Deive Leonardo e Flávio Ricco durante entrevista sobre estreia na TV, superação pessoal e equilíbrio entre fé e família, crédito: LeoDias TV/Divulgação
Pregador revela bastidores do convite, abre o jogo sobre depressão e planos futuros na TV
O pregador e escritor Deive Leonardo é o entrevistado do episódio inédito do Programa Flávio Ricco, exibido na terça-feira (1/7) na LeoDias TV. Durante a conversa, ele revelou a estreia de seu novo programa no SBT, compartilhou experiências pessoais marcantes e comentou sobre sua rotina em família.
Na entrevista, Deive confirmou que seu novo programa diário, chamado “Bom Dia Esperança”, estreia em agosto nas manhãs do SBT. Com duração de cinco minutos, o quadro será exibido de segunda a sexta dentro da programação da emissora. “Recebi o convite da Dani [Daniela Beyruti] e entendi que havia espaço para mensagens que acolhessem o público logo no início do dia”, disse.
Apesar do formato inicial compacto, Deive não descarta uma ampliação futura. “Tenho vontade de fazer algo maior, talvez semanal, com mais tempo para conversas e histórias. Mas acredito que esse primeiro passo precisa ser sólido”, afirmou, ao ser questionado por Flávio Ricco sobre os planos de crescimento na televisão aberta.
Um dos momentos mais sensíveis da entrevista ocorre quando Deive relembra o episódio que marcou sua virada de vida: uma crise depressiva. “Em 2009, eu estava completamente perdido. Foi a dor que me empurrou para a fé. Não foi algo planejado, foi necessário”, contou. A experiência, segundo ele, foi o ponto de partida para sua atuação como evangelista e comunicador.
Sobre a vida pessoal, o apresentador falou brevemente sobre a rotina em família. Pai de três filhos, ele relatou como equilibra compromissos profissionais com a presença em casa. “Sou presente e atento. As crianças não esperam. Tento organizar tudo para que o trabalho nunca me afaste deles”, disse. Ele também mencionou, de forma discreta, sua atual companheira: “Prefiro manter essa parte preservada, mas posso dizer que estou em paz”.
Ao final da conversa, Flávio Ricco destacou o tom reflexivo da entrevista: “O público está acostumado a ver o Deive no púlpito ou nas redes. Aqui, ele mostra um lado ainda mais humano e direto”, afirmou o apresentador.
A entrevista completa está disponível no canal da LeoDias TV no YouTube. A estreia de Bom Dia Esperança no SBT acontece em agosto. Acompanhe para saber mais sobre a nova fase de Deive Leonardo na televisão.
O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) em parceria com o Senac-DF tem o prazer de divulgar à população de Brasília, o Documentário “Brasília 65 anos – Do Sonho ao Concreto: Heróis Anônimos”, na Praça dos Três Poderes. A estreia acontece na quinta-feira (26/06), mesma data do aniversário de um ano de reinauguração da Café-Escola Senac Casa de Chá.
_ Quinta-feira, 26, sessão para convidados – Sexta-feira, 27, sessão às 16h para alunos do Senac-DF – Sábado, 28, sessões 16h30 e 18h para o público em geral
Na próxima terça-feira, 1º de julho, às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) realiza mais uma edição do Café Histórico e Geográfico, com uma palestra especial dedicada à memória de uma das figuras centrais do processo de redemocratização do Brasil: Dante de Oliveira.
O convidado da noite é o cientista político Paulo Kramer, que abordará o tema “Relembrando Dante de Oliveira, o Homem das Diretas Já!”. A palestra propõe uma reflexão sobre a trajetória do deputado mato-grossense que marcou a história do país ao propor a emenda constitucional que previa eleições diretas para a Presidência da República em 1984, tornando-se um símbolo do movimento Diretas Já.
Kramer é professor aposentado de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), membro do Instituto Monitor da Democracia e consultor político nas áreas de estratégia eleitoral e campanha permanente. É autor da coletânea 5 Ensaios de Política e coautor, ao lado do antropólogo Roberto DaMatta, de um livro sobre profissões industriais no Brasil. Também é responsável pelo ensaio biográfico introdutório e pela organização da coletânea de discursos de Dante de Oliveira, publicada pela Câmara dos Deputados na Coleção Perfis Parlamentares, com duas edições já lançadas.
O evento é gratuito e aberto ao público, proporcionando uma excelente oportunidade para interessados em história, política e democracia brasileira.
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal
Data: Terça-feira, 1º de julho
Horário: 19h
Palestrante: Paulo Kramer
Tema: Relembrando Dante de Oliveira, o Homem das Diretas Já!
Banda brasiliense com mais de 20 anos de estrada celebra o forró como identidade cultural e resistência nordestina no coração do Brasil
Com duas sanfonas no peito, zabumba marcando o compasso e o triângulo ecoando memórias, a banda Collo de Mainha é uma das mais importantes representantes do forró tradicional no Distrito Federal e Entorno. Em 2025, o grupo celebra mais de duas décadas de atuação com uma agenda repleta de apresentações nos principais arraiás e festas juninas da região.
Registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e com sede em Brasília, a Collo de Mainha nasceu em março de 2003 e, desde então, construiu uma trajetória marcada pelo respeito às raízes da música nordestina. Originalmente batizada de “Colo de Menina”, a banda adaptou o nome ao atual após identificar um registro pré-existente — mudança que, no entanto, não alterou a essência: levar o forró pé-de-serra para todos os cantos, com afeto, autenticidade e paixão.
Tradição e presença marcante nos festejos juninos
A Collo de Mainha é figura carimbada nos eventos culturais e religiosos do DF, especialmente durante o mês de junho. Com formação clássica — duas sanfonas, zabumba, triângulo e vozes marcantes —, o grupo valoriza tanto as composições autorais quanto os clássicos do forró, xote, baião, chamego e sertanejo raiz. É música que pulsa memória e embala multidões.
Os festejos juninos, recentemente reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (Lei nº 14.555/2023), também fazem parte da Política Cultural do DF (Decreto nº 42.315/2021), e a Collo de Mainha contribui ativamente para manter essa chama acesa. Seja na Casa do Cantador, na Casa do Maranhão ou nos circuitos populares de cidades como Ceilândia, Taguatinga, Gama e Santa Maria, a banda transforma cada palco em um espaço de celebração da identidade nordestina.
Obras autorais e presença digital
A autenticidade do grupo também está nas plataformas digitais. Entre os trabalhos disponíveis, destacam-se:
“Nós temos investido nas músicas autorais, como ‘Veneno’, ‘Sou Eu’ e ‘Me Leve’. É muito especial ver o público cantando junto e se identificando com aquilo que criamos com tanta verdade”, afirma Rodrigo Falaschi, sanfoneiro e vocalista do grupo.
Idealizador da banda e coautor das faixas, Cacá Silva reforça a importância de manter a cultura em movimento: “A música autoral é a nossa maneira de dizer que tradição e inovação andam juntas. É escuta, é estrada, é o povo falando por meio da gente.”
Formação atual da banda
Rodrigo Falaschi – Sanfona e Voz
Wellington – Sanfona
Davison Batista – Triângulo e Voz
Wallyson Brito – Zabumba e Voz
Juntos, os músicos garantem o equilíbrio entre técnica refinada e emoção genuína, entregando ao público uma experiência que vai além do entretenimento — é encontro, é raiz, é resistência.
21/06 (sábado), 20h30 Clube Naval de Brasília – Setor de Clubes Sul Ingressos: R$ 50,00 (Sympla ou Secretaria do Clube)
29/06 (domingo), 19h Arraiá de São Pedro – INCRA 9, Ceilândia/DF Ingressos no local: R$ 50,00
Reconhecimento institucional
A Collo de Mainha é cadastrada no SISCULT, sistema da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e segue as diretrizes do reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN, oficializado em 9 de dezembro de 2021.
Evento homenageia Alaíde Costa, Irlam Rocha Lima, Itamar Assumpção (in memoriam), Reco do Bandolim, Ruy Cezar Costa Silva (in memoriam) e Solange Cesarovna e premia 202 categorias
Brasília será, mais uma vez, o palco da grande celebração dos talentos que fazem a música acontecer no Brasil. De 26 a 29 de junho, a capital federal recebe o 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM), um encontro vibrante que exalta a diversidade e a importância dos que vivem e respiram a arte sonora. Nesta edição, com produção da GRV Música Media e Entretenimento, o evento se fortalece com o retorno da 4ª Feira da Música Independente (FMI) e o lançamento da Academia dos Profissionais da Música (APM), que acontecerão, simultaneamente, no Museu de Arte de Brasília (MAB), um dos cenários da realização.Com programações independentes e, ao mesmo tempo convergentes, e inúmeras atrações abertas ao público, PPM, FMI e APM somam oportunidades para a valorização, reconhecimento e expansão do setor musical.
Mais que um reconhecimento, o PPM é um movimento que ecoa em todo território nacional— e chega mais longe em 2025 com a missão de conectar, incentivar e reconhecer aqueles que fazem da música seu ofício e sua paixão. A sinfonia de encontros e trocas garante experiências enriquecedoras aos artistas, produtores, técnicos, jornalistas e demais agentes que constroem os bastidores e os holofotes da cena musical. Com sua vocação global de expandir parcerias internacionais, o evento apresenta a colaboração com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ano do cinquentenário de sua independência; com a Asociación para el desarrollo de la indústria de la música iberoamericana (Adimi) e a Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica (REDPEMIB), como forma de fortalecer laços e abrir perspectivas para a troca de experiências entre Brasil e nações da África, América Latina, Europa e Ásia.
Tradicionalmente, o PPM presta tributo a personalidades que representam cada uma das modalidades que norteiam as 202 categorias. Em 2025, as honrarias dos segmentos Produção, Criação, Convergência e Educação vão, respectivamente, para: Alaíde Costa, cantora e compositora de sensibilidade rara e uma das grandes vozes da música brasileira;Itamar Assumpção (in memoriam), referência incontornável da Vanguarda Paulista, por sua obra autoral disruptiva e poética; Irlam Rocha Lima, jornalista cultural com mais de quatro décadas de dedicação à valorização da cena musical; e Reco do Bandolim, músico, educador e fundador do Clube do Choro de Brasília, reconhecido como importante difusor desse estilo musical 100% brasileiro. Às temáticas oficiais, somam-se duas especiais.Em Latam, a reverência destaca Ruy Cezar Costa Silva (in memoriam), artista, educador e articulador cultural brasileiro que levou a produção latino-americana aos palcos do mundo; e, em PALOP, Solange Cesarovna, uma das maiores vozes da música cabo-verdiana contemporânea, recebe a homenagem.
Realizado pela primeira vez em 2015, o Prêmio Profissionais da Música, idealizado por Gustavo Vasconcellos, supera-se com uma programação intensa e diversificada, distribuída por vários espaços culturais de Brasília e fazendo valer o slogan da edição: “Vivam os veículos, plataformas e espaços – do natural ao artificial com escala no real”. Enquanto o Museu de Arte de Brasília abrigará atividades do PPM, FMI e APM, ampliando e multiplicando as oportunidades oferecidas aos participantes, a programação do PPM também estará distribuída por locais como a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Clube do Choro, Museu Vivo da Memória Candango e Orbis Estúdios. Além das aguardadas e emocionantes cerimônias de premiação, o evento traz painéis, palestras, workshows, feira literária, mostra audiovisual e um laboratório de aceleração artística, consolidando-se como um dos mais completos encontros do setor musical.
Em 2025, também se celebram os 50 anos da independência de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), conquistas que foram impulsionadas pelo contexto histórico da Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974. Este momento simbólico marca meio século de trajetórias independentes, mas entrelaçadas por laços culturais e linguísticos profundos. O Prêmio Profissionais da Música se sente especialmente honrado em iniciar este diálogo justamente neste ano emblemático, reforçando seu compromisso com a valorização da lusofonia e celebrando a música como ponte viva entre povos irmãos.
O Prêmio Profissionais da Música é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)
Sobre os homenageados
Alaíde Costa – A grande dama da canção brasileira (Produção)
Com 71 anos de carreira, Alaíde é uma das grandes vozes da música brasileira. Participou da Bossa Nova, cantou com o Clube da Esquina, lançou mais de 20 discos e segue ativa aos 89 anos, em turnê e em plena forma artística — sendo agora homenageada por sua imensa contribuição à produção musical.
Irlam Rocha Lima – Um jornalista a serviço da música (Convergência)
Há mais de 45 anos no jornalismo cultural, Irlam, em plena atividade no Jornal Correio Brasiliense, é autor de colunas marcantes como “Sons da Noite” e do blog “Trilha Sonora”. Foi pioneiro na cobertura da música ao vivo em Brasília e é reconhecido por seu olhar sensível e profundo sobre a cultura musical brasileira. É autor do livro “Minha Trilha Sonora – 40 Anos de Jornalismo Cultural”, de 2015 e tem outro a caminho.
Itamar Assumpção (in memoriam) – A voz disruptiva da Vanguarda Paulista (Criação)
Símbolo da Vanguarda Paulista, Itamar foi cantor, compositor, poeta e um dos maiores nomes da música alternativa dos anos 1980. Com mais de 300 composições e nove discos lançados em vida, seu legado rompeu barreiras estéticas e culturais, sendo hoje reconhecido como um precursor do afrofuturismo no Brasil.
Reco do Bandolim – Um mestre do choro e da educação musical (Educação)
Fundador do Clube do Choro de Brasília e idealizador da primeira escola de choro do país, Reco é músico, jornalista e educador. Com o grupo Choro Livre, percorreu o mundo levando o gênero adiante. É referência no ensino e na preservação do choro no Brasil.
Ruy Cezar Silva (in memoriam) – O articulador de pontes culturais pelo mundo (Latam)
Com uma trajetória que une arte, educação, ativismo e gestão cultural, Ruy Cezar Silva é uma das figuras mais influentes da cultura latino-americana. Da liderança estudantil na reconstrução da UNE ao pioneirismo no mercado cultural, sua carreira é marcada pela criação de redes, festivais e encontros que conectaram continentes. Educador, artista, gestor e diplomata da cultura, levou a produção latino-americana e africana a palcos internacionais, fortalecendo o diálogo entre culturas e promovendo o desenvolvimento através da arte.
Solange Cesarovna – A força da Morna no cenário internacional (PALOP)
Cantora e compositora cabo-verdiana, Solange Cesarovna é aclamada como “Rainha da Morna do Século XXI”. Ela também é gestora cultural e cofundadora da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), vice-presidente da Academia Africana de Música, vice-presidente do Conselho Internacional de Criadores de Música (CIAM), primeira CLIP Champion da WIPO for Creators, e profissional atuante das redes internacionais em defesa dos direitos dos autores.
Uma premiação que celebra todos os sons e profissionais da música
O PPM vem reafirmando seu papel como uma das principais iniciativas de valorização da classe musical. Diferentemente de premiações focadas, apenas, no estrelato dos palcos, o PPM amplia seu olhar para todas as engrenagens que fazem a música propagar — compositor, técnico de som, produtor, gestor cultural, músico, professor… O critério é ser profissional da música. Entre as 196 categorias, sendo 178 preenchidas através de inscrições e 18 por indicação via Conselho Sensorial, a premiação reflete a diversidade da cena musical, reconhecendo talentos dentro dos pilares Criação, Produção, Convergência e Educação.
Num processo de reconhecimento coletivo, para se chegar à grande final, os inscritos passam por três etapas: votação entre os próprios inscritos, votação popular via internet e, por fim, a avaliação de um júri especializado. Em 2025, são 957 finalistas entre os inscritos e 85 entre os indicados, todos protagonistas de uma cena vibrante e plural. Instituído na última edição, em 2023, o evento também destinou uma premiação, exclusivamente, para o Distrito Federal, berço do PPM. Trata-se do Viraliza Brasília, que através de um júri indica e elege vencedores em 6 categorias.
Conheça-os e celebre essa festa democrática da música!
1ª edição (2015) – Renato Russo, Roberto Ribas, Jorge Ferreira
Tema: Qual o Futuro da Música?
2ª edição (2016) – Fernando Brant
Tema: Qual o Futuro da Obra?
3ª edição (2017) – Benjamim Taubkin, Pena Schmidt e Thomas Roth
Tema: “O Poder do Associativismo”
4ª edição (2018) – Roberto Menescal
Tema: “E aí, qual é a sua Bossa?”
5ª edição (2019) – Claudio Santoro, Ronaldo Bastos e Genildo Fonseca
Tema: “Do clássico ao popular- 100 anos de música brasileira”.
6ª edição (2020/2021) – Cássia Eller, Patricia Palumbo e Odette Ernest Dias
Tema: do analógico ao digital, viva o Direito Autoral
7ª edição (2022/2023) – Chico Science, Lia de Itamaracá, Juarez Fonseca e Renato Matos.
Tema: “Viva a Cultura Popular”
Conselho Sensorial do Prêmio Profissionais da Música
Mais do que uma curadoria de prestígio, o Conselho Sensorial do PPM reúne profissionais comprometidos com a valorização da música em todas as suas formas. Composta por 30 integrantes, a equipe contribui ativamente na seleção e votação das 18 categorias especiais desta edição, além de participar e mediar painéis durante o evento.
Inspirado no slogan “Vivam as plataformas, veículos e espaços culturais”, o Conselho atua com neutralidade, coerência e independência, fortalecendo conexões e impulsionando oportunidades para toda a cadeia musical.
O presidente simbólico do Conselho é um dos grandes nomes da bossa nova: Roberto Menescal. Fazem parte dele: Adriana Belic, Afonso Oliveira, Alec Haiat, Arthur de Faria, Benjamim Taubkin, Bruno Boulay, Chris Fuscaldo, Cibele Bahia, Debora Venturine, Djuena Tikuna, Edson Natale, Elisa Maia, Ivan Lima, Juarez Fonseca, José Carlos, Marcio Mazzeron, Mauricio Tagliari, Patricia Palumbo, Patricia Portaro, Paulo Almeida, Paulo Mendonça, Socorro Lira, Talita Cordeiro, Thomas Roth, Váleria Becker, Zé Alexandre.
Câmara Legislativa do Distrito Federal – Auditório
10h | Painel Inaugural – Tema: Prêmio Profissionais da Música 8ª edição #SomosSemFronteiras Proponente:Deputado Distrital Gabriel Magno Convidados: • Reco do Bandolim (homenageado 2025) • Irlam Rocha Lima (homenageado 2025) • Solange Cesarovna (Cabo Verde – homenageada 2025) • Maria Carrascal (ADIMI – Argentina) • Humphrey Inzillo (REDPEM – Argentina) • Roberto Menescal (Presidente de Honra do Conselho Sensorial do PPM) • Thomas Roth (jurado da 8ª edição) • Veranne Magalhães (Comissão de Cultura da OAB/DF) • Gustavo Vasconcellos (idealizador do PPM)
Cerimônia de entrega do Troféu Viraliza Brasília
Câmara Legislativa do Distrito Federal – Auditório
10h45
Cerimônia de entrega de Moção de Louvor
Câmara Legislativa do Distrito Federal – Auditório
11h45
LAB PPM IV Orbis Estudio
Das 9h às 14h Atividades: • Produção de single (pré-produção, gravação, mixagem e masterização) • Distribuição pela GRV • Edição pela YB Music • Divulgação com apoio da plataforma Groover • Assessoria de imprensa pela Donna Midia • Ensaio fotográfico e design pela Senhor Studio • Possibilidade de capacitação internacional
1ª Noite de Premiação Clube do Choro de Brasília 19h30 Modalidades premiadas: Convergência e Educação Homenageados: Irlam Rocha Lima e Reco do Bandolim Performance Musical: surpresa
SEXTA-FEIRA | 27 de junho de 2025
Palestras
Museu de Arte de Brasília (MAB) 10h | Palestra 001 – Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, com Jader Windson 10h30 | Palestra 002 – Internacionalização de Carreiras Artísticas, com Dani Ribas 11h | Palestra 003 – Mulheres na música brasileira: resistência e existência, com Julia Ourique e Taissa Maia 11h30 | Palestra 004 – Entre a luta e o ofício: informalidade e formalização, com Leonardo Escobar 12h | Palestra 005 – Gestão coletiva, Ecad e Associações, com Marcela Godoy 12h30 | Palestra 006 – Memória da música: o acervo de Chico Science, com Maria Goretti de França
Mostra Audiovisual
Museu Vivo da Memória Candanga Das 10h30 às 12h Filme: Moacyr Luz – O Embaixador dessa Cidade Das 9h30 às 10h
Visita guiada
LAB PPM IV – Continuação Orbis Estudio Das 9h às 14h
Feira Literária
Museu de Arte de Brasília (MAB) Das 10h às 20h
Painéis
Museu de Arte de Brasília (MAB) 14h | Painel 01 – Profissionais da Música no Brasil: perspectivas e horizontes, com Arthur de Faria, Socorro Lira, Djuena Tikuna, Thomas Roth Mediação: Alec Haiat 15h30 | Painel 02 – Do natural ao artificial com escala no real: vivam os veículos, com Enrique Blanc (México), Humphrey Inzillo (Argentina), Patricia Palumbo e Mario Sartorello Mediação: Juarez Fonseca 16h45 | Workshow 01 – Ruidagem: a garagem das sete lembranças Facilitador: Edson Natale 17h15 | Painel 03 – Atualidade e perspectivas da música e culturas latino-americanas, com Carolina Goméz, Maria Carrascal, Octavio Arbeláez, Tania Navarette Mediação: Benjamim Taubkin
Mostra Audiovisual
Museu Vivo da Memória Candanga
Das 15h30 às 17h Filme: Luiz Melodia – No Coração do Brasil Das 15h às 15h30
Visita guiada
2ª Noite de Premiação Clube do Choro de Brasília 19h30 Modalidade premiada: Produção Homenageada: Alaíde Costa Performance Musical: surpresa
SÁBADO | 28 de junho de 2025
LAB PPM IV – Encerramento Orbis Estudio Das 9h às 14h
Feira Literária
Museu de Arte de Brasília (MAB) Das 10h às 20h
Workshows
Museu de Arte de Brasília (MAB) 10h | Workshow 02 – Mulheres Instrumentistas: trajetórias que inspiram, com Christianne Nevese Magda Pucci 11h30 | Workshow 03 – Tambor de cordas: ritmos da cultura popular para violão, com André Siqueira
Feira Literária
Museu de Arte de Brasília (MAB) Das 10h às 20h Livros de finalistas e participantes do PPM
Painel
Museu de Arte de Brasília (MAB) 14h | Painel 04 – Audiovisual em tempos de telas: caminhos para o crescimento, com Marcos Souza, Felipe Radicetti, Marcela Godoy, Tarsila Alves Mediação: Marcio Mazzeron
Workshow
Museu de Arte de Brasília (MAB) 15h30 | Workshow 04 – Do sonho ao palco: vivências de um músico independente, com Philipe Tangi
3ª Noite de Premiação Clube do Choro de Brasília 19h30 Modalidades premiadas: Criação, Distribuição e Conexões Homenageados: Alaíde Costa, Solange Cesarovna, Itamar Assumpção (in memoriam) Performance Musical: surpresa
DOMINGO | 29 de junho de 2025
Feira Literária
Museu de Arte de Brasília (MAB) Das 10h às 20h
Workshows
Museu de Arte de Brasília (MAB) 10h I Workshow 05 – Musicoterapia: como você pode promover a sua saúde física, mental/psíquica, emocional e social, através da música, com Izabella Paz 11h30 I Workshow 06 – As relações entre a música nordestina e o jazz, com Paulo Henrique Sousa Dantas 15h15 I Workshow 07 – Sonoridades fronteiriças: aspectos da performance musical em gêneros musicais transnacionais Brasil/Uruguai/Argentina, com Ghadyego Carraro 16h30 I Workshow 08 – Narrativas Sonoras – O Impacto do Som no Audiovisual e nos Games, com Vanderval Lopez
Serviço:
Prêmio Profissionais de Brasília/DF
De 26 a 29 de junho de 2025 Locais: Câmara Legislativa do Distrito Federal I Museu de Arte de Brasília I Museu Vivo da Memória Candanga I Clube do Choro
Muito antes dos podcasts, o “Minha Brasília” já levava boas conversas pelas ruas da Capital. Agora, o programa volta com tudo – e a bordo da clássica VW Brasília’78!
Em 2013, quando nem se falava em podcasts no Brasil e entrevistas audiovisuais em formatos alternativos ainda eram raras, nasceu o Minha Brasília. O que parecia apenas uma ideia divertida – entrevistar convidados dentro de uma Brasília, dando uma volta por Brasília – se mostrou uma proposta original, criativa e altamente engajadora. E o melhor: feita por quem conhece a cidade como ninguém.
Agora, após dois anos de pausa, o programa reestreia oficialmente no dia 18 de junho de 2025, com o cantor Digão, da banda Raimundos, como primeiro convidado da nova temporada. Os episódios inéditos irão ao ar todas às quartas-feiras, entre os entrevistados: Andreas Kisser da banda Sepultura, o cantor Leoni, Rodrigo Suricato do Barão Vermelho, a jornalista Marcia Wictzak Celine Chevallier do canal Os Franceses Tomam Banho, entre outros. São novos papos, novas histórias e, claro, a cidade de Brasília passando pela janela.
Criado e apresentado pelo jornalista Daniel Zukko, o programa volta com tudo, mantendo o seu DNA principal: conversas leves, humanas e profundas com personagens conhecidos em Brasília, no Brasil, e até no mundo, enquanto a VW Brasília 1978 percorre os principais cenários da Capital Federal. Ao longo de sua história, o Minha Brasília já soma mais de 250 entrevistas e 10 milhões de visualizações.
O sucesso veio logo nos primeiros meses: o programa ganhou quadros na TV Globo, Band, rádios como Transamérica e Nova Brasil FM, e foi destaque em produções nacionais como o Bem Brasília (TV Globo), Saia Justa (GNT) e até no documentário oficial da FIFA sobre a Copa do Mundo de 2014.
“Na época, ainda nem existiam podcasts como conhecemos hoje. O Minha Brasília surgiu antes dessa febre, com um formato que era inovador sem perder a simplicidade”, relembra Zukko. “E tudo começou com uma foto antiga da minha família em frente ao Congresso, dentro de uma Brasília. Daí veio a inspiração.”
A imagem já desbotada, tirada em 1983, mostra Zukko, seus irmãos e o pai em cima do carro da família. Esta lembrança virou combustível para transformar uma VW Brasília em estúdio e em protagonista das entrevistas, com a cidade como trilha de fundo.
Detalhe: A VW Brasília do programa foi adquirida especialmente para as entrevistas. Aquela da família já não existe faz tempo… infelizmente.
Carro novo, tempero local e parcerias fortes
Como todo carro antigo, chegou a hora da Brasília passar por uma boa reforma. A Brasal Veículosassumiu a missão de deixá-la como nova para a reestreia: motor, elétrica, pintura, ferrugem, estofamento — tudo foi renovado, sem perder a essência do veículo que virou símbolo do programa.
Além da Brasal, o Minha Brasília volta cercado de parceiros que também têm a cidade no coração. O restaurante Bloco C, do chef Marcelo Petrarca, criou o prato exclusivo Minha Brasília, que será servido aos convidados durante as gravações e ficará disponível no cardápio da casa. A Joyn Entretenimento, comandada pelo produtor Sérgio Coelho, é responsável pelo comercial e pela produção do programa. Já a Destak Comunicação, com mais de 20 anos de atuação em Brasília, assume a assessoria de imprensa e o planejamento estratégico da nova temporada.
Mais que um programa de entrevistas, o Minha Brasília é um retrato afetivo da cidade, contado por quem vive, transforma e ama a capital todos os dias.
Na próxima terça-feira (17), às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) recebe a professora e agitadora cultural Elisa Carneiro para a palestra “Desafios da Qualidade de Vida dos Idosos no Plano Piloto”. O encontro propõe uma reflexão profunda sobre o envelhecimento da população brasiliense e a necessidade de políticas públicas mais inclusivas para essa faixa etária.
Moradora da Asa Sul desde o nascimento, em 1962, Elisa traz para o debate uma vivência enraizada no cotidiano da cidade. Como conselheira de cultura da região e organizadora de eventos voltados à inclusão dos idosos, ela testemunha diariamente os desafios enfrentados por quem ajudou a construir Brasília — e que agora se vê diante de barreiras físicas, sociais e simbólicas para continuar participando plenamente da vida urbana.
“Nos últimos anos, produzindo eventos de inclusão para idosos nas nossas quadras, me deparei com uma realidade que nos convoca a todos: nossa cidade está envelhecendo, e rápido”, afirma. Elisa defende que a inclusão vai além da acessibilidade física e passa pela valorização intergeracional. “Vejo nossos idosos como bibliotecas vivas, guardiões de memórias preciosas. Precisamos criar pontes entre gerações”, diz.
Durante a palestra, a educadora pretende compartilhar experiências, propostas e, sobretudo, esperanças de que o envelhecimento possa ser encarado como conquista — e não como obstáculo — no Plano Piloto. “Uma cidade boa para os idosos é, na verdade, uma cidade boa para todos nós”, conclui. O evento é aberto ao público e acontece na sede do IHGDF.
Leo Dias no estúdio da Leo Dias TV em São Paulo: 50 anos e uma trajetória que transformou furos jornalísticos em um império de comunicação digital, crédito: LeoDias TV/Divulgação
Completando meio século de vida em 6 de maio, jornalista comemora carreira marcada por furos exclusivos, reinvenção digital e sucesso da Leo Dias TV
Leo Dias chegou aos 50 anos no último dia 7 de maio de 2025 com uma trajetória que reflete a evolução do jornalismo de entretenimento no Brasil. De repórter em revistas semanais nos anos 1990 a fundador de um dos maiores grupos de comunicação digital da América Latina, o jornalista tornou-se sinônimo de credibilidade na apuração de notícias e referência na cobertura de cultura pop, celebridades e televisão. À frente da Leo Dias TV, consolidou o êxito de uma web TV com redação 24 horas e milhões de acessos mensais, marcando uma nova fase no consumo de conteúdo audiovisual no país.
Inquieto, combativo e movido pela notícia, Leo Dias começou sua carreira na imprensa escrita em publicações como Contigo!, Amiga e O Dia, ganhando notoriedade por furos jornalísticos e uma cobertura incisiva dos bastidores da televisão. Ao longo de mais de 30 anos de profissão, migrou com naturalidade para o ambiente digital, transformando sua presença nas redes e sua assinatura jornalística em marca própria.
Em 2022, fundou o Portal LeoDias ao lado do empresário Thiago Miranda. O projeto rapidamente se consolidou como o maior veículo de entretenimento da América Latina, expandindo para áreas como esporte, moda, política e tecnologia. O crescimento levou à criação da LeoDias TV, uma web com estúdios em São Paulo, e uma redação que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
“A web é dinâmica, exige precisão e agilidade. Mas, acima de tudo, exige verdade. A credibilidade vem do compromisso com o fato, não com a narrativa”, afirma Leo Dias, que também mantém sua posição como apresentador do programa “Focalizando”, no SBT.
A LeoDias TV atingiu rapidamente milhões de visualizações por mês, investindo em conteúdo exclusivo, jornalismo de bastidores e formatos híbridos. A estratégia une linguagem digital e apuração tradicional, com ênfase na confiança editorial — um dos pilares da marca Leo Dias.
Além de furos jornalísticos e cobertura em tempo real de grandes eventos do entretenimento nacional, o grupo vem se destacando por revelar tendências e lançar novos talentos. A entrada de nomes como Flávio Ricco, Janaina Nunes, Mônica Apor, Taisa Pelosi, Arthur Pires (Tutu), Lumena Aleluia e Eliezer do Carmo além da produção de programas inéditos têm ampliado o alcance da emissora e reforçado sua influência nos meios de comunicação.
A celebração dos 50 anos de Leo Dias coincide com uma nova fase de expansão do grupo que leva seu nome. Estão previstas parcerias com plataformas internacionais e o lançamento de uma nova vertical focada em cultura latina. Em meio às transformações da indústria midiática, Leo Dias se posiciona como figura central da nova comunicação digital no Brasil é referência de credibilidade em um tempo de excesso de informação e escassez de apuração.
ParkShopping celebra o dia delas com promoção que enaltece a história de mães e filhos
Se as mães soubessem… que são incríveis, insubstituíveis, inesquecíveis e admiráveis, o maternar não daria chance alguma para culpa. Mães, vocês são laço com a vida, o abraço que é morada, o olhar que tudo decifra e empodera, a companheira incansável de lutas e conquistas, o amor além do tempo. O Dia das Mães doParkShopping brinda a vida dessas mulheres que tecem o mundo com ternura.
Estar com elas é o melhor presente! Por isso, o centro de compras mais completo de Brasíliacelebra a data com uma promoção Compre, Ganhe & Concorra, dicas imperdíveis nos perfis do PKS nas redes sociais e possibilidades para colecionar momentos de pura conexão. “O ParkShopping está presente na história da nossa cidade e, consequentemente, na trajetória de mães e filhos que aqui escrevem momentos inesquecíveis juntos. Estar lado a lado de quem nos ama incondicionalmente faz tudo ser melhor. O PKS brinda todas as mães que são amor além do tempo”, pontua a superintendente do ParkShopping, Natália Vaz.
A campanha Dia das Mães do ParkShopping se estende de 29 de abril a 18 de maio. R$800 em compras valem um Kit L’Occitane em Provence (Loção Desodorante Corporal Verbena 250ml + Sabonete Leite Karité 50g) e um número da sorte para concorrer a duas BMW X1. As trocas das notas fiscais serão feitas exclusivamente pelo App Multi. Basta baixar o aplicativo, disponível gratuitamente para IOS e Android, e fazer o cadastro. É simples, sustentável e rápido.
O brinde tem estoque limitado (um por CPF cadastrado) e será entregue ao cliente mediante apresentação de documento de identificação com foto e do QRCode gerado pelo Multi a ser validado pelo promotor, no balcão de troca doLounge MultiVocê. Fica no 2º Piso, corredor da Richesse, próximo ao Espaço Gourmet.
A campanha Dia das Mães ParkShopping 2025 é estrelada por Moema Leão, a filha Valéria Leão e a netas Nathalia Abi-Ackel, Isabella e Luiza Bittar. “Temos trazido para nossas campanhas pessoas especiais, referências na identidade da nossa capital. São brasilienses natos ou de coração que vivenciam uma conexão afetiva com Brasília e com o ParkShopping. Moema exala amor pela vida, pela maternidade e pelo caminho repleto de conquistas que ela trilhou em sua história na cidade”, observa Anna Aimée Codeço, gerente de marketing do ParkShopping.
Multi Vantagens
Além do Kit L’Occitane em Provence, clientes MultiVocê Silver ganham números da sorte em dobro. Clientes MultiVocê Gold ganham números da sorte em triplo. Com mais 800 pontos, clientes MultiVocê Gold resgatam um Kit L’Occitane en Provence Flor de Cerejeira(Sabonete Líquido para Corpo Flor de Cerejeira 250ml + Creme de Mãos Desodorante Flor de Cerejeira Rouge 30ml) – um por CPF. Outras vantagens e privilégios destinados aos clientes Silver e Gold estão descritos na seção MultiVocê do App Multi.
Vale lembrar que, para se tornar um cliente MultiVocê Gold, é preciso cadastrar R$12mil em notas fiscais das lojas do ParkShopping, na seção MultiVocê do aplicativo, ao longo de seis meses ou em menos tempo. Para se tornar um cliente MultiVocê Silver, é preciso cadastrar R$5mil em notas fiscais das lojas do ParkShopping durante o mesmo período. Após a validação das notas pelo sistema, a categoria é atualizada para Silver ou Gold. Depois disso, já como MultiVocê Silver/Gold, o cliente precisa cadastrar R$800,00 em notas fiscais das lojas do ParkShopping, no App Multi.
ParkShopping – Inaugurado em 1983, o ParkShopping é referência na capital do País e conta com um mix diverso e qualificado de marcas, ampla oferta de serviços e excelentes opções de lazer e entretenimento para os brasilienses. Os empreendedores do ParkShopping são Multiplan e Previ, com administração da Multiplan. O PKS foi certificado por dois anos consecutivos no Experience Awards (2023 e 2024), no segmento Shoppings, que recebeu milhares de votos de consumidores. A premiação indica o ranking NPS (Net Promoter Score), uma métrica de lealdade do cliente, e visa reconhecer as empresas com os melhores índices do Brasil em diversos segmentos.
O ParkShopping atende a região que lidera o ranking de PIB per capita nacional. Maior e mais completo shopping de Brasília, o PKS vem contando uma história de sucesso, crescimento e inovação. O shopping representa hoje 3,4% da ABL do Centro-Oeste, segundo a Abrasce, enquanto suas vendas anuais totalizaram 10,4% das vendas totais dos shoppings na mesma região, alcançando R$1,6 bilhão em 2023 e ocupando o quinto lugar no portfólio Multiplan.
Sobre a Multiplan – Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.
A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Tem, atualmente, 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6 mil lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.
DIA DAS MÃES 2025 NO PARKSHOPPING – AMOR ALÉM DO TEMPO
Como: trocando notas fiscais exclusivamente pelo app Multi. O brinde tem estoque limitado (um por CPF cadastrado) e será entregue ao cliente mediante a apresentação de documento de identificação com foto e do QRCode gerado pelo Multi.
Balcão para a retirada do brinde:Lounge MultiVocê – 2º Piso, corredor da Richesse, próximo ao Espaço Gourmet.
Clientes MultiVocê Silver: números da sorte em dobro.
Clientes MultiVocê Gold: números da sorte em triplo
Com mais 800 pontos, clientes MultiVocê Gold (um por CPF) resgatam um Kit L’Occitane en Provence Flor de Cerejeira (Sabonete Líquido para Corpo Flor de Cerejeira 250ml + Creme de Mãos Desodorante Flor de Cerejeira Rouge 30ml).
Com uma megaestrutura e transmissão exclusiva, LeoDias TV alcança mais de 250 mil visualizações no encerramento da turnê de Luan Santana.
Leo Dias e Gaby Cabrini à frente da transmissão histórica do último show da turnê Luan City: The End, direto do Pacaembu, com cobertura completa e bastidores inéditos, crédito: LeoDias TV/Divulgação
No último sábado (29), a LeoDias TV fez história com a transmissão exclusiva do encerramento da turnê Luan City: The End, direto do Pacaembu, em São Paulo. Com uma megaestrutura inédita, a cobertura reuniu 15 câmeras, cinco equipes de reportagem com quatro repórteres espalhados pelo evento, além da apresentação de Leo Dias e Gaby Cabrini, garantindo aos fãs todos os detalhes dos bastidores e da grandiosa despedida de Luan Santana dessa fase da carreira.
Foram cinco horas de transmissão ao vivo, com uma equipe dedicada de 50 profissionais, além de 20 pessoas responsáveis pela cenografia, que montaram um estúdio especial dentro do estádio. O resultado? Um verdadeiro fenômeno: mais de 250 mil visualizações no canal da LeoDias TV no YouTube, consolidando a plataforma como referência em coberturas exclusivas de grandes eventos musicais.
“Foi uma noite inesquecível! Entregar essa transmissão com tanta qualidade e levar aos fãs cada detalhe desse momento histórico foi uma experiência única. Agradeço a toda a equipe que fez isso acontecer e, claro, ao público que esteve com a gente nessa jornada”, celebrou Leo Dias.
Canal fará a cobertura completa do último show de Luan Santana, direto do Pacaembu (SP), no sábado 29 de março.
Luan City: The End encerra turnê com transmissão exclusiva na LeoDias TV, que vai montar uma mega estrutura para realizar a cobertura de todos os detalhes em tempo real
Leo Dias e Gaby Cabrini estarão à frente da transmissão do último show da turnê Luan City: The End, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no próximo sábado, dia 29 de março. Com uma megaestrutura montada especialmente para o evento, o estúdio instalado dentro do próprio Pacaembu será o palco da cobertura ao vivo, enquanto os repórteres do Portal LeoDias farão a cobertura pré-evento, entrevistando o público na fila e trazendo a experiência dos fãs até a dispersão.
O show marca não apenas o encerramento da turnê Luan City, mas também a reabertura oficial do Estádio do Pacaembu. A transmissão exclusiva, em tempo real e em alta definição, começa às 18h e promete mostrar todos os detalhes, desde os bastidores até a presença de famosos no evento.
“A energia que essa turnê me trouxe foi algo único. Encerrar no Pacaembu, um lugar com tanta história, e ter essa transmissão especial pela LeoDias TV só torna esse momento ainda mais especial para mim e para os fãs”, afirma Luan Santana.
Com mais de 75 profissionais envolvidos, a cobertura terá duração de cinco horas e promete imagens exclusivas e bastidores inéditos. Os repórteres do Portal LeoDias estarão estrategicamente posicionados em cinco áreas do evento – entrada, pista, camarote/área VIP e backstage – garantindo uma visão completa de cada momento.
“O público pode esperar uma cobertura completa, com imagens exclusivas e bastidores inéditos. Vamos levar ao espectador toda a emoção desse encerramento de turnê”, destaca Leo Dias.
O show é o desfecho de uma turnê que começou em 2022, trazendo uma experiência inovadora aos fãs, com shows transformados em verdadeiros festivais. Com um cenário que remete a uma cidade fictícia, Luan Santana apresentou sucessos e canções inéditas que conquistaram o público. Os ingressos para o encerramento esgotaram em apenas quatro horas, reafirmando o artista como um dos maiores nomes do cenário musical nacional.
Como parte da cobertura, o Grupo LeoDias de Comunicação também lança uma campanha especial para os fãs de Luan Santana. Os interessados podem enviar um vídeo de até 40 segundos, em formato vertical, para um número de WhatsApp, contando sobre suas expectativas para o show ou alguma experiência relacionada. Os melhores vídeos já estão sendo exibidos no Instagram da LeoDias TV, tornando a ação ainda mais interativa e especial.
Pelas lentes de Tainá Frota, ParkShopping celebra março com exposição que revela as pluralidades e singularidades de mulheres que abraçam e inspiram o universo feminino
Foto divulgação
É março, um mês que celebra a essência, as lutas, as conquistas e a construção incessante do ser mulher. O ParkShopping brinda todas elas com a exposição Mulher Presente. No acervo dessa experiência imersiva, retratos de 12 mulheres que revelam a potência, as pluralidades e singularidades intrínsecas ao ser feminino. O olhar detrás das lentes é da fotógrafa Tainá Frota. Mulher Presente está em cartaz de 10 a 31 de março, no 1º Piso do ParkShopping, próximo à Praça Central.
Depois de anos registrando mulheres nos mais diversos momentos de suas vidas, Tainá Frota percebeu que celebrar a imagem feminina tornou-se fonte de angústia, com padrões que mais aprisionam do que brindam. “A vida real ocorre nos intervalos desses momentos. É aí que a verdadeira potência da mulher está. Mulher Presente traz uma coletânea de retratos de mulheres reais, ícones por razões diversas em suas jornadas cotidianas. É uma homenagem às mulheres que vieram, às que virão e às que me inspiraram ao longo da vida”, detalha a retratista conhecida pelo seu olhar elegante e sensível.
Mulher, Força Motriz
Apaixonada por contar histórias e fazer pontes, Tainá se autointitula fotógrafa de gente. Estar em contato com diferentes histórias é sua força motriz. A interpretação visual desses encontros é, de certa forma, uma extensão da sua própria existência. A fotógrafa pondera que toda história de retrato parte do encontro. Para ela, retrato é cumplicidade entre fotógrafo e fotografado, sem a pressão de atender padrões estéticos. “A mostra que celebra o Mês da Mulher no ParkShopping é um abraço ao constante movimento de superação, resiliência e ressignificação da mulher. Movimento nem sempre fácil, nem sempre óbvio. Cheio de percalços, dúvidas, incertezas e, muitas vezes, solitário”, acrescenta.
Natália Vaz, superintendente do ParkShopping, considera que a pluralidade das histórias e trajetórias reveladas em Mulher Presente são prova de que não há uma única fórmula pronta que represente as mulheres. “A exposição deixa explícito que o grande segredo é estarmos atentas à potência das nossas singularidades”, observa. Segundo Anna Aimée Codeço, gerente de marketing do ParkShopping, a mostra propõe ainda celebrar o presente e os pequenos prazeres: a solidão acompanhada, o corpo que muda, o ser que luta, as sensações do envelhecer. “É um tributo à mulher além dos papéis que cumpre, valorizando sua presençae essência”, completa.
Fotografadas:
Ana Carolina Caputo Bastos
Débora Flores
Fabiola Carvalho
Fernanda Carvalho
Fernanda Cesar (Ummas)
Gisele Salles
Gloria Moura
Luciana Salum
Mari Haje
Nina Coimbra
Renata Malheiros
Tamara Vizioli
ParkShopping – Inaugurado em 1983, o ParkShopping é referência na capital do País e conta com um mix diverso e qualificado de marcas, ampla oferta de serviços e excelentes opções de lazer e entretenimento para os brasilienses. Os empreendedores do ParkShopping são Multiplan e Previ, com administração da Multiplan. O PKS foi certificado por dois anos consecutivos no Experience Awards (2023 e 2024), no segmento Shoppings, que recebeu milhares de votos de consumidores. A premiação indica o ranking NPS (Net Promoter Score), uma métrica de lealdade do cliente, e visa reconhecer as empresas com os melhores índices do Brasil em diversos segmentos.
O ParkShopping atende a região que lidera o ranking de PIB per capita nacional. Maior e mais completo shopping de Brasília, o PKS vem contando uma história de sucesso, crescimento e inovação. O shopping representa hoje 3,4% da ABL do Centro-Oeste, segundo a Abrasce, enquanto suas vendas anuais totalizaram 10,4% das vendas totais dos shoppings na mesma região, alcançando R$1,6 bilhão em 2023 e ocupando o quinto lugar no portfólio Multiplan.
Sobre a Multiplan – Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.
A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Tem, atualmente, 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6 mil lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.
Foto divulgação
PROGRAME-SE
EXPOSIÇÃO MULHER PRESENTE
Onde:1º Piso do ParkShopping, próxima à Praça Central.
Quando: de 10 a 31 de março, no horário de funcionamento do PKS.
Banzeiro bom | de Diô Viana | Curadoria | de Paulo Vega Jr. | Referência Galeria de Arte
No dia 15 de março, a partir das 16h, a Referência Galeria de Arte apresenta a mostra “Banzeiro bom”, do artista visual paraense Diô Viana, com curadoria de Paulo Vega Jr. As 40 obras que ocupam os dois andares da galeria formam um conjunto de imbricações entre colagem, desenho, gravura e pintura. A exposição fica em cartaz na Referência até o dia 26 de abril, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência fica na CLN202 Bloco B Loja 11 Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. Telefone: +55 (61) 3963-3501 e WhatsApp: +55 (61) 981-623-111. No Instagram, @referenciagaleria.
“Tem pataqueira, tem patchouli O famoso bogarim Baunilha cheirosa A famosa priprioca Banzeiro de pororoca”
Banzeiro
DonaOnete
Futuro, passado e presente atravessam a obra de Diô Viana. As paisagens, a fauna, a presença humana, os povos originários, a ancestralidade retida na memória se materializam na produção do artista. São indícios de uma leitura contemporânea de um Brasil profundo na fronteira entre o passado idílico, o presente distópico e um futuro com muitas incertezas. “São leituras possíveis das obras do Diô Viana, que estão embebidas em imagens de sua terra natal, Santarém-PA, algumas delas fazem referência, por exemplo, ao encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, enquanto outras remetem à pelagem de animais como a onça-pintada. Como passado, presente e futuro são inseparáveis, há tanto uma certa nostalgia quanto uma certa apreensão no que diz respeito às questões ambientais e demais fatores que as circundam”, afirma o curador da mostra, Paulo Vega Jr..
“Banzeiro bom” remete às ondas formadas nos rios amazônicos, especialmente no encontro das águas, do rio com o mar, como na pororoca. A mostra inédita que entra em cartaz na Referência ocupará as salas Principal e Acervo. Na primeira, serão expostas as obras com predominância cromática tanto de tonalidades frias quanto quentes. Na segunda, no piso inferior, entram as obras com predominância de tonalidades acromáticas.
Diô Viana afirma que sua produção vive na fronteira entre a gravura e a pintura, sendo que o suporte – papel ou tela – é quase uma mera consequência do processo para chegar ao resultado desejado. Em seus trabalhos, a coexistência de duas ou mais técnicas como forma de criar um único híbrido não chega a ser uma subversão em sua pesquisa de linguagem.
O entrelaçamento ou hibridização de linguagens e suportes artísticos na obra e na produção do artista se configura como parte de seu processo artístico e criativo. “Elas são etapas ou meios dos quais o artista se serve, a partir das características e peculiaridades próprias do desenho, da colagem, da gravura e da pintura, para atingir a imagem desejada”, afirma o curador da mostra Paulo Vega Jr.. “Não há uma hierarquia entre os meios, pois todos são utilizados em prol da obtenção de uma imagem única, na qual as linguagens e suportes artísticos se apoiam mutuamente para suportar o resultado final”, ressalta o curador.
“Nesse processo, pintura e gravura são almas gêmeas, se interligam e se conectam em um único elemento, se utilizam das mesmas ferramentas buscando no suporte, tela, metal ou madeira, a imagem desejada”.
Diô Viana
Artista visual
Essa abordagem pode ser vista como oriunda do seu processo de formação artística, do estudo de desenho, gravura e pintura no MAM-RJ e dos ateliês de gravura e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, à atuação profissional como assistente do Ateliê de Gravura do SESC Tijuca-RJ e professor de gravura no Ateliê de Gravura do MAM-RJ e impressor de gravuras para artistas como Fayga Ostrower, Marília Rodrigues, a Sociedade dos Amigos dos Museus Castro Maia, entre outros.
Sobre o artista
Diô Viana nasceu em Santarém, Pará. Estudou pintura, desenho e gravura no Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente do Ateliê̂ de Gravura do SESC – Tijuca, no Rio de Janeiro. Frequentou os ateliês de gravura e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.
Diplomado em MDA – Métier D’Art em Gravura na École Supérieur Estienne em Paris, França. Foi professor de gravura no Ateliê de Gravura do Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro, de 1993 a 1997. Trabalhou como impressor para Fayga Ostrower, Marília Rodrigues, Sociedade dos Amigos dos Museus Castro Maia, entre outros. Fez curadoria de exposições para a aliança Francesa de Brasília e para o Centro Cultural Brasil-México, na Cidade do México, entre elas “A Gravura Brasileira Contemporânea”, no Museu de Arte de Ciudad Juárez, IAGO, Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca e Fundación Sebastian na Cidade do México.
Recebeu o Prêmio de Gravura no Arte Pará e no Concurso de Gravura Orlando Dasilva, Primeiro Prêmio no 9º Salão do Desenho Brasileiro e Grande Prêmio de Pintura no Salon des Réalités Nouvelles, na França. Expôs individualmente no BACI – EUA, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro – MNBA, Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, Espaço Sérgio Porto no Rio de Janeiro, MAB – Museu de Arte de Brasília, Galeria Gravura Brasileira – SP, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre o Brasil e a França. Em 2019, realizou a mostra “A paisagem da memória”, no Museu Nacional da República, Brasília, e, em 2022, “Margem Norte”, no Paço Imperial, Rio de Janeiro.
Sobre o curador
Artista, curador, pesquisador e professor, natural de Rio Grande/RS, Paulo Vega Jr. é licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (2008), Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (2013) e Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (2018). Fez seu Estágio Doutoral na Universidade de Varsóvia, no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. Pesquisador-membro do GEPPA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Artísticas da Universidade de Brasília, seus principais temas de interesse são: Arte Conceitual – anos 1960/1970; Arte Contemporânea; Arte Neoconceitual/Pós-conceitual; Autobiografia; Conceitualismo Romântico; Cotidiano; Identidade; Memória; Relação Arte/Vida.
Referência 30 anos
No dia 25 de novembro de 1995, Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira inauguraram a Referência Galeria de Arte. Em sua primeira mostra, a galeria abriu ao público com uma exposição icônica que trouxe para Brasília uma exposição inédita de Amilcar de Castro. A essa, seguiram-se várias exposições importantes como individuais de Athos Bulcão, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, e de jovens artistas que hoje são destaque na cena das artes. Em 2004, junta-se à sociedade Paulo Moraes de Oliveira, filho do casal, que passa a administrar e tomar parte nas decisões estratégicas da empresa. Com 30 anos de atuação no mercado de arte, a Referência traz para o ambiente da galeria e para espaços institucionais artistas com trajetórias consolidadas, em meio de carreira e iniciantes, em especial de Brasília e do Centro-Oeste.
A galerista Onice Moraes ressalta a importância de apresentar e dar visibilidade aos artistas visuais e curadores da região central do Brasil e de outras regiões fora dos eixos hegemônicos do sistema da arte brasileiro como forma de oferecer ao artista a oportunidade de ter seus trabalhos adquiridos pelo público e pelas instituições.
“As coleções de arte, sejam de colecionadores iniciados ou de iniciantes, precisam incluir os artistas de sua região e de seu tempo. Arte é investimento, é decoração e, acima de tudo, é um registro da história e da reflexão sobre um momento específico dessa construção histórica”, diz Onice Moraes. “Um dos papéis do galerista é orientar a mirada dos colecionadores para esses artistas que produzem em sua vizinhança. Todos podem se beneficiar com a inclusão de artistas da região nas coleções privadas: as coleções ganham importância, ficam mais representativas e diversas”, afirma a galerista.
Pelos Caminhos, Pintura sobre tela 2022 – Diô Viana – Referência Galeria de Arte
Serviço:
Banzeiro bom
De | Diô Viana
Colagens, desenhos, gravuras e pinturas
Curadoria | Paulo Vega Jr.
Abertura | 15/03, das 16h às 20h
Visitação | Até 26/04
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Onde | Salas Principal e Acervo
Referência Galeria de Arte
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa| Livre para todos os públicos
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de varejo, Cláudia Durães assume a superintendência do Venâncio Shopping, traz uma visão colaborativa e soma sua expertise ao time
Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, Cláudia Durães, nova superintendente do Venâncio Shopping, representa a liderança feminina no setor de shopping centers. Com uma trajetória de mais de 25 anos no varejo, Cláudia tem contribuído para a criação de experiências únicas para os consumidores e reposicionamento de marcas, atuando com visão integradora e disruptiva.
Natural de Minas Gerais e com uma vida adulta dedicada a Brasília, Cláudia começou sua carreira atuando em agências de publicidade e em lojas de marcas nacionais. Ela conta que o dinamismo e a capacidade de criar conexões humanas sempre a atraíram para o varejo. “A oportunidade de trabalhar com pessoas e gerar relacionamentos duradouros sempre foi algo muito forte para mim. Foi assim que fui conquistada pelo setor”, diz Cláudia.
Sua entrada no universo dos shopping centers foi por uma rápida passagem pela área comercial, mas foi o marketing que a cativou de forma definitiva. Com uma visão holística e estratégica dos negócios, ela desenvolveu diversas campanhas e eventos para reposicionar marcas, estreitar laços com as comunidades e melhorar os resultados dos empreendimentos de forma sustentável. “Trabalhar diretamente e sempre em parceria com os lojistas me permitiu colocar o consumidor no centro das decisões, e isso sempre me guiou”, explica a nova superintendente.
Agora, à frente do Venâncio Shopping, Cláudia busca potencializar as vantagens competitivas do empreendimento, que se destaca pela sua localização estratégica e seu foco em conveniência. “O Venâncio Shopping é um verdadeiro ícone de Brasília. Temos a missão de seguir inovando e oferecendo as melhores soluções e experiências para os nossos clientes”, afirma Cláudia. A visão de seu fundador, Antônio Venâncio e dos empreendedores André e Rafael Venâncio, segunda geração que vem valorizando cada vez mais esse legado possibilitam que o empreendimento se torne um hub social, de conveniência, serviço e bem-estar no coração de Brasília.
Os empreendedores André e Rafael Venâncio apostam na expertise e vasta experiência de Cláudia Durães para fortalecer ainda mais o Venâncio Shopping, que chega com a missão de guiar o time para continuar a crescer de forma sustentável e inovadora. Com Cláudia à frente, o empreendimento tem ajustado o mix de lojas e serviços para acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, mostrando que a força de uma gestão experiente pode transformar desafios em grandes oportunidades.
A história do Venâncio Shopping, que já soma 48 anos de inovação e adaptação às necessidades do mercado, é outro fator que impulsiona Cláudia em sua nova jornada. O shopping se consolidou como um hub de negócios, reunindo uma oferta diversificada de serviços essenciais, varejo além de um polo gastronômico exclusivo que complementa a experiência.
Durante todos esses anos, o empreendimento esteve ativamente integrado ao crescimento de Brasília, tornando-se uma referência na capital. Com investimentos em melhorias estruturais e no reposicionamento de sua marca , o Venâncio se reinventa continuamente para proporcionar uma experiência cada vez mais completa para os seus clientes.
Sobre o Venâncio Shopping
No centro da capital do país, desde 1976, o Venâncio Shopping traz em seu DNA um conceito inovador. Além de ser uma excelente opção para compras e experiências, é também um Hub de Serviços e ponto de solução de pessoas, com sua torre business atrelada a torre de Serviços, alta gastronomia da capital como Jamie Olivier Kitchen, Cantón Peruvian & Chinese Food, Chaco, Confraria do Camarão, Outback Steakhouse, Starbucks e Scada Café. Entre os serviços oferecidos, estão opções como: cartório de registro de imóveis em Brasília, clínicas, faculdades, entre outros.
Cláudia Durães, superintendente do Venâncio Shopping foto Telmo Ximenes
Nossa convidada especial será Miranda Castro, uma renomada empresária da área da Construção Civil, Designer de Joias à frente da Miranda Castro Joalheria e membro ativo da Câmara de Comércio Brasil-China.
Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela busca incessante pela excelência, Miranda tem se destacado tanto no setor da construção quanto no universo da alta joalheria. Sua habilidade em transitar por diferentes segmentos e sua visão estratégica de mercado fazem dela uma líder inspiradora e uma referência no mundo dos negócios.
Neste episódio, vamos explorar sua jornada empreendedora, os desafios enfrentados na construção civil, a criação de uma marca de joias sofisticadas e sua atuação na relação comercial entre Brasil e China. Miranda compartilhará insights valiosos sobre inovação, mercado de luxo e os segredos do sucesso em setores tão distintos.
Não perca esse bate-papo inspirador e cheio de aprendizados! Assista ao vivo no nosso canal no YouTube. Link na biografia .
IA terapeuta comportamental Elisa Ponte afirma que dependendo do nível que essa pessoa está envolvida, ela não consegue ter ferramentas para se libertar
Em algum momento você já ouviu essa expressão ou até já lidou com isso. O relacionamento tóxico é vínculo extremamente abusivo emocional, físico ou psicológico, que acontece no ambiente de trabalho, no ambiente familiar ou nos relacionamentos amorosos. A especialista em inteligência emocional e terapeuta comportamental ajuda a identificar os sinais.
“Um relacionamento tóxico é um vínculo em que há abusos emocionais, físicos ou psicológicos. Pode ocorrer entre amigos, familiares, colegas de trabalho ou parceiros amorosos. Alguns sinais são apresentados, Falta de apoio, ansiedade, medo, ciúmes, ameaças, críticas disfarçadas de elogio, desrespeito, dependência financeira emocional e física, desrespeito às fronteiras”, pontua.
Elisa diz que geralmente, ninguém será tóxico em um relacionamento no início da relação. “Isso ocorre conforme o tempo. Você conhece uma pessoa, você revela os seus sonhos, suas metas, seus objetivos, você traz essa pessoa para o seu mundo, você quer que ela faça parte da sua realidade. E isso é em qualquer ambiente, familiar, na amizade ou amoroso. E você não sabe o que está passando na cabeça da outra pessoa. E tudo inicia com uma grande amizade. Porque em todos os nossos relacionamentos, a princípio, a gente tem que estabelecer um nível de confiança. Você não começa nenhum relacionamento se você não se sentir confortável e confiante. E quando a pessoa começa a perceber que você deu essa abertura para ela e ela tem má intenção, ela pode aproveitar da sua vulnerabilidade para iniciar os ataques emocionais, físicos ou psicológicos”, frisa a especialista.
Elisa diz que quando a pessoa está totalmente envolvida em um relacionamento abusivo, ela não consegue perceber. “Às vezes ela sente mal, ela chora, ela compartilha com os amigos ou com alguém próximo, as pessoas que estão do lado de fora começam a opinar e ela no mundo dela real e dependendo do grau de dependência, ela não consegue perceber. A pessoa pede desculpa, pede perdão, fala que não vai acontecer mais e é um ciclo repetitivo. E a pessoa começa a perceber que aquele relacionamento não está mais fazendo bem e ela não consegue se libertar. E muitos relacionamentos vão passando, se tornam totalmente dependentes um do outro porque. Quanto maior liberdade você entrega para uma pessoa, mais conhecimento ela tem sobre você. E imagina você viver num relacionamento que a pessoa sabe todas as suas informações, as suas fraquezas, as suas dores, os seus sonhos, as suas forças. E ela está ali com o único objetivo de te prender, de te machucar, de ferir. E aí essa pessoa não tem ferramentas para se libertar. E as pessoas que estão do lado de fora para opinar, sempre tem alguém para opinar, faz apenas essa pergunta. Por que você não sai desse relacionamento? Por que você não larga isso? Isso não é para você”, destaca,
A terapeuta comportamental afirma que dependendo do nível que essa pessoa está envolvida, ela não consegue ter ferramentas para se libertar deste relacionamento, porque a autoestima dela está lá embaixo.
“Às vezes ela está sem amor próprio, às vezes ela perdeu o ciclo de amizade. E aí cria uma dependência totalmente emocional. Até vínculo, porque essa pessoa pensa e tem toda uma visão distorcida, que essa pessoa era apenas amigo, ou uma amiga, e como essa pessoa tem muitas informações. Ela começa a utilizar essas informações para ofender, para machucar, para magoar. E o mais importante, e o mais desafiador, é você começar a perceber isso no início dum relacionamento, para que você não possa permitir. E o perdoar, que a gente fala, é muito fácil. Olha eu perdoo porque você gritou comigo porque você fez isso porque você me feriu, mas eu não posso aceitar. O que acontece é que as pessoas perdoam aceita perdoe aceita e vão vivendo em padrões repetitivos abusivos e quando você percebe você já tá ano dois anos três anos dez anos. E vivendo totalmente em uma prisão. E, ter essa liberdade, é algo que precisa ser trabalhado muitas vezes, numa terapia, Como pessoa que entende. Porque nós não sabemos o que passa dentro da mente de uma pessoa. E nós não podemos julgar os sentimentos de uma pessoa”, aconselha.
O medo é algo comum em um relacionamento tóxico. De acordo com Elisa, a vítima ouve tantas palavras ofensivas que ela não sabe como sair. “Ela se sente ameaçada. Será que essa pessoa vai fazer isso mesmo? Quantas mulheres vivem hoje dentro de uma prisão? O Brasil é o quinto maior país que sofre de feminicídio. As mulheres, elas têm o lado doador, tem o lado materno. E elas sempre estão ali de coração aberto para perdoar, para entender, porque isso é da mulher. E os homens aproveitam dessa situação. E por isso que os casos de feminicídio vêm aumentando em uma escala muito grande em todo o mundo, principalmente no nosso país. Então se você está presenciando qualquer tipo de relacionamento abusivo, não julgue. Procure entender, ajudar, alertar. Veja os sinais. Pensa, a pessoa que está inserida no relacionamento, ela, às vezes, não consegue ter a mesma percepção de quem está desassociado do relacionamento. Nosso objetivo é orientar, ajudar. Proteger e não julgar. Vamos nos apoiar, para evitarmos relacionamentos abusivos”, pontua.
A especialista lembra que o medo é uma das maiores emoções que o ser humano pode ter. “E muitas vezes uma pessoa não desvincula de um relacionamento tóxico por medo, pelas ameaças. Medo de perder a família, de perder os amigos, medo de perder a segurança financeira ou medo de perder a própria vida. Menos julgamento, mais aceitação. Vamos olhar e vamos buscar até um olhar de amor para essas situações. Porque só quem vive um relacionamento abusivo pode entender o que está sentindo. Você jamais vai sentir o que o outro está passando. A nossa ideia e o nosso objetivo é ajudar. Perceba os primeiros sinais. Em um relacionamento. E saia o mais rápido que você puder. Para não criar nenhum vínculo emocional. Nenhuma dependência físico-moral. Esse é o objetivo. Essa é a estratégia. Porque relacionamentos tóxicos estão acontecendo a cada instante, em todos os ambientes que você possa imaginar. Nosso ambiente de trabalho, familiar, amoroso, ambiente cultural. E é algo que precisamos começar a dar uma atenção singular”, argumenta,
Elisa Ponte reitera que relacionamentos tóxicos podem causar sofrimento e dor, e afetar a saúde mental das pessoas envolvidas. Ela ensina como se recuperar de uma relação não saudável..
“Para se recuperar de um relacionamento tóxico, é importante buscar ajuda psicológica, ter uma rede de apoio, reforçar os laços afetivos com amigos e familiares, reconhecer que não foi a culpada pelos acontecimentos, reconstruir a autoestima e confiança”.
Isadora Maia fala sobre o trabalho que realiza, ao lado da anfitriã portuguesa Assunção Ravara
Isadora Maia apresenta sua coleção de tecidos autorais na estreia do programa Brasil Cultural
A caminho da internacionalização de sua marca de tecidos com estampas autorais, a artista plástica brasileira Isadora Maia protagonizou uma noite de cores vibrantes no elegante bairro do Chiado, em Lisboa.
Ela foi recebida pelas anfitriãs Eliane Ribeiro, Assunção Ravara e Isabel Ravara, na Galeria Re/Max Collection SiimGroup, para evento de apresentação de suas criações.
Isadora foi convidada para protagonizar, nesse acontecimento, a estreia do programa Brasil Cultural by SiimGroup. O SiimGroup é uma empresa imobiliária com atuação multinacional, sede em Portugal e negócios também no Brasil. Cerca de 150 convidados se fizeram presentes, reunindo personalidades portuguesas e brasileiras. O embaixador do Brasil junto à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Juliano Nascimento, e a esposa, embaixatriz Sandra Nascimento, estavam entre os brasileiros.
A diretora da InvestMadeira, Ana Filipa Ferreira, Kátia Cubel (coordenadora da missão empresarial) e Cecília Maia
A diretora da InvestMadeira (agência governamental de promoção comercial da Ilha da Madeira), Ana Filipa Ferreira, também marcou presença. De Lisboa, Isadora Maia segue para a Ilha da Madeira, para uma agenda de negócios. A organização da missão empresarial de internacionalização da marca Isadora Maia está sob coordenação de Kátia Cubel, diretora da Engenho Comunicação.
Com Lucas Ramalho novamente à frente, segunda temporada traz 13 novos bate-papos com mestres da música brasileira
Foto divulgação
Os novos episódios trazem grandes nomes da percussão nacional, como Japa (BaianaSystem e Timbalada), Denny Conceição (ex-Natiruts) e Silvanny Sivuca (Emicida) compartilhando suas experiências e paixão pela música
O som da percussão é um chamado ancestral. É memória, é pulsação, é resistência. E o Pausa de Colcheia retorna para sua segunda temporada trazendo consigo esse compasso vivo. Lançados a partir de 4 de fevereiro, os novos episódios do podcast conduzido pelo historiador, músico e arte-educador Lucas Ramalho se aprofundam ainda mais na trajetória dos tambores, baterias, agogôs e xequerês, revelando os ecos da percussão brasileira em cada batida. Pausa de Colcheia está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcast, entre outras.
Ao longo de 13 novos episódios, mestres da música se reúnem para contar histórias, dividir saberes e reafirmar a percussão como força criativa e transformadora. Cada episódio traz a participação de algum nome que molda sons e cria caminhos, abordando temas fundamentais para entender a importância desse universo na música e na sociedade.
Entre os convidados estão Aline Marcimiano, que transita entre a dança, o teatro e a música, compartilhando sua conexão com o universo afrolatino; e André Costa, que se destaca nos ritmos nordestinos e no samba, com uma carreira que inclui colaborações com artistas como Rapadura. Apoena, mineiro radicado em Brasília, fala sobre sua trajetória, unindo arte-educação e música popular, além de ser um dos fundadores do Jongo do Cerrado.
Também de Minas Gerais temos Celin du Batuk, criador do Batukenjé, grupo que mistura inclusão social com performances percussivas. Com quase três décadas de carreira, Carlos Pial, percussionista premiado e fundador do Instituto Carlos Pial, também participa do podcast. O ex-integrante do Natiruts, com mais de 30 anos na percussão, Denny Conceição também compartilha sua trajetória em um dos episódios. Outro que traz sua visão sobre percussão é Felipe Reznik, que passou por projetos como Bloco do Sargento Pimenta e Instituto d’O Passo.
A Bahia marca presença com Japa System, de Feira de Santana, que fez história no Timbalada e BaianaSystem, e lançou o álbum Sistema Percussivo Integrado. Junior Viegas, grande nome da cena instrumental de Brasília, e Léo Rodrigues, fundador do canal Platinelas e do aplicativo e-batuque, figuram em outros dois episódios.
Figuras conhecidas na região Centro-Oeste, a percussionista goiana Lene Black e a pernambucana radicada no Paranoá Martinha do Coco integram outros dois episódios. E por fim, fechando a lista de convidados, Silvanny Sivuca, que já acompanhou Emicida na turnê AmarElo, se apresentou no Caldeirão do Mion e trabalhou com artistas como Iza e Fafá de Belém.
O podcast Pausa de Colcheia tem roteiro, direção e produção assinados por Lucas Ramalho e é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
SOBRE O PAUSA
O Pausa de Colcheia nasceu em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, quando o músico e historiador Lucas Ramalho, de forma independente, começou a realizar uma série de lives entrevistando percussionistas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2022, o projeto recebeu apoio do FAC e passou a ser formatado como um podcast. O nome remonta ao símbolo musical “colcheia”, que tem a duração de metade de um tempo (ou meio batimento) em um compasso.
Com 13 episódios produzidos, cada episódio é uma forma de descolonizar os ouvidos, de desafiar preconceitos, de mostrar que a percussão é, antes de tudo, uma linguagem que conta a história de um povo. A primeira temporada contou com a participação de percussionistas renomados como Marcos Suzano (RJ), Gustavo di Dalva (BA/NY), Larissa Umaytá (DF) e Thiago da Serrinha (RJ), que trouxeram suas perspectivas e experiências enriquecedoras para o público.
ACESSO PARA TODOS
Como forma de fazer o conteúdo chegar ao maior número possível de pessoas, a segunda temporada do Pausa de Colcheia chega com recursos em Libras em todos os episódios, garantindo que sua mensagem atravesse ainda mais fronteiras.
ONDE ENCONTRAR
O Pausa de Colcheia está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcasts, Anchor, Breaker, Overcast, Pocket Casts e Rádio Public.
Foto divulgação
Serviço – Segunda Temporada Pausa de Colcheia Apresentação: Lucas Ramalho Lançamento 4 de fevereiro de 2025 Onde escutar: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, RSS, Anchor, Breaker, Overcast, Pocket Casts e outros Mais informações: https://www.instagram.com/pausadecolcheia?igsh=MXU4aGFmNnM3bHV2cA==
Na noite desta quarta-feira (12), o espaço Villa Rizza, em Brasília, recebeu a celebração do 46º Aniversário da Revolução Islâmica e do Dia Nacional da República Islâmica do Irã. O evento também marcou o lançamento do projeto “Gastronomia Sem Fronteiras: Sabores da Pérsia”, uma iniciativa que visa fortalecer os laços culturais e diplomáticos entre Brasil e Irã por meio da culinária.
Durante a comemoração, o chef iraniano Morad Poor, curador do projeto apresentou pratos típicos de seu país, combinando técnicas e ingredientes tradicionais com toques contemporâneos, em uma experiência sensorial que encantou os convidados.
Para o diretor regional do Senac-DF, a gastronomia tem um papel fundamental como ferramenta de integração cultural. “Além de ampliar o conhecimento sobre a culinária iraniana, o evento reforça o papel da gastronomia como ponte entre culturas, aproximando Brasil e Irã no cenário global”, afirmou Vitor Corrêa.
O embaixador iraniano no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadirli, destacou a importância da cultura como elo entre os dois países. “A cultura sempre foi uma ponte entre nossas nações, promovendo conexões mais profundas entre nossos povos, e não poderia ser diferente com a gastronomia”, afirmou.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais do GDF, Paco Brito, o evento foi uma verdadeira viagem gastronômica ao coração do Irã. “A noite terminou com um brinde à amizade entre Brasil e Irã, celebrando a diversidade e a riqueza cultural que unem os dois países”, comemorou.
Ingresso dá acesso ao festival de motos e rock no dia 01 de agosto. 200 primeiros ingressos dão direito a experiência no Camarote Spaten
O Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina, abre pré-venda exclusiva e limitada para a edição 2025. De 20 a 24 de janeiro, estarão disponíveis ingressos para o dia do show da banda canadense Magic!, em 1 de agosto. Os 200 primeiros fãs que garantirem a compra nesta fase viverão experiência única no Camarote Spaten com Caneca Exclusiva e Welcome Drink. A pré-venda, que será feita pela Bilheteria Digital, garante ainda a participação em sorteio para dois encontros com a Magic!. O festival acontecerá em Brasília de 24 de julho a 02 de agosto.
“Estamos entusiasmados com o kickoff desta edição. A banda Magic! trará sua combinação única de pop, rock e reggae, prometendo embalar o público em um dos momentos mais aguardados do festival em 2025”, afirma Pedro Affonso Franco, organizador do festival. “Mais uma vez, o Capital Moto Week vai oferecer uma experiência incrível, com aquela energia que todo mundo conhece.”, destaca.
As entradas de pedestre custam R$160 a inteira, R$80 a meia, e R$110 o ingresso solidário, mediante doação de lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível. Pessoas com deficiência têm acesso gratuito. Os ingressos de pré-venda estarão disponíveis por tempo e quantidade limitados, entre os dias 20 a 24 de janeiro, ou até o fim do lote de lançamento. O line-up completo, que será divulgado a partir de abril, trará pluralidade, talento e muita energia para os 10 dias de programação com mais de 100 shows de diversas vertentes do rock nacional e internacional.
Sobre a banda Magic!
Conhecida pelos hits “Rude”, “No Way No” e “Lay You Down Easy”, a Magic! foi a primeira atração confirmada no line-up do CMW. O grupo canadense, formado por Nasri Atweh (vocal), Mark Pellizzer (guitarra), Ben Spivak (baixo) e Alex Tanas (bateria), será uma das estrelas do palco principal, que ano após ano se destaca por receber ícones da música nacional e internacional.
Sobre o Capital Moto Week 2025
De 24 de julho a 2 de agosto, Brasília será palco do maior festival de motos e rock da América Latina. O CMW, que atrai 800 mil pessoas e 300 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo, é reconhecido por proporcionar uma experiência inesquecível, reunindo rock, adrenalina e cultura motociclista em um complexo de mais de 320 mil m². O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.
Foto divulgação
SERVIÇO
Capital Moto Week 2025 Data: 24 de julho a 02 de agosto de 2025 Local: Parque Granja do Torto | Brasília | DF Instagram | Facebook | TikTok | @capitalmotoweek Site oficial: http://www.capitalmotoweek.com.br
O maior evento sobre empreendedorismo de Brasília será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, trazendo insights de um dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro
O Brasil tem mais de 90 milhões de empreendedores ou aspirantes, mas menos de 40% das empresas sobrevivem após cinco anos, segundo o IBGE. Para ajudar empresários a driblarem esses desafios e escalarem seus resultados, o evento Acelera Empresas e Negócios chega a Brasília nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A grande atração da programação é Flávio Augusto, que dividirá sua experiência com os participantes, ao lado de Vinícius Soares, Alainy Soares, Dayana Godinho e Wanderléa Trajano. As inscrições estão abertas no site https://aceleraempresasenegocios.com.br/
Fundador da Wise Up e ex-proprietário do Orlando City Soccer Club, Flávio Augusto é um dos empreendedores mais influentes do país. Sua palestra “Do Zero ao Topo: Como Criar Negócios Inovadores e Escaláveis no Brasil e no Mundo” trará insights valiosos sobre mentalidade empreendedora, crescimento estratégico e superação de desafios. De origem humilde, ele construiu um império empresarial sem financiamento inicial, provando que a visão e a estratégia são fundamentais para o sucesso.
O Acelera se destaca como uma imersão voltada para transformar a forma como empresários lidam com vendas, gestão e crescimento. O evento oferecerá ferramentas práticas para estruturar processos comerciais, garantindo previsibilidade e sustentabilidade financeira. Edições anteriores impactaram mais de 10 mil empreendedores, com 88% relatando maior clareza na gestão financeira e 79% destacando um aumento na geração de novas receitas.
Entre os diferenciais do evento está o foco em estratégias testadas e validadas, que já ajudaram diversas empresas a escalarem seus resultados. 95% dos participantes afirmam ter batido recordes de vendas após aplicar as técnicas ensinadas. Os conteúdos abrangem desde a criação de um sistema operacional eficiente até a superação de crenças limitantes que travam o crescimento dos negócios.
Foto divulgação
Serviço: Acelera Empresas e Negócios Data: 15 e 16 de fevereiro, das 9h às 18h Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães Inscrições: https://aceleraempresasenegocios.com.br/
Reconhecimento Internacional e mais de 250 Prêmios: A Arte de Ewerton Decastro em capturar momentos únicos de casamentos e famílias.
Ewerton Decastro foto divulgação
Ewerton Decastro é um fotógrafo brasileiro especializado em casamentos e fotografia de família, com uma carreira sólida e reconhecida internacionalmente. Natural de Belo Horizonte, MG, Ewerton é casado com Nagila e pai orgulhoso de três filhos: Ewerton Jr., Helena e Catharina. Em 1998, ele se mudou para o Cape Cod, Massachusetts, onde passou a construir sua carreira e viver com sua família, e desde então, sua paixão pela fotografia o levou a se tornar um dos principais nomes da fotografia de casamento e família nos Estados Unidos.
Com 10 anos de experiência como fotógrafo profissional, Ewerton decidiu aprofundar seus conhecimentos na área e estudou na New England School of Photography, localizada em Brookline, Massachusetts. Durante sua formação e trajetória, teve a honra de aprender com grandes mestres da fotografia, como Nei Bernardes, Robison Kunz, Anderson Marques, Marcio Prestes e Daniel Ribeiro, que influenciaram diretamente o seu estilo único e técnico. Essa experiência de aprendizado com renomados fotógrafos não apenas aprimorou suas habilidades técnicas, mas também ajudou a moldar sua visão artística, com foco em capturar momentos reais e emocionantes de noivos e suas famílias.
Ewerton é reconhecido por sua capacidade de imortalizar momentos especiais e espontâneos, criando imagens que não são apenas fotos, mas memórias vivas. Suas imagens de casamento e família se destacam por um olhar sensível, atento a detalhes e emoções, o que lhe rendeu mais de 250 prêmios internacionais ao longo de sua carreira.
Além disso, ele ocupa posições de destaque em várias organizações, sendo um exemplo de liderança no setor:
• Fotógrafo Nominado do Ano (2023);
• Vice-Presidente da Associação Professional Photographers of Cape Cod (PPOCC);
• TOP 3 fotógrafo de casamentos em Cape Cod e TOP 6 fotógrafo de noivados em Massachusetts, pela Wedding Photojournalist Association (WPJA);
• TOP 3 fotógrafo de casamentos em Boston, pela MyWed;
• TOP 20 melhores fotógrafos de casamento pelas associações Instinto Criativo e FineArt (2023);
• TOP 10 melhores fotógrafos de família pelas associações Bride Association e FineArt Association (2024);
• PrimePhoto;
• Mais de 250 fotos premiadas internacionalmente.
Recentemente, Ewerton foi premiado pela FineArt Association, conquistando o cobiçado troféu de TOP 10 na categoria de fotografia de família. A FineArt Association, uma das maiores e mais respeitadas organizações internacionais de fotografia artística, é conhecida por reunir os melhores fotógrafos do mundo, e esse prêmio reafirma a qualidade e a sensibilidade que Ewerton traz para seu trabalho.
Com um portfólio premiado, um olhar apurado para capturar a essência dos momentos mais importantes e uma trajetória repleta de reconhecimento, Ewerton Decastro segue sendo uma referência para casais e famílias que buscam eternizar suas memórias mais preciosas.
No dia 30 de janeiro, quinta-feira, às 17h, a Referência Galeria de Arte realiza uma Conversa com os curadores da mostra “Queria olhar de outro lugar”, Emerson Dionísio Oliveira e Pedro Ernesto. Entre os temas que serão abordados, os curadores falarão da proposta curatorial e sobre as relações entre o acervo da galeria e a história da arte brasileira. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte, Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. Telefone (61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111. No Instagram @referenciagaleria.
A mostra
A mostra, segundo os curadores, é um convite a olhar de outro lugar, a imaginar outras condições humanas e outras possibilidades de futuro, para além de esquemas programados. Os curadores afirmam em seu texto sobre a mostra que as obras reunidas nesta exposição são lembretes desses futuros possíveis, resultado de um sonho que completa 30 anos em 2025. “Referência construída nas últimas três décadas na conjunção entre muito trabalho, farta resiliência, profissionalismo, amizades e boa arte”, dizem os curadores que convidados a mergulhar no acervo da galeria trazem para o público obras que se relacionam com o farto histórico de exposições individuais realizadas desde novembro de 1995. A exposição apresenta apenas uma pequena parcela dessa história. “Referência, como o futuro, é muito maior que os passos possíveis que separam cada obra e a vontade nela depositada. O interesse por deslocar lugares de modo a viabilizar novos olhares já estava presente na própria constituição da galeria”, afirmam os curadores.
Os curadores
Emerson Dionisio Oliveira é historiador da arte. Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas -SP, atualmente é professor do Departamento de Artes Visuais na Universidade da UnB e editor da Revista “MODOS – História da arte”. É autor dos livros “Museus de Fora” (2011), “Instituições da Arte” (2012); “Histórias da Arte em Exposições” (2016); “Histórias da Arte em Coleções” (2016); “Histórias da Arte em Museus” (2019) e, o mais recente, “Musealização da Arte” (2023).
Pedro Ernesto é professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). É Doutor (2020) e Mestre (2016) em Artes, com ênfase em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB (PPGAV-UnB). Possui bacharelado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto pela UnB (2011). Atua no ensino e pesquisa em Teoria e História da Arte com ênfase em arte contemporânea, história da arte, curadoria, exposições, a partir de perspectiva interdisciplinar com políticas culturais, sociologia da arte, história da cultura e museologia. Atuou como professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Foi curador da exposição “Docente corpo” (2023), realizada em Castro (PR).
Referência 30 anos
No dia 25 de novembro de 1995, Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira inauguraram a Referência Galeria de Arte. Em sua primeira mostra, a galeria abriu ao público com uma exposição icônica que trouxe para Brasília uma exposição inédita de Amílcar de Castro. A essa, seguiram-se várias exposições importantes como as individuais de Athos Bulcão, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, e de jovens artistas que hoje são destaque na cena das artes. Em 2004, junta-se à sociedade Paulo Moraes de Oliveira, filho do casal, que passa a administrar e tomar parte nas decisões estratégicas da empresa. Com 30 anos de atuação no mercado de arte, a Referência traz para o ambiente da galeria e para espaços institucionais artistas com trajetórias consolidadas, em meio de carreira e iniciantes, em especial de Brasília e do Centro-Oeste.
A galerista Onice Moraes ressalta a importância de apresentar e dar visibilidade aos artistas visuais e curadores da região central do Brasil e de outras regiões fora dos eixos hegemônicos do sistema da arte brasileiro como forma de oferecer ao artista a oportunidade de ter seus trabalhos adquiridos pelo público e pelas instituições.
“As coleções de arte, sejam de colecionadores iniciados ou de iniciantes, precisam incluir os artistas de sua região e de seu tempo. Arte é investimento, é decoração e, acima de tudo, é um registro da história e da reflexão sobre um momento específico dessa construção histórica”, diz Onice Moraes. “Um dos papéis do galerista é orientar a mirada dos colecionadores para esses artistas que produzem em sua vizinhança. Todos podem se beneficiar com a inclusão de artistas da região nas coleções privadas: As coleções ganham importância, ficam mais representativas e diversas”, afirma a galerista.
Foto divulgação
Serviço:
Conversa com Emerson Dionísio Oliveira e Pedro Ernesto
Quando | 30/01, das 17h às 19h
Onde | Sala Principal da Referência Galeria de Arte
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
“Queria olhar de outro lugar”
Mostra coletiva com obras de | Adriana Rocha, André Santangelo, Camila Soato, Carlos Vergara, Clarice Gonçalves, Claudio Tozzi, Daniel Perfeito, Diô Viana, Francisco Galeno, Gu da Cei, João Angelini, José Roberto Bassul, Josiane Dias, Karina Dias, Léo Tavares, Marcelo Camara, Márcio Borsoi, Patrícia Bagniewski, Rogério Ghomes, R. Godá, Rodrigo Zeferino, Rubem Valentim e Veridiana Leite
Curadoria | Emerson Dionisio Oliveira e Pedro Ernesto
Visitação | Até 28/02/2025
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Programação promete agitar as noites da cidade com shows de artistas renomados e experiências exclusivas a partir de 10 de janeiro
O Temporâneo, uma das casas noturnas mais emblemáticas de Brasília, está de volta para sua segunda temporada. Localizado na AABB, o espaço combina música de alta qualidade, gastronomia e uma atmosfera única, com lounges, bistrôs e um rooftop que oferece uma vista deslumbrante para o Lago Paranoá. A nova temporada, que começa no dia 10 de janeiro, promete aquecer as noites do público brasiliense com noites imperdíveis.
A partir das 19h, a programação de reabertura destaca a força do rock e da música brasileira. Na sexta-feira (10/01), a Banda Magoo sobe ao palco com seu repertório de pop/rock nacional e internacional, seguida pela energia do trio brasiliense Distintos Filhos. Para coroar a noite, Rodrigo Suricato, vocalista do Barão Vermelho, fará uma participação especial, interpretando clássicos do rock nacional e internacional.
No sábado (11/01), a festa continua com Paulo Mesquita e sua banda, conhecidos por performances envolventes e um repertório que transita por sucessos de The Cure, The Smiths e U2. A noite também contará com o show de Kiko Peres e Bruno Dourado, integrantes originais do Natiruts, que prometem revisitar os hits da banda, além de explorar gêneros como samba rock e reggae. O DJ Flavinho FatBoy, conhecido por seu setlist nostálgico e animado, comandará os intervalos nos dois dias.
Sobre o espaço
O espaço é uma iniciativa conjunta da Verri & Verri Produções e de Paulinho Madrugada, responsável pela festa A Volta aos Anos 80. “Estamos muito felizes em reabrir as portas do Temporâneo. Este é um espaço pensado para oferecer uma experiência completa, unindo boa música, gastronomia e um ambiente único. Temos uma programação especial até abril, repleta de artistas incríveis e surpresas que prometem encantar o público”, conta Paulinho Madrugada.
O Temporâneo também se destaca pelo serviço de bar, que reúne drinques clássicos e autorais, cervejas cuidadosamente selecionadas e uma sofisticada adega assinada pela Rota do Vinho. A experiência gastronômica é enriquecida pelas criações da Pizzaria PrimoGrano, do Restaurante Villa Cinco e Yuzu Sushi que oferecem sabores únicos para todos os gostos.
Os ingressos para o fim de semana estão à venda na bilheteria da casa e de forma antecipada no site, a partir de R$ 40 antecipados. A classificação indicativa é de 18 anos.
Foto divulgação
Serviço: Temporâneo – Segunda Temporada Local: AABB, Setor de Clubes Esportivos Sul, Brasília Datas: 10 e 11 de janeiro de 2025, todas sextas e sábados até o final de abril. Horário: a partir das 20h Ingressos: antecipados no site: https://www.temporaneo.com.br/
Classificação indicativa: 18 anos Mais informações: @temporaneobrasilia
Ela diz que manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pelo autocuidado e pela qualidade de vida,
Foto divulgação
Não por acaso, o primeiro mês do ano foi escolhido para representar a campanha que tem como objetivo chamar a atenção de toda a população para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. De acordo com a especialista em inteligência emocional e terapeuta comportamental Elisa Pontes, no início de cada ano é que as pessoas estão mais propensas, simbólica e culturalmente, a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
“Um novo ciclo sempre traz à tona a possibilidade da mudança de hábitos e comportamentos, enchendo-nos de esperança. Mas, ainda assim, há uma sobrecarga de fatores relacionados ao ano que terminou e que podem causar frustrações, decisões precipitadas, preocupações e ansiedade excessiva. Portanto, cuidar das emoções e ter uma mente saudável devem ser os principais focos nesse momento. É importante que estejamos estáveis psicologicamente para alcançarmos uma vida plena”, diz.
Mas, afinal, o que é saúde mental? De acordo com a especialista, é ter bem-estar e satisfação pela vida. “É conseguir lidar bem com os pensamentos, sejam eles positivos ou não, e entender os próprios sentimentos para lidar com o dia a dia com mais tranquilidade e equilíbrio. No entanto, é muito importante cuidar da saúde da sua mente o ano todo — e não apenas durante o mês de janeiro”.
Segundo Elisa, manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pelo autocuidado e pela qualidade de vida, mantendo relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes, equilíbrio entre obrigações e lazer e uma rede de apoio sólida ao seu redor.
Ela deu dicas de como manter a saúde mental em dia
1° Cuide da saúde física
É bom lembrar que a saúde mental está totalmente ligada à saúde física. Portanto, a adoção de alguns hábitos e atitudes (como uma rotina de exercícios, uma breve caminhada ou o famoso crossfit dentro dos seus limites) poderá te ajudar a ter uma mente muito mais saudável”, completa.
2 ° Concentre-se no que você consegue controlar.
Não se pressionar é importante para manter a saúde mental em dia; por isso, organize as atividades, estabeleça metas e alcance-as uma de cada vez.
3° Crie uma rotina adaptada à sua realidade.
Não coloque objetivos muito distantes do seu alcance ou estressantes. Pensar no futuro é necessário, mas o importante para chegar lá é viver um dia de cada vez.
4° Explore atividades relaxantes e prazerosas.
Elas te ajudarão a espairecer e fugir um pouco de uma rotina sempre acelerada. Busque atividades de lazer, descontração e de relaxamento do corpo e da mente com alongamentos, ioga, meditação ou ainda exercícios respiratórios.
5° Realize atividades físicas e coloque em prática a alimentação saudável.
Mantenha uma dieta balanceada, combinada com exercícios físicos, para ter mais disposição ao realizar as suas atividades diárias e cuidar da saúde mental.
6° Priorize a qualidade do sono.
Procure dormir sempre no mesmo horário e pelo menos 8 horas por dia. Isso eleva a qualidade da sua saúde mental e também é essencial para a manutenção da imunidade e da disposição. A ideia de treinar o corpo para dormir menos é um mito e já falamos sobre isso neste vídeo.
7° Fale sobre os seus sentimentos.
Treine a sua mente para reconhecer quando não está tudo bem. Isso não é um sinal de fraqueza, mas uma demonstração de coragem e de força. Converse com amigos e familiares e com o seu Time de Saúde. Não tenha receio de buscar ajuda profissional. Estamos aqui para te apoiar sempre.