De 15 a 20 de abril, ICEM recebe inscrições de músicos do DF e entorno para Capacitação da Choro Popular Orquestra

Formação gratuita visa capacitar 30 músicos para uma orquestra popular permanente

Com duração de três meses, projeto conta com oito encontros para ensaios e quatro apresentações com as presenças de quatro artistas da música nacional

Choro Popular Orquestra | Foto: Humberto Araujo

O Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM), junto ao Clube do Choro e à Escola Brasileira de Choro, está com inscrições abertas, a partir de 15 de abril, para a seleção de 20 músicos e musicistas interessados em participar do projeto Capacitação e Especialização da Choro Popular Orquestra (CPO). A formação é gratuita e tem como objetivo o treinamento e especialização de músicos, difusão de conhecimento e técnicas musicais, além de estimular a economia criativa por meio de ações culturais. As inscrições são através do e-mail choropopularorquestra@gmail.com até o dia 20.

Fruto da colaboração dos diretores Henrique Filho, conhecido como Reco do Bandolim, e Henrique Neto, e sob a regência do Maestro Fabiano Medeiros, a iniciativa surge como resultado do compromisso do ICEM na preservação, disseminação e cuidado com esse gênero fundamental para a música instrumental brasileira. Em março, o choro foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, graças à proposta de Reco do Bandolim junto ao órgão.

Henrique Neto, destaca o peso do projeto para o fomento dos talentos locais e a contribuição que isso traz para a cidade. “A ideia é que a gente deixe um legado importante de produção de novos conteúdos, que a gente possa divulgar o choro em outras cidades, em outras orquestras, e que a gente crie um ambiente onde os alunos que estudem na Escola (de Choro) almejem estar. Uma das nossas atividades, além de formação, ensino e apresentação musical, é a inserção dos músicos no mercado”, pontua. 

Choro Popular Orquestra | Foto: Humberto Araujo

Com duração de três meses, o projeto terá como foco o desenvolvimento da teoria, prática, difusão, pesquisa e proteção do choro. A formação dos músicos será conduzida por meio de oito ensaios/aulas, que acontecerão na Escola Brasileira de Choro; e quatro apresentações, sendo duas no Sesi Taguatinga e duas no Espaço Cultural do Choro, com a presença de um artista de renome nacional no gênero em cada uma delas. Os participantes receberão ajuda de custo e cachê tanto para os ensaios quanto para as apresentações.

Para se inscrever, é necessário comprovar habilidade na área musical através do envio de currículo ou trajetória musical assinada, além de um vídeo com boa qualidade, que pode ser gravado com celular, executando um dos instrumentos da formação da orquestra, preferencialmente um choro ou uma música do universo instrumental brasileiro. Também é necessário enviar junto no email comprovante de endereço e cópia da carteira de identidade ou CNH.

Os instrumentos necessários para a formação da orquestra são: clarinete, clarone sib, flauta transversal, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompete, trombone, trombone baixo, bombardino, tuba, baixo elétrico, cavaquinho, bandolim, violão de 6 cordas, violão de 7 cordas, percussão e bateria.

Uma comissão composta por representantes do Clube do Choro de Brasília e da Escola Brasileira de Choro será responsável pela avaliação dos candidatos. Os critérios de seleção incluem habilidade no instrumento e disponibilidade para participar dos ensaios e apresentações. Além disso, o ICEM reserva 30% das vagas para candidatos de regiões com alta vulnerabilidade social. 

O Maestro Fabiano Medeiros reforça a importância de uma seleção que acolha a pluralidade da juventude. “A gente espera um tom de diversidade que atinja as periferias. É preciso trazer essa meninada que está aprendendo música e tem seu fazer artístico para acessar a orquestra”, ressalta. Para ele, a cidade ganha, o país ganha e a juventude também ganha. “A nossa preocupação é passar o bastão para quem vai fazer essa música depois, quem vai construir esse horizonte da música popular brasileira, sobretudo a música instrumental.”

A divulgação dos selecionados será no dia 29 de abril. Os ensaios iniciam em maio e o projeto segue até julho.

Para ver o edital completo, CLIQUE AQUI

Choro Popular Orquestra | Foto: Humberto Araujo

SERVIÇO – ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DA CHORO POPULAR ORQUESTRA

Quando: 15 de 20 de Abril

Formação: Maio, Junho e Julho

Vagas: 20

Documentação necessária: documento com foto, comprovante de endereço, currículo e vídeo
Inscrições: choropopularorquestra@gmail.com

GRATUITO

Deixe um comentário