A Casa da Cultura Brasília apresenta o último concerto do ciclo de 2025 do projeto “Violonistas da Era do Rádio” de Alessandro Borges

No repertório, estão obras analisadas durante a tese de doutorado de Alessandro Borges, professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, que evidenciam a centralidade do violão e do legado dos violonistas compositores no Sistema Musical Brasileiro.

Assim, na noite de 15 de março, a partir de 20h, o público brasiliense poderão apreciar obras de Garoto, Américo Jacomino, Dilermando Reis, Baden Powell, Rosinha de Valença, entre outros, que serão tocadas em um espetáculo dividido em três atos: o primeiro, de violão solo, com a performance de Alessandro Borges; o segundo, de duo de violões, com o diálogo entre Alessandro Borges e Jaime Ernest Dias; e o terceiro, de regional de serestas com a participação especial das cantoras Márcia Tauil e Patrícia Duboc.

Os ingressos adiantados poderão ser adquiridos por R$25,00 pelo PIX: 61981630513 – Alessandro Borges Cordeiro Nubank

Sobre o projeto:

A partir da tese de doutoramento “Violonistas da Era do Rádio: um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro – 1920 a 1960”, Alessandro Borges desenvolveu um projeto guarda-chuva “Violonistas da era do rádio: uma viagem pela história a partir das cordas do violão” que visa realizar projetos sobre a obra de cada um/a dos violonistas estudados ao longo do doutorado.

O primeiro momento deste projeto guarda-chuva é a realização de concertos que apresentarão ao público do Distrito Federal um panorama sobre obras analisadas durante a pesquisa de doutorado. Assim, o concerto conta com obras de violão solo de violonistas-compositores/as que atuaram no auge dos programas de rádio no Brasil, e que integram a memória afetiva do país. O públicopoderá viajar nas memórias das músicas ouvidas ao pé do rádio, com seus pais, mães, avós Dilermando Reis, Américo Jacomino, Garoto, Armando Neves, Baden Powell e Rosinha de Valença. 

Na sequência, Alessandro Borges promoveráprojetos integrados, focalizando, cada um/a dos violonistas estudados ao longo do doutorado. O primeiro autor a ser focalizado será Dilermando Reis, cuja obra tem sido estudada em profundidade há 23 anos por Alessandro Borges, desde o mestrado realizado na UFG sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Meirinhos. O projeto “Sob o céu de Brasília: a obra para violão solo de Dilermando Reis” integra o projeto ampliado sobre os Violonistas da Era do Rádio, e tem como objetivo construir um conjunto de ações para promoção e divulgação de peças de Dilermando Reis que não tiveram transcrições até o momento. Neste , apresentamos em minúcia a proposta do projeto sobre a obra de Dilermando Reis.

Estão previstos, para maio de 2025, o lançamento do disco e do livro das partituras sobre obras de Dilermando Reis, bem como uma sequência de concertos no segundo semestre de 2025 em diferentes cidades do Brasil. 

Sobre o autor:

Alessandro Borges é filho de candangos que vieram construir Brasília no início da Capital Federal.Nascido em uma família extremamente musical, e pela influência de seu avô materno Eurípedes Mariano, iniciou seu caminho como músico, e apartir do encantamento com o disco “Abismo de Rosas” de Dilermando Reis, decidiu, aos 12 anos, dedicar sua vida ao violão. 

Como primeira pessoa de sua família a estudar em uma universidade federal, é Licenciado e Bacharel em Música pela Universidade de Brasília (UnB), éMestre em Música – Performance (UFG), Doutor em História da Música (UnB), foi professor da Escola de Música de Brasília (2001 – 2009) e desde 2009 atua como professor adjunto e Chefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Alessandro Borges atua como violonista há 38 anos, dos quais 23 foram dedicados ao estudo sobre obras de violonistas da Era do Rádio, e, a partir de 2025 busca promover a história e o legado desses/as violonistas, por meio de produtos artísticos como concertos, masterclasses, discos e livros.

Serviço:

Concerto: Violonistas da Era do Rádio

Local: Casa da Cultura Brasília SHCGN 703 Bloco H Casa 12 

Dia: 15 de março de 2025

Horário: 20h

Ingresso: R$25,00 – ingressos antecipados pelo PIX (61) 98163-0513

Mais informações: (61) 981339685 

Deixe um comentário