
Previsto inicialmente para junho, longa será lançado com nova data pela Pandora Filmes
O longa Ponto Oculto (In the Blind Spot), novo filme da premiada diretora germano-curda Ayşe Polat, teve sua estreia adiada e agora chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de julho, com distribuição da Pandora Filmes. Inicialmente previsto para 26 de junho, o lançamento foi reprogramado para a nova data.
Aclamado em sua estreia na Berlinale, o filme mistura drama e thriller psicológico para retratar as cicatrizes deixadas por um passado não resolvido — pessoal, político e coletivo.
Ambientado no nordeste da Turquia, Ponto Oculto acompanha uma equipe alemã de documentaristas, um agente envolvido em uma rede de vigilância e sua filha de sete anos, que parece enxergar o que os adultos não conseguem ver. Com uma estrutura dividida em capítulos e filmagens em diferentes formatos, o longa prende o espectador em um clima de tensão crescente, revelando um complexo emaranhado de conspiração, trauma e paranoia.
Protagonizado por Ahmet Varlı, Çağla Yurga, Nihan Okutucu e Katja Bürkle, o filme abrange uma visão sensível e poética de temas urgentes, como a repressão política, o trauma intergeracional e os conflitos étnicos históricos da região. A diretora utiliza recursos do suspense e da linguagem documental para compor uma obra intensa e fragmentada.
Sobre a diretora
Nascida na Turquia e radicada na Alemanha, Ayşe Polat é uma das vozes mais originais do cinema germânico contemporâneo. Sua carreira inclui obras premiadas como En Garde (2004), vencedor do Leopardo de Prata no Festival de Locarno. Em POV: Ponto de Vista, ela explora, sob o olhar dos algozes, como sistemas autoritários geram seus próprios fantasmas. A diretora afirma: “Neste filme, os fantasmas do passado se tornam indestrutíveis até serem vistos e ouvidos. Para isso, precisam deixar o ponto cego.”
Ficha Técnica
Título original: Im Toten Winkel
Título no Brasil: Ponto Oculto
Data de estreia: 24 de julho de 2025
Direção e roteiro: Ayşe Polat
Produção: Mehmet Aktaş
Cinematografia: Patrick Orth
Edição: Serhad Mutlu, Jörg Volkmar
Elenco: Ahmet Varlı, Çağla Yurga, Nihan Okutucu, Katja Bürkle
Gênero: Drama / Thriller psicológico
Duração: 117 minutos
País: Alemanha
Ano de produção: 2023
Idiomas: Turco, Alemão, Inglês e Curdo
Distribuição no Brasil: Pandora FilmesSobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem O Apartamento, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; The Square: A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; Parasita, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano O Homem que Vendeu Sua Pele, de Kaouther Ben Hania, e A Felicidade das Pequenas Coisas, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; Apocalypse Now: Final Cut, a obra-prima de Francis Ford Coppola; Roda do Destino, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.