maratona de Vagas:
Os inscritos na Expo CIEE poderão acessar uma Maratona de Vagas on-line com mais de 10 mil oportunidades em todo Brasil para quem busca estágio ou aprendizagem. A ação contará com chat, atendimento exclusivo e a possibilidade de sair do evento encaminhado para uma entrevista.
Trilha personalizada
Para além das oportunidades, cada visitante receberá o auxílio de um assistente virtual para desenhar sua própria trilha personalizada com palestras, expositores e atividades que pode visitar seguindo seus objetivos pessoais.
Para aqueles que querem aperfeiçoar o currículo, é possível contar com uma oficina on-line com dicas de como montar o documento. Serão disponibilizadas também simulações de entrevista com especialistas em RH para ajudar os jovens a se prepararem e receberem feedback do que podem melhorar. Poderão ainda receber indicações de cursos do CIEE Saber Virtual voltados para o aprimoramento de conhecimentos técnicos e sociocomportamentais.
Bolsas e Prêmios
Além disso, os visitantes da feira terão a possibilidade de ganhar brindes nos sorteios que serão realizados por alguns dos expositores da feira. Entre eles estão a Auden, que irá oferecer ingressos de cinemas e festivais; a EBAC, com sorteio de bolsas de estudo; o Ifood, com 50 mil bolsas em cursos de soft skills e programação; dentre outros.
Programação no Teatro:
Durante a programação do evento o Teatro CIEE, em São Paulo, irá receber 500 jovens aprendizes divididos no período da manhã e da tarde. Os jovens participarão de todas as atividades da Expo CIEE de forma on-line e acompanharão as palestras presencialmente no palco do teatro.
Focado no direcionamento profissional dos jovens, o CIEE se juntou com grandes empresas como Bradesco, Ifood, LinkedIn, 99, Nestlé, EBAC, Unilever, Machado Meyer, 99jobs, Bayer, entre outras, para debater o mundo do trabalho.
Ao todo, a Expo CIEE Virtual contará com 40 palestras que se dividem em cinco pilares: Trabalho & Carreira, Saúde & Bem-estar, Educação & Aprimoramento e Futuro & Tecnologia. O jornalista Flávio Prado, que falará sobre “A Importância das Redes Sociais na Ampliação e Manutenção do Mercado de Trabalho no Jornalismo” e a influenciadora Ana Letícia Magá, mentora de carreira da Geração Z, que palestrará sobre “Carreiraflix: como vender o seu talento como se fosse a sua série preferida”; são alguns dos nomes confirmados no evento.
Confira abaixo a lista completa:
Segunda-feira- 18/09
Síndrome do Impostor e autossabotagem na prática profissional
Palestrante: Letícia Ramos, Analista de Pessoas e Organização da Braskem
Jeito iFood de Trabalhar
Palestrante: Jaqueline Jesus, Especialista de Comunicação Interna e Cultura do Ifood
E esse tal de networking?! Por que construir relações na área Tech?
Palestrante: Pedro Brocaldi, Gerente de produto e Líder Tech na EBAC e Professor Daniel Correa, Head de Negócios e Parcerias Estratégicas Educacionais da BioEdTech 3D Bioprinting.
Trampo na Era Digital
Palestrante: Paula Auden, Diretora de Marketing e Inspiração na Auden.
IA Generativa, oportunidades e desafios
Palestrante: Pedro Henrique Migliatti, Cientista de Dados do Bradesco.
Compreendendo como mindfulness pode nos ajudar na vida cotidiana
Palestrante: Katya Stubing, Especialista em Mindfulness. Professora, instrutora, terapeuta e palestrante.
Carreiraflix: como vender o seu talento como se fosse a sua série preferida
Palestrante: Ana Letícia Magá, Mentora de carreira da Geração Z.
Terça-feira- 19.09
Como eu descobri o que queria fazer quando crescesse
Palestrante: Rodrigo Obara, CRO (Chief Revenue Officer) na 99Jobs.
Como o iFood Alimenta o Futuro do Mundo com Educação?
Palestrante: Gustavo Vitti, Vice presidente de Pessoas e sustentabilidade do Ifood.
Bem-Estar Financeiro – Finanças Pessoais
Palestrante: Marcelo Catalan, Analista de Educação Corporativa do Bradesco.
A importância do autoconhecimento na vida profissional
Palestrante: Carolina Fiordelisio, Team Leader do Centro de Carreiras da EBAC
Intraempreendedorismo: empreenda a sua carreira
Palestrante: Supervisora de Cidadania e Sustentabilidade no Sicoob
Dá para ter sucesso e ser feliz?
Palestrante: Caroline Garrafa, Fundadora da Santé e Partner e Head da Link School of Business.
Perfil dos Unicórnios: desvendando o que as maiores startups de inovação buscam nos profissionais
Palestrante: Marcela Kostelnaki Franco, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento da 99Taxi.
Quarta-feira- 20/09
Diversidade e Inclusão como gestão de talentos e não responsabilidade social
Palestrante: Du Migliano, CEO da 99Jobs.
O futuro das carreiras
Palestrante: Camila Berteli, Gerente de Cultura, Desenvolvimento e Aprendizagem da Unilever.
Seja a sua melhor versão
Palestrantes: Cidália Alves, Gerente Comercial da Auden e Paula Marques, Diretora de Marketing e Inspiração da Auden.
Autocuidado: Bate-papo sobre a importância das nossas escolhas para manutenção da saúde integral.
Palestrante: Heloiza Errera, Coordenadora de Recursos Humanos do Banco Bradesco, atua na equipe de Saúde e Bem Estar – Viva Bem.
“Do “”um sonho”” ao “”deu tudo certo””: a jornada no audiovisual
Palestrantes: Amanda Azevedo, Atriz e Criadora de Conteúdo na EBAC e Pedro Kalli, Produtor Audiovisual e Filmmaker na EBAC.
A importância da tecnologia para a empregabilidade
Palestrante: José Avando Souza Sales, Diretor Geral da ATN.
O futuro do trabalho e o trabalho do futuro
Palestrante: Fernando Barra, Especialista em Tecnologia & Inovação da Sante.
A Importância das Redes Sociais na Ampliação e Manutenção do Mercado de Trabalho no Jornalismo
Palestrante: Flávio Prado, Jornalista.
Quinta-Feira- 21/09
Como construir um perfil campeão
Palestrante: Karuna Lopes, Head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria.
Mitos e verdades sobre contracepção
Palestrante: Mariana Viza, Ginecologista pela Unicamp e Fundadora da Casa Irene.
Previdência é coisa de Jovem
Palestrante: Cristiano Verardo, Entusiasta da educação financeira e previdenciária e um fã da atitude previdente como estilo de vida. Especialista da UniAbrapp. Diretor de Seguridade, Relacionamento e Tecnologia da Vexty.
Guia Prático da Carreira: dicas, desafios e habilidades para quem está começando
Palestrante: Isabella Sciacca Ramos, Especialista em RH na EBAC.
Como cuidar da saúde mental em tempos de decisão e início de carreira
Palestrante: Carolina Gomes, Psicóloga Clínica e Organizacional do Fleury.
O Direito é pra você! Embarque nessa jornada de conhecimento e curiosidades
Palestrantes: Beatriz Alli, Diretora de Pessoas e Cultura no escritório de advocacia Machado Meyer e Agnes Domingues, Advogada Pleno no Machado Meyer.
A nova era da carreira: Explore a inteligência emocional como seu diferencial competitivo
Palestrante: Cidália Idalete Alves, Gerente Comercial na Auden.
Sexta-feira- 22/09
Ressignificando o poder do esporte para mais vitórias
Palestrante: Bruno Teixeira, Gerente Sênior de Propósito da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
Bora dar um break para o seu desenvolvimento?
Palestrantes: Jessica Santos, Analista Talent Acquisition da Nestlé e Dra. Nathalia, Médica do Trabalho da Nestlé.
Me conta a sua história: como a comunicação pode fazer a diferença na sua carreira
Palestrante: Raphael Gnipper, Gerente de Conteúdo & Criação da EBAC
Carreira no Grupo Fleury e Dicas sobre Processo Seletivo
Palestrantes: Wellington Rosa e Jéssica Profeta, Analistas de Atração e Seleção no Fleury.
Autoconhecimento
Palestrante: Maria Marconiela, Team Leader RH no Bradesco.
Empreenda na empresa que não é sua. Como?
Palestrante: Felipe Paiva, Coordenador de Projetos de Educação no iFood Brasil.
Carreira na Internet
Palestrante: @CAUWAVE, Criadores de conteúdo digital.
Novas tecnologias e o futuro das profissões
Palestrante: Vinicius Ramos, CDO (Chief Data Officer) na 99Jobs.
Expositores da 4ª Expo CIEE Virtual
Patrocinador Master:
-Bradesco / Bradesco Seguros / Potência Tech Powered by iFood
Patrocinador Diamante: – EBAC
Patrocinador Ouro:
– Keyence / Auden / Sicoob / Cruzeiro do Sul
Apoiador Prata:
– Abrapp / Bayer / Fundação Santo André / Faculdade Sírio Libanês / Anhanguera / Grupo Fleury / Braskem / Dock / ATN
Expositor Bronze:
– Estácio / Facens / Dasa / Tetra Pak / Faculdade Phorte / Unitedhealth Group / Quero Bolsa
Apoiador Institucional:
– CIEE Rio de Janeiro / CIEE Minas Gerais / Prefeitura de São Paulo
Endereço: Teatro CIEE Rua Tabapuã, 445- Itaim Bibi- São Paulo
Expo CIEE
A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem, que ocorre desde 1997, na cidade de São Paulo. O evento tem como objetivo promover em único ambiente um encontro entre empresas e instituições de ensino, que visam a juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional, além de promover entretenimento gratuito ao público.
Idealizado pela Farmacotécnica, o projeto promove e resgata conhecimentos em torno do cultivo de ervas medicinais. A programação de visitas guiadas na chácara da Farmacotécnica no Núcleo Rural Vargem Bonita está prevista entre os dias 11 e 15 de setembro com alunos da Classe Ipê como monitores
Foto divulgação
Entre os dias 11 e 15 de setembro, os brasilienses terão uma nova oportunidade de conhecer o Projeto Preservar. Neste ano, a iniciativa que chega à 20ª edição foi criada pela Farmacotécnica em 2001 para incentivar a educação ambiental por meio do cultivo de ervas medicinais. Para esta edição, alunos entre 9 e 11 anos da 4ª série da Escola Classe Ipê serão os monitores do projeto realizado na chácara da empresa, no Núcleo Rural de Vargem Bonita, comunidade que integra o Park Way, em Brasília. As visitas ao local podem ser feitas por educadores e alunos das redes pública e privada de ensino, profissionais de saúde e qualquer pessoa que seja curiosa, que queira aprender mais sobre o assunto e deseje se conectar com a natureza.
Durante a visitação, que ocorrerá durante os cinco dias e terá duração aproximada de 2h30, os monitores fornecerão aos visitantes todas as informações sobre os processos de manejo, colheita, armazenamento e transformação das plantas em diversos produtos. Será possível ver e manusear as mais de 50 ervas que são cultivadas na chácara, como erva-cidreira, stevia, babosa, alcachofra, capim santo, guaco, carqueja, hortelã e a camomila, que geralmente floresce no fim de agosto e é uma das principais razões para a realização do projeto ser em setembro. Também é possível conhecer o laboratório para entender como é feita a produção de chás, shampoo, como encapsular, entre outras etapas, todas acompanhadas por uma equipe de farmacêuticos da Farmacotécnica.
“Criamos o Projeto com o objetivo de apresentar o poder das ervas medicinais e resgatar nas pessoas o conhecimento milenar delas. Poder mostrar a importância de seu uso e da preservação do meio ambiente é o nosso papel. Essa é uma oportunidade também de ver de perto a diversidade botânica e entender sobre as plantas e ervas que podem ser utilizadas para cuidar da nossa saúde”, explica o farmacêutico e diretor Dr. Rogério Tokarski.
O Projeto Preservar já foi reconhecido pelo Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, na categoria de responsabilidade social. Ao longo das edições anteriores, recebeu mais de 25 mil pessoas, entre estudantes e o público interessado. Também contribuiu com a formação de mais de 400 crianças da rede pública e serviu até de inspiração para estudantes que atuaram como jovens aprendizes na Farmacotécnica e, a partir dessa experiência, decidiram fazer graduação em Farmácia.
Estímulo à formação das crianças
A cada ano crianças são treinadas para serem monitores do projeto, e contam com aulas teóricas ministradas por uma equipe de profissionais da empresa. Além dos conhecimentos teóricos, os alunos conhecem a chácara de ervas medicinais, os laboratórios onde são feitas demonstrações da produção de extrato de algumas plantas e a parte de processamento e secagem das plantas.
A coordenadora da escola Classe Ipê, Professora Lucélia Ferreira, conta que a visita na chácara ajuda no estímulo das crianças, unindo a prática familiar com a prática escolar. “O manuseio das plantas, poder cheirar, poder ver, poder aprender o nome científico se torna mais acessível às crianças. E não fica só pra elas, porque às vezes o pai fala, a mãe fala, a avó fala e fica aparecendo ali só uma coisa, mas com a com a professora do projeto falando, explicando, se torna mais acadêmico e as crianças dão mais valor a esse conhecimento que já é um conhecimento da família.”
A professora Lucélia explica ainda que o interesse das crianças nas ervas medicinais também aumenta, pois trazem o que aprendem em casa para perguntar mais ou tirar dúvidas no projeto e vice versa. “Eles se sentem muito empoderados. É um ponto que trabalha muito a questão da autoestima do estudante, é muito bacana”, completa.
Outro ponto interessante é que o Projeto Preservar sempre foi inclusivo, com participação de crianças com deficiência. Neste ano, na turma dos monitores, há duas crianças PcD e a coordenadora opina: “temos um estudante com deficiência intelectual que participa do projeto como todas as outras crianças e está totalmente inteirado dos conteúdos ensinados.”
Foto divulgação
Ervas Medicinais
A Farmacotécnica é pioneira no cultivo de ervas medicinais e mantém desde sua criação, na chácara, insumos para a manipulação de medicamentos à base de plantas. Cerca de 50 espécies são cultivadas na unidade e processadas em uma área especialmente projetada para este fim. No local são cultivadas, inclusive, espécies que não são típicas do Cerrado e que foram climatizadas para se adaptar ao clima da região central do País, como a espinheira-santa, que tem eficácia contra úlcera e gastrite e é uma planta nativa da Região Sul, e que, até então, não se adaptava a outros ambientes fora de seu habitat natural.
Outro desafio para a empresa foi o cultivo da camomila, pois foi necessário encontrar a época certa para o plantio, de forma que houvesse um crescimento da planta em um florescer adequado. A colheita da erva é feita manualmente, já que é preciso manter o máximo de características possíveis da planta, além de uma secagem delicada, para preservar seus princípios ativos voláteis. “Com todos esses cuidados, a camomila acabou se tornando o xodó da chácara, pois é a erva medicinal mais bonita de se ver, e a chácara fica linda para visitação. Não é à toa que a camomila é o símbolo do Projeto Preservar”, ressalta a diretora Rogy Tokarski.
Como participar
Os interessados em fazer a visita guiada à chácara da Farmacotécnica, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro, podem agendar o dia e horário pelo Whatsapp da empresa no (61) 98277-0676. A ação poderá ainda se estender até o dia 22 de setembro de acordo com a demanda de visitação. Toda a ação é feita de forma 100% gratuita.
Sobre a Farmacotécnica
Em 1976, foi inaugurada a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal, e uma das pioneiras, no Brasil, em sua área de atuação. Alinhada à alta tecnologia fornecida pelo mercado da saúde, contribuiu diretamente para o crescimento do mercado magistral no país. Com 47 anos de serviços prestados, atualmente a Farmacotécnica possui 7 unidades, teleatendimento, laboratórios equipados com tecnologia de ponta (de sólidos, semissólidos e de líquidos, controle de qualidade), uma chácara de cultivo de ervas medicinais e mais de 175 colaboradores.
Foto divulgação
Serviço:
20 ª edição do Projeto Preservar Quando: 11 a 15 de setembro Dia oficial: 13 de setembro – Início: 09h e Término: 11:30h
Onde: Área Especial n° 5 – Chácara 21 do Núcleo Rural de Vargem Bonita/ Park Way– DF
Horário: visitação nos dias 11, 12, 14 e 15 de setembro
Período manhã: 09h às 12h
Período da tarde 14h às 17h
Agendamentos : Whatsapp – (61) 98277-0676 *A visitação poderá ser estendida entre os dias 18 a 22/09 mediante agendamento (sob consulta)